sábado, 9 de março de 2013

XXVIII GP - entrevista c/ P. Correia

Paulo Correia, com o nº 4
Qual a sua opinião geral da corrida, e nomeadamente sobre a primeira vitória de uma senhora no TPC?
A corrida foi bastante disputada (ao centimetro) com pouco espaço para ultrapassagens num traçado que mistura partes muito técnicas e bastante rápidas. Da minha parte inicialmente estava a correr me muito bem, andei algum tempo em 4º / 5º Lugar mas com o decorrer da corrida e com um despiste acabei por perder posições e ficar no 7º Lugar. Quanto à Bea, foi para mim a primeira vez que numa corrida onde participo ganha uma senhora que pelos vistos poderá não ser a ultima pelo andamento que ela teve nesta corrida.... Segue daqui os meus parabéns para ela e para a excelente corrida que teve.

Como reagiu à largada e à primeira volta?

XXVIII GP - entrevista c/ J. Canteiro

J Canteiro (foto KXT)
Qual a sua opinião geral da corrida, e nomeadamente sobre a primeira vitória de uma senhora no TPC?
Foi uma corrida engraçada, sinceramente correu-me melhor os treinos do que a corrida em si, onde me vi envolvido em vários toques (alguns deles desnecessários, não acha meu caro R.Vrielink ??) o que me fez cair algumas posições. A pista de Almeirim tem pouca largura (e piso muito irregular), é complicado passar os pilotos mais lentos quando os apanhamos em certos pontos do traçado. Quanto à vitória da Bea, totalmente merecida (filha de peixe...), pode até funcionar como chamariz para atrair mais pilotos do sexo feminino (achei surpreendente e bastante positivo estarem 3 meninas à partida) - Eu que até acho que as meninas/senhoras não devem levar lastro, por uma questão de cortesia e até para motivar a sua participação neste desporto, às vezes tão masculino...  Pode ser que, para futuras provas, sejamos acompanhados pela Danica Patrick, Michelle Mouton, Katherine Legge, Claudia Huertgen, etc


Como reagiu à largada e à primeira volta?

sexta-feira, 8 de março de 2013

Feliz Dia da Mulher!

Ana e Bea
Não podia ser mais simbólico que a vitória da Bea Figueiredo e a presença recorde de 3 senhoras numa grelha do TPC tenha chegado no último sábado antes do 8 de Março.











Estreia promissora de Ana Margarida



Bea Über Alles.

quinta-feira, 7 de março de 2013

J. Rodrigues ultrapassou os 400 pontos

Então essas entrevistas, quando é que saem?
O Blog já recebeu as entrevistas de vários pilotos e, assim que houver um bocadinho, serão publicadas.
Entretanto, e para encher chouriços, publicamos um dado estatístico.

J. Rodrigues alcança a marca dos 400 pontos
O Bicampeão do TPC é também o detentor do recorde de pontos (somando o total da carreira), sendo o primeiro dos 142 pilotos que até agora participaram a ultrapassar a marca de 400 pontos, somando agora 408.
Apesar de a sua predominância estatística não ser a mesma de outros tempos, Rodrigues continua a deter o recorde de pontos, bem como o recorde de vitórias conquistadas (6) e, claro, o de Títulos de pilotos (2).
O TPC adoptou o sistema de pontuação 10-6-4-3-2-1 na sua primeira temporada (2007-2008) e adoptou o sistema actual a partir da temporada de 2009.

terça-feira, 5 de março de 2013

XXVII GP - A. Rodrigues onboard

A. Rodrigues, no XXVIII GP e não no XXVII GP.
(Só confusões, estes números romanos.
Por alguma razão adoptámos a numeração árabe.)
Além do Rujorian, também o António Rodrigues captou a respectiva performance no XXVII GP, no Carregado, que abriu a temporada de 2013.



 Aqui ficam os links para os 3 vídeos no Youtube:

"gp pedro chaves campera 1"

"gp pedro chaves campera2"

"gp pedro chaves campera 3"

XXVIII GP - entrevista c/ M. Gaspar

M. Gaspar, observando atentamente o veterano Rujorian,
quiçá com a esperança de aprender algum truque. Foto KXT
Aos 15 anos, e sendo um dos pilotos mais novos de sempre a passar pelo TPC (já tivemos outros menores de idade, mas não registámos as respectivas datas de nascimento; será um recorde a verificar mais tarde), Miguel Gaspar fez valer a sua pequena mas importante experiência prévia para conseguir um interessante 14º lugar. Eis a entrevista.

Qual a sua opinião geral da corrida, e nomeadamente sobre a primeira vitória de uma senhora no TPC?
A minha opinião geral da corrida é muito positiva, pois foi uma corrida muito competitiva com pilotos muito rápidos, e acho que é bom para o campeonato ter, não só homens, mas também senhoras a ganhar corridas, mostra que é um campeonato muito competitivo.


Como reagiu à largada e à primeira volta?

XXVIII GP - entrevista c/ M. Alemão


M. Alemão (foto KXT)
Qual a sua opinião geral da corrida, e nomeadamente sobre a primeira vitória de uma senhora no TPC? 
Há que felicitar o TPC por todos os feitos conseguidos, desde novos rookies, novas equipas, novo record de participação de Senhoras; e dar à Bea os Parabéns pelo excelente resultado. Pessoalmente vi-me “grego” e numa luta interessantíssima com ela na prova do Carregado, tendo ficado com boas indicações da sua qualidade. Agora mais do que indicações, está comprovado.

A prova em si não me correu de feição. Ainda não consegui uma prestação nesta pista que seja digna de nota, seja pelo formato da pista, seja pelos karts que apanho. Ainda assim diverti-me nalgumas situações, apercebi-me da diversão que houve em várias partes do pelotão (no grupo dos primeiros, nos intermédios, e até nos últimos), e apreciei a atenção data pelo staff do kartódromo ao desenrolar da prova. Que continue assim, e no futuro que venha melhor sorte para o meu lado.


 Como reagiu à largada e à primeira volta?

XXVIII GP - full race video with A. Rodrigues

O António Rodrigues, actual 8º classificado do campeonato e team leader da MadSpeed, oferece-nos a possibilidade de ver toda a sua corrida, a partir da câmara instalada no seu capacete.

Para ver o vídeo, clicar em ler mais.


segunda-feira, 4 de março de 2013

XXVIII GP - entrevista c/ A. Rodrigues

António Rodrigues (foto KXT)

Qual a sua opinião geral da corrida, e nomeadamente sobre a primeira vitória de uma senhora no TPC?
Excelente corrida, diverti-me muito. Muita luta em todo o lado,  mas não vi ninguém a fazer jogo sujo. Passei e foi passado algumas vezes e todas com fair play. Gostei muito da pista de Almeirim, principalmente os ganchos e aquela parte rápida antes da meta, dá bastante emoção. O meu peso a mais não me pareceu influenciar tanto aqui como no Carregado, ou isso ou eu tinha uma bomba de kart. Mesmo assim tenho que perder algum peso para me tornar mais competitