No XL GP Pedro Chaves, segundo da temporada 2015, Fernando Borges venceu o seu 1º GP, dando também à nova equipa NN Racing a primeira vitória do seu palmarés. Com a ausência de Paulo Figueiredo e da Vírus, Borges e a NN treparam à liderança dos respectivos campeonatos. O vencedor teve, contudo, apertada oposição de Humberto Alves, que terminou apenas a 3 décimos de segundo! Mário Alemão fechou o pódio e assume uma posição de ataque na tabela de pilotos.
Algumas curiosidades estatísticas:
- Borges foi o 20º vencedor diferente em 40 GP disputados desde 2007, o que dá precisamente a média de 2 vitórias por cada. Um número que ilustra bem a extrema competitividade do Troféu. Recorde-se que este recorde é liderado por João Rodrigues, com 6 vitórias - igualmente o único com 2 títulos de campeão.
- Humberto Alves qualificou-se e terminou em 2º, mas fez a Melhor Volta da Corrida, evitando o hat-trick de Borges - e por apenas 2 milésimos de segundo! Fez 47s948 contra 47s950 da melhor volta do vencedor.
- A KXT, que já havia sido dada como extinta, conseguiu nesta prova o regresso aos pódios: foi o 13º pódio do seu historial, deixando-a a apenas 1 da equipa líder neste recorde, a 150 SARIP, com 14 pódios. E embora a Vírus Kart caminhe a passos largos para ultrapassar estas equipas que actualmente correm com 1 só piloto, sem dúvida que a KXT está de parabéns pela sua perseverança!
A classificação final da prova e as tabelas dos campeonatos já se encontram nos respectivos menus deste blogue. Destaque também para a versão de 2015, que também está acessível no menu lateral.