segunda-feira, 16 de setembro de 2013

XXXI GP - entrevista c/ Rujorian

Rujorian na corrida anterior (XXX GP).
Imagem: Maria João Almeida/Rujorian.eu
Qual a sua opinião geral da corrida? Como reagiu à largada e à primeira volta?
A largada foi normal mas no final da 1ª volta perdi a luta pela 1ª posição e cai para 4º.
Depois acabei por chegar ao 2º lugar e fui aos poucos aproximando-me do Paulo Figueiredo que seguia tranquilamente em 1º… até que me aconteceu algo pela primeira vez… a balaclava começou a cair-me para os olhos e daí até ao fim foi uma “luta” para ver a pista.
Perdi tempo volta a volta e fiquei sem o 2º lugar. Mas foi feita justiça porque anteriormente tinha dado um toque no Paulo Correia e ia-lhe estragando a corrida. Assim ele acabou merecidamente à minha frente.

Já tinha corrido nesta pista antes? (Link) Qual a sua opinião sobre a "grande parabólica", uma curva muito rápida e onde se entra à velocidade máxima?

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

XXXI GP - Entrevista c/ Luís Tereso

L. Tereso nos limites, na corrida anterior (XXX GP)
Imagem: Maria João Almeida/Rujorian.eu


Qual a sua opinião geral da corrida? Como reagiu à largada e à primeira volta?
Na segunda ida ao kartódromo de Almeirim, já a mentalizar-me para a corrida no sentido normal e sai um coelho da cartola com a prova a ser feita no sentido inverso. Da primeira vez correu menos bem, desta foi muito melhor com um quarto lugar logo atrás dos maiores do troféu. Larguei muito bem ao ganhar 2 lugares até ao fim da primeira curva chegando assim ao 2º lugar, depois devido à falta de experiência fui perdendo lugares para os mais rodados nesta andanças mas sempre a dar o máximo porque a concorrência não vinha longe. Adorei a corrida, talvez por estar em igualdade no conhecimento da pista neste sentido, estive muito melhor nesta 2ª prova em Almeirim e aquelas curvas cheias de lombas a alta velocidade depois da recta da meta foi fantástico.

Já tinha corrido nesta pista antes? (Link) Qual a sua opinião sobre a "grande parabólica", uma curva muito rápida e onde se entra à velocidade máxima?
(clicar em Ler Mais)

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

XXXI GP - Crónica da Acceleron Motorsport

"Foi uma corrida agradável e bem disputada a todos os níveis. O pelotão da frente está ao rubro. O pelotão do meio combate ferozmente por cada ponto. Cá para trás, os rookies vivem bem, descansados, e vão aprendendo.

O Pedro Ferraz faltou para se casar (!!!), foi substituído pelo rookie Tomás Ferreira. Tiago Trincadeiro não pode estar presente devido a compromissos profissionais de última hora. Maria João não participou devido a problemas físicos. Eugénio Silva e Paulo Patrocínio não puderam participar devido a estarem num casamento. Muitas faltas..

Na pista, Paulo Correia dá que fazer a Paulo Figueiredo e Rujorian, seguidos logo de muito perto por Luís Tereso, também muito rápido.
(clicar em Ler Mais)

Raikkonen na Ferrari em 2014

Que nos perdoem os fãs do talento de Hamilton e que vibraram com a disputa da McLaren em 2007. Mas Alonso-Raikkonen será seguramente a melhor dupla de pilotos desde...

Os Circuitos do TPC

Será este o circuito a utilizar na prova de Outubro?
O blog chama a atenção para um novo link disponível no menu lateral: "Os Circuitos", com a indicação "NOVO!".
O link encaminha para uma lista com o layout de todos os 12 circuitos onde o TPC já foi disputado desde a estreia no longínquo ano de 2007.

A última corrida foi disputada no Almeirim 12-2, que pode ser consultado aqui. Em breve teremos as entrevistas e a crónica da Acceleron Motorsport.

Entretanto, já pode ser consultada (também no menu lateral) a info actualizada sobre os campeonatos. Alguém conseguirá derrotar Rujorian (nos Pilotos) e a Virus Lart (Equipas) na última prova, em Leiria?

domingo, 8 de setembro de 2013

Almeirim 2: novo fôlego de Paulo Figueiredo

E à 5ª prova, o TPC 2013 viu finalmente um vencedor repetido, com Paulo Figueiredo a regressar da melhor forma da sua pausa e assinar a segunda vitória do ano e da carreira, 4 segundos na frente de Paulo Correia que obteve o segundo pódio consecutivo e o melhor resultado da carreira (será em Leiria que se estreia a vencer.) O líder do campeonato Rujorian, com o 3º lugar, obteve o 5º pódio consecutivo (estando a 1 de igualar o recorde de Durão) e minimizou as perdas para P. Figueiredo.

