terça-feira, 13 de maio de 2014

Francisco Ferreira dominou no Carregado

Francisco Ferreira, da Boralá, impôs-se claramente na pista ribatejana ao rubricar uma exibição de primeira categoria impondo-se claramente a todos os opositores. A sua primeira vitória no TPC foi acompanhada ainda da conquista da "pole-position" e da obtenção da Volta mais Rápida, curiosamente na última volta da prova.
A prova disputou-se com bom tempo e uma temperatura elevada que provocou vários "sobreaquecimentos" a diversos pilotos. Nos treinos as posições ficaram bem definidas entre os três primeiros, Ferreira, Correia e Hilgers. Saliente-se a feliz troca de kart executada por Ferreira que, depois de ter partido com um kart avariado, saíu das boxes para ganhar a pole. Apenas Ferreira ficou no segundo 47, seguindo-se-lhe nove pilotos no segundo 48 e sete no segundo 49. Apenas 2,1 segundos separavam o 1º e o 17º dos pilotos em pista.

Estreita, curta e sinuosa, a pista do Carregado é complicada para as ultrapassagens e o arranque torna-se crucial. Esta prova não foi excepção e, se no ano transacto se assistiu a um arranque rápido e compacto, em 2014 este conceito foi levado ao extremo e quase ao limite do aceitável. O pelotão chegou à primeira curva do circuito em formação compacta que, em certos pontos, chegou a quatro carros lado a lado, apoiados uns nos outros. Por um lado, ainda bem que o TPC corre com "safe guards" ou a coisa teria sido perigosa. Mas com mais empurrão ou menos empurrão, as primeiras voltas correram razoavelmente bem, sem problemas de maior, apenas alguns cotovelos a mais. A prova desenrolar-se-ia rápida e sem problemas.

Ao longo dos 30 minutos de prova a luta  pela vitória entre Ferreira e Correia foi épica. Hilgers ainda se intrometeu mas, no final, descolou ligeiramente e terminou em terceiro lugar a uma distância segura do clã Figueiredo. Bea fez uma excelente prova e afirmou-se bem na fase inicial da prova e Paulo Figueiredo, depois de perder muitas posições na molhada inicial, recuperou, com autoridade, até uma posição mais consentânea com o seu desempenho, tendo terminado na quinta posição, já distanciado de Mário Oliveira e Costa e Luís Tereso que mantiveram um duelo muito interessante até ao final da prova depois de ultrapassarem Alemão e Ribeiro, eles também em permanente luta durante a maior parte da prova.

Manuel Guerra não foi desta feita muito feliz e terminou na décima posição à frente de Fernando Borges e Pedro Caetano este sim um piloto que perdeu a sua excelente posição obtida nos treinos e desceu muito na classificação, terminando num imerecido 12º lugar, a uma volta do vencedor. Logo atrás, um grupo composto por Canteiro, Araújo, Gonçalo e Ferraz fecharam o pelotão enquanto Nuno Ribeiro ficava pelas boxes com um grave problema de "sobreaquecimento"... pessoal. Não é fácil resistir a 30 minutos de prova sob o sol do Ribatejo.

Boralá consolida liderança entre as equipas
A Boralá foi a grande vencedora entre as equipas graças aos excelentes resultados dos seus pilotos e consolidou a sua liderança do Campeonato de Equipas.
Em segundo lugar está a Jotapê Karting, a 20 pontos de distância. Será difícil desalojar a Boralá da liderança mas Paulo Correia e Canteiro ainda têm três provas para ganhar pontos à Boralá.
A Vírus Kart 1, após a sua ausência na Batalha, ascendeu à 3ª posição com um ponto de vantagem sobre a Acceleron Motorsport e Kart2Go 1, ambas com 70 pontos. Prevê-se uma luta renhida pela terceira posição entre estas três equipas nas três últimas provas do Troféu...
Com mais uma ausência de Ruben Durão e reduzida à prestação de Mário Alemão, a KXT afunda-se na classificação e cai para 6º lugar embora a uma distância segura das Kart2Go2 e Vírus Kart 2, ambas com 32 pontos.
A 150 SARIP, mais uma vez não esteve presente e a nova equipa do TPC, a JN Racing Team marcou os seus primeiros pontos e junta-se à galeria de equipas do Troféu Pedro Chaves.
A próxima prova disputa-se a 7 de Junho, em Almeirim, no Kartódromo de Nª Senhora da Conceição, às 16 horas.

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