domingo, 4 de outubro de 2009

VIII GP - A Crónica de Paulo Ribeiro (I)

Paulo Ribeiro saúda os leitores deste blog
Singapura em Almeirim ou uma noite nas corridas
Quando esta etapa do Troféu foi anunciada para Almeirim e para as sete da tarde, fiquei logo preocupado. Almeirim, pensei eu, que azar! E às sete da tarde, uma corrida ao lusco-fusco? Isto vai ser bonito…

Já tinha corrido uma vez em Almeirim – no sentido contrário – e ainda me lembrava da meia volta que tinha levado do vencedor. E da colisão que sofri nos treinos, a única em que fiquei marcado… Mas uma vez não são vezes e podia ser que desta as coisas me corressem de feição. Estava mais preocupado com a iluminação…


Sérgio Marques, na imagem

Os treinos
Depois do pequeno atraso inicial, lá fomos para os treinos.



Nas primeiras voltas, uma observação: o kart estava sobre-virador. Ou os pneus estavam demasiado cheios ou o piso é de baixa aderência. De resto, pareceu-me que o chassis era bonzinho, o motor respondia bem e os travões estavam bem afinados.

Queria fazer um brilharete e ficar nas primeiras linhas da grelha. O João é muito rápido, os Silva idem aspas, tinha consciência de que se não me colasse a eles na partida ia ver o pódio por um canudo. Parece que adivinhava…

Passei os treinos a praticar drifting e a partir os braços. No final dos 15 minutos, além de cansado, fiquei preocupado ao perceber que não estava na segunda, nem na terceira fila da grelha. Tinha feito o 8º tempo e iria partir do lado de fora com um gancho de “mata-mata” logo a abrir. Preparei-me para uma partida complicada e aproveitei para descansar os braços.



A partida


Parti bem, mas não arrisquei ultrapassar antes do gancho nem mudar de faixa. Pelo cantinho do olho, apercebi-me que os doze carros atrás de mim iam tentar passar pelo buraco da agulha e, em vez de me colocar no interior da curva e ser empurrado, deixei-me ir e ver o que dava.

Afinal, deu para passar sem tocar nem ser tocado, embora tenha logo perdido umas posições. Sem stresse, a corrida tem mais de 30 voltas, pensei eu. Curva à direita e novo gancho à esquerda. Caos total. Os pilotos mais agressivos entram em pião e dá-se a primeira carambola. Passo sem tocar e aí vou eu! Desta já me safei – pensei – e recuperei algumas posições. Positivo.

(continua)

Sem comentários: