domingo, 27 de setembro de 2009

Rodrigues encomenda as faixas

Face aos acontecimentos ocorridos após o final da corrida, e agora num tom um pouco mais sério que o habitual, a Organização deste Troféu expõe o seguinte:

- a Organização não pode responsabilizar-se pelo comportamento individual dos pilotos participantes. Embora procuremos que exista um comportamento civilizado, mesmo por parte dos pilotos com menos experiência – nomeadamente porque, acima de tudo, estamos aqui para nos divertirmos e para brincarmos um pouco – a tarefa de vigiar situações de risco deve estar a cargo dos kartódromos.

- Este tipo de situações é inédito no Troféu Pedro Chaves. Certamente que já tivemos muitos toques e algumas reclamações, mas nunca tivemos nenhum acidente verdadeiramente grave e só tivemos uma falha mecânica devida a acidente (uma situação anormal, logo na prova de estreia do Troféu em 2007, causada por dois indivíduos que tinham demasiada confiança um com o outro.)

- Estes acontecimentos servem como lição para a Organização do Troféu; os kartódromos onde vamos dispõem, geralmente, dos meios necessários para disciplinar os pilotos menos bem comportados. Foi a primeira vez que tivemos ausência total de bandeiras pretas – uma situação comparável à ausência de árbitros num jogo de futebol. É evidente que esta situação tem que ser evitada em corridas futuras.
Aliás, houve outros factos nesta corrida que serviram de lição para a Organização e que serão abordados posteriormente.


A corrida, e totalmente ao contrário do que se imaginava, serviu para a pré-consagração de J. Rodrigues como bicampeão do Troféu Pedro Chaves, ao conseguir um autoritário hat-trick (pole, volta mais rápida e vitória) que o deixa a 15 pontos do segundo classificado, com uma prova por disputar. Destaque para o excelente segundo lugar obtido pelo estreante Filipe Santos e para o regresso de I. Paulino aos pódios.


Provavelmente, o pódio mais fantasmagórico de sempre do Troféu Pedro Chaves.



Os resultados completos da corrida já estão disponíveis, bem como as tabelas de campeonato (pilotos e equipas), e convidamos todos os leitores a fazerem save as dos mesmos para os respectivos computadores. Os resultados ficam igualmente disponíveis no respectivo marcador, no lado direito desta página.



Proximamente, e como de costume, teremos fotos, vídeos e entrevistas – certamente condimentadas pela polémica.

2 comentários:

Paulo Ribeiro disse...

Parabéns ao João, ao Filipe e ao Ismael.

Concordo plenamente com as observações feitas,especialmente quanto ao profissionalismo dos kartódromos escolhidos para estes eventos.

Não é aceitável que os circuitos sejam ainda mais amadores que os concorrentes.

E, se muitas das situações podem ser atribuídas ao entusiasmo da competição e à juventude e inexperiência dos concorrentes, situações houve que deveriam ter implicado, no mínimo, uma advertência, dada a perigosidade das manobras efectuadas - ou melhor - não efectuadas...

Já tinha corrido neste circuito e tinha ficado com uma má impressão. Esta segunda corrida, infelizmente, veio confirmar essa impressão.

Com tantos bons kartódromos no centro do país, Almeirim já não é opção. Cobram o mesmo que os outros e não têm as mesmas condições.

Outra observação que gostaria de deixar à consideração da organização é relativamente aos horários das provas.

Dadas as distâncias que alguns concorrentes têm que percorrer para estar presentes, compreendo perfeitamente que não sejam marcadas as corridas para muito cedo no dia. Mas deviam ser evitadas horas muito tardias, especialmente se não se estiver a contar com isso.

A solução mais equilibrada será entre as 12 e as 16 horas, parece-me...

Mas o mais importante é garantir a pontualidade... dos pilotos e dos kartódromos. Deve ser ponto de honra para uns e para outros.

Esta, já está. Para mim, até nem correu muito mal... Contem comigo para próxima!

E não encomendem já as faixas... até ao lavar dos cestos, é vindima!

João Rodrigues disse...

Antes de mais quero agradecer a presença de todos os pilotos nesta última corrida,foi bom ver uma grelha lotada,sempre dá um maior prazer de condução ver tanta gente à nossa volta.

Quanto à prova,embora tenha gostado muito do traçado sou obrigado a concordar com o k foi dito tanto pelo Ismael ccomo pelo Sr Paulo Ribeiro,talvez depois de tudo os contras sejam mais numerosos k os prós o k nos levará a não voltar tão cedo a Almeirim.

Quanto às polémicas julgo k todos se podem queixar de toques que sofrem assim cm seremos obrigados a admitir que também provocámos alguns,o que numa competição amadora é algo completamente normal e muito compreensivel,sempre dentro de certos limites que seriam sempre traçados pelo kartódromo em questão,mas como desta feita não houve essa vigilância a que estamos habituados talvez tenha existido alguns excessos numas lutas mais acesas,mas quero acreditar que nunca houve ou haverá intenções "assassinas" no nosso campeonato,por isso não vamos dar grande importância às polémicas sobre este assunto.

Já em relação aos horários das provas temos de ter em conta vários factores,possibilidades que o kartódromo nos dá e possibilidades dos concorrentes.No meu caso tendo em conta k trabalho aos sabados de manhã,qualquer horário antes das 15h está posto de parte,mas concordo que esta prova,embora tenha sido uma boa experiência,poderá ter sido realizada tarde demais...Julgo que os eventos se possivel deveriam realizar-se entre as 15h e as 17h,de modo a haver sempre luz natural,tempo para desmoer o almoço e acabar com tempo para ir jantar a horas decentes.Mas como é óbvio haverá sempre opiniôes discordantes e para tal é que temos este espaço,para que o pessoal dê as suas opiniôes na tentativa de chegar a um consenso.

E finalmente no que diz respeito ao campeonato,óbviamente ainda nada está decidido,muito pode acontecer numa corrida,desde um problema técnico ou de acidente,a um dia menos bom como se verificou comigo na Batalha...Por tal vamos esperar para ver.