segunda-feira, 11 de julho de 2011

XVIII GP - entrevista c/ Mário Alemão



Parabéns pela sua primeira vitória! Qual a sensação?
Uma mistura de sensações sobre esta vitória já intitulado de “Inferno do Carregado”. Com um forte apoio do colega de equipa, nas boxes a nossa claque/amigos/familiares, a corrida com equipamento do patrocinador ARROX, numa das pistas do patrocinador… conseguir a 1ª vitória com um hat-trick, é de uma satisfação inigualável desde que participo neste Troféu. O pleno ficaria conseguido se tivéssemos mais 5min de prova, para que o meu colega consumasse a ultrapassagem para 2º lugar, apesar do esforço que já vinha fazendo. Ainda assim, uma excelente prova a nível individual e colectivo.




Foi a primeira vez que correu no Carregado? O que acha do traçado? Dá para ultrapassar?
Sim, foi a 1ª vez no carregado e adorei o traçado. É uma pista estreita mas que possui um misto de zonas rápidas e outra lentas. No entanto, com a frota de karts que foi utilizada posso dizer que só me lembro de 1 ponto real de travagem. Quanto à questão de ultrapassagem, é-me difícil de comentar. Passei demasiado tempo a fugir dos que vinham atrás e não tanto a tentar ultrapassar os que não tinha à frente. Respondo numa próxima…


Como reagiu à largada e à primeira volta?
Costumo de ter arranques limpos e rápidos, mas fui surpreendido pelo melhor arranque do T.Capela. Faço um comentário à falta de sinalização luminosa para o arranque. Com o aviso de partida de forma “manual”, nunca sabemos o exacto momento em que nos é possível arrancar [é uma nota para o Kartódromo e para a organização!]. O arranque do T.Capela pelo lado interior da 1ª curva permitiu-lhe tomar a dianteira da corrida em apenas 50metros de corrida, tendo sido impossível ultrapassar durante toda a 1ª volta.


Qual a sua opinião geral da corrida? Como lidou com o calor?
Desde o inicio do período de qualificação que me apercebi que tinha um bom kart. Mais, fui o 3º piloto a entrar na pista pelo que tinha muita pista livre para explorar trajectórias sem estar condicionado por outros pilotos. Conquistado que estava o 1º lugar na grelha de partida, perdi na 1ª curva da corrida para o T.Capela, acabando por recuperar na 2ª e nunca mais deixar escapar até ao final da prova. Foi uma corrida de fugir com o rabo à seringa (T.Capela) onde só as ultrapassagens de retardatários é que poderia complicar. Sobre o calor, e tal como outros pilotos, considerei correr sem o facto ARROX mas optei por usufruir do equipamento sem ter acusado excesso de calor durante a prova. Nada como abrir um pouco a viseira do capacete para aliviar um pouco.


Como geriu o esforço nas últimas voltas?
Não fiz questão de abrandar o ritmo nas últimas voltas.


Quais as perspectivas para o resto do campeonato?
As circunstâncias neste momento não são as melhores para se perspectivar o futuro, pois há pelo menos 8 pilotos com reais possibilidades de conquista do título. Seguramente, continuar a lutar pelo melhor lugar possível.


E a sua equipa, até onde poderá chegar?
Ao lutar mais alto do pódio, tal como aconteceu 2009 e que nos escapou em 2010.

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