Os nossos parabéns. Uma exibição exemplar, com hat-trick (pole, volta mais rápida e vitória), o segundo na história do Troféu Pedro Chaves, depois do hat-trick de Vrielink em Fátima 2008, que o deixa a 15 pontos do segundo classificado. A pergunta impõe-se: qual a sua opinião sobre o fim dos Oasis?
Muito obrigado. Sobre os Oasis, creio que é a todos os títulos lamentável, e espero que a birra passe rapidamente.
Já se sente Bi-Campeão?
Como é costume dizer nestas situações,está tudo muito bem encaminhado mas durante um GP tudo é possível... é verdade que me basta ficar no top 10 mas as falhas mecânicas e humanas são factores sempre presentes...
Fontes anónimas dizem-nos que não estava particularmente confiante antes da corrida. O que sucedeu?
Depois dum GP da Batalha desastroso era normal estar bastante apreensivo antes desta prova,até porque era mais uma pista nova em que estaria todo o pelotão em igualdade,aumentando assim o nivel de intensidade na luta pelas posições cimeiras.
Acha, como Paulino, que o facto de ser uma corrida de pouco atrito (muito escorregadia) o favoreceu?
Sinceramente não sei!Desde o início dos treinos que me apercebi que na aproximação das curvas e no seu interior,a aderência era pouca,o que me dava a entender que a melhor estratégia seria travar cedo para poder evitar erros que me pudessem estragar a corrida.E asim fiz,e tal como previa nas lutas que tive durante a corrida quem travava tarde demais para proteger a posição acabava por sair largo ou fazer pião...
Ficou surpreendido de ter feito a pole? Certamente que já tinha percebido, durante os treinos, que tinha andamento para tal…
Embora tenha sentido que estava a fazer um bom conjunto de voltas,sem erros de maior e principalmente sem muito tráfego,devo dizer que não esperava ficar com a PP,pois já tinha tido situações semelhantes noutras corridas,como por exemplo no Bombarral,e acabei por me ver sempre relegado para posições mais atrasadas.Mas fiquei extremamente satisfeito pois tratou-se na minha estreia em vitórias na qualificação.
Como reagiu à largada e à primeira volta?
Na largada o objectivo era garantir que conseguia ficar do lado de dentro nas primeiras curvas,de maneira a condicionar o andamento dos perseguidores e mormente proteger a liderança,e julgo que esse plano surtiu efeito porque assim que cheguei à primeira recta mais longa consegui ganhar algum terreno que me permitia fazer a parte sinuosa da pista com toda a atenção que esse merecia.
Ao que conseguimos apurar, o João saiu de pista com algum espalhafato na “Parabólica”, nas primeiras voltas. Fontes anónimas dizem-nos que o João “foi optimista”. Quer comentar?
Sim na verdade fui demasiado optimista nessa situação,como estivemos bastante tempo em formação de grelha os pneus arrefeceram bastante e quando tentei impor um ritmo forte na parabólica,semelhante ao que tinha conseguido nos treinos,a pouca aderência fez-me ir demasiado por fora e posteriormente à areia,de onde consegui sair com alguma sorte...
Em que posição regressou à pista?
Devido à falta de informação relativamente às posições de corrida não posso precisar,mas julgo que terei caído para 6º ou 7º. Talvez outros pilotos possam confirmar essa ideia.
Como foi a luta com F. Santos pela liderança?
Foi uma luta bastante intensa...Se antes do meu incidente pensei poder fugir com alguma tranquilidade,depois,ao tentar recuperar, apercebi-me que iria ter muitas dificuldades,pois apesar de ser mais rápido as oportunidades de ultrapassagem eram escassas, e quando aconteciam havia sempre alguma coisa que me impedia de concluir esse movimento.Devo dizer que um dos melhores momentos da corrida para mim aconteceu na travagem para a curva 3,onde consegui por-me por dentro ao travar mais tarde,mas como tinha previsto durante os treinos, acabei por fazer pião,embatendo no F.Santos, fazendo-nos perder vantagem para os demais, mas continuando nas posições anteriores ao incidente.E assim continuàmos numa luta acesa entre pilotos atrasados,umas vezes com maiores dificuldades para mim e outras para ele,até que numa travagem para o gancho da 2ª recta da pistaele cometeu um erro ao ir larga na saida da curva e fazendo um pião se não me engano,tendo eu aproveitado para forçar o andamento garantindo assim uma bela vantagem para as voltas finais.
Parece que houve bastantes carambolas e toques. Viu alguma situação mais perigosa?
Como já tive oportunidade de escrever num comentário à corrida em resposta a um post da organização, julgo que a maioria dos toques e escaramuças,são sequência mais que normal do amadorismo mas também da vontade de competir dos pilotos participantes,embora a espaços haja manobras mais perigosas e evitáveis,julgo que nunca houve nem haverá nunca a intenção de ninguém de estragar corridas aos outros mas sim excesso de competição e protecção da sua posição...Já estive em ambos os lados da questão,e se no Bombarral lamento ter causado um despiste para proteger o lugar um pouco para além do que devia,também tenho que perdoar manobras pouco leais,em recta,que me fizeram nesta ultima corrida.E se nas travagens posso compreender quase a totalidade das situações já nestas situações em que me vi envolvido custa-me a entender o motivo por qual terão acontecido,tendo por mais em conta que ninca se tratou de luta por posição mas sim de dobragens a pilotos mais atrasados.
Concluindo,julgo que todos nos queremos divertir e disfrutar ao máximo estas corridas por isso dentro que me é possível tentarei sempre evitar situações erigosas.
E regressando ao início… em Leiria, vamos ter um João dominador ou vai procurar apenas o 10º lugar que lhe garanta o título?
Como é meu timbre vou tentar sempre o melhor resultado possivel,sendo que se o tempo e a mecânica me permitirem irei lutar com todas as forças por um lugar de topo. Mas se durante a corrida se impuser uma mudança táctica de maneira a proteger a liderança do campeonato em detrimento de um bom resultado,obviamente não irei hesitar...Pois também o campeonato de equipas estará no meu pensamento,depois de na época transacta ter vencido o campeonato de pilotos,seria uma honra poder conquistar o bi e também, em conjunto com o meu companheiro Mário Alemão, o de equipas.
nota: o texto em itálico, bem como o vídeo, é apenas uma piadola do jornalista e não foi autorizado por J. Rodrigues.
4 comentários:
Muito obrigado pelo videoclip....
O vice-campeão não é o gajo que fica em 2º? O tótó do Rodrigues não vai ser bi-campeão?
Sr. W.,
Uma gralha lamentável e que já se encontra corrigida. Obrigado pelo reparo. O erro explica-se porque o jornalista deveria, por alguma estranha razão, estar a pensar em "vice-campeão" ou no vice-campeonato. E vicé-versa, como é óbvio.
Depois de investigar os arquivos do blog,no que diz respeito às corridas anteriores,venho por este meio corrigir-me,pois de facto já tinha conquistado a Pole Position na 3ª corrida da temporada passada...Mas em abono da verdade fiquei tão satisfeito que me pareceu a primeira vez.
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