quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

IX GP - Entrevista com João Rodrigues

João Rodrigues, bicampeão do Troféu Pedro Chaves, em entrevista.

Os nossos parabéns pela conquista do 2º Troféu Pedro Chaves! Qual a sensação?

Muito agradecido. Sinto-me extremamente feliz por esta conquista pois foi uma época complicada, com altos e baixos, nada como o ano passado, em que fui bastante regular...


Uma corrida aparentemente muito calculista. Terminou em 10º, a posição que necessitava para se sagrar campeão, imediatamente atrás de um dos seus adversários [Alemão] e 2 lugares à frente de outro [JC Costa]. Foi uma corrida defensiva, à la Alain Prost?
Tendo em conta o resultado final compreendo a sua pergunta, mas a impossibilidade de saber o lugar que ocupava na corrida não me permitia gerir muito o resultado, muito menos com as condições em que a prova decorreu. Foi uma corrida muito sofrida em que só dei o titulo por confirmado após a flash interview.



Na qualificação ficou em 4º, a 1 segundo da pole. Como se explica um resultado aparentemente tão conservador? A sua qualificação foi, também ela, calculista? Ou houve problemas de tráfego?
Na realidade a minha qualificação correu bastante mal, sendo que esse 4º lugar até me surpreendeu.. Tinha como objectivo ficar para trás para poder ter caminho livre à minha frente, permitindo-me na 1º volta aquecer os pneus e lançar-me para uma volta rápida sem tráfego. Infelizmente, das tentativas que fiz, não houve nenhuma em que tivesse tido a pista totalmente livre; daí ter optado por perder um pouco de tempo para esperar por um piloto rápido e tentar seguir atrás dele 1 ou 2 voltas de maneira a ter um tempo competitivo. Acabei por me concentrar no Ismael, mas mesmo assim não tive grande sorte pois também acabei por apanhar tráfego; julgo que no total fiz 2 voltas mais rápidas antes dos pingos no final da qualificação. Mas foi uma qualificação que ficou muito aquém das minhas expectativas e capacidades.



A chuva veio alterar todos os cálculos. Como se deu com a pilotagem na chuva?
Foi a minha primeira experiência à chuva e devo dizer que dificilmente poderia ter sido pior...Para competir nestas condições e ter resultados positivos, terei de ter mais treinos pois foi extremamente complicado ficar com o kart no sentido certo em todas as voltas...



Como abordou a largada?
Depois dos pingos do final da qualificação, parecia que a partida seria feita à chuva; por tal resolvi arriscar no arranque e tentei pôr-me do lado de dentro, de maneira a evitar uma grande confusão. Consegui um belo arranque, que me permitiu colar-me ao Ismael na travagem para a primeira curva, mas acabei por alargar a trajectória e fui apanhado num emaranhado que me fez sair em pião e perder muito terreno. Julgo que terei caído para os últimos 3 lugares da classificação.



Como abordou a primeira volta?
Depois do azar da 1º curva tentei forçar para não perder muito terreno, mas a chuva começou a cair e como disse anteriormente tornou muito complicada a condução, sendo que a partir daí tentava simplesmente evitar os piões e os outros pilotos que também se tentavam manter em pista...



Apenas 5 pilotos não fizeram a sua melhor volta durante as primeiras 5, altura em que a pista estava mais seca. O João foi um deles. Como explica ter feito 5 voltas consecutivas superiores a 1m50s, entre a 4ª e a 8ª?
Foi num início de corrida molhada, e foram voltas ainda de habituação às condições adversas. Não foi possível ser consistente pela positiva, julgo que estive bem mais consistente pela negativa, pois foram poucas as voltas em que não fiz piões..



Sem saber bem como estava a frente da corrida, chegou a sentir que a sua candidatura ao título estava ameaçada? Ou sabia que nenhum dos três oponentes tinha hipóteses de vencer?
Tendo em conta a pole do Ismael e da sua experiência em chuva, aliadas às minhas extremas dificuldades de adaptação às condições atmosféricas, cheguei mesmo a pensar que poderia perder o título, pois não tinha noção da minha posição e durante a corrida fui dobrado por ele..Mas no final confirmou-se o titulo.


Quer descrever alguns dos momentos mais difíceis da corrida? O aguaceiro a meio, as zonas mais complicadas, piões ou acquaplanning?
-Devo dizer que toda a corrida foi complicada, na condução essencialmente, pois em termos físicos a dificuldade maior foi quando começaram a surgir as poças de água, pois aí ficávamos com o banco alagado, fazendo com que o frio se sentisse ainda mais.



E para 2010, teremos um tricampeão na calha?
Como disse na flash interview, obviamente que vou lutar sempre pelas melhores posições, mas o carácter especial do nosso troféu permite que em todas as corridas possam surgir novos adversários, tornando assim impossível uma previsão. Mas, no que me diz respeito, espero simplesmente voltar a ser mais regular, ou seja, tentar fazer corridas sempre nos 6 da frente, pois apesar de ser bom vencer, o importante é amealhar o maior número de pontos.



Para a KXT, que já tinha o título confirmado com a ausência da BMG, o mau resultado de conjunto (9º e 10º) ensombra a comemoração do título?
Antes de mais queero desde já agradecer e parabenizar o meu companheiro, Mário Alemão, pela seu excelente desempenho que nos permitiu triunfar neste campeonato. Agora respondendo à sua pergunta, de maneira alguma; este título foi conseguido com grande mérito, pois existiu sempre um bom complemento nas exibições de ambos os pilotos, pois quando estive menos bem na Batalha, o meu parceiro esteve na luta pelas primeiras posições, enquanto que nos meus triunfos ele acumulou pontos preciosos p cimentar a nossa candidatura ao titulo. Portanto podemos considerar que tendo em conta as condições a que fomos submetidos nesta corrida, este resultado demonstra que cada vez mais estamos ao mesmo nível.


E quanto aos boatos sobre a repetição para 2010 da regra de 2009? [proibição dos 3 primeiros do campeonato de pilotos do ano anterior formarem equipa entre si, n.b.]
Sinceramente espero que esses boatos não se confirmem, pois julgo que não devemos ser penalizados por sermos a única equipa cujos pilotos participaram em todas as corridas, fazendo com que tanto individualmente cm em dupla estivéssemos nos lugares cimeiros do campeonato. E até confirmação ou alguma outra situação contrário,espero manter esta parceria de sucesso.

Sem comentários: