terça-feira, 15 de outubro de 2013

XXXII GP - entrevista c/ Paulo Ribeiro

Qual a sua opinião geral da corrida?
Mais uma excelente corrida, disputadíssima, da primeira à última volta, e em várias "frentes". O nível geral continua alto, com dois segundos a separar os quinze pilotos, divididos, claramente, em dois grupos, um muito rápido e outro menos rápido mas não menos combativo! Desta vez, uma vez passada a confusão da primeira volta, as lutas para ganhar posição foram constantes e gerais!

O Paulo Figueiredo estava rapidíssimo, passou por mim nos treinos de tal maneira que parecia que estava parado! Quem está muito rápido é o Mário Alemão que deu muita luta ao Ruben Durão. Já a Bea esteve, mais uma vez, muito bem, rapidíssima e muito regular, fez uma excelente corrida. Do Rujorian nem se fala. Sempre na frente, sempre na luta, da primeira à última volta.

Logo atrás deste grupo, ficou o Humberto, tão rápido como discreto, um piloto muito rápido e que se classifica sempre muito bem, que fez uma corrida excelente e quase sem pressões.

O grupo em que fiquei, composto pelo Gaspar e pelo Tereso - e pela Ana Tereso também, durante várias voltas - era muito equilibrado e trocámos diversas vezes de posição, numa luta ao centímetro! A Ana estava muito rápida, foi muito difícil ultrapassá-la!

Atrás, o Rodrigues não estava nos seus dias e o Paulo Correia teve uma prova para esquecer! O João Canteiro levou a melhor sobre eles, desta feita. Já os outros estreantes, o Pedro Duarte e o Jorge Feliciano, fizeram provas cautelosas, de ambientação.

No geral, uma prova com múltiplos pontos de interesse, como já é apanágio do TPC!

Como reagiu à largada e à primeira volta?



Como sempre, com muito cuidado e a perder posições... Muitos encontrões e todos a quererem ocupar o mesmo espaço ao mesmo tempo não são boa ideia... Como se veio a provar um pouco mais tarde quando o Paulo Correia fez um pião e perdeu imensos lugares... Eu sei que é importante segurar ou, até ganhar, posições no arranque, mas recuso-me a brincar aos carrinhos de choque. Para isso já basta as vezes em que erro...


Será o Nelson Oliveira o salvador que a Pátria aguarda?
Não acredito em salvadores providenciais... E quem é o Nelson Oliveira?
[N. do Blogue: Link para o perfil na Wikipedia]









Qual a sua opinião sobre a sua classificação pessoal e por equipas?
Acho ambas justíssimas apesar de terem ficado aquém das minhas expectativas. Foi uma época em que não consegui ultrapassar o meio da tabela, muito graças à qualidade dos pilotos adversários. Mas foi também uma época em que a Acceleron Motorsport poucas vezes dispôs do contributo dos seus dois pilotos, com Ferraz ausente várias vezes e a obrigar a equipa a "recrutar" pilotos substitutos. Isso e uma concorrência reforçada fizeram mossa e, este ano, a equipa fica fora do pódio. Voltaremos em 2014 com mais ânimo!


Barrichello na Sauber (rumor não confirmado), Jean Alesi na Force India (invenção deste Blogue), que outro piloto de F1 dos anos 90 poderia regressar em 2014?
O Lamy bem que podia ir lá dar umas voltinhas...




Até 2014 ainda falta muito e antes disso há-de ver entrevistas pré-temporada. Antes disso, deve o TPC enviar os seus melhores pilotos à Taça Inter-Troféus (em Janeiro 2014), ou experimentar o Karting Indoor num evento de fim de ano?

- Tudo! O karting indoor será uma experiência engraçada e descontraída mas a participação na Taça Inter-Troféus será uma coisa mais séria e era muito interessante ver os nossos pilotos em disputa directa com pilotos de outras realidades... E acho que a "selecção" ideal seria: Paulo Figueiredo, Rujorian, Ruben Durão, Paulo Correia, Luis Tereso e ou Rodrigues ou Alemão ou Ribeiro. E só não coloco a Bea na lista porque receio que a TIT seja excessivamente "dura" para uma piloto tão jovem! A ver vamos, em Janeiro logo vemos o que acontece.

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