terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Almeirim: Bea entra em grande

E ao XXXIII GP, primeiro de 2014, mais uma novidade no TPC: pela primeira vez uma mulher lidera o campeonato de pilotos! Bea Figueiredo venceu com autoridade, deixando o segundo lugar para o estreante Manuel Guerra (1º pódio) e o terceiro para Ruben Durão, que continua a querer deixar marca nas estatísticas gerais do Troféu.

Seguem abaixo os resultados desta corrida e os campeonatos após a primeira prova, bem como o report. Resultados completos estarão no meu lateral logo que possível.

Corrida & Campeonato Pilotos
1. Bea Figueiredo (Virus Kart)                  25 pontos


2. Manuel Guerra (Virus Kart 2)               21 pontos
3. Ruben Durão (KXT)                            18 pontos
4. Luís Tereso (Boralá)                             17  pontos
5. Paulo Ribeiro (Acceleron Motorsport)  16 pontos
6. Francisco Ferreira (Boralá)                   15 pontos
7. Paulo Correia (Jotapê Kart)                  14 pontos
8. Paulo Figueiredo (Virus Kart)                13 pontos
9. Mário Alemão (KXT)                           12 pontos
10. Reinold Vrielink (150 SARIP)              11 pontos
11. Pedro Ferraz (Acceleron Motorsport)  10 pontos
12. João Canteiro (Jotapê Kart)                  9 pontos
13. Jorge Gaspar                                        8 pontos
14. Pedro Caetano                                     7 pontos

Campeonato Equipas
Vírus Kart                     38 pontos           
Boralá                           32 pontos
KXT                             30 pontos
Acceleron Motorsport   26 pontos       
Jotapê Karting              23 pontos           
Virus Kart 2                 21 pontos           
150 SARIP                  11 pontos

Report Oficial
A temporada de 2014 não poderia ter começado de forma mais auspiciosa. Dois novos pilotos no TPC - Guerra e Caetano - e o regresso do Campeão Vrielink e da 150 Sarip às lides. Catorze pilotos à partida, domínio total de Bea Figueiredo que fez o hat-trick: pole, vitória e VMR. O que dizer? Filha de peixe sabe nadar... e bem!

No cômputo geral, a prova desenrolou-se sem incidentes de maior. Guerra teve um excelente desempenho assegurando o segundo lugar, seguido por Ruben Durão que, após uma péssima partida, ultrapassou Ribeiro e fez toda a prova numa posição confortável e sem atacantes por perto, terminando na terceira posição.

Em quarto terminou Luís Tereso após um duelo cerrado com Ferreira, primeiro, e Ribeiro, depois. Ribeiro não conseguiu passar Tereso nem quando uns pingos de chuva quiseram baralhar as cartas... Terminou em quinto. Já Ferreira, depois da luta pela quarta posição, terminou em sexto.

Em sétimo lugar terminou Paulo Correia que, após uma prova relativamente descansada, quase ia sendo surpreendido por Paulo Figueiredo quando a chuva molhou um pouco a pista. Paulo Figueiredo ficou numa posição pouco habitual, em oitavo, talvez mercê de um início de corrida mais atribulado no meio do pelotão. Há sempre muito contacto e desta vez Figueiredo foi vítima de alguns encontrões.

Mário Alemão terminou na nona posição, um pouco abaixo do seu normal mas talvez fruto de ser o início de época e não estar ao seu melhor ritmo. Na décima posição terminou Vrielink, que, qual Schumacher, voltou às corridas e acusou a ausência das pistas. Sempre combativo, deu trabalho a Alemão.

Também de volta ao TPC, Pedro Ferraz também acusou o tempo que esteve ausente e não fez bom tempo nos treinos. redimiu-se na corrida, especialmente no final, em que os pinguinhos de água o ajudaram a subir na classificação vários lugares e a terminar na 11º posição.

Em 12º e 13º, respectivamente, classificaram-se João Canteiro e Jorge Gaspar, ambos decididamente em dia não e sem sorte nenhuma. A fechar a classificação, um estreante no TPC, Pedro Caetano, que apesar do último lugar, demonstrou ritmo consistente e correcção técnica faltando agora a experiência e a forma que vêm com a prática.

No Campeonato de Equipas, em primeiro lugar, sem surpresa, está a Virus Kart 1 a liderar, seguida pela Boralá, na segunda posição, graças ao excelente resultado colectivo. A KXT no terceiro posto, a 2 pontos de distância e a Acceleron, na quarta posição, a 6 pontos, prometem dificultar-lhe e muito a vida nas próximas provas.

A Jotapê Karting ficou numa desconfortável quinta posição e fechou o grupo de equipas com dois pilotos a pontuar. Logo a seguir, na sexta posição, está a Vírus Kart 2 e na sétima posição, a 150 SARIP que, segundo os rumores ouvidos no paddock, poderá contar a qualquer momento com o regresso de Ismael Paulino.

No final, todos satisfeitos e prontos para a próxima prova, que se realiza na Batalha, a 8 de Março, pelas 16 horas.

Sem comentários: