sexta-feira, 2 de outubro de 2009

VIII GP - Entrevista c/ João Rodrigues

Os nossos parabéns. Uma exibição exemplar, com hat-trick (pole, volta mais rápida e vitória), o segundo na história do Troféu Pedro Chaves, depois do hat-trick de Vrielink em Fátima 2008, que o deixa a 15 pontos do segundo classificado. A pergunta impõe-se: qual a sua opinião sobre o fim dos Oasis?



Muito obrigado. Sobre os Oasis, creio que é a todos os títulos lamentável, e espero que a birra passe rapidamente.



Já se sente Bi-Campeão?
Como é costume dizer nestas situações,está tudo muito bem encaminhado mas durante um GP tudo é possível... é verdade que me basta ficar no top 10 mas as falhas mecânicas e humanas são factores sempre presentes...


Fontes anónimas dizem-nos que não estava particularmente confiante antes da corrida. O que sucedeu?



Depois dum GP da Batalha desastroso era normal estar bastante apreensivo antes desta prova,até porque era mais uma pista nova em que estaria todo o pelotão em igualdade,aumentando assim o nivel de intensidade na luta pelas posições cimeiras.



Acha, como Paulino, que o facto de ser uma corrida de pouco atrito (muito escorregadia) o favoreceu?
Sinceramente não sei!Desde o início dos treinos que me apercebi que na aproximação das curvas e no seu interior,a aderência era pouca,o que me dava a entender que a melhor estratégia seria travar cedo para poder evitar erros que me pudessem estragar a corrida.E asim fiz,e tal como previa nas lutas que tive durante a corrida quem travava tarde demais para proteger a posição acabava por sair largo ou fazer pião...


Esta foto não ficou grande coisa. A máquina é fraquinha.


Ficou surpreendido de ter feito a pole? Certamente que já tinha percebido, durante os treinos, que tinha andamento para tal…
Embora tenha sentido que estava a fazer um bom conjunto de voltas,sem erros de maior e principalmente sem muito tráfego,devo dizer que não esperava ficar com a PP,pois já tinha tido situações semelhantes noutras corridas,como por exemplo no Bombarral,e acabei por me ver sempre relegado para posições mais atrasadas.Mas fiquei extremamente satisfeito pois tratou-se na minha estreia em vitórias na qualificação.



Como reagiu à largada e à primeira volta?
Na largada o objectivo era garantir que conseguia ficar do lado de dentro nas primeiras curvas,de maneira a condicionar o andamento dos perseguidores e mormente proteger a liderança,e julgo que esse plano surtiu efeito porque assim que cheguei à primeira recta mais longa consegui ganhar algum terreno que me permitia fazer a parte sinuosa da pista com toda a atenção que esse merecia.



Ao que conseguimos apurar, o João saiu de pista com algum espalhafato na “Parabólica”, nas primeiras voltas. Fontes anónimas dizem-nos que o João “foi optimista”. Quer comentar?
Sim na verdade fui demasiado optimista nessa situação,como estivemos bastante tempo em formação de grelha os pneus arrefeceram bastante e quando tentei impor um ritmo forte na parabólica,semelhante ao que tinha conseguido nos treinos,a pouca aderência fez-me ir demasiado por fora e posteriormente à areia,de onde consegui sair com alguma sorte...



Em que posição regressou à pista?
Devido à falta de informação relativamente às posições de corrida não posso precisar,mas julgo que terei caído para 6º ou 7º. Talvez outros pilotos possam confirmar essa ideia.



Esta também não... máquina muito fraquinha, mesmo.



Como foi a luta com F. Santos pela liderança?
Foi uma luta bastante intensa...Se antes do meu incidente pensei poder fugir com alguma tranquilidade,depois,ao tentar recuperar, apercebi-me que iria ter muitas dificuldades,pois apesar de ser mais rápido as oportunidades de ultrapassagem eram escassas, e quando aconteciam havia sempre alguma coisa que me impedia de concluir esse movimento.Devo dizer que um dos melhores momentos da corrida para mim aconteceu na travagem para a curva 3,onde consegui por-me por dentro ao travar mais tarde,mas como tinha previsto durante os treinos, acabei por fazer pião,embatendo no F.Santos, fazendo-nos perder vantagem para os demais, mas continuando nas posições anteriores ao incidente.E assim continuàmos numa luta acesa entre pilotos atrasados,umas vezes com maiores dificuldades para mim e outras para ele,até que numa travagem para o gancho da 2ª recta da pistaele cometeu um erro ao ir larga na saida da curva e fazendo um pião se não me engano,tendo eu aproveitado para forçar o andamento garantindo assim uma bela vantagem para as voltas finais.



Parece que houve bastantes carambolas e toques. Viu alguma situação mais perigosa?
Como já tive oportunidade de escrever num comentário à corrida em resposta a um post da organização, julgo que a maioria dos toques e escaramuças,são sequência mais que normal do amadorismo mas também da vontade de competir dos pilotos participantes,embora a espaços haja manobras mais perigosas e evitáveis,julgo que nunca houve nem haverá nunca a intenção de ninguém de estragar corridas aos outros mas sim excesso de competição e protecção da sua posição...Já estive em ambos os lados da questão,e se no Bombarral lamento ter causado um despiste para proteger o lugar um pouco para além do que devia,também tenho que perdoar manobras pouco leais,em recta,que me fizeram nesta ultima corrida.E se nas travagens posso compreender quase a totalidade das situações já nestas situações em que me vi envolvido custa-me a entender o motivo por qual terão acontecido,tendo por mais em conta que ninca se tratou de luta por posição mas sim de dobragens a pilotos mais atrasados.

Concluindo,julgo que todos nos queremos divertir e disfrutar ao máximo estas corridas por isso dentro que me é possível tentarei sempre evitar situações erigosas.



E regressando ao início… em Leiria, vamos ter um João dominador ou vai procurar apenas o 10º lugar que lhe garanta o título?
Como é meu timbre vou tentar sempre o melhor resultado possivel,sendo que se o tempo e a mecânica me permitirem irei lutar com todas as forças por um lugar de topo. Mas se durante a corrida se impuser uma mudança táctica de maneira a proteger a liderança do campeonato em detrimento de um bom resultado,obviamente não irei hesitar...Pois também o campeonato de equipas estará no meu pensamento,depois de na época transacta ter vencido o campeonato de pilotos,seria uma honra poder conquistar o bi e também, em conjunto com o meu companheiro Mário Alemão, o de equipas.



nota: o texto em itálico, bem como o vídeo, é apenas uma piadola do jornalista e não foi autorizado por J. Rodrigues.

4 comentários:

João Rodrigues disse...

Muito obrigado pelo videoclip....

W. disse...

O vice-campeão não é o gajo que fica em 2º? O tótó do Rodrigues não vai ser bi-campeão?

Troféu Pedro Chaves disse...

Sr. W.,
Uma gralha lamentável e que já se encontra corrigida. Obrigado pelo reparo. O erro explica-se porque o jornalista deveria, por alguma estranha razão, estar a pensar em "vice-campeão" ou no vice-campeonato. E vicé-versa, como é óbvio.

João Rodrigues disse...

Depois de investigar os arquivos do blog,no que diz respeito às corridas anteriores,venho por este meio corrigir-me,pois de facto já tinha conquistado a Pole Position na 3ª corrida da temporada passada...Mas em abono da verdade fiquei tão satisfeito que me pareceu a primeira vez.