sábado, 10 de março de 2007

Corrida nº 1 - Leiria (24-02-2007)

O primeiro GP do Troféu Pedro Chaves teve lugar no Kartódromo Internacional de Leiria - Núcleo de Desportos Motorizados de Leiria, no passado dia 24 de Fevereiro.
O GP foi chamado de Internacional por contar com pilotos de três nacionalidades (portugueses + 1 holandês + 1 francês) e teve o formato mais simples, e que se prevê seja o habitual ao longo do campeonato: 10 minutos de treino + 30 minutos de corrida.
O "briefing", antes do início dos treinos.
Em primeiro plano, de rabo-de-cavalo, a única participante feminina, Rolanda Pacheco


Ao contrário do que se temia (ou esperava…), não choveu. Houve apenas duas desistências de última hora (nada que não tenha já acontecido na Fórmula 1, com a equipa March, por exemplo) e dois pilotos atrasados, que começariam a corrida do fundo da grelha.
Os treinos deram o tom para a corrida; foi logo visível a diferença de andamentos entre os mais e os menos experientes, mas também entre os que tiveram dificuldades para conseguir uma volta limpa, pois olhando para as lutas dava a sensação que já era a corrida, e não os treinos.

Daniel Sousa mostrou argumentos de peso na luta pelo 5º lugar.

A corrida foi bastante animada e incluiu alguns piões e bastantes toques, mas sem que fosse necessária a intervenção dos Comissários. O caso mais grave terá sido o choque entre Nuno Reis e Hélder Antunes que, segundo este último, terá contribuído para o deixar em três rodas, coisa que Reis desmente categoricamente. (Foi esta a única quebra mecânica, e apesar de o kartódromo ter prontamente substituído o kart, o tempo perdido fora demasiado e Antunes apenas conseguiu recuperar para a penúltima posição).

Michael Augusto na frente de Edgar Oliveira.

Na frente da corrida, o holandês Reinold Vrielink exerceu uma liderança autoritária e praticamente sem sobressaltos. Ismael Paulino, o único que lhe poderia fazer frente (autor das SEIS voltas mais rápidas da corrida), conseguiu afastar-se de Gonçalo Jorge após a 2ª volta mas não encontrou maneira de ultrapassar João Rodrigues, fazendo 3 piões noutras tantas tentativas de ultrapassagem. Mais atrás, Luís Agostinho fez uma corrida relativamente isolada (após os problemas de Gonçalo Jorge) e Daniel Sousa conseguiu os 2 pontos do 5º lugar após um pião de Edgar Oliveira, culminando uma longa luta que durou praticamente toda a corrida.
De registar ainda a curta distância final que separou Michael Augusto, Nuno Pinto e Bruno Bento na luta pelo 10º lugar (2 segundos), e ainda a presença feminina de Rolanda Pacheco que revelou coragem (não só por ser a única mulher numa corrida masculina, e mais ainda pela inexperiênca) e talento, pois apesar de ter ficado no último lugar a grande distância, revelou talento e evolução, como se pode confirmar pela espantosa evolução dos seus tempos por volta à medida que a corrida progredia.

pódio: Reinold Vrielink (1º), João Rodrigues (2º) e Ismael Paulino (3º)

Note-se que, apesar do satisfação dos concorrentes, a organização deste evento tem a equipa Coloni como modelo, e daí o amadorismo demonstrado: Reinold Vrielink não teve direito a ouvir o hino nacional holandês, os troféus vieram dum sótão (dois equipamentos para servir cerveja a metro e uma peça de quermesse), o champanhe foi adquirido numa loja de uma conhecida cadeia de discount alemã (e mais parecia cerveja), as fotos são poucas, o fotógrafo "contratado" esqueceu-se de fazer zoom, e os vídeos estão neste momento em Kabul, Afeganistão, sem se saber quando estarão disponíveis no Youtube.
Os resultados estão aqui, e poderão igualmente ser consultados no linque disponibilizado na barra lateral do blogue.

(A Coloni foi a equipa que levou Pedro Chaves à Fórmula 1. Mas essa história fica para outro dia.)

Eis a classificação do Troféu, após a primeira corrida:

Pilotos 11111111pontos
Reinold Vrielink11111 10
João Rodrigues 111111 6
Ismael Paulino 11111114
Luís Agostinho 11111113
Daniel Sousa 1111111112
Edgar Oliveira 111111111

10 comentários:

W. disse...

Claro que desminto categoricamente! Esse sr. Antunes tem é que aprender a não tentar passar por onde não cabe. Estava à frente, tinha prioridade na escolha da trajectória! Além de que, a ter existido toque, coisa que não acredito, não seria sequer suficiente para arrancar uma asa, quanto mais uma roda.

Nuno Reis

saviol disse...

Calúnias infames contra a minha pessoa. O sr. Reis teve uma atitude inaceitável de falta de fairplay e ao ver que eu o podia ultrapassar faz a curva ainda mais por fora, por forma a não me deixar qualquer espaço tendo-me então ai empurrado, provocando a minha saída de pista e a quebra da roda frontal direita.
À excepção desta volta, os meus resultados não se coadunam à minha posição.
Mas a vingança na próxima etapa vai ser servida. Aconselho todos os participantes a verem-na da bancada! :D

saviol disse...

Ah, e outra coisa: fotos e videos desta prova, onde posso arranjar?

Troféu Pedro Chaves disse...

Em resposta ao sr. Helder Antunes, citamos o texto do post:

"as fotos são poucas (...) e os vídeos estão neste momento em Kabul, Afeganistão, sem se saber quando estarão disponíveis no Youtube."

Na verdade, de momento só há mais uma ou duas fotos em relação às já publicadas, que não acrescentam nada de novo. Publicaremos mais fotos, bem como os vídeos, logo que possível.

Anónimo disse...

Obviamente que estou muito satisfeito por ter ganho a primeira corrida. O carro esteve sempre impecavel, agarrando muito bem ao esfalto. Acabou por ser mais facil que o esperado. Arranquei bem segurando a posicao na primeira curva. Nas primeiras voltas ganhei tempo suficiente para depois controlar sem necessidade de apertar.
Quanto as bocas do Ismael, parece-me que se nota ali clara frustracao. Faltou claramente estaleca para conseguir ultrapassar o seu adversario, os 3 pioes sao um bom exemplo da falta d experiencia. Dizer que podia ter lutado pela vitoria eh muito relativo tendo em conta que eu nao tive necessidade de acelerar muito, bastando controlar o ritmo dos adversarios.
As perspectivas para o resto do campeonato sao boas, espero ansiosamente pela segunda prova e ganhar mais 10 pontos.

Ismael disse...

Mas quais bocas? As minhas 6 voltas mais rápidas são um facto... sim, claro que não estive bem ao nunca conseguir passar o João, mas o potencial está lá, e aguardamos a próxima corrida para o confirmar...

Anónimo disse...

Só um pequeno reparo, na foto se não me engano está o Reinold e o João. A legenda está correcta? (IP)

Troféu Pedro Chaves disse...

A legenda está correcta, porque identifica os concorrentes pela posição em que terminaram a corrida, a que corresponde a respectiva posição no pódio (1º, 2º, 3º), e não pela ordem em que aparecem, por exemplo, da esquerda para a direita (nesse caso seria 2º, 1º, 3º.)

Cumprimentos

Anónimo disse...

Não me refiro a essa foto mas sim à que tem na legenda: 'Michael Augusto na frente de Edgar Oliveira'. Bem, posso estar enganada mas não me parece.(IP)

Troféu Pedro Chaves disse...

Muito bem. Nesse caso, mesmo que a legenda não esteja correcta, a impossibilidade os identificar os números com clareza dificulta uma asserção definitiva.