domingo, 12 de outubro de 2014

Classificações Finais (corrida e campeonatos 2014)

Corrida (XXXVIII GP, Leiria, 11 Outubro 2014)

1 Manuel Guerra Virus Kart 2 25
2 Bea Figueiredo Virus Kart 21
3 Humberto Alves 18
4 Ismael Paulino 150 SARIP 17
5 Mário Alemão KXT 16
6 Paulo Figueiredo  Virus Kart 15
7 Luís Tereso Boralá 14
8 Pedro Caetano Acceleron Motorsport 13
9 Francisco Ferreira Boralá 12
10 Paulo Correia Jotapê Kart 11
11 Jorge Gaspar 10
12 Pedro Duarte 9
13 Paulo Ribeiro Acceleron Motorsport 8
14 João Canteiro Jotapê Kart 7
15 Pedro Ferraz Acceleron Motorsport 6
16 Reinold Vrielink 150 SARIP 5
17 Jaime Araújo JeN Racing Team 4
18 Fernando Borges 3


Campeonato Pilotos

Piloto Equipa Total
1 Paulo Correia Jotapê Kart 111
2 Francisco Ferreira Boralá 99
3 Manuel Guerra Virus Kart 2 96
4 Luís Tereso Boralá 90
5 Bea Figueiredo Virus Kart 1 84
6 Mário Alemão KXT 81
7 Paulo Figueiredo Virus Kart 1 78
8 Thomas Hilgers Kart2Go 1 75
9 Paulo Ribeiro Acceleron Motorsport 64
10 Pedro Caetano Priv. / Acc JT / Acc. 56
11 Mário Oliveira e Costa Kart2Go 3 / K2Go 1 49
12 João Canteiro Jotapê Kart 43
13 Fernando Borges Priv.  / Vírus Kart 2 41
14 Reinold Vrielink 150 SARIP 33
15 Jaime Araújo J & N Racing Team 32
16 Pedro Ferraz Acceleron Motorsport 30
17 Humberto Alves 27
18 Ricardo Águas Kart2Go 1 24
19 Tomás Gonçalo Kart2Go 2 20
20 Ruben Durão KXT 18
21 Jorge Gaspar 18
22 Ismael Paulino 150 SARIP 17
23 Álvaro Ogando 14
24 João Carrilho Kart2Go2 12
25 Pedro Duarte 9
26 Diogo Alves 6
27 Sérgio Moreira J&N Racing Team 5
28 António Rodrigues Madspeed 5
29 Nuno Ribeiro J & N Racing Team 4
30 Miguel Lara Madspeed 3
31 Gonçalo Câmara 2
32 Luís Fraga 1




Campeonato Equipas

Equipas Total
1 Boralá 189
2 Vírus Kart 1 162
3 Jotapê Karting 154
4 Kart2Go1 124
5 Acceleron Motorsport 111
6 Virus Kart 2 99
7 KXT 99
8 150 SARIP 50
9 J&N Racing Team 41
10 Kart2Go2 32
11 Kart2Go3 24
12 Acceleron Junior Team 23
13 Madspeed 8

Leiria: Manuel Guerra em dia de confirmações

Num dia em que Paulo Correia e a Boralá confirmaram as esperadas vitórias nos respectivos campeonatos - sendo o primeiro título para ambos, piloto e equipa - Manuel Guerra juntou-se à já extensa de pilotos que venceram pelo menos 1 GP, acentuando a extrema competitividade do TPC agora que cumpre 7 temporadas e 38 GP. Guerra empenhou-se num duelo intenso e muito interessante com Bea Figueiredo - na opinião de Helena Praxedes, responsável do NDML/Leiria - que esteve perto de conseguir nova vitória, depois de ter feito a pole position. O terceiro lugar ficou para Humberto Alves.

Note-se que Paulo Correia não atingiu os mínimos exigidos, pois precisava de um 9º lugar para garantir o título sem ajuda do adversário, e ficou-se apenas pelo 10º lugar. Contudo, tratou-se de uma corrida estratégica e de contenção, uma vez que o seu adversário Francisco Ferreira esteve também longe da luta pela vitória, terminando precisamente em 9º - sem que Correia tivesse, portanto, necessidade de pressionar mais que o necessário.

Os resultados completos chegarão dentro de algumas horas. Por agora, ficamos com a lista completa de campeões, com os parabéns a Paulo Correia e à Boralá!


sábado, 11 de outubro de 2014

Contas dos campeonatos

A prova de hoje, relembramos, tem as seguintes tabelas em aberto.

