segunda-feira, 10 de março de 2014

Batalha: Paulo corre(ia) para a liderança

Não é só o jornal A Bola que faz trocadilhos patetas nos títulos de jornais. Aqui no Blog do TPC também gostamos dessa tradição e é dessa forma que ilustramos a vitória de Paulo Correia no 2º GP desta época - a primeira vitória da sua carreira no TPC - e a sua passagem à liderança do campeonato.

Os resultados completos dos treinos e da corrida já estão disponíveis aqui e tambérm no menu lateral deste blogue. Da mesma forma, os campeonatos de pilotos e equipas estão também actualizados.

Ficamos agora com o report habitual, autoria da Acceleron Motorsport, e com os os vídeos full race, autoria de Thomas Hilgers: uma delícia para os adeptos!

Report da Prova
Batalha 2014: o regresso do samurai Paulo Correia, o nosso "kamikaze" favorito, venceu categoricamente o XXXIVº GP TPC disputado no passado dia 8 de Março no Kartódrom Euroindy, na Batalha. Num dia fantástico para a prática da modalidade, o sol apareceu e juntou-se à festa, proporcionando um dia de Primavera adiantado para gáudio de todos os participantes e assistentes. Com quinze pilotos à partida, apesar da falta de seis pilotos de topo, três dos quais a disputar uma outra prova, o TPC acolheu nem mais nem menos que seis (!!!) novos pilotos, cinco deles experientes pilotos da Kart2Go que veio conhecer o TPC e, além do seu excelente desempenho, parece que se tornarão pilotos habituais deste troféu.

clicar em Ler Mais



 Humberto Alves voltou ao TPC e Pedro Caetano foi recrutado pela Acceleron Motorsport para substituir o ausente Pedro Ferraz. A Vírus Kart 1 e 2, não estando presentes, perderam pontos importantes em ambos os campeonatos e Bea perdeu a liderança do Campeonato de Pilotos tendo agora trabalho redobrado para voltar à liderança.

Os Treinos 
Os treinos de 10 minutos serviram, principalmente, para os pilotos se adaptarem ao novo chassis e pneus dos karts X02 da Euroindy. Menos sobreviradores que no ano transacto continuam, mesmo assim, superreactivos e de uma resposta muito rápida exigindo dos pilotos muito mais fineza na condução e não perdoando erros.

 No final da sessão de treinos, na primeira linha estavam Thomas Helgers e Paulo Correia, no segundo 48, seguidos por Luís Tereso e Paulo Ribeiro, no segundo 49. Logo atrás, todos no segundo 49, o resto da "armada" Kart2Go, João Carrilho, Ricardo àguas, Mário Oliveira e Costa e Tomás Gonçalo. Mário Alemão e Francisco Ferreira fechavam o grupo do segundo 49 e já no segundo 50 seguiam-se reinold Vrielink, Humberto Alves, Pedro Caetano, João Canteiro e Diogo Alves.

 A Corrida 
A corrida, como já vem sendo habitual no TPC, desenrolou-se a um ritmo alucinante e sem incidentes nem acidentes. A primeira volta, sempre crítica, foi limpa, sem molhadas. Desde logo, num arranque deveras impressionante, os quatro primeiros afastaram-se do pelotão que seguia, compacto, em perseguição.



 A luta entre Paulo Correia, Thomas Helgers, Luís Tereso e Paulo Ribeiro foi épica, com múltiplas trocas de posição até final especialmente entre Helger e Tereso. Paulo Correia beneficiou da luta entre ambos para se afastar um pouco e Ribeiro, no final, perdeu o contacto com o trio da frente ficando numa quarta posição confortável e sem adversários a ameaçá-lo. Thomas Helgers foi protagonista de duas saídas pela relva com final feliz e que, no final, não o prejudicaram em nada.



 Atrás, a luta foi acesa e sem tréguas. Destaque para Francisco Ferreira que ganhou 4 posições para terminar em sexto atrás de Águas e rubricou a VMR com 48,017s. Logo atrás, a 2 segundos, terminaram Mário Oliveira e Costa e João Carrilho seguidos por Mário Alemão e Pedro Caetano, também a dois segundos. A um e dos segundos, respectivamente, cortaram a meta Humberto Alves e Reinold Vrielink. João Canteiro, que nunca se adaptou aos X02 e Diogo Alves, rookie, fecharam o pelotão tendo perdido uma volta para os primeiros mesmo no final da prova.

Campeonatos relançados 
 Com esta prova e as ausências dos pilotos da Vírus Kart e de Durão, da KXT, tanto o Campeonato de Pilotos como o Troféu de Equipas ficou de pernas para o ar!

Paulo Correia lidera agora o Campeonato de Pilotos com 4 pontos de vantagem sobre Luís Tereso, com dois pontos de vantagem sobre Paulo Ribeiro. A três pontos está Francisco Ferreira que ultrapassa Bea Figueiredo, agora na 5ª posição. Mário Alemão é 6º, na frente dos dois pilotos que só participaram numa prova tendo ficado em segundo lugar, Thomas Hilgers e Manuel Guerra (com o desempate favorável a Hilgers por ter conquistado uma pole position). Dois campeões fecham o Top Ten: o de 2010 (Vrielink) e o de 2012 (Durão).

No Troféu de Equipas, a Boralá sobe metoricamente para a 1ª posição, mercê das excelentes classificações de conjunto dos seus dois pilotos. A Jotapê Karting, na 2ª posição, já está a 10 pontos seguida a 2 pontos pela Acceleron Motorsport, na 3ª posição.

A KXT, vítima da falta da Durão e de não ter recrutado piloto de substituição, caíu para a 4ª posição, à frente da Vírus Kart 1 que não compareceu. As grandes novidades vêm da entrada - e que entrada - da Kart2Go1 e 2 neste troféu prometendo, com resultados destes, subir na classificação e lutar por um lugar nos três primeiros!

 A Vírus Kart 2, 150 SARIP e Kart2Go3, equipas de um só piloto, encerram a listagem, sem hipótese de lutar pelos lugares cimeiros.

Próxima prova: Carregado, Campera
 A próxima prova do TPC 2012 realizar-se-à no Kartódromo Campera, no Carregado, no dia 10 de Maio, às 16:00 horas. Circuito pequeno, sinuoso e estreito, é o Mónaco do TPC embora alguns o comparem a Hungaroring... O TPC já disputou uma das suas históricas provas de alerta vermelho - neste caso de calor - neste circuito, tendo direito a desmaios, golpes de calor e outras coisas que tal mas mantendo a sua tradição de correr sob quaisquer condições atmosféricas! Esperemos que 10 de Maio seja um agradável dia de Primavera e que vença o melhor e não o mais hidratado! Até lá!

2 comentários:

Anónimo disse...

"A próxima prova do TPC 2012 realizar-se-à no Kartódromo Campera"

2012?

Luís Tereso disse...

Deixo desde já um abrigado ao sr Thomas Helgers pelas filmagens. É sempre agradável ver videos das provas.