sábado, 29 de junho de 2013

XXX GP - entrevistas c/ Francisco Ferreira

Qual a sua opinião geral da corrida? Particularmente, como descreve as condições da pista e a sua variação desde o início dos treinos até à bandeirada de xadrez?
Foi uma corrida muito divertida!! Particularmente difícil de manter o kart a andar em frente, mas que pela lógica de que quem fizer menos piões ganha, até foi bastante descontraída.



Como foi a sua adaptação ao piso molhado? Já tinha corrido nestas condições antes?

sexta-feira, 28 de junho de 2013

XXX GP - entrevista c/ L. Tereso

Qual a sua opinião geral da corrida? Particularmente, como descreve as condições da pista e a sua variação desde o início dos treinos até à bandeirada de xadrez?
Num modo geral e pelas condições climatéricas, a classificação até foi melhor do que esperava visto só ter corrido uma vez em molhado e há muitos anos. Quanto à prova em si, a classificação obtida na qualificação foi a esperada, depois fiz um arranque canhão ao conseguir ganhar vários lugares até ao fim da reta da meta e chegar até ao 2ª lugar  na segunda volta. Até meio da prova tinha o meu 2ª lugar controlado pois o Rujorian, que é aquela máquina, já há muito se tinha ido embora, devido ao excesso de confiança estraguei tudo numa só volta com uma saida de pista e um pião. Fui ultrapassado, tentei recuperar, mas já não consegui. Resumindo, o 5ª lugar até acabou por não ser mau porque os meus adversários directos ficaram atrás e ainda lhes consegui ganhar vantagem na classificação geral do troféu.



Como foi a sua adaptação ao piso molhado? Já tinha corrido nestas condições antes?

quinta-feira, 27 de junho de 2013

XXX GP - entrevista c/ P. Correia

Qual a sua opinião geral da corrida? Particularmente, como descreve as condições da pista e a sua variação desde o início dos treinos até à bandeirada de xadrez?
A corrida foi bastante disputada, os karts no seu melhor, uma pista cheia de armadilhas (água).... enfim... em minha opinião e eu sou suspeito, gosto muito de corridas à chuva pela dificuldade que põe à condução e incerteza nas posições... particularmente a corrida foi melhorando, pois parti da terceira posição e no arranque perdi várias posições  (7 / 8), a partir daí e durante a corrida fui recuperando até chegar a segundo lugar que perdi na última volta para o António que estava muito mais rápido e eu fui segurando até que foi possível. Ainda assim foi uma corrida bastante positiva pois foi o meu melhor resultado no TPC.
Como foi a sua adaptação ao piso molhado? Já tinha corrido nestas condições antes?

quarta-feira, 26 de junho de 2013

XXX GP - entrevista c/ P. Ribeiro

Qual a sua opinião geral da corrida? Particularmente, como descreve as condições da pista e a sua variação desde o início dos treinos até à bandeirada de xadrez?
Esta corrida foi muito curiosa! Foi a primeira prova de "drifting" em que participei! Enfim, acho que havia mais borracha na pista que nos nossos pneus mas aderência... nenhuma! Agora fora de brincadeiras, foi uma prova que me correu muito bem enquanto durou, cerca de 11 minutos. Foi o tempo dos treinos e  três curvas na primeira volta. Na primeira ainda me safei, na segunda levei vários encontrões e na terceira fui mesmo à viola! Acho que tenho que começar a conduzir com os cotovelos de fora, isto de ser empurrado já começa a ser monótono...
Como foi a sua adaptação ao piso molhado? Já tinha corrido nestas condições antes?

terça-feira, 25 de junho de 2013

XXX GP - entrevista c/ António Rodrigues

Qual a sua opinião geral da corrida? Particularmente, como descreve as condições da pista e a sua variação desde o início dos treinos até à bandeirada de xadrez?
Para mim, as condições deviam ser sempre estas, pista molhada, mas só com uma chuva miudinha que não nos encharcou. Foi muito divertido.
Os treinos correram-me bem. Já tinha corrido uma vez á chuva na Batalha numa versão diferente do circuito e acho que isso deu-me alguma vantagem em relação á maioria.
No arranque perdi logo a liderança, nada que não estivesse á espera, o que não estava á espera é que na 2a volta fiz 2 ou 3 erros e fui passado por imensa gente. Nunca mais vi o Rujorian ( fez uma corrida quase perfeita , sem erros graves ) e vi-me no meio do pelotão. Foi mau porque perdi as hipóteses de ganhar , mas foi bom porque andei sempre em lutas engraçadas e foi muito divertido. Ultrapassar era sempre muito difícil, mas na última volta consegui chegar ao 2ºlugar !!


Como foi a sua adaptação ao piso molhado? Já tinha corrido nestas condições antes?

segunda-feira, 24 de junho de 2013

XXX GP - entrevista c/ Rujorian

Qual a sua opinião geral da corrida? Particularmente, como descreve as condições da pista e a sua variação desde o início dos treinos até à bandeirada de xadrez?
É sempre difícil correr com slicks nestas condições. A pista estava muito escorregadia e qualquer erro paga-se caro nestas condições, mas fiz uma prova isenta de erros e sem qualquer luta o que facilitou a vitória.

Como foi a sua adaptação ao piso molhado? Já tinha corrido nestas condições antes?

domingo, 23 de junho de 2013

XXX GP - entrevistas a chegar

Como também já é habitual, as entrevistas demoram a sair mas não vão falhar. Existe até uma entrevista por publicar do XXIX GP (Carregado 2) que também não vai deixar de sair. Como já foi referido, as entrevistas servem para referência e consulta futura, mais do que o comentário breve e que é sempre igual que os jogadores e treinadores deixam no fim dos jogos de futebol, do tipo há que levantar a cabeça, cada jogo é uma final e só pensamos no próximo jogo.

As entrevistas dos GP anteriores estão disponíveis no menu Etiquetas, o último na lateral deste blogue, em baixo à direita. As etiquetas estão por ordem alfabética, o que significa que não correspondem à ordem numérica do respectivo GP e, como estão na numeração romana, ainda se torna mais confuso porque estão misturadas com as outras etiquetas do Blogue. Houve aí um movimento para tornar esta consulta mais simples, mas não teve as 7500 assinaturas necessárias.

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Batalha: Rujorian, como Capela

Tiago Capela, que está bem vivo para o automobilismo (como se viu recentemente na Foz do Arelho), conquistou a primeira das suas 4 vitórias no TPC numa tarde de muita chuva, e foi também assim que Rujorian inscreveu o seu nome pela primeira vez na galeria dos vencedores do TPC. Ao fim de 3 pódios, a "distinção" já tardava.
Rujorian terminou com mais de 20 segundos de vantagem sobre os opositores, que terminaram separados muitos próximos. Reinold Vrielink regressou em grande forma da sua paragem e ficou muito perto de evitar que António Rodrigues e Paulo Correia e estreassem, também eles, em presenças no pódio.
Destaque para a estreia de 4 pilotos - Humberto Alves, Francisco Ferreira, Diogo Alves e Ana Tereso - que deram boa conta de si numa pista muito molhada e escorregadia, e que elevaram o total de participações no TPC para 148. O melhor dos 4 foi Humberto Alves com o 6º lugar. Sejam bem-vindos!

Com a ausência de Paulo Figueiredo (e também da colega de equipa Bea), Rujorian aproveitou da melhor forma e parece ter via aberta para suceder a Ruben Durão enquanto campeão do TPC, pois soma agora 21 pontos de vantagem a 2 provas do final. O vice-campeonato parece estar bastante mais animado.

Nas equipas, a ausência de Ruben Durão da KXT e da Virus Kart fez com que a Massbody se aproximasse consideravelmente da frente.

Ao longo dos próximos dias, como habitualmente, serão publicadas as habituais entrevistas. Entretanto, a classificação dos campeonatos e os resultados da corrida já podem ser consultados na lateral deste blog, como habitualmente.

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Alemão e Ribeiro ultrapassam Vrielink

A ausência de R. Vrielink foi aproveitada por M. Alemão e P. Ribeiro para ultrapassarem o piloto neerlandês na tabela geral de pontos.

