terça-feira, 22 de outubro de 2013

3 dias de idade

Quando este vídeo foi captado, o novo piloto da Toro Rosso Daniil Kyvat tinha 3 dias de idade.

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

XXXII GP - entrevista c/ Paulo Figueiredo

Qual a sua opinião geral da corrida?
Como quase todas as outras, uma boa corrida, com movimentações na Classificação Geral desde o inicio até ao fim. Literalmente, até à penúltima curva!
Para mim, terminou bem, mas não sem apanhar um susto! O kart que me calhou em sorteio nem a descer andava. Durante os treinos era constantemente ultrapassado na descida para a curva da oficina. Decidi dirigir-me às boxes, primeiro para ver o estado da classificação e foi aqui que apanhei o susto... estava em 9º... como não é normal, e pelo que conheço da frota do NDML, pedi para trocar de kart, ao qual acederam prontamente.
O "novo" kart tinha uma "alma" enorme... mas não isento de reparos... faltavam os travões. Pensei "Bem, antes sem travões do que sem motor" e foram necessárias apenas duas voltas para obter a pole.

Como reagiu à largada e à primeira volta?

terça-feira, 15 de outubro de 2013

XXXII GP - entrevista c/ Paulo Ribeiro

Qual a sua opinião geral da corrida?
Mais uma excelente corrida, disputadíssima, da primeira à última volta, e em várias "frentes". O nível geral continua alto, com dois segundos a separar os quinze pilotos, divididos, claramente, em dois grupos, um muito rápido e outro menos rápido mas não menos combativo! Desta vez, uma vez passada a confusão da primeira volta, as lutas para ganhar posição foram constantes e gerais!

O Paulo Figueiredo estava rapidíssimo, passou por mim nos treinos de tal maneira que parecia que estava parado! Quem está muito rápido é o Mário Alemão que deu muita luta ao Ruben Durão. Já a Bea esteve, mais uma vez, muito bem, rapidíssima e muito regular, fez uma excelente corrida. Do Rujorian nem se fala. Sempre na frente, sempre na luta, da primeira à última volta.

Logo atrás deste grupo, ficou o Humberto, tão rápido como discreto, um piloto muito rápido e que se classifica sempre muito bem, que fez uma corrida excelente e quase sem pressões.

O grupo em que fiquei, composto pelo Gaspar e pelo Tereso - e pela Ana Tereso também, durante várias voltas - era muito equilibrado e trocámos diversas vezes de posição, numa luta ao centímetro! A Ana estava muito rápida, foi muito difícil ultrapassá-la!

Atrás, o Rodrigues não estava nos seus dias e o Paulo Correia teve uma prova para esquecer! O João Canteiro levou a melhor sobre eles, desta feita. Já os outros estreantes, o Pedro Duarte e o Jorge Feliciano, fizeram provas cautelosas, de ambientação.

No geral, uma prova com múltiplos pontos de interesse, como já é apanágio do TPC!

Como reagiu à largada e à primeira volta?

XXXII GP - entrevista c/ Luís Tereso

Qual a sua opinião geral da corrida?
- Mais uma prova engraçada, bem disputada e mais um bom momento de convívio. Na corrida em si, não correu conforme as minhas expectativas. Arranquei bem, mas fui perdendo lugares ao longo da prova. Ainda estou na fase de inquérito para perceber o que correu mal para perder tantos lugares.


Como reagiu à largada e à primeira volta?

XXXII GP - entrevista c/ Rujorian

Rujorian, o novo campeão do TPC, em entrevista!

Qual a sua opinião geral da corrida?
Talvez a mais interessante do ano uma vez que estive sempre em luta da 1ª à última volta.


Como reagiu à largada e à primeira volta?

domingo, 13 de outubro de 2013

Rujorian e Virus Kart juntam-se à Galeria de Campeões!

Em Leiria, Rujorian precisava apenas de um 9º lugar para se sagrar campeão, mas ele fez mais que isso. Foi à luta, ficou a 3 segundos da vitória e igualou o recorde de pódios consecutivos (6, todos na presente temporada, tal como Durão em 2012)! E com isso, tornou-se o 5º Campeão do TPC, depois de Rodrigues, Vrielink, Capela e Durão! Parabéns!

Paulo Figueiredo conseguiu a 3ª vitória, assegurando números impressionantes:
- 50% de vitórias em 2013
- 60% de vitórias em participações (3 em 5, visto que faltou a 1 GP)
- Está a 1 vitória de se tornar o segundo piloto ex aequo com mais vitórias
- Primeiro título (por equipas)
Será ele o principal candidato ao título em 2014? Uma coisa é certa: se estivéssemos a jogar com as regras de 2011, seria ele o campeão. Mas o certo é que não estamos, e por isso os títulos estão bem entregues!

E o terceiro lugar foi para Bea Figueiredo, com mais um pódio e que festejou assim da melhor forma o primeiro titulo não exclusivamente feminino para uma senhora no TPC: o Campeonato por equipas para a Virus Kart!

Nos próximos dias serão actualizadas a totalidade das tabelas, as estatísticas, enviadas as entrevistas aos pilotos, debatidas as participações na Taça Inter-Troféus ou noutro evento extra-campeonato, e tentaremos ainda mentalizar-nos que o Bruma vai conseguir ser titular na selecção A brevemente. Por agora, ficamos com o essencial.


Pos. Piloto Equipa
1 PAULO FIGUEIREDO VIRUS KART    00:30:04.298 (29 voltas)
2 RUJORIAN         MASS BODY                   3,700
3 BEA FIGUEIREDO VIRUS KART                   3,814
4 RUBEN DURÃO KXT                   6,368
5 MÁRIO ALEMÃO KXT                   6,516
6 HUMBERTO ALVES                 15,780
7 JORGE GASPAR AC. MOTORSPORT 23,796
8 LUIS TERESO LTCAM                 23,970
9 PAULO RIBEIRO AC. MOTORSPORT 24,562
10 JOÃO CANTEIRO JOTAPÊ KART         28,181
11 ANTÓNIO RODRIGUES MADSPEED         29,112
12 PAULO CORREIA JOTAPÊ KART         35,251
13 PEDRO DUARTE                         35,897
14 JORGE FELICIANO MASS BODY         52,823
15 ANA TERESO LTCAM                 1 lap



Campeonato Pilotos 2013

terça-feira, 24 de setembro de 2013

XXXI GP - entrevista c/ Nuno Reis

Catió Baldé pergunta-se porque motivo
Moreto Cassamá foi para o FC Porto.
O que achou do resultado da última corrida, da qual esteve ausente, tal como tem vindo a acontecer desde o II GP?
Bom dia. O resultado pareceu-me um bom resultado, com um piloto em cada posição e tudo. Também me parece que há gente a andar bem e outros nem por isso. E por fim, fico insatisfeito pela menor participação feminina nesta última prova, espero que seja uma situação pontual, corrigida em breve.


Como é que é possível que J. Rodrigues ainda seja o piloto com mais vitórias e campeonatos?

domingo, 22 de setembro de 2013

XXXI GP - entrevista c/ Paulo Ribeiro

Paulo Ribeiro na corrida anterior (XXX GP).
imagem Maria João Almeida/rujorian.eu
Qual a sua opinião geral da corrida? Como reagiu à largada e à primeira volta?
Mais uma excelente prova, muito competitiva, com pequenas diferenças entre pilotos e muitos pontos de interesse. Se bem que prefira estar no meio do acontecimento, gostava muito de poder assistir à prova da bancada para ver bem as muitas lutas e a alta competitividade que vejo na pista. A inversão da pista foi agradável embora não me tenha beneficiado nada. Depois de dois meses parado, estou com pouco ritmo e isso ficou bem expresso na posição na grelha e na corrida... Simplesmente, não acertei com os dois ganchos mais importantes da pista e nunca estive bem nas partes rápidas. Assim, não se ganha... Tenho que trabalhar mais e melhorar a técnica.

