domingo, 30 de outubro de 2011

XX GP - entrevista c/ Carlos Santos

Carlos Santos no XVIII GP (Carregado 2011)
Qual a sua opinião geral da corrida?
Não começou da melhor forma pois tive de trocar de kart durante os treinos, o que me levou a perder tempo precioso para conhecer a pista. O Kart andava aos soluços e não desenvolvia. Entrei na box e queixei-me da situação. A troca de kart foi relativamente rápida pois tive 2 membros do Kartódromo a ajudar no processo (1 trocou os pesos e outro o transponder). Depois foi aquecer os pneus do 2º Kart e conhecer a pista pois foi a minha primeira visita a este circuito. Na corrida propriamente dita, arranquei em 9º lugar e no final terminei em 3º portanto posso dizer que a corrida me correu bastante bem. Era suposto esta resposta ser curta? Desculpem lá qualquer coisinha.



Que achou do asfalto novo em algumas curvas da pista de Leiria?
Não conhecia a pista e posso dizer que o asfalto da mesma está bastante traiçoeiro. Nos treinos virei-me 2 vezes para trás num gancho à esquerda em que havia 2 tipos de asfalto diferente. No geral penso que o circuito é bastante divertido e interessante, pena o estado do mesmo não ser uniforme. Só consegui adaptar-me às condições da pista já em prova.



Como reagiu à largada e à primeira volta? Deu para ter a noção de que I. Paulino se estava a distanciar na frente? Como foi a luta no pelotão intermédio?
A largada correu bem apesar do arranque não ter sido dos melhores mas consegui subir algumas posições logo nas primeiras voltas. Como arranquei em 9º não deu para ter a percepção do avanço que o Ismael ía ganhando. Não foi um percurso fácil de 9º até 3º pois os pilotos deste Troféu são todos muito bons e como era de esperar, especialmente numa última corrida de um troféu, ninguém quer ficar para trás.
(clicar em ler mais)




O Carlos foi o mais "prejudicado" com a regra de descartar o pior resultado, tendo descartado 14 pontos. Tendo em conta esse facto mas também o facto de o seu colega de equipa ter sido um dos beneficiados, ao descartar 0 pontos de uma corrida à qual não pôde comparecer, qual a sua opinião sobre a regra?
No meu caso em particular, terminei o troféu em 6º lugar usando a regra que descartou os 14 pontos. Se a regra não fosse aplicada teria ficado em 4º lugar ex aequo com o Ismael. Em relação a esta regra, não sinto que fui prejudicado nem que outros foram beneficiados. A regra é igual para todos e bem clara, a pior pontuação não conta. Por um lado esta regra promove a falta de comparência, mas por outro, ajuda a "esquecer" uma prova que possa ter corrido mal ou que realmente uma pessoa possa não ter disponibilidade para estar presente. Na minha opinião a regra é válida e seria para manter.



Como reage à sua classificação final no campeonato, e à da sua equipa?
Estou satisfeito com o resultado final tendo em conta as horas de condução de Kart que tenho, o facto de que só conhecia 1 dos circuitos (Palmela) deste Troféu e que nunca tinha feito corridas à chuva. A nível de equipa, ficámos com um honroso 4º lugar que deixa a porta entre-aberta para um possível podium no próximo Troféu.



Quais as perspectivas para 2012?
Comparecer e melhorar o ranking no próximo Troféu, claro. Temos um longo trabalho pela frente, corrigir alguma postura em pista e minimizar os erros serão os principais pontos a focar para o próximo ano. Deixo também uma nota à organização para que não deixe o Briefing ficar esquecido, especialmente se tivermos pessoal menos experiente a correr. Na última prova notou-se bem 1 dos pontos (por exemplo), em que os pilotos menos experientes e que estavam nos últimos lugares, não facilitavam a passagem dos pilotos que estavam a disputar o podium.

1 comentário:

Paulo "McQueen" Ribeiro disse...

Parabéns pelo resultado na prova, realmente, bateste-te como um leão. Acho que te está a tornar no Lewis Hamilton do TPC. Agora, convém não exagerar...

Quanto aos pontos, não concordo contigo, já toda a gente conhece a minha posição. Como tu próprio dizes, e muito bem, é uma regra que promove a falta de comparência, mais nada.

Em 2012 falamos. ;-)