A primeira prova do Troféu Pedro Chaves decorreu com condições variáveis de pista húmida, o que condicionou as "actuações" dos pilotos mas não impediu um grande equilíbrio entre todos - especialmente na corrida, onde não houve uma única dobragem. O destaque vai inteiro para o estreante Ricardo Marques, que saltou do 5º lugar da grelha para uma vitória autoritária, com 12 segundos de vantagem sobre o 2º classificado. ´
O seu colega de equipa, Rui Aires, também ele estreante, não conseguiu um resultado tão positivo na prova, mas qualificou-se em 3º e fez a Volta Mais Rápida, mostrando que com mais sorte poderia ter lutado pelos lugares da frente.
Isto significa que a equipa RR, de Ricardo e Rui, começa o campeonato de Equipas na liderança e deixa no ar que ainda poderia ter feito bem mais. Ainda que não seja certo que venham a todas as provas, haverá sempre que contar com a RR para baralhar as contas.
Nova oportunidade para trocadilho "à jornal desportivo"
Já se sabe que aqui no Blogue somos adeptos dos trocadilhos engraçadinhos da imprensa desportiva (por exemplo, se o líder da Liga NOS vencer o FC Paços de Ferreira, o título será "Líder da Liga dá Paços em frente rumo ao título", ou algo assim.) Assim, era inevitável fazermos a piada velhinha que mistura a nacionalidade de Reinold Vrielink e o apelido do bicampeão em título. Alemão fez a pole, por apenas 0,014s sobre Vrielink (uma das mais curtas distâncias de sempre), mas na prova o campeão de 2010 deu-lhe o troco e venceu com apenas 0,6 de vantagem.
Vários "rookies"
O TPC contou com vários pilotos estreantes, além dos referidos, o que eleva para mais de 200 o total de participantes desde que o troféu começou, em Fevereiro de 2007 (está quase a fazer 10 anos). Foram eles André Silvestre, Pedro Rebelo, Will Leo e Carlos Bom. Com os pilotos da RR, foram 6 no total, demonstrando que o TPC e o seu formato continuam tão atractivos como sempre.
Nem todos tiveram o mesmo sucesso de Ricardo Marques, mas quem tem pouca experiência no karting basta olhar para o exemplo recente de Ricardo Maltinha. Na sua primeira corrida no TPC, no início de 2016, foi 21º; na segunda, foi 18º. Mas a sua evolução foi tal que acabou por conseguir um pódio ainda em 2016!
Relebramos que os resultados completos (com todas as voltas, nos treinos e corridas), se encontram no meu lateral do blogue.
A próxima oportunidade é em Leiria, no próximo dia 4 de Março!
3 comentários:
E para quando o Blog actualizado de crónicas e classificações de campeonato? Não deixem isto "abandalhar" sff
As classificações estão actualizadas, as crónicas realmente é que nem por isso... estamos agora a tratar da prova de Resistência (extra-campeonato) e depois teremos tempo - inclusive para actualizar as estatísticas!
Já se realizaram 4 provas e ainda só há a pontuação das 3 primeiras provas
Enviar um comentário