Nos pilotos, há três pilotos com hipóteses matemáticas e dois com hipóteses reais (Luís Tereso teria de vencer e os seus adversários de não pontuar para ser campeão). Francisco Ferreira tem de ganhar e esperar que Paulo Correia fique em 10º ou abaixo, para ser campeão.




Nas equipas, se a Jotapê Kart conseguir uma dobradinha (que vale 46 pontos), a Boralá precisa de 20 pontos para se sagrar campeã.




KXT chega ao fim

A Mítica Claque da KXT
Parece ter chegado ao fim o percurso da equipa mais bem sucedida de sempre do Troféu Pedro Chaves.

Em comunicado, a direcção da equipa bicampeã anunciou que, face aos maus resultados e à dificuldade em conseguir dois pilotos em permanência, a equipa será dissolvida após o final da temporada de 2014.
A direcção deixa, contudo, uma porta aberta para um eventual regresso no futuro a médio prazo.

Quanto ao piloto residente, Mário Alemão, já anunciou que está no mercado (ao contrário dos pilotos da F1, que não dizem nem deixam de dizer nada. Há muitos anos que não se via tantos campeões a fazer segredos sobre o seu futuro nos próximos meses).

Duas vezes campeã (a única equipa a conseguir mais do que um título, em 2009 e 2012), três vezes vice-campeã, este será o primeiro ano em que a KXT não termina, portanto, nos dois primeiros lugares.

E o leitor, o que acha? Será melhor abandonar no topo, para não estragar a estatística? Ou deveria a KXT continuar por uma questão de orgulho desportivo e pela mística que representa para o TPC, até conseguir um outro piloto? Deixe as suas opiniões na caixa de comentários.

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Hic sunt tropaea




Ou, em português, eis os troféus! São estes os prémios para os vencedores que saírão da pista do Kartódromo dos Milagres, em Leiria, no próximo sábado, 11 de Outubro.


A entrega de troféus realizar-se-à no próprio circuito logo após a prova e será seguido de um convívio descontraído e - espera-se - pouco alcoolizado (mas não abstémio).

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Capela ausente da última prova

Tiago Capela
O Blog do Troféu Pedro Chaves começa por, mais uma vez, pedir desculpa a todos os intervenientes (e também aos utentes) pela demora na actualização da informação básica, e em especial a dos campeonatos (os resultados da última prova e os horários já o estão). Nos próximos dias teremos de contar com o post da última corrida para ter essa informação, uma vez que um constrangimento informático impede a actualização global das estatísticas. Será depois actualizada na globalidade após a última corrida de 2014, que é já no próximo Sábado.

Refira-se que o Blog chegou à fala com Tiago Capela, que havia "ameaçado" uma presença na prova de Leiria, mas que informou a sua indisponibilidade devido ao seu compromisso com a prova de Ralicross em Lousada, nesse mesmo dia. O campeão de 2011 não deixa de enviar um forte abraço a todos os pilotos e amigos!

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Ismael Paulino volta com vontade de lutar pelo pódio

 


Ismael Paulino, o mítico tri-vice-campeão do TPC, interrompe a sua licença sabática e volta à competição no circuito de Leiria.

Um dos mais antigos pilotos do Troféu Pedro Chaves - presente, quase ininterruptamente, desde a primeira prova até 2012 - e mentor espiritual da 150 SARIP volta a Leiria, um dos seus circuitos  favoritos, disposto a dar luta e conquistar um lugar no pódio.

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Paulo Correia: "Até à última volta, houve uma disputa cerrada entre mim e o Thomas pela 1ª posição"


TPC - Foi uma corrida suada e com um final polémico. Depois de saír da 2ª posição da grelha e lutar com Hilgers toda a prova, vence com quase 19 segundos de vantagem sobre o pelotão depois de, na última volta, resistir a um ataque desesperado de Hilgers. O que se passou? Como foi a sua prova, do seu ponto de vista?

Paulo Correia - Como sempre no TPC foi uma corrida com muita competitividade no geral na luta pela melhor posição. Relativamente à minha prova, consegui arrancar bem e ficar na primeira curva em primeiro, mas ainda na primeira volta perdi essa posição. Depois e durante as restantes voltas até à última volta, houve uma disputa cerrada entre mim e o Thomas pela primeira posição, onde na primeira parte da corrida ele esteve praticamente sempre na minha frente e na segunda parte da corrida o inverso, com algumas trocas de posição entre nós.

domingo, 21 de setembro de 2014

Álvaro Ogando: "Fiquei satisfeito com esta estreia"

 


TPC - Esta foi uma estreia espectacular. Quinto lugar na grelha e 7º na prova, à frente de muitos pilotos consagrados do TPC! Como foi a sua corrida?

Álvaro Ogando - Foi uma óptima corrida! Finalmente consegui aparecer depois de tanto tempo a tentar arranjar boleia. Não sei se foi sorte ou não, mas consegui qualificar-me em quinto, o que eu não estava nada a espera na minha estreia neste troféu tão competitivo. Na primeira curva perdi duas posições, com aquela confusão  típica de primeira curva e depois perdi mais uma nas curvas interiores com alguém que me mandou fora (espero eu que sem querer). Mas ao fim de duas voltas consegui voltar à minha posição inicial.

sábado, 20 de setembro de 2014

Onboard vídeo de Francisco Ferreira: épico!

O Francisco Ferreira, da Boralá, partilhou amavelmente o seu vídeo onboard o que desde já lhe agradecemos. Não só é um conjunto de vídeos espectacular, como foca momentos muito bonitos de karting durante o XXXVIIº GP TPC em Palmela. Obrigado Francisco!


sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Francisco Ferreira: "O 6º lugar foi mais que bom"



TPC - Este 6º lugar soube-lhe a pouco mas deve ter sido suado! Esteve sempre no grupo da frente e em luta com pilotos fortes e consagrados. Como foi a corrida do seu ponto de vista?

Francisco Ferreira - Foi uma corrida muito divertida graças ao pelotão que se formou, sempre com constantes mudanças de lugar, sempre a lutar por uma posição enquanto a defendíamos ao mesmo tempo. O 6º lugar foi mais que bom, dentro daquilo que tenho conseguido atingir no troféu, embora com sorte graças à desistência do Thomas e da tentativa final - na última volta - mas falhada do Álvaro tentar passar o Paulo Figueiredo, o que me permitiu subir mais uma posição. 

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Bea Figueiredo: "Sinto-me bem neste aquário de tubarões"

 


TPC - Depois de vencer em Almeirim, um segundo lugar aqui em Palmela. Um resultado excelente numa corrida muito disputada. Como foi a corrida pela sua perspectiva?

Bea Figueiredo - A corrida, na minha perspectiva,  foi bastante competitiva e foi cansativa, mais do que o normal. Após ter partido de 6º, atrás do meu pai, Paulo Figueiredo, com alguma dificuldade mantive o meu lugar, e ao longo da corrida consegui mantê-lo, enquanto o Guerra, o Paulo Figueiredo e o Álvaro competiam para subir de posição, mantive-me atrás deles, observando o que faziam, e aproveitando para aprender as trajectórias.

Manuel Guerra: "Foi uma corrida porreira"



TPC - A sua prova foi muito positiva. Depois de um 8º tempo na grelha subiu, no grupo da frente, até à 3ª posição e ao pódio! Ficou exactamente a 3 décimos de segundo à frente de Alemão e atrás de Bea. Como foi esta luta durante uma longa meia hora?

Manuel Guerra - Foi uma corrida porreira, não choveu, o meu kart não era o melhor, mas estava aceitável.  Sim, foi uma corrida de trás para a frente, com uma luta muito interessante com o Paulo Figueiredo, Beatriz, Alemão e com outros pilotos de que não me lembro o nome (desde já as minhas desculpas), e pronto, como se diz por aí, tudo acaba bem quando todos chegam inteiros e satisfeitos, claro uns mais que outros.

terça-feira, 16 de setembro de 2014

Mário Alemão: "É por estes momentos de luta que todos nós andamos em pista"



TPC - Saíndo da 3ª posição da grelha e terminando em 4º lugar, a 3 décimos de segundo de Guerra e a 6 décimos de segundo de Bea Figueiredo e do 2º lugar. Não se pode dizer que o pódio estivesse longe. Como foi a sua corrida?

Mário Alemão - Um arranque abaixo do normal tendo sido ultrapassado pelo Paulo Figueiredo que até havia partido pelo lado exterior da grelha de partida, tendo descido para o 4º lugar. Na luta pelo 3º lugar acabei por fazer pião e cair diversas posições - julgo a rondar o 8º e 10º lugar - e daí restou voltar à luta.

