terça-feira, 23 de junho de 2015

Bombarral: teste aos novos karts 270cc do KIRO com chassis BIREL

Pista 2B, utilizada neste teste.
Esta versão nunca foi utilizada no Troféu Pedro Chaves.

No passado dia 16 de Maio, 3 pilotos do TPC participaram numa prova de teste com uma nova frota de karts 270cc do kartódromo do Bombarral. Espantosamente, os três qualificaram-se nos três primeiros lugares (num pelotão de 16), e na corrida ocuparam os dois primeiros lugares e ainda o 5º lugar.  Damos a palavra a Paulo Ribeiro.

Aquilo que era para ser apenas uma pequena experiência de 15 minutos para tomar contacto com os novos karts do KIRO transformou-se numa corrida de 16 pilotos de 15+30 minutos.

Aqui ficam os tempos de qualificação e de prova obtidos. Participaram três pilotos que participam ou já participaram em provas do Troféu Pedro Chaves, Michael Louro, Daniel Ferreira e eu próprio.

A versão do circuito foi a do "corkscrew", o 2B de 1094 metros de perímetro. Às 19:00 horas, a temperatura era agradável e a iluminação boa.

Os karts novos do KIRO, com motor GX Honda 270 e chassis BIREL são os melhores que conduzi até agora em karts de aluguer. Considero-os ligeiramente melhores que os SODIkart de Palmela e Almeirim. São mais fáceis de conduzir que os da Batalha. O chassis é excelente, equilibrado e muito performante. O kart não é subvirador nem subvirador. Perdoa erros e corrige bem trajectórias. A direcção é precisa. A travagem, muito forte, necessita alguma habituação já que a blocagem de rodas e subsequente pião acontecem rapidamente após breve aviso.

A ergonomia é boa, sendo possível ajustar os pedais para pilotos mais pequenos e o volante é confortável. A backet, embora um pouco larga, é adequada embora tenha o grande defeito de ter os parafusos de fixação muito salientes, magoando seriamente quem não usar um colete de protecção.

Os motores, novos, têm escapes directos melhores. Estão bastante rápidos e com boa resposta. Fazem falta protecções de escape e de motor, as queimadelas são recorrentes, à direita ou à esquerda...

No final de contas, uma excelente experiência, o KIRO está de parabéns. Agora, mesmo reconhecendo que a qualidade do material e o investimento feitos têm que ser reflectidos nos valores de aluguer, só falta ajustar os valores à realidade do momento que vivemos para voltar a frequentar um dos melhores kartódromos nacionais.

Nos treinos, a ordem foi Daniel Ferreira, Paulo Ribeiro e Michael Louro, nas 3 primeiras posições; na corrida, Ferreira e Ribeiro terminaram nesta ordem e Louro quedou-se pelo 5º lugar. Além dos testes aos novos karts, foi também uma demonstração da evolução que os pilotos do Troféu Pedro Chaves têm feito ao longo dos anos.

Resultados dos treinos: aqui

Resultados da corrida: aqui

Sem comentários: