A pedido da Organização do Troféu Pedro Chaves, o Blogue do Troféu Pedro Chaves emite o seguinte comunicado:
"Após a recente polémica relacionada com as regras de atribuição de pontos e da sua previsível influência no desfecho do campeonato de pilotos 2009, a Organização vem por este meio esclarecer o seguinte:
a) Aquando da revisão do sistema de pontuação do Troféu Pedro Chaves, a regra de atribuição de 1 ponto a todos os classificados abaixo do 20º lugar (sendo que o ponto atribuído ao 20º enquadra-se na estrutura aritmética definida, e que não interessa para o caso) pretendia premiar simbolicamente o esforço e empenho dos pilotos que terminassem a corrida nessas posições, num espírito de competição saudável e descontraído.
b) Da experiência anterior da Organização não constavam abandonos por falha mecânica. Já tinham ocorrido, sim, falhas mecânicas (por acidente, nomeadamente envolvendo o cavalheiro que comentou o post sobre esta suposta "polémica") que haviam levado à substituição do kart do piloto atingido pelo infortúnio (ou pelo tal cavalheiro, mas isso não interessa agora.) Nessa situação, e embora a Organização não tenha contabilizado qual a percentagem de tempo ou de voltas percorrida pelo piloto em causa, partiu-se do princípio que o esforço do piloto em prosseguir a corrida até ao final justificava, evidentemente, a sua inclusão na tabela da classificação final (tendo em conta que em 2007 não havia pontos abaixo do 6º lugar.)
b1) O mesmo sucede com os pilotos que terminam com 2, 3 ou mais voltas de atraso.
c) O sucedido em Almeirim foi, portanto, uma total novidade para a Organização. Foi decidido atribuir o 20º lugar final ao piloto Carlos Silva visto que a falha mecânica de que foi vítima, e que o levou a percorrer apenas 2 voltas, sem hipótese de substituição do equipamento, o impediu de prosseguir a corrida nos mesmos moldes que o piloto referido na alínea b). Não é normal sucederem falhas mecânicas no Troféu Pedro Chaves; em nenhum dos três Grandes Prémios decorridos em Leiria tal coisa aconteceu.
d) Acresce que, como já foi dado a entender na alínea a), o Troféu Pedro Chaves afastou-se, nesta temporada 2009, do modelo mais rígido adoptado pela Fórmula 1, privilegiando a competição saudável, amadora e desportiva.
Assim, tendo em conta o contexto anterior descrito nas alíneas a) e b), a jurisprudência exemplificada na alínea c), o contexto actual descrito na alínea d), e ainda o facto de o actual líder do campeonato de pilotos, J. Rodrigues, já ter sofrido 2 falhas mecânicas este ano, a Organização delibera o seguinte:
1. Serão incluídos na Classificação Final da corrida os pilotos que, não tendo concluído o mesmo número de voltas do vencedor, demonstrem ter efectuado o maior número de voltas possível e permitido pela mecânica e pelo equipamento.
2. Em caso de análise, serão tidos, para efeitos de decisão, os casos referidos nas alíneas a), b), b1), c), d), e outros, como:
2.1 Uma eventual exclusão por bandeira preta determinada pelo Kartódromo (daria direito a não atribuição de pontos, contrariando o espírito de fair-play;
2.2 O exemplo daquele piloto de origem moçambicana que abandonou voluntariamente um aluguer simples de 15 minutos porque estava muito cansado, e que, se fosse em corrida, não teria direito a qualquer ponto, pois seria considerado como desistência voluntária, o que contraria o espírito do Troféu Pedro Chaves."
2 comentários:
Não percebi nada desta m****!
É o costume! A organização escuda-se em critérios subjectivos e ataques pessoais para fazer o que lhes apetece!
É sempre a mesma coisa em Portugal, é uma pouca vergonha! E se o I. Paulino entregar uma caixa de robalos à organização, a interpretação será mais favorável?
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