quinta-feira, 4 de junho de 2015

Humberto Alves vence a hecatombe de Fátima



Humberto Alves foi o vencedor da uma prova que ficará nos anais do Troféu Pedro Chaves como a prova com mais abandonos e avarias mecânicas de sempre! Humberto Alves rubricou ainda a volta mais rápida e desforrou-se assim do seu azar na prova da Batalha em que a vitória lhe fugiu por menos de um segundo!

Prólogo: um dia lindo para uma corrida

Alves fez uma prova irrepreensível mas era notória a diferença de andamento do seu kart. Não é habitual no TPC o vencedor dobrar todos os outros pilotos até à quarta posição... E muito menos deixar Mário Alemão a mais de dez segundos. Fernando Borges, que fez a Pole-position, sofreu problemas na corrida que o relegaram para a 14ª posição, a 3 voltas de diferença! Está tudo dito...

Primeiro Acto, treinos: um desastre anunciado


quarta-feira, 3 de junho de 2015

Parabéns ao Sporting Clube de Portugal

...pela recente vitória na Taça de Portugal!

domingo, 17 de maio de 2015

Parabéns ao Sport Lisboa e Benfica

O Troféu Pedro Chaves envia votos de parabéns aos adeptos do Sport Lisboa e Benfica pela conquista no futebol. Na imagem, Rudolf Caracciola, ao volante de um Mercedes, no 1º Grande Prémio do Mónaco, em 1929.

domingo, 5 de abril de 2015

Batalha: Borges vence e é líder

No XL GP Pedro Chaves, segundo da temporada 2015, Fernando Borges venceu o seu 1º GP, dando também à nova equipa NN Racing a primeira vitória do seu palmarés. Com a ausência de Paulo Figueiredo e da Vírus, Borges e a NN treparam à liderança dos respectivos campeonatos. O vencedor teve, contudo, apertada oposição de Humberto Alves, que terminou apenas a 3 décimos de segundo! Mário Alemão fechou o pódio e assume uma posição de ataque na tabela de pilotos.

Algumas curiosidades estatísticas:
- Borges foi o 20º vencedor diferente em 40 GP disputados desde 2007, o que dá precisamente a média de 2 vitórias por cada. Um número que ilustra bem a extrema competitividade do Troféu. Recorde-se que este recorde é liderado por João Rodrigues, com 6 vitórias - igualmente o único com 2 títulos de campeão.
- Humberto Alves qualificou-se e terminou em 2º, mas fez a Melhor Volta da Corrida, evitando o hat-trick de Borges - e por apenas 2 milésimos de segundo! Fez 47s948 contra 47s950 da melhor volta do vencedor.
- A KXT, que já havia sido dada como extinta, conseguiu nesta prova o regresso aos pódios: foi o 13º pódio do seu historial, deixando-a a apenas 1 da equipa líder neste recorde, a 150 SARIP, com 14 pódios. E embora a Vírus Kart caminhe a passos largos para ultrapassar estas equipas que actualmente correm com 1 só piloto, sem dúvida que a KXT está de parabéns pela sua perseverança!


A classificação final da prova e as tabelas dos campeonatos já se encontram nos respectivos menus deste blogue. Destaque também para a versão de 2015, que também está acessível no menu lateral.

terça-feira, 3 de março de 2015

Paulo Figueiredo carrega(do) para o Campeonato

Será sem dúvida prematura, a afirmação do título deste artigo; ainda para mais naquela que será a mais longa de todas as edições do Troféu, pela primeira vez com 8 provas. Mas o certo é que Paulo Figueiredo, pelo seu palmarés no Troféu, já era um dos candidatos mais fortes à vitória final. E com um hat trick dominador na pista do Campera, o histórico da Vírus Kart estabelece desde já o ponto de referência para a restante concorrência.

Os resultados não deixam dúvidas. Paulo Figueiredo fez a pole position com quase 4 décimos de segundos para o segundo classificado, Mário Alemão - que em boa hora reconsiderou a sua decisão e manteve-se com a KXT que lhe deu 2 títulos de campeão por equipas. Os mesmos 4 décimos separavam Alemão do 6º classificado, provando como a concorrência era feroz - mas com Figueiredo noutro patamar.