É a primeira vez que 1 dos três históricos entre os históricos, que dominaram a temporada 2007-08 e desde então ocuparam os 3 primeiros lugares da tabela de pontos, perdeu a posição do pódio.

quarta-feira, 29 de maio de 2013

XXIX GP - entrevista c/ António Rodrigues

Briefing animado (foto KXT)
Qual a sua opinião geral da corrida?
Foi uma corrida divertida , estive quase sempre em lutas interessantes nas quais as ultrapassagens aos mais atrasados provaram ser decisivas. A pista estava muito escorregadia , o que provocou muitos erros, não podíamos relaxar . No entanto a falta de grip ajudou a cansar-me menos ( menos força para virar ) e estava preparado para mais meia-hora quando recebemos a bandeira de xadrez. Gostei foi de ver que no TPC não há ordens de equipas (o Paulo Ribeiro defendeu-se com unhas e dentes do Pedro Ferraz), a F1 pode aprender connosco.

Acha que o lastro teve influência no resultado?

XXIX GP - entrevista c/ Paulo Figueiredo

Paulo Figueiredo (Foto KXT)
Qual a sua opinião geral da corrida?
Gostei! A "luta" com o Ruben, companheiro de equipa nas 24Horas de Almeirim foi excelente! Ao mesmo tempo difícil pelo "trânsito" mas felizmente, à excepção da Bea, ninguém se aleijou e mesmo para ela, foi ligeiro e já está totalmente recuperada.


Acha que o lastro teve influência no resultado?

terça-feira, 28 de maio de 2013

XXIX GP - entrevista c/ Mário Alemão

Mário Alemão (foto KXT)
Qual a sua opinião geral da corrida? 
Com a participação do mesmo lote de pilotos que a 1ª corrida no Campera, o 4º lugar na grelha de partida foi algo inesperado. Ainda assim, e com a partida feita pelo lado interior da pista, consegui subir ao 3º lugar logo no inicio e manter por pouco tempo colado à dupla vencedora R.Durão/P.Figueiredo. Mas com o passar do tempo e com o inicio das dobragens fui perdendo espaço para esta dupla e o Rujorian foi-me apanhando até que me ultrapassou. Lá recuperarei a 3ª posição até que em nova dobragem perdia novamente, pela experiência que o Rujorian tem nas ultrapassagens. Diria por isso que foi uma corrida agradavel quer pelo resultado, quer pela luta intensa por esse mesmo resultado. Aparte disso, e não podendo contar com o sempre companheiro J.Rodrigues, a presença do R.Durão é claramente uma aposta ganha para a KXT pelo seu valor, empenho, clareza de condução. Bem vindo à equipa e parabéns pela vitória!

Acha que o lastro teve influência no resultado?

XXIX GP - entrevista c/ Miguel Gaspar

Miguel Gaspar (foto KXT)
Qual a sua opinião geral da corrida? A minha opinião geral da corrida é satisfatória. Fiz um bom arranque tal como em Almeirim, mas depois estive envolvido em vários incidentes, e então tambem fui perdendo algumas posições ao longo da corrida. No final acabei em 14ºlugar. Ao início fiquei um pouco desiludido porque pensei que no Campera conseguisse fazer melhor por conhecer melhor a pista mas o troféu tem pilotos muito bons, com uma grande experiência, e dado à minha pouca experência, considerei positivo.


Acha que o lastro teve influência no resultado?

segunda-feira, 27 de maio de 2013

XXIX GP - entrevista c/ Luís Tereso

L. Tereso (fotox KXT)
Qual a sua opinião geral da corrida?
A corrida foi bastante divertida e bem competitiva do inicio ao fim, mesmo perdendo um lugar na ultima curva foi espectacular. Gosto desta pista.