Mário Oliveira e Costa: "Podia ter sido mais rápido, mas não valia a pena correr riscos"



TPC - Depois de um 17º tempo nos treinos, terminou em 11º lugar! Foi uma corrida de trás para a frente. Como foi?

Mário Oliveira e Costa - Em relação aos treinos, não consegui, por diversas razões (tráfego, erros próprios, etc), fazer uma volta limpa. Depois, na corrida, foi recuperar até ao lugar possível.

TPC - No paddock ouviu-se que teria tido um encontro imediato com Ribeiro logo no início da prova? O que se passou?

MOC - Nada de especial. O Ribeiro distraiu-se com uma miúda muito gira que estava na berma e deixou o kart escorregar para o exterior da curva, onde já estava eu. Moral da estória, saída de pista e descida para penúltimo ou antepenúltimo.

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Paulo Figueiredo: "Devo ter dado que fazer a muitos pilotos"



TPC - Saíu da segunda linha da grelha, com o 4º tempo, andou toda a prova em luta no grupo da frente e terminou em 5º. Foi uma prova complicada para si? O que custou mais? Só ficou a 1 segundo e meio do 2º posto... O que faltou para estar no pódio? Conte-nos como foi a sua corrida.

Paulo Figueiredo - Sair da segunda linha foi uma surpresa. Mas aproveitei-a da melhor forma possível. Como sou um "osso duro de roer", devo ter dado que fazer a muitos pilotos que me seguiam.

Luís Tereso: "Passei a prova toda a tentar habituar-me ao traçado"



TPC - Esta prova deve ter tido um sabor amargo para si. Saíu de uma pouco habitual 10ª posição na grelha para terminar em 8º, a 11 pontos do seu companheiro de equipa e a uma distância de Correia que o obriga a vencer em Leiria, Ferreira ficar 12 pontos atrás de si e Correia não pontuar para poder vencer o campeonato. A sua vida complicou-se. O que se passou?

Luís Tereso - De facto foi uma prova que não me correu nada bem. A pista estava muito escorregadia. Basicamente passei a prova toda a tentar habituar-me ao traçado. Vencer o troféu é quase impossível pois a concorrência vai lá estar toda e eles são bons, além de que precisava de vencer e esperar pelos resultados dos adversários. A vida não se complicou, há que ir em frente e fazer melhor para a próxima, foi é uma prova abaixo das expectativas, mas no fundo até subi um lugar na classificação geral.

domingo, 14 de setembro de 2014

Jaime Araújo: "O grupo de pilotos onde terminei deu realmente muita luta"

 


TPC - Terminou em 13º lugar numa prova em que passou a maior parte do tempo em luta com Costa e Ribeiro. No final, ficou atrás de Vrielink. Como vê a sua corrida?

Jaime Araújo - Arranquei no meio da tabela, mas após as primeiras curvas um toque que me valeu um pião, fez-me cair para o final da tabela, tive que fazer um esforço não só para voltar ao grupo, mas como começar diversas ultrapassagens. Recuperei sete posições, mas o tempo perdido nas lutas podia-me ter permitido um melhor resultado final.

Pedro Caetano: "as últimas voltas [...] foram muito interessantes"



TPC - Passou quase toda a prova em luta com mais três pilotos, incluíndo um Campeão TPC. Como foi a luta?

PC - Na verdade, passei uma boa parte da corrida sozinho, após ter ficado virado no sentido contrário na sequência de "confusões" na aproximação ao já celebre gancho à esquerda, onde ocorreram várias. Mas as últimas voltas, após apanhar o grupo, foram muito interessantes, com várias trocas de posição sem incidentes.

João Canteiro: "Foi uma prova difícil para mim, efectivamente"

 


TPC - Depois de um 13º lugar nos treinos, terminou em 15º. Foi uma prova difícil para si?

João Canteiro - Foi uma prova difícil para mim, efectivamente, não estou muito satisfeito porque caí duas posições em relação à qualificação, que é sempre um resultado pouco satisfatório. Quando estava na grelha olhei para trás e vi, logo atrás de mim, o Reinold Vrielink (ou seria o Jaime Aráújo?) e o Pedro Caetano. Eu conheço o andamento deles e sabia que não iria ser fácil acabar à frente deles. Eles devem ter feito uma qualificação mais fraca (acho que o P. Caetano chegou tarde e nem fez os treinos!..) e eu talvez tenha feito uma volta canhão nos treinos, não sei...