A largada foi um pouco complicada. Ninguém dá espaço, todos querem passar à frente, é sempre um momento crítico. Curiosamente, pela primeira vez, "engasguei" o kart no arranque, quase fiquei parado! Depois lá andou e até andava bem. A primeira volta foi, como habitualmente, tudo pára-choques com pára-choques e a tapar trajectórias, que esta malta não brinca em serviço!


Já tinha corrido nesta pista antes? (Link) Qual a sua opinião sobre a "grande parabólica", uma curva muito rápida e onde se entra à velocidade máxima?

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

XXXI GP - entrevista c/ Paulo Correia

Paulo Correia na corrida anterior (XXX GP).
Imagem Maria João Almeida/Rujorian.eu.
Qual a sua opinião geral da corrida? Como reagiu à largada e à primeira volta?
A corrida foi como sempre no troféu disputada ao segundo.... A minha primeira volta foi o mais complicado porque à semelhança de outras corridas fico com as mãos a tremer quando sinto o pelotão todo atrás na tentativa de me apanhar e acabo a fazer erros infantis..... que originam a perda de várias posições logo na primeira volta e ter de correr atrás do prejuízo, mas no final acabei por ficar num honroso segundo lugar.


Já tinha corrido nesta pista antes? (Link) Qual a sua opinião sobre a "grande parabólica", uma curva muito rápida e onde se entra à velocidade máxima?

terça-feira, 17 de setembro de 2013

XXXI GP - entrevista c/ Paulo Figueiredo

Paulo Figueiredo, num "fotochope" manhoso
de foto do XXVIII GP em Almeirim.
Qual a sua opinião geral da corrida? Como reagiu à largada e à primeira volta?
Adivinhando a confusão (normal) do inicio, arranquei com andamento muito vivo. Sabia que se conseguisse chegar à liderança, a "luta" atrás de mim deixava-me alguma folga para gerir a corrida. E foi isso mesmo que aconteceu. O meu primeiro susto chegou com a primeira dobragem que ocorreu na zona sinuosa (traseiras da torre) mas obviamente, aconteceu já algumas voltas após a primeira e assim, foge ao objetivo da pergunta... hehehe

Já tinha corrido nesta pista antes? (Link) Qual a sua opinião sobre a "grande parabólica", uma curva muito rápida e onde se entra à velocidade máxima?

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

XXXI GP - entrevista c/ Rujorian

Rujorian na corrida anterior (XXX GP).
Imagem: Maria João Almeida/Rujorian.eu
Qual a sua opinião geral da corrida? Como reagiu à largada e à primeira volta?
A largada foi normal mas no final da 1ª volta perdi a luta pela 1ª posição e cai para 4º.
Depois acabei por chegar ao 2º lugar e fui aos poucos aproximando-me do Paulo Figueiredo que seguia tranquilamente em 1º… até que me aconteceu algo pela primeira vez… a balaclava começou a cair-me para os olhos e daí até ao fim foi uma “luta” para ver a pista.
Perdi tempo volta a volta e fiquei sem o 2º lugar. Mas foi feita justiça porque anteriormente tinha dado um toque no Paulo Correia e ia-lhe estragando a corrida. Assim ele acabou merecidamente à minha frente.

Já tinha corrido nesta pista antes? (Link) Qual a sua opinião sobre a "grande parabólica", uma curva muito rápida e onde se entra à velocidade máxima?

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

XXXI GP - Entrevista c/ Luís Tereso

L. Tereso nos limites, na corrida anterior (XXX GP)
Imagem: Maria João Almeida/Rujorian.eu


Qual a sua opinião geral da corrida? Como reagiu à largada e à primeira volta?
Na segunda ida ao kartódromo de Almeirim, já a mentalizar-me para a corrida no sentido normal e sai um coelho da cartola com a prova a ser feita no sentido inverso. Da primeira vez correu menos bem, desta foi muito melhor com um quarto lugar logo atrás dos maiores do troféu. Larguei muito bem ao ganhar 2 lugares até ao fim da primeira curva chegando assim ao 2º lugar, depois devido à falta de experiência fui perdendo lugares para os mais rodados nesta andanças mas sempre a dar o máximo porque a concorrência não vinha longe. Adorei a corrida, talvez por estar em igualdade no conhecimento da pista neste sentido, estive muito melhor nesta 2ª prova em Almeirim e aquelas curvas cheias de lombas a alta velocidade depois da recta da meta foi fantástico.

Já tinha corrido nesta pista antes? (Link) Qual a sua opinião sobre a "grande parabólica", uma curva muito rápida e onde se entra à velocidade máxima?
(clicar em Ler Mais)

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

XXXI GP - Crónica da Acceleron Motorsport

"Foi uma corrida agradável e bem disputada a todos os níveis. O pelotão da frente está ao rubro. O pelotão do meio combate ferozmente por cada ponto. Cá para trás, os rookies vivem bem, descansados, e vão aprendendo.

O Pedro Ferraz faltou para se casar (!!!), foi substituído pelo rookie Tomás Ferreira. Tiago Trincadeiro não pode estar presente devido a compromissos profissionais de última hora. Maria João não participou devido a problemas físicos. Eugénio Silva e Paulo Patrocínio não puderam participar devido a estarem num casamento. Muitas faltas..

Na pista, Paulo Correia dá que fazer a Paulo Figueiredo e Rujorian, seguidos logo de muito perto por Luís Tereso, também muito rápido.
(clicar em Ler Mais)

Raikkonen na Ferrari em 2014

Que nos perdoem os fãs do talento de Hamilton e que vibraram com a disputa da McLaren em 2007. Mas Alonso-Raikkonen será seguramente a melhor dupla de pilotos desde...

Os Circuitos do TPC

Será este o circuito a utilizar na prova de Outubro?
O blog chama a atenção para um novo link disponível no menu lateral: "Os Circuitos", com a indicação "NOVO!".
O link encaminha para uma lista com o layout de todos os 12 circuitos onde o TPC já foi disputado desde a estreia no longínquo ano de 2007.

A última corrida foi disputada no Almeirim 12-2, que pode ser consultado aqui. Em breve teremos as entrevistas e a crónica da Acceleron Motorsport.

Entretanto, já pode ser consultada (também no menu lateral) a info actualizada sobre os campeonatos. Alguém conseguirá derrotar Rujorian (nos Pilotos) e a Virus Lart (Equipas) na última prova, em Leiria?

domingo, 8 de setembro de 2013

Almeirim 2: novo fôlego de Paulo Figueiredo

E à 5ª prova, o TPC 2013 viu finalmente um vencedor repetido, com Paulo Figueiredo a regressar da melhor forma da sua pausa e assinar a segunda vitória do ano e da carreira, 4 segundos na frente de Paulo Correia que obteve o segundo pódio consecutivo e o melhor resultado da carreira (será em Leiria que se estreia a vencer.) O líder do campeonato Rujorian, com o 3º lugar, obteve o 5º pódio consecutivo (estando a 1 de igualar o recorde de Durão) e minimizou as perdas para P. Figueiredo.

A prova foi disputada no sentido "histórico" da pista, no sentido dos ponteiros do relógio, com a mítica "parabólica" abordada à velocidade máxima e outro pontos de interesse que o tornam único. Ficamos com o resultado da corrida e do Top-Ten do campeonato; resultados completos, campeonatos completos e entrevistas serão publicados logo que possível.