A prova foi disputada no sentido "histórico" da pista, no sentido dos ponteiros do relógio, com a mítica "parabólica" abordada à velocidade máxima e outro pontos de interesse que o tornam único. Ficamos com o resultado da corrida e do Top-Ten do campeonato; resultados completos, campeonatos completos e entrevistas serão publicados logo que possível.

Corrida
1º P. Figueiredo
2º P. Correia
3º Rujorian
4º L. Tereso
5º B. Figueiredo
6º R. Durão
7º Francisco Ferreira
8º M. Alemão
9º P. Ribeiro
10º J. Canteiro
11º António Rodrigues
12º André Ferreira
13º Tomás Ferreira


Campeonato Pilotos (Top-10) Pts
1º Rujorian 103
2º Paulo Figueiredo 89
3º Paulo Correia 84
4º Luís Tereso 74
5º Bea Figueiredo 69
6º António Rodrigues 66
7º Paulo Ribeiro 64
8º Mário Alemão 59
9º Ruben Durão 57
10º João Canteiro 42

quarta-feira, 3 de julho de 2013

XXIX GP - entrevista c/ Paulo Correia

Qual a sua opinião geral da corrida? 
Uma corrida bastante disputada com enorme trânsito, várias ultrapassagens a pilotos mais lentos que acabaram por fazer com que a corrida fosse/tivesse essa dificuldade extra bastante engraçada, parece me que a classificação que aconteceu não surgiu nenhuma surpresa à excepção da excelente corrida do Mário Alemão que pelos vistos é a sua pista preferida.


Acha que o lastro teve influência no resultado?

terça-feira, 2 de julho de 2013

XXIX GP - entrevista c/ Eugénio Silva

Qual a sua opinião geral da corrida?
Relativamente a esta primeira questão colocada, considerei no seu todo uma corrida razoável, também e ao mesmo tempo extremamente atribulada, pelos toques dados e recebidos. Verifiquei uma maior dificuldade de progressão no desenrolar desta prova, principalmente pelo facto de alguma inexperiência por parte dos (as) novos rookies, "trocando as voltas" de quando em vez a quem circulava atrás. Claro está que num primeiro confronto, considero perfeitamente natural estas pequenas incidências. Apesar de não me encontrar para esta jornada numa forma aceitável, fruto não só nestes últimos tempos, de uma maior intensidade a nível profissional, mas também de um prolongado tempo de paragem desde a última corrida, esperando, mesmo assim, a obtenção de uma marca mais favorável nos treinos cronometrados, embora o kart que me foi entregue, apresentasse uma extraordinária e persistente dificuldade na abordagem às curvas, lentas ou rápidas, com uma tendência demasiadamente subviradora. Endereço, em nome da equipa, os nossos parabéns aos organizadores do troféu, pelo número considerável de pilotos inscritos nesta prova que, na nossa opinião, contribui de uma forma acentuada, para um elevado grau de competitividade.

Acha que o lastro teve influência no resultado?

sábado, 29 de junho de 2013

XXX GP - entrevistas c/ Francisco Ferreira

Qual a sua opinião geral da corrida? Particularmente, como descreve as condições da pista e a sua variação desde o início dos treinos até à bandeirada de xadrez?
Foi uma corrida muito divertida!! Particularmente difícil de manter o kart a andar em frente, mas que pela lógica de que quem fizer menos piões ganha, até foi bastante descontraída.



Como foi a sua adaptação ao piso molhado? Já tinha corrido nestas condições antes?

sexta-feira, 28 de junho de 2013

XXX GP - entrevista c/ L. Tereso

Qual a sua opinião geral da corrida? Particularmente, como descreve as condições da pista e a sua variação desde o início dos treinos até à bandeirada de xadrez?
Num modo geral e pelas condições climatéricas, a classificação até foi melhor do que esperava visto só ter corrido uma vez em molhado e há muitos anos. Quanto à prova em si, a classificação obtida na qualificação foi a esperada, depois fiz um arranque canhão ao conseguir ganhar vários lugares até ao fim da reta da meta e chegar até ao 2ª lugar  na segunda volta. Até meio da prova tinha o meu 2ª lugar controlado pois o Rujorian, que é aquela máquina, já há muito se tinha ido embora, devido ao excesso de confiança estraguei tudo numa só volta com uma saida de pista e um pião. Fui ultrapassado, tentei recuperar, mas já não consegui. Resumindo, o 5ª lugar até acabou por não ser mau porque os meus adversários directos ficaram atrás e ainda lhes consegui ganhar vantagem na classificação geral do troféu.



Como foi a sua adaptação ao piso molhado? Já tinha corrido nestas condições antes?

quinta-feira, 27 de junho de 2013

XXX GP - entrevista c/ P. Correia

Qual a sua opinião geral da corrida? Particularmente, como descreve as condições da pista e a sua variação desde o início dos treinos até à bandeirada de xadrez?
A corrida foi bastante disputada, os karts no seu melhor, uma pista cheia de armadilhas (água).... enfim... em minha opinião e eu sou suspeito, gosto muito de corridas à chuva pela dificuldade que põe à condução e incerteza nas posições... particularmente a corrida foi melhorando, pois parti da terceira posição e no arranque perdi várias posições  (7 / 8), a partir daí e durante a corrida fui recuperando até chegar a segundo lugar que perdi na última volta para o António que estava muito mais rápido e eu fui segurando até que foi possível. Ainda assim foi uma corrida bastante positiva pois foi o meu melhor resultado no TPC.
Como foi a sua adaptação ao piso molhado? Já tinha corrido nestas condições antes?

quarta-feira, 26 de junho de 2013

XXX GP - entrevista c/ P. Ribeiro

Qual a sua opinião geral da corrida? Particularmente, como descreve as condições da pista e a sua variação desde o início dos treinos até à bandeirada de xadrez?
Esta corrida foi muito curiosa! Foi a primeira prova de "drifting" em que participei! Enfim, acho que havia mais borracha na pista que nos nossos pneus mas aderência... nenhuma! Agora fora de brincadeiras, foi uma prova que me correu muito bem enquanto durou, cerca de 11 minutos. Foi o tempo dos treinos e  três curvas na primeira volta. Na primeira ainda me safei, na segunda levei vários encontrões e na terceira fui mesmo à viola! Acho que tenho que começar a conduzir com os cotovelos de fora, isto de ser empurrado já começa a ser monótono...
Como foi a sua adaptação ao piso molhado? Já tinha corrido nestas condições antes?

terça-feira, 25 de junho de 2013

XXX GP - entrevista c/ António Rodrigues

Qual a sua opinião geral da corrida? Particularmente, como descreve as condições da pista e a sua variação desde o início dos treinos até à bandeirada de xadrez?
Para mim, as condições deviam ser sempre estas, pista molhada, mas só com uma chuva miudinha que não nos encharcou. Foi muito divertido.
Os treinos correram-me bem. Já tinha corrido uma vez á chuva na Batalha numa versão diferente do circuito e acho que isso deu-me alguma vantagem em relação á maioria.
No arranque perdi logo a liderança, nada que não estivesse á espera, o que não estava á espera é que na 2a volta fiz 2 ou 3 erros e fui passado por imensa gente. Nunca mais vi o Rujorian ( fez uma corrida quase perfeita , sem erros graves ) e vi-me no meio do pelotão. Foi mau porque perdi as hipóteses de ganhar , mas foi bom porque andei sempre em lutas engraçadas e foi muito divertido. Ultrapassar era sempre muito difícil, mas na última volta consegui chegar ao 2ºlugar !!


Como foi a sua adaptação ao piso molhado? Já tinha corrido nestas condições antes?

segunda-feira, 24 de junho de 2013

XXX GP - entrevista c/ Rujorian

Qual a sua opinião geral da corrida? Particularmente, como descreve as condições da pista e a sua variação desde o início dos treinos até à bandeirada de xadrez?
É sempre difícil correr com slicks nestas condições. A pista estava muito escorregadia e qualquer erro paga-se caro nestas condições, mas fiz uma prova isenta de erros e sem qualquer luta o que facilitou a vitória.

Como foi a sua adaptação ao piso molhado? Já tinha corrido nestas condições antes?

domingo, 23 de junho de 2013

XXX GP - entrevistas a chegar

Como também já é habitual, as entrevistas demoram a sair mas não vão falhar. Existe até uma entrevista por publicar do XXIX GP (Carregado 2) que também não vai deixar de sair. Como já foi referido, as entrevistas servem para referência e consulta futura, mais do que o comentário breve e que é sempre igual que os jogadores e treinadores deixam no fim dos jogos de futebol, do tipo há que levantar a cabeça, cada jogo é uma final e só pensamos no próximo jogo.

As entrevistas dos GP anteriores estão disponíveis no menu Etiquetas, o último na lateral deste blogue, em baixo à direita. As etiquetas estão por ordem alfabética, o que significa que não correspondem à ordem numérica do respectivo GP e, como estão na numeração romana, ainda se torna mais confuso porque estão misturadas com as outras etiquetas do Blogue. Houve aí um movimento para tornar esta consulta mais simples, mas não teve as 7500 assinaturas necessárias.

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Batalha: Rujorian, como Capela

Tiago Capela, que está bem vivo para o automobilismo (como se viu recentemente na Foz do Arelho), conquistou a primeira das suas 4 vitórias no TPC numa tarde de muita chuva, e foi também assim que Rujorian inscreveu o seu nome pela primeira vez na galeria dos vencedores do TPC. Ao fim de 3 pódios, a "distinção" já tardava.
Rujorian terminou com mais de 20 segundos de vantagem sobre os opositores, que terminaram separados muitos próximos. Reinold Vrielink regressou em grande forma da sua paragem e ficou muito perto de evitar que António Rodrigues e Paulo Correia e estreassem, também eles, em presenças no pódio.
Destaque para a estreia de 4 pilotos - Humberto Alves, Francisco Ferreira, Diogo Alves e Ana Tereso - que deram boa conta de si numa pista muito molhada e escorregadia, e que elevaram o total de participações no TPC para 148. O melhor dos 4 foi Humberto Alves com o 6º lugar. Sejam bem-vindos!

Com a ausência de Paulo Figueiredo (e também da colega de equipa Bea), Rujorian aproveitou da melhor forma e parece ter via aberta para suceder a Ruben Durão enquanto campeão do TPC, pois soma agora 21 pontos de vantagem a 2 provas do final. O vice-campeonato parece estar bastante mais animado.

Nas equipas, a ausência de Ruben Durão da KXT e da Virus Kart fez com que a Massbody se aproximasse consideravelmente da frente.

Ao longo dos próximos dias, como habitualmente, serão publicadas as habituais entrevistas. Entretanto, a classificação dos campeonatos e os resultados da corrida já podem ser consultados na lateral deste blog, como habitualmente.

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Alemão e Ribeiro ultrapassam Vrielink

A ausência de R. Vrielink foi aproveitada por M. Alemão e P. Ribeiro para ultrapassarem o piloto neerlandês na tabela geral de pontos.

É a primeira vez que 1 dos três históricos entre os históricos, que dominaram a temporada 2007-08 e desde então ocuparam os 3 primeiros lugares da tabela de pontos, perdeu a posição do pódio.

quarta-feira, 29 de maio de 2013

XXIX GP - entrevista c/ António Rodrigues

Briefing animado (foto KXT)
Qual a sua opinião geral da corrida?
Foi uma corrida divertida , estive quase sempre em lutas interessantes nas quais as ultrapassagens aos mais atrasados provaram ser decisivas. A pista estava muito escorregadia , o que provocou muitos erros, não podíamos relaxar . No entanto a falta de grip ajudou a cansar-me menos ( menos força para virar ) e estava preparado para mais meia-hora quando recebemos a bandeira de xadrez. Gostei foi de ver que no TPC não há ordens de equipas (o Paulo Ribeiro defendeu-se com unhas e dentes do Pedro Ferraz), a F1 pode aprender connosco.

Acha que o lastro teve influência no resultado?

XXIX GP - entrevista c/ Paulo Figueiredo

Paulo Figueiredo (Foto KXT)
Qual a sua opinião geral da corrida?
Gostei! A "luta" com o Ruben, companheiro de equipa nas 24Horas de Almeirim foi excelente! Ao mesmo tempo difícil pelo "trânsito" mas felizmente, à excepção da Bea, ninguém se aleijou e mesmo para ela, foi ligeiro e já está totalmente recuperada.


Acha que o lastro teve influência no resultado?

terça-feira, 28 de maio de 2013

XXIX GP - entrevista c/ Mário Alemão

Mário Alemão (foto KXT)
Qual a sua opinião geral da corrida? 
Com a participação do mesmo lote de pilotos que a 1ª corrida no Campera, o 4º lugar na grelha de partida foi algo inesperado. Ainda assim, e com a partida feita pelo lado interior da pista, consegui subir ao 3º lugar logo no inicio e manter por pouco tempo colado à dupla vencedora R.Durão/P.Figueiredo. Mas com o passar do tempo e com o inicio das dobragens fui perdendo espaço para esta dupla e o Rujorian foi-me apanhando até que me ultrapassou. Lá recuperarei a 3ª posição até que em nova dobragem perdia novamente, pela experiência que o Rujorian tem nas ultrapassagens. Diria por isso que foi uma corrida agradavel quer pelo resultado, quer pela luta intensa por esse mesmo resultado. Aparte disso, e não podendo contar com o sempre companheiro J.Rodrigues, a presença do R.Durão é claramente uma aposta ganha para a KXT pelo seu valor, empenho, clareza de condução. Bem vindo à equipa e parabéns pela vitória!

Acha que o lastro teve influência no resultado?