Acha que o lastro teve influência no resultado?

terça-feira, 21 de maio de 2013

XXIX GP - entrevista c/ P. Ribeiro

P. Ribeiro (foto KXT)
Qual a sua opinião geral da corrida? 
Foi mais uma excelente corrida num circuito em que não me entendo... Não sei porquê mas não consigo sentir-me à vontade na pista e não consigo bons resultados... Os treinos iam acabando mal, fui envolvido numa violenta colisão com um dos rookies e sofri uma colisão ainda mais violenta de um outro concorrente. Já há muitos anos que não ficava com nódoas negras... Ainda bem que usamos pára-choques, nem sei o que poderia ter acontecido num kart normal... Mas no tempo em que rodei, andei perto do Rujorian e isso deu frutos, tendo obtido um bom 7º lugar e partido da 4ª linha.
No arranque perdi várias posições mas fui acompanhando o ritmo até ser novamente envolvido numa carambola! Esta prova foi marcada pelos inúmeros piões e despistes dos rookies... Sofreram muito e pregaram-nos muitos sustos! Perdi o contacto com os da frente e, numa dobragem deixei a porta aberta e o Tereso não perdoou! E passou-me limpinho, limpinho!


segunda-feira, 20 de maio de 2013

XXIX GP - entrevista c/ Rui "Rujorian" Silva

Rujorian (foto KXT)
Qual a sua opinião geral da corrida?
Sinceramente esperava melhor resultado mas, ainda nos treinos, percebi que isso seria muito difícil. E o oitavo lugar na grelha comprova precisamente esse receio.
O kart acelerava cedo e tinha boa velocidade mas não tinha frente o que dificultava todas as inserções em curva. Num traçado sinuoso como o Campera isso torna-se muito penalizador.
Após a largada, aproveitei a confusão da primeira curva para ganhar 3 lugares e pouco depois mais um. Tinha agora o 4º lugar e os 3 primeiros, 20 metros à minha frente.
Aos poucos aproximei-me do Mário Alemão que entretanto tinha perdido o contato com os dois primeiros. Tivemos então uma luta até final bem emotiva, muito correta, sem toques e com respeito mútuo. Assim vale a pena!
O Mário estava mais rápido mas aproveitei melhor as dobragens para lhe tirar o 3º lugar e conseguir assim o 3º pódio consecutivo.


Acha que o lastro teve influência no resultado?

domingo, 12 de maio de 2013

Carregado 2: a quarta de Durão

 O regresso do TPC ao Carregado viu uma espécie de reforço do estatuto daqueles que são os três pilotos mais cotados do momento, que ocuparam os lugares do pódio. O campeão em título voltou às vitórias, tendo alcançado Tiago Capela na lista dos mais vitoriosos de todos os tempos (4 vitórias). Paulo Figueiredo ficou muito próximo e Rujorian, alguns segundos mais atrás, fechou os três primeiros.
Nas equipas, destaque para a contratação bombástica de R. Durão pela KXT! Face à previsível ausência de J. Rodrigues pelo resto do campeonato, ele que começa agora a entrar em estágio para uma outra competição, a direcção da equipa Bicampeã não perdeu tempo e procurou o melhor substituto possível. Aparentemente, a RTC não teve meios de segurar o seu (único) piloto-estrela, que entra assim de caras numa estrutura que lhe vai permitir lutar por mais um título.
Destaque também para mais duas estreias no TPC e logo femininas, de Hélia Correia e Catarina Farela. O resultado é promissor, e basta olhar para os pilotos da Loureiro Racing Team para se ver como podem fazer progressos rapidamente.

Eis os resultados (o resto vai para a lateral do blog assim que possível):

Corrida

domingo, 5 de maio de 2013

Está a chegar o XXIX GP

Conforme é do conhecimento geral, já abriram há algum tempo as inscrições para o XXIX GP Pedro Chaves, que vai decorrer no próximo sábado.
Os players principais da edição 2013 já estão a preparar o regresso ao Carregado, mas ainda há vagas para todos os que quiserem demonstrar a sua velocidade na pista ribatej... estrem... enfim, que está ali na fronteira entre a Estremadura e o Ribatejo.






Para mais informações, contactar a Organização para o e-mail trofeupedrochaves@gmail.com.

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Donington Park - 20 anos

O tributo do TPC a uma das melhores performances de sempre, no seu 20º aniversário.

segunda-feira, 25 de março de 2013

Malásia 2013: Red Bull faz progressos

Os críticos assinalaram que a Red Bull demonstrou que afinal não é uma equipa unida e que a amizade gélida entre o tricampeão e o homem que pontuou na estreia na F1 com a Minardi estalou de vez.


Na verdade, é o oposto. A Red Bull já consegue gerir estas situações bem melhor que no passado.