domingo, 5 de julho de 2015

Bea Figueiredo vê confirmada Volta Mais Rápida

Bea, a entrar rapidamente na recta das boxes.
perseguida pelo eventual vencedor Manuel Guerra (Virus Kart 2).
O Blog do TPC é amador e tem sido acometido por longos períodos de hibernação (ao contrário da Organização do Troféu, que se assegura que, da parte que lhe toca, nada falha até ao momento em que todos se sentam nos karts fornecidos pelos kartódromos. O Blog e a Organização são duas entidades distintas.)

É por isso que, com quase 9 meses de atraso, foram hoje publicados os resultados completos do XXXVIII GP (Leiria), a prova que encerrou a temporada de 2014.

Para além de ser agora possível confirmar todos os tempos dos treinos e da corrida (incluindo todas as voltas de todos os pilotos), foi possível saber também quem foi o autor da Volta Mais Rápida. E foi mesmo a Bea Figueiredo, que com esta confirmação deixa desactualizado o post publicado no Facebook há alguns dias. Agora, a piloto da Vírus tem 3 vitórias, 4 "poles" e 4 voltas mais rápidas. 
Parabéns, Bea!

quinta-feira, 2 de julho de 2015

Campeonato de Karting 270cc barato e flexível

Para os nossos leitores que não conhecem e/ou nunca participaram no Troféu Pedro Chaves, fica agora uma curta descrição. O Troféu Pedro Chaves (TPC) é um campeonato composto por corridas sprint, de 15 minutos de treinos + 30 minutos de corrida, em karts de aluguer de 270cc, que percorre os kartódromos da região Centro-Oeste. O campeão é encontrado no final pela soma dos pontos obtidos no final de cada corrida, tal como acontece na Fórmula 1. Ou seja, o TPC mais não é do que a organização de uma série de corridas sprint, sempre no mesmo formato, nos vários kartódromos desta região. O nome deriva da homenagem a Pedro Matos Chaves, como se encontra descrito neste blogue.

O Troféu ocorre de forma ininterrupta deste 2007, sempre com o mesmo formato. Depois de a primeira edição se ter prolongado por 2 anos, e de a segunda (em 2009) ter tido 4 provas, o formato actual é de 6 provas sprint por ano. Em 2015, há uma novidade: a introdução de uma prova de resistência por equipas, a contar só para o TPC/Equipas.  Por vezes, alguns kartódromos apresentam a combinação 10 m. treinos + 30 m. corrida, em vez 15+30, mas, com essa excepção, este é o formato estabelecido.

Vantagens:

- O TPC é barato, low-cost. Para quem quiser experimentar uma vez sem compromisso, ou correr só uma vez, 1 GP fica, em média, por cerca de 40€. Logo, por cerca de 250€/ano (mais deslocações) é possível sentir o gosto ao volante em vários circuitos e modelos de kart diferentes. Mas sempre 270cc, pois os karts de 200cc só são adequados mesmo a um nível de principante.

- O TPC é flexível. Como cada corrida é negociada individualmente pelo TPC com cada kartódromo, não há qualquer obrigação de participar em todas as corridas. Claro que aqueles que se querem divertir mais, e ter uma chance de vencer o campeonato, não irão faltar! Também por este motivo não há qualquer jóia, anuidade, licença desportiva, nem nada do género. Cada piloto vai às corridas que quer, ou pode, e paga directamente ao respectivo kartódromo. A única "obrigação", neste sentido, é o pagamento de um sinal (adiantamento) à Organização do TPC, que é de resto um adiantamento exigido por todos os kartódromos para que seja confirmada a inscrição deste tipo de corridas. O preço de cada corrida é definido pelo kartódromo.

- O TPC é flexível (2). Para os "prós" que não se satisfazem com umas simples corridas sprint por ano, ou que querem medir-se com pilotos mais exigentes, ou participar em resistências, whatever, o TPC não impede (obviamente!) que participem noutros eventos.

- O TPC é descontraído. A competição em pista é à séria, mas isso não significa que nos levemos assim tão a sério. Prova disso são os posts com um toque de humor, como este. Boa disposição e desportivismo são fundamentais!

- O TPC é flexível (3). O campeonato de Equipas é também uma simples formalidade. Tal como acontece na F1, cada equipa pode ter, no máximo, 2 karts em pista. Porém, não se paga para inscrever uma equipa, não é obrigatório que a equipa participe em todas as provas, e nem sequer que tenha 2 pilotos em pista. Afinal, Pedro Matos Chaves correu na F1 numa equipa que... só tinha um carro!

- O TPC dá acesso à Taça Inter-Troféus. Pois é! Como o nome indica, a Taça Inter-Troféus reúne, anualmente, os melhores do karting amador de todo o país. Cada troféu elege os pilotos melhor classificados nos seus campeonatos para constituírem uma equipa que vai lutar em pista com os melhores de todos os troféus. Em 2014 até ficámos no top-ten. Se ficares nos 6 primeiros no fim do campeonato, o lugar é teu!

- O TPC é democrático. Foi criado por jovens cuja experiência de karting era praticamente zero. Já tivemos dezenas de pilotos que experimentaram connosco uma corrida sprint pela primeira vez, a correr com pilotos com anos e milhares de quilómetros de experiência. Da mesma forma, já tivemos 11 mulheres a participar, desde as mais inexperientes até à Bea Figueiredo, que já venceu por 3 vezes. Estamos abertos a todos/as!

quarta-feira, 1 de julho de 2015

Piloto da 150 SARIP testa simulador de força G

I. Paulino, piloto da 150 SARIP, efectuou um treino especial de preparação, ainda que não estejam confirmados quantos ou quais os GP nos quais poderá participar este ano. O piloto deslocou-se a Torres Vedras, mais precisamente ao recinto da Feira de S. Pedro, presente na cidade por estes dias, para experimentar, pela primeira vez, o simulador de força G disponível no recinto.

Ao Blog, o piloto relatou: "foi uma experiência diferente e que veio comprovar que estou fisicamente em forma para regressar de novo ao Troféu, nomeadamente em termos de músculos do pescoço e do estômago. Não só o organismo se adaptou rapidamente ao simulador como, no pós-treino, não se verificaram quaisquer efeitos adversos."

Questionado sobre a real eficácia deste simulador para testar a resistência física dos pilotos, Paulino retorquiu: "Repare que não se trata só da força G do hidráulico. Este simulador é toda uma experiência levada ao limite. As luzes superbrilhantes e a música de péssimo gosto em valores acima dos limites legais, de forma a não se conseguir conversar nas proximidades da máquina e a abafar os berros dos adolescentes, compõem um cenário extremo."

"Note que o bicampeão João Rodrigues era cliente destes simuladores desde os anos 90, na feira de Maio, em Leiria. Até que ponto isso não contribuiu para os seus excelentes resultados em pista?"

A feira de S. Pedro, em Torres Vedras, decorre até 5 de Julho. Veja em baixo o simulador em funcionamento.