Corrida
1º P. Figueiredo
2º P. Correia
3º Rujorian
4º L. Tereso
5º B. Figueiredo
6º R. Durão
7º Francisco Ferreira
8º M. Alemão
9º P. Ribeiro
10º J. Canteiro
11º António Rodrigues
12º André Ferreira
13º Tomás Ferreira


Campeonato Pilotos (Top-10) Pts
1º Rujorian 103
2º Paulo Figueiredo 89
3º Paulo Correia 84
4º Luís Tereso 74
5º Bea Figueiredo 69
6º António Rodrigues 66
7º Paulo Ribeiro 64
8º Mário Alemão 59
9º Ruben Durão 57
10º João Canteiro 42

quarta-feira, 3 de julho de 2013

XXIX GP - entrevista c/ Paulo Correia

Qual a sua opinião geral da corrida? 
Uma corrida bastante disputada com enorme trânsito, várias ultrapassagens a pilotos mais lentos que acabaram por fazer com que a corrida fosse/tivesse essa dificuldade extra bastante engraçada, parece me que a classificação que aconteceu não surgiu nenhuma surpresa à excepção da excelente corrida do Mário Alemão que pelos vistos é a sua pista preferida.


Acha que o lastro teve influência no resultado?

terça-feira, 2 de julho de 2013

XXIX GP - entrevista c/ Eugénio Silva

Qual a sua opinião geral da corrida?
Relativamente a esta primeira questão colocada, considerei no seu todo uma corrida razoável, também e ao mesmo tempo extremamente atribulada, pelos toques dados e recebidos. Verifiquei uma maior dificuldade de progressão no desenrolar desta prova, principalmente pelo facto de alguma inexperiência por parte dos (as) novos rookies, "trocando as voltas" de quando em vez a quem circulava atrás. Claro está que num primeiro confronto, considero perfeitamente natural estas pequenas incidências. Apesar de não me encontrar para esta jornada numa forma aceitável, fruto não só nestes últimos tempos, de uma maior intensidade a nível profissional, mas também de um prolongado tempo de paragem desde a última corrida, esperando, mesmo assim, a obtenção de uma marca mais favorável nos treinos cronometrados, embora o kart que me foi entregue, apresentasse uma extraordinária e persistente dificuldade na abordagem às curvas, lentas ou rápidas, com uma tendência demasiadamente subviradora. Endereço, em nome da equipa, os nossos parabéns aos organizadores do troféu, pelo número considerável de pilotos inscritos nesta prova que, na nossa opinião, contribui de uma forma acentuada, para um elevado grau de competitividade.

Acha que o lastro teve influência no resultado?

sábado, 29 de junho de 2013

XXX GP - entrevistas c/ Francisco Ferreira

Qual a sua opinião geral da corrida? Particularmente, como descreve as condições da pista e a sua variação desde o início dos treinos até à bandeirada de xadrez?
Foi uma corrida muito divertida!! Particularmente difícil de manter o kart a andar em frente, mas que pela lógica de que quem fizer menos piões ganha, até foi bastante descontraída.



Como foi a sua adaptação ao piso molhado? Já tinha corrido nestas condições antes?

sexta-feira, 28 de junho de 2013

XXX GP - entrevista c/ L. Tereso

Qual a sua opinião geral da corrida? Particularmente, como descreve as condições da pista e a sua variação desde o início dos treinos até à bandeirada de xadrez?
Num modo geral e pelas condições climatéricas, a classificação até foi melhor do que esperava visto só ter corrido uma vez em molhado e há muitos anos. Quanto à prova em si, a classificação obtida na qualificação foi a esperada, depois fiz um arranque canhão ao conseguir ganhar vários lugares até ao fim da reta da meta e chegar até ao 2ª lugar  na segunda volta. Até meio da prova tinha o meu 2ª lugar controlado pois o Rujorian, que é aquela máquina, já há muito se tinha ido embora, devido ao excesso de confiança estraguei tudo numa só volta com uma saida de pista e um pião. Fui ultrapassado, tentei recuperar, mas já não consegui. Resumindo, o 5ª lugar até acabou por não ser mau porque os meus adversários directos ficaram atrás e ainda lhes consegui ganhar vantagem na classificação geral do troféu.



Como foi a sua adaptação ao piso molhado? Já tinha corrido nestas condições antes?