quinta-feira, 3 de novembro de 2011

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

De onde vem o capacete de I. Paulino?

Alguns elementos do TPC continuam na dúvida sobre de onde vem a ideia do capacete que I. Paulino utiliza já desde o V GP (Leiria 2008). Talvez por o capacete já ter desaparecido há mais de 17 anos.
Paulino adoptou o layout do capacete de A. Senna, mas com uma escolha de cores diferente.



O capacete de Senna foi concebido pelo falecido Sid Mosca, e obedecia a princípios simples: simplicidade no design e cores fortes para facilitar a identificação do piloto em pista. Isso favorecia a ligação entre o piloto e o público.
imagem daqui
Senna usava um capacete com as cores do Brasil. Com o amarelo, a identificação era simples e óbvia. Tão simples como isto. Mosca levou o pormenor ao ponto de usar um amarelo mais florescente quando Senna pilotou o Lotus Renault JPS preto. Mais tarde, Senna usou faixa preta, maso essencial manteve-se.

Ao contrário de hoje, em que essa tradição se perdeu e os pilotos mudam de capacete quase de corrida para corrida, ou acrescentam miniaturas que só eles mesmo é que vêem, ou usam traços finos e rendilhados. Sabe-se lá até que ponto isso não contribui para a relativa perda de popularidade da F1 um pouco por todo o mundo.


Um outro exemplo no TPC é o de P. Ribeiro...











daqui
...que usa o layout inspirado no de José Carlos Pace, mas ligeiramente adaptado e com outras cores.

terça-feira, 1 de novembro de 2011