terça-feira, 28 de junho de 2016

Paulo Figueiredo e Vírus Kart mais rápidos que a própria sombra



Paulo Figueiredo, da Vírus Kart, dominou de forma incontestada a corrida de Almeirim pulverizando os seus adversários e todos os recordes do Troféu Pedro Chaves. Com a sua quarta vitória na temporada - feito inédito no TPC - Figueiredo não só mantém, como reforça a liderança do TPC, a apenas duas provas do fim da época.



Treinos: quinze pilotos em 2 segundos!



A prova de Almeirim registou menos inscritos que a média, tendo comparecido o "núcleo duro" do TPC, com algumas ausências de renome e, o que é raro, sem nenhum estreante a debutar no troféu. O domínio do piloto da Vírus Kart começou logo com a obtenção da "pole position" em que liderou o grupo dos pilotos no segundo 57. Ao seu lado na grelha estava Pedro Caetano que continua a subir de forma de prova para prova e está em excelente forma. Na segunda linha da grelha Mário Alemão e Pedro Bragança espreitavam. Logo atrás, Bea Figueiredo e Luís Tereso lideravam o grupo do segundo 58. De destacar as excelentes prestações de Agostinho e Maltinha que se posicionaram à frente de muitos pilotos muito mais experientes.




A proximidade de tempos prometia lutas renhidas por qualquer posição e foi o que aconteceu, embora com algumas surpresas interessantes. Como curiosidade, é de notar que, pela primeira vez, um "transponder" de um piloto não funcionou durante grande parte da qualificação tendo sido um espectador a alertar a direcção de corrida do facto. Uma situação inédita a não repetir.



O arranque: caos organizado com surpresas...



No momento mais delicado de qualquer competição motorizada tudo pode correr muito mal, muito depressa. Mas aqui impôs-se a experiência do plantel do TPC que, apesar da discussão milimétrica do mínimo espaço livre - e às vezes ocupado - conseguiu negociar a primeira curva e o resto da primeira volta sem sobressaltos de maior. Logo no arranque, apesar de Caetano ser marginalmente mais rápido que Figueiredo, a posição exterior não lhe permitiu ganhar a posição e Caetano passou à defesa antes que o pelotão o absorvesse! Logo atrás, as "cotoveladas" do costume e um grande ganhador: Jorge Gaspar, a ganhar imediatamente várias posições e a saír da cauda do pelotão. Atrás de si e à sua frente, os duelos iniciavam-se, em todos os grupos.



A prova: sprint a "solo" de Figueiredo, luta cerrada atrás de si... e à sua frente!



Figueiredo liderou desde a primeira volta e foi-se afastando de todos a pouco e pouco. Atrás de si, Caetano, na impossibilidade de o acompanhar, concentrou-se na tarefa de controlar a sua posição dos ataques de Bragança e Tereso seguidos de Alemão e Bea. Enquanto Alemão se defendia de Bea, Bragança e Tereso envolveram-se numa acesa disputa pela posição que, após duas trocas de posição, terminou com Bragança a fazer um pião e a ser ultrapassado por Mário Alemão. Até ao fim da prova Tereso não conseguiu encontrar espaço para ultrapassar Caetano que terminou na segunda posição.



Paulo Figueiredo afastava-se gradualmente do pelotão perseguidor e já tinha os últimos classificados à vista. Atrás de Bea, que não conseguia impôr-se a Alemão e, depois, a Bragança, o protagonista da melhor recuperação da prova, Jorge Gaspar, conseguia ultrapassar Reinold Vrielink e António Rodrigues! Um feito ao alcance de poucos já que estes dois pilotos protagonizaram um "mano a mano" épico durante toda a corrida. O equilíbrio entre os dois pilotos era tal que só uma manobra muito ousada de Rodrigues lhe permitiu ultrapassar Vrielink. A partir daí, afastou-se ganhando meio segundo por volta ao piloto neerlandês. Mesmo assim, ainda tentaram agarrar Gaspar enquanto, atrás de si, aparecia já Figueiredo, que ameaçava ganhar-lhes uma volta!



Quando Figueiredo apanhou o último grupo da corrida já muitas peripécias tinham ocorrido neste pelotão de seis pilotos. Enquanto Agostinho era ultrapassado logo no início da prova e caía de posição em posição, Canteiro, Ferraz e Maltinha superiorizavam-se a Borges e Ribeiro que discutiam cada curva como se fosse a última. As trocas de posição sucediam-se e os piões também. Canteiro segurava a sua posição, Maltinha vencia o seu duelo com Ribeiro que caía para último, Borges e Ferraz perseguiam Maltinha e Agostinho, com um pião no meio, ficaria em último.



Talvez para não se ver atrasado nem embrulhado nestas lutas sem quartel, Figueiredo impôs a sua classe, ultrapassou os retardatários e acelerou a fundo para garantir uma vitória descansada ao caír da bandeira de xadrez. No entretanto, rubricou a VMR com 57.133. Serviço completo!



Campeonato de Pilotos: Figueiredo pode encomendar as faixas?



Com quatro vitórias em cinco provas - a Vírus Kart não se apresentou na Batalha - Paulo Figueiredo domina claramente o campeonato de pilotos e coloca-se como grande candidato à vitória na prova. A grande luta, se nada de anormal se passar, será entre Gaspar, Alemão e Tereso, os mais fortes candidatos à segunda posição do campeonato. Mas vão ter que estar preparados para a luta que Borges, Bragança e Caetano poderão dar. Estes últimos, em clara boa forma, poderão provocar algumas surpresas na classificação! A prova de Palmela poderá definir tudo para o primeiro lugar, mas só em Leiria se decidirão as posições seguintes!



Troféu de Equipas: Vírus Kart tranquila, atrás tudo por decidir



A Vírus Kart lidera confortavelmente e só um cataclismo poderia fazê-la perder o Troféu de Equipas. Já as posições seguintes vão ser bem discutidas já que das três candidatas, a NN Racing, a Acceleron Motorsport e a Z Gym estão separadas por pouco mais de 30 pontos. Se a NN Racing e a Z Gym continuarem a alinhar com apenas um piloto é provável que a Acceleron Motorsport se aproveite disso para agarrar o segundo lugar, até porque Ferraz está cada vez mais em forma. Além disso, a pontuação extra que as equipas vão obter na prova de resistência a disputar a 1 de Outubro no KIRO poderá baralhar tudo de novo e criar ainda mais surpresas na classificação final!



Próxima prova: Palmela, a 10 de Setembro



A próxima prova do Troféu Pedro Chaves realiza-se a 10 de Setembro, às 16 horas, no Kartódromo Internacional de Palmela. Depois de um interregno de dois meses em que os pilotos vão a banhos, o regresso à competição faz-se numa pista em que os pilotos mais rápidos se impõem e o mínimo erro custa várias posições. Com menos ritmo mas com muita vontade de vencer, os pilotos vão fazer desta prova mais um episódio inesquecível do Troféu Pedro Chaves. Até Palmela!

Sem comentários: