terça-feira, 28 de maio de 2013

XXIX GP - entrevista c/ Mário Alemão

Mário Alemão (foto KXT)
Qual a sua opinião geral da corrida? 
Com a participação do mesmo lote de pilotos que a 1ª corrida no Campera, o 4º lugar na grelha de partida foi algo inesperado. Ainda assim, e com a partida feita pelo lado interior da pista, consegui subir ao 3º lugar logo no inicio e manter por pouco tempo colado à dupla vencedora R.Durão/P.Figueiredo. Mas com o passar do tempo e com o inicio das dobragens fui perdendo espaço para esta dupla e o Rujorian foi-me apanhando até que me ultrapassou. Lá recuperarei a 3ª posição até que em nova dobragem perdia novamente, pela experiência que o Rujorian tem nas ultrapassagens. Diria por isso que foi uma corrida agradavel quer pelo resultado, quer pela luta intensa por esse mesmo resultado. Aparte disso, e não podendo contar com o sempre companheiro J.Rodrigues, a presença do R.Durão é claramente uma aposta ganha para a KXT pelo seu valor, empenho, clareza de condução. Bem vindo à equipa e parabéns pela vitória!

Acha que o lastro teve influência no resultado?

XXIX GP - entrevista c/ Miguel Gaspar

Miguel Gaspar (foto KXT)
Qual a sua opinião geral da corrida? A minha opinião geral da corrida é satisfatória. Fiz um bom arranque tal como em Almeirim, mas depois estive envolvido em vários incidentes, e então tambem fui perdendo algumas posições ao longo da corrida. No final acabei em 14ºlugar. Ao início fiquei um pouco desiludido porque pensei que no Campera conseguisse fazer melhor por conhecer melhor a pista mas o troféu tem pilotos muito bons, com uma grande experiência, e dado à minha pouca experência, considerei positivo.


Acha que o lastro teve influência no resultado?

segunda-feira, 27 de maio de 2013

XXIX GP - entrevista c/ Luís Tereso

L. Tereso (fotox KXT)
Qual a sua opinião geral da corrida?
A corrida foi bastante divertida e bem competitiva do inicio ao fim, mesmo perdendo um lugar na ultima curva foi espectacular. Gosto desta pista.


Acha que o lastro teve influência no resultado?

terça-feira, 21 de maio de 2013

XXIX GP - entrevista c/ P. Ribeiro

P. Ribeiro (foto KXT)
Qual a sua opinião geral da corrida? 
Foi mais uma excelente corrida num circuito em que não me entendo... Não sei porquê mas não consigo sentir-me à vontade na pista e não consigo bons resultados... Os treinos iam acabando mal, fui envolvido numa violenta colisão com um dos rookies e sofri uma colisão ainda mais violenta de um outro concorrente. Já há muitos anos que não ficava com nódoas negras... Ainda bem que usamos pára-choques, nem sei o que poderia ter acontecido num kart normal... Mas no tempo em que rodei, andei perto do Rujorian e isso deu frutos, tendo obtido um bom 7º lugar e partido da 4ª linha.
No arranque perdi várias posições mas fui acompanhando o ritmo até ser novamente envolvido numa carambola! Esta prova foi marcada pelos inúmeros piões e despistes dos rookies... Sofreram muito e pregaram-nos muitos sustos! Perdi o contacto com os da frente e, numa dobragem deixei a porta aberta e o Tereso não perdoou! E passou-me limpinho, limpinho!


segunda-feira, 20 de maio de 2013

XXIX GP - entrevista c/ Rui "Rujorian" Silva

Rujorian (foto KXT)
Qual a sua opinião geral da corrida?
Sinceramente esperava melhor resultado mas, ainda nos treinos, percebi que isso seria muito difícil. E o oitavo lugar na grelha comprova precisamente esse receio.
O kart acelerava cedo e tinha boa velocidade mas não tinha frente o que dificultava todas as inserções em curva. Num traçado sinuoso como o Campera isso torna-se muito penalizador.
Após a largada, aproveitei a confusão da primeira curva para ganhar 3 lugares e pouco depois mais um. Tinha agora o 4º lugar e os 3 primeiros, 20 metros à minha frente.
Aos poucos aproximei-me do Mário Alemão que entretanto tinha perdido o contato com os dois primeiros. Tivemos então uma luta até final bem emotiva, muito correta, sem toques e com respeito mútuo. Assim vale a pena!
O Mário estava mais rápido mas aproveitei melhor as dobragens para lhe tirar o 3º lugar e conseguir assim o 3º pódio consecutivo.


Acha que o lastro teve influência no resultado?

domingo, 12 de maio de 2013

Carregado 2: a quarta de Durão

 O regresso do TPC ao Carregado viu uma espécie de reforço do estatuto daqueles que são os três pilotos mais cotados do momento, que ocuparam os lugares do pódio. O campeão em título voltou às vitórias, tendo alcançado Tiago Capela na lista dos mais vitoriosos de todos os tempos (4 vitórias). Paulo Figueiredo ficou muito próximo e Rujorian, alguns segundos mais atrás, fechou os três primeiros.
Nas equipas, destaque para a contratação bombástica de R. Durão pela KXT! Face à previsível ausência de J. Rodrigues pelo resto do campeonato, ele que começa agora a entrar em estágio para uma outra competição, a direcção da equipa Bicampeã não perdeu tempo e procurou o melhor substituto possível. Aparentemente, a RTC não teve meios de segurar o seu (único) piloto-estrela, que entra assim de caras numa estrutura que lhe vai permitir lutar por mais um título.
Destaque também para mais duas estreias no TPC e logo femininas, de Hélia Correia e Catarina Farela. O resultado é promissor, e basta olhar para os pilotos da Loureiro Racing Team para se ver como podem fazer progressos rapidamente.

Eis os resultados (o resto vai para a lateral do blog assim que possível):

Corrida

domingo, 5 de maio de 2013

Está a chegar o XXIX GP

Conforme é do conhecimento geral, já abriram há algum tempo as inscrições para o XXIX GP Pedro Chaves, que vai decorrer no próximo sábado.
Os players principais da edição 2013 já estão a preparar o regresso ao Carregado, mas ainda há vagas para todos os que quiserem demonstrar a sua velocidade na pista ribatej... estrem... enfim, que está ali na fronteira entre a Estremadura e o Ribatejo.






Para mais informações, contactar a Organização para o e-mail trofeupedrochaves@gmail.com.

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Donington Park - 20 anos

O tributo do TPC a uma das melhores performances de sempre, no seu 20º aniversário.

segunda-feira, 25 de março de 2013

Malásia 2013: Red Bull faz progressos

Os críticos assinalaram que a Red Bull demonstrou que afinal não é uma equipa unida e que a amizade gélida entre o tricampeão e o homem que pontuou na estreia na F1 com a Minardi estalou de vez.


Na verdade, é o oposto. A Red Bull já consegue gerir estas situações bem melhor que no passado.

quarta-feira, 20 de março de 2013

Prost ou Senna: uma lição de história

Vá, precisamos de polémica, de comentários, de cliques e visualizações durante esta pausa na competição. Vamos a isso. Prost ou Senna?

Este tema é especialmente importante, sabendo que já participaram no Troféu Pedro Chaves pilotos nascidos depois de 1994, e para quem esta questão é mais ou menos tão antiga como o conflito entre D. Afonso Henriques e a mãe.


A esses, nós explicamos em poucas palavras:

Durante 6 anos, entre 1988 e 1993, a Fórmula 1 teve um Cristiano Ronaldo e um Leonel Messi. Com milhões de adeptos e anti-adeptos de um lado e de outro, com personalidades e estilos diferentes, deixando dúvidas sobre qual deles seria o melhor, mas nenhum dúvida de que ambos estavam num nível acima dos demais.
Agora, qual deles o melhor? Qual o melhor piloto? Qual a melhor personalidade? Quem foi o verdadeiro vencedor?

Está aberta a caixa de comentários!

segunda-feira, 18 de março de 2013

GP Austrália 2013

(imagem daqui)
Nota: as opiniões veiculadas pelo Blog não reflectem necessariamente as visões da Organização do TPC e são da sua inteira responsabilidade.

Três notas sobre a abertura da F1:

- Nós aqui no Blog gostamos de Kimi Raikkonen. O finlandês quase nunca teve nas mãos o melhor carro, ao longo da sua carreira. O "melhor carro" inclui um carro que chegue ao fim, que foi o que a McLaren não lhe conseguiu dar em 2005, quando ele devia ter sido campeão.

sábado, 16 de março de 2013

Ferraz ultrapassa Capela e alcança os 200 pontos

Ferraz, no XXVIII GP,
já a pensar na próxima prova. Foto KXT
Os 8 pontos do 13º lugar alcançado em Almeirim valeram a Pedro Ferraz, da Acceleron Motorsport, duas proezas estatísticas:

- Ultrapassar o Campeão 2011, Tiago Capela, na tabela geral de pontos, sendo agora o 6º piloto com mais pontos;

- Dobrar a marca dos 200 pontos, sendo o 6º piloto a alcançar essa marca. Ferraz soma agora 202 pontos.

Desta forma, o piloto de Odivelas continua a trilhar de forma sustentável o seu caminho no TPC.

quarta-feira, 13 de março de 2013

Faltam o Senna e o Schumacher

O blog agradece a todos os responderam às entrevistas. Não só porque é uma forma de trocar pontos de vista que não se tenham comentado no calor do “post-race” e já com um pouco de reflexão, mas também pela função de arquivo que vão constituir para o futuro.

Entre os pilotos que ainda não responderam, as ausências mais notadas (segundo o critério da velocidade em pista, que não tem de ser o mais válido) estão as dos pilotos que ocuparam a primeira linha da grelha: a Bea e o Durão.

Esperamos que ainda possam responder, visto terem sido players fundamentais na luta pelos lugares da frente. Esta corrida de Almeirim fez lembrar um pouco aquele que este blog considera ter sido o melhor Grande Prémio da década de 90:

terça-feira, 12 de março de 2013

XXVIII GP - entrevista c/ J. Rodrigues

J. Rodrigues. Foto KXT
Qual a sua opinião geral da corrida, e nomeadamente sobre a primeira vitória de uma senhora no TPC? 
Foi com grande agrado que participei nesta prova, não só por ter antecedentes positivos em Almeirim,mas principalmente por ter uma grelha tão bem composta.Quanto à vitória da Bea, não me surpreendeu minimamente...Na corrida do Carregado andei um bom tempo atrás dela e foi suficiente para perceber que estava ali alguém com muito talento,algo que corre na família pelos vistos,tanto que ao cumprimentar o campeão do ano transacto,Rúben Durão,lhe confidenciei alguns dos meus palpites para os lugares da frente,entre os quais estava a Bea. Como já alguém referenciou, espero que seja o ponto de partida para poder contar com cada vez mais senhoras no troféu...


Como reagiu à largada e à primeira volta?

sábado, 9 de março de 2013

XXVIII GP - entrevista c/ L. Tereso

Luís Tereso (nº 5) à frente de Eugénio Silva.
Foto KXT
Qual a sua opinião geral da corrida, e nomeadamente sobre a primeira vitória de uma senhora no TPC?
Acerca da vitória de uma senhora no troféu, surpreendeu-me bastante. Muito bem que tem uns kilitos a menos que os senhores, mas há ali muito boas mãozinhas para conseguir superiorizar-se aos já bons pilotos do troféu.

Como reagiu à largada e à primeira volta?

XXVIII GP - entrevista c/ R. Vrielink

Vrielink concentrando-se (imagem KXT)
Qual a sua opinião geral da corrida, e nomeadamente sobre a primeira vitória de uma senhora no TPC?
Excelente! Muito competitiva com muitas trocas de posições e despiques leais. Pessoalmente, achei o kart rapido mas a fugir bastante. Os treinos estavam a correr bem, pensava eu, pois conseguia manter o ritmos dos favoritos. Todavia, quando vi que a Bia já me mordia os calcanhares vi logo que, salvo surpresas, estava ali a mais forte candidata à vitoria, o que se veio a comprovar. Foi uma vitoria “sem espinhas”, com performance que promete para as próximas corridas. No cômputo geral, o 10º lugar sabe a pouco, numa corrida feita de trás para a frente, com 2 piões na primeira dezena de voltas, recuperando depois 6 posições e terminando a 2 segundos do 7º, registando a 3ª volta mais rápida, perspectivam um campeonato interessante.



Como reagiu à largada e à primeira volta?

XXVIII GP - entrevista c/ P. Figueiredo

P. Figueiredo (imagem KXT)
Qual a sua opinião geral da corrida, e nomeadamente sobre a primeira vitória de uma senhora no TPC?
Corrida agradável. Boa disputa inicial com o Rui Silva, mas como para o acompanhar tinha de fazer um esforço maior do que o normal, optei por "desistir" e poupar um pouco as forças para outra corrida que tinha a seguir no Campera.
O pódio foi uma surpresa, pois não fosse o despiste do Ruben (ou outro azar de corrida com qualquer dos que seguiam à minha frente) estava fora de qualquer hipótese.
Uma vitória de uma senhora (menina) é sempre de louvar e apreciar. Ainda mais para mim, por ter sido a minha filha.
Gostava que esta vitória servisse de aliciante para que outras senhoras/raparigas, aderissem à modalidade.


Como reagiu à largada e à primeira volta?

XXVIII GP - entrevista c/ P. Correia

Paulo Correia, com o nº 4
Qual a sua opinião geral da corrida, e nomeadamente sobre a primeira vitória de uma senhora no TPC?
A corrida foi bastante disputada (ao centimetro) com pouco espaço para ultrapassagens num traçado que mistura partes muito técnicas e bastante rápidas. Da minha parte inicialmente estava a correr me muito bem, andei algum tempo em 4º / 5º Lugar mas com o decorrer da corrida e com um despiste acabei por perder posições e ficar no 7º Lugar. Quanto à Bea, foi para mim a primeira vez que numa corrida onde participo ganha uma senhora que pelos vistos poderá não ser a ultima pelo andamento que ela teve nesta corrida.... Segue daqui os meus parabéns para ela e para a excelente corrida que teve.

Como reagiu à largada e à primeira volta?

XXVIII GP - entrevista c/ J. Canteiro

J Canteiro (foto KXT)
Qual a sua opinião geral da corrida, e nomeadamente sobre a primeira vitória de uma senhora no TPC?
Foi uma corrida engraçada, sinceramente correu-me melhor os treinos do que a corrida em si, onde me vi envolvido em vários toques (alguns deles desnecessários, não acha meu caro R.Vrielink ??) o que me fez cair algumas posições. A pista de Almeirim tem pouca largura (e piso muito irregular), é complicado passar os pilotos mais lentos quando os apanhamos em certos pontos do traçado. Quanto à vitória da Bea, totalmente merecida (filha de peixe...), pode até funcionar como chamariz para atrair mais pilotos do sexo feminino (achei surpreendente e bastante positivo estarem 3 meninas à partida) - Eu que até acho que as meninas/senhoras não devem levar lastro, por uma questão de cortesia e até para motivar a sua participação neste desporto, às vezes tão masculino...  Pode ser que, para futuras provas, sejamos acompanhados pela Danica Patrick, Michelle Mouton, Katherine Legge, Claudia Huertgen, etc


Como reagiu à largada e à primeira volta?

sexta-feira, 8 de março de 2013

Feliz Dia da Mulher!

Ana e Bea
Não podia ser mais simbólico que a vitória da Bea Figueiredo e a presença recorde de 3 senhoras numa grelha do TPC tenha chegado no último sábado antes do 8 de Março.











Estreia promissora de Ana Margarida



Bea Über Alles.