Na corrida, Figueiredo fez também a melhor volta, 3 décimos melhor que a 2ª (de Fernando Borges), e terminou a corrida com 15 segundos sobre Pedro Caetano (a estrear-se nos pódios) e 25 sobre Manuel Guerra. Paulo Figueiredo é agora o piloto sem título com mais vitórias - 4 no total. É seguro afirmar, também que o líder deste campeonato coloca uma séria ameaça ao recorde de 6 vitórias de J. Rodrigues. Por equipas, a Vírus Kart tornou-se já, com 6 vitórias, a equipa mais vitoriosa de sempre!

Os resultados completos da primeira prova já estão disponíveis nos menus laterais deste blog. A próxima prova é já no próximo dia 28, no Euroindy.

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

8º aniversário - na véspera do arranque de nova temporada!

O TPC no Carregado, em 2011
Assinalam-se precisamente hoje 8 anos sobre o I Grande Prémio Pedro Chaves, que inaugurou a primeira temporada deste Troféu. A corrida disputou-se em Leiria e foi ganha por João Rodrigues, o mítico campeão deste Troféu cuja hegemonia desses primeiros tempos ainda não foi superada por nenhum outro piloto, seja o seu recorde de vitórias (6) quer de títulos (2).

O facto de os recordes de Rodrigues ainda não terem sido batidos, além de serem uma homenagem ao seu talento, e tendo em conta que as suas participações são agora mais esporádicas, são também a prova de que o Troféu está vivo e de boa saúde. A competitividade é tão grande e cerrada que nenhum dos inúmeros excelentes pilotos que povoam o pelotão hoje em dia conseguem sobressair. É que até mesmo o "simples" bicampeonato está por alcançar!

Amanhã, sábado 28, começa a 8ª edição do Troféu (tendo em conta que o primeiro campeonato se prolongou por 2007 e 2008), com a primeira prova a disputar-se no Carregado. Pela primeira vez, o campeonato vai ter 8 provas, contando com 2 provas de endurance que prometem trazer animação extra!

Aqui no blog prometemos manter a informação actualizada sempre que possível, sem esquecer a versão actualizada do Regulamento que será também publicada brevemente.

Gentlemen, start your engines!

domingo, 11 de janeiro de 2015

TPC na 13ª Taça Intertroféus a 31 de Janeiro

O Troféu Pedro Chaves vai novamente participar na Taça Intertroféus, o grande evento anual que reúne os melhores pilotos de todos - ou quase todos - os troféus de karting amador em Portugal.


Este ano será utilizada a frota de chassis Parolin com motor Yamaha 250cc de 30cv e sem safe guard!  O jantar de confraternização final e entrega de prémios, será realizado num local aprazível e próximo, facilitando a deslocação de todos.

sábado, 27 de dezembro de 2014

TPC em grande nas 6 Horas de Almeirim



Realizou-se em Novembro passado mais uma edição das 6 Horas de Almeirim, no Kartódromo da Quinta da Conceição. Pela primeira vez, uma equipa oficial do TPC  esteve presente, assim como a Jotapê/Sem Stresse, a Vírus Kart e muitos outros pilotos, perfazendo, no total, 16 pilotos TPC presentes.


A equipa TROFÉU PEDRO CHAVES foi composta por Mário Alemão, Reinold Vrielink, Luis Tereso, Francisco Caetano, Pedro Caetano e Manuel Santos e terminou na 16ª posição, depois de vários problemas técnicos no kart logo no início da prova. A equipa JOTAPÊ/SEM STRESS foi composta por Paulo Correia, João Canteiro, Jorge Gaspar e Miguel Amaral tendo terminado na 12ª posição da geral.



Mas deixemos os pilotos contar a sua experiência e impressões sobre a prova.




domingo, 16 de novembro de 2014

Bea Figueiredo: "A prova foi bastante competitiva entre mim e o Manuel Guerra"


TPC - A Bea está a tornar-se um caso sério no TPC! Mais uma pole-position, mais uma VMR e só Guerra lhe conseguiu roubar a vitória! Se não tivesse faltado a duas provas poderia ter-se sagrado Vice-Campeã! Como se sente em relação a isso?

Bea Figueiredo - Bem, pode dizer-se que esse vai passar a ser o objectivo para o próximo ano visto que este ano não foi possível. Para o próximo ano vou fazer o meu melhor para ficar melhor classificada que este ano. Sinto que este ano não me sagrei Vice-Campeã, devido a não ter comparecido a duas provas. Uma por atitude pessoal já conhecida e outra por motivos escolares. Mas sem desanimar, estou motivada a fazer melhor para conseguir obter melhores resultados.

Paulo Figueiredo: "Posso dizer que este 7º lugar me soube a pouco"




TPC - Nesta prova partiu de 6º na grelha e terminou a prova no 6º lugar! Regularidade ou lastro a mais? Ou está a poupar as vértebras? Foi uma prova controladinha para pontuar para a Vírus Kart? A sua equipa podia ter vencido o Troféu de Equipas se tivesse alinhado na Batalha...


Paulo Figueiredo - Leiria, é, para mim, um circuito de "mala-pata". Qualquer dos traçados possíveis, é muito técnico e castigador para o corpo, quando o kart não é voador. Em resumo, é muito cansativo para "cotas"... hehehehe... 



Pedro Duarte: "Não se podem cometer erros"





TPC - Uma estreia muito positiva no TPC em que, numa pista tecnicamente complicada, obteve um honroso 12º lugar. Como se sentiu, depois disto tudo?


Pedro Duarte - Sinceramente,gostaria de ter ficado mais ao meio da tabela... Verifiquei que ali não se podem cometer erros, senti isso e muito!



sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Pedro Caetano: "Tive pena de não ter mais duas ou três voltas"



TPC - Depois de uma prova menos bem sucedida, eis que termina a prova na 8ª posição após uma excelente luta com os pilotos da Boralá e à frente dos seus companheiros da Acceleron Motorsport! A Acceleron Junior Team está a bater os séniores?
Pedro Caetano - Não. Foi apenas mais um facto atípico de uma prova atípica. Mais um: fiquei à frente do Francisco Ferreira e Paulo Correia?! Humm...

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Paulo Correia: "Esta época não poderia ter corrido melhor"


TPC - Parabéns, Paulo Correia! Sagrou-se, com todo o mérito, Campeão do Troféu Pedro Chaves e juntou-se a um grupo muito restrito de pilotos! Como se sente, como vencedor do TPC?
 
Paulo Correia - Na verdade é um orgulho enorme, o feito.! De início, não tinha esse objectivo, pois a concorrência tinha mais qualidade e experiência mas, com o decorrer das boas prestações iniciais, fui acreditando e ficou praticamente tudo decidido em Palmela, com o primeiro lugar nessa corrida.


quinta-feira, 30 de outubro de 2014

João Canteiro: "O TPC está muito competitivo"



TPC - Nesta corrida, oscilou entre a 13ª posição na qualificação e a 14ª posição na prova. O que não correu bem?

João Canteiro - Tive, de facto, uma sessão de treinos razoável, o kart que me calhou estava porreiro, com bom motor, embora me parecesse que curvava melhor para a esquerda do que para a direita. Já na corrida tive alguma quebra física, com pequenos erros nas últimas voltas.

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Mário Alemão: "Não tenho ideia do que será a próxima temporada"



TPC - Seguramente, uma prova agridoce, para si, esta de Leiria. Obteve o 5º tempo nos treinos, terminou a prova em 5º lugar, à frente de Paulo Figueiredo mas... a 8 segundos de Paulino! E, no fim-de-semana em que se soube do fim da KXT, ainda assim, sozinho, levou-a ao 6º lugar do Troféu de Equipas. E terminou o campeonato de pilotos também na 6ª posição. Satisfeito, resignado ou indignado?


domingo, 26 de outubro de 2014

Paulo Ribeiro: "Leiria não perdoa"


TPC - Depois de uma prova cheia de polémica e um resultado muito negativo em Palmela, não conseguiu melhor que a 12ª posição na grelha e a 13ª posição na corrida, o seu terceiro pior resultado da época. Começou bem e terminou mal? O que se passou?

Paulo Ribeiro - Polémica? Não vi nada disso, foi até muito pouco polémico o que se passou em Palmela... Agora, este foi o meu terceiro pior resultado, não foi o pior! Agora a sério. Estou lento e perdi muitas posições por defender mal e cometer demasiados erros de pilotagem. Leiria não perdoa. É um circuito internacional oficial e tecnicamente exigente. No princípio da época foi mais fácil, não sei porquê. Eu acho que os novos pilotos, na sua maioria, têm muita qualidade e são muito rápidos. É natural que vá descendo na classificação à medida que novos e melhores valores ocupam os lugares cimeiros. É a roda da vida...

Luís Tereso: "Foi muito bom a Boralá ter ganho o campeonato"


TPC - Nesta prova subiu de 9º na grelha para 7º, na classificação final. Terminou o Campeonato de Pilotos na 4ª posição, a seis pontos do 3º lugar e a Boralá conseguiu vencer o Troféu de Equipas! Uma excelente época ou uma época em que faltou a cereja no topo do bolo?
Luís Tereso - Na qualificação dei o máximo e estava convencido que tinha feito um bom tempo mas foi muito pior que o esperado. Durante a prova foi sempre a dar o máximo para apanhar o 6º e o 5º classificados, que andaram sempre juntos. Foi meia prova para conseguir chegar-me a eles e na volta em que ia forçar a ultrapassagem, cometi um erro ao alargar uma curva e lá se foi a recuperação e voltei aos cerca de 2 segundos de atraso... A experiência faz toda a diferença, tanto consigo fazer voltas muito boas como numa volta estrago tudo com erros evitáveis.

Humberto Alves: "Em 2015 espero poder continuar a participar no TPC"


TPC - Duas provas na temporada, um pódio, deixou muito peixe graúdo do TPC a vê-lo fugir e terminou bem à vontade na 3ª posição. Tinha turbo ou andou a treinar às escondidas?

Humberto Alves - Desde já quero dar-vos os parabéns por mais um grande troféu, bem organizado, pessoal competitivo mas pessoal porreiro e, acima de tudo, muito divertido e um grande convívio para todos. É verdade, um 3º lugar não é nada mau :). Este ano só tenho andado com mais regularidade de kart, não existem turbos :).

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Francisco Ferreira: "Formamos uma equipa sólida e competitiva"



TPC - Parabéns, Francisco! Sagrou-se Vice-campeão do Troféu Pedro Chaves e venceu, com a Boralá, o Troféu de Equipas! Como se sente, ao obter tão boas classificações numa temporada?

Francisco Ferreira - Obrigado, sinto-me bem! Sei que tive boas prestações ao longo de todo o campeonato, assim como o Tereso e, como tal, acho que o título de Troféu de equipas foi merecido. Quanto ao 2º lugar do campeonato, sei que tive sorte devido aos outros pilotos não comparecerem em todas as provas, senão teria ficado mais abaixo na tabela...

Reinold Vrielink: "Com outro kart a prova teria corrido melhor"


 
TPC - Mesmo com a presença do seu companheiro de equipa obteve um resultado abaixo daquilo que lhe é habitual. Foi o carro, a pista, o peso ou, simplesmente, não estava nos seus dias?
 
Reinold Vrielink - Foi fantástico termos o Ismael Paulino a participar na prova e apreciar a prova que ele fez, comprovando que quem sabe nunca esquece. A obtenção de mais de 20 pontos permitiu à nossa equipa terminar num lugar minimamente aceitável. Pessoalmente, calhou-me em sorte um kart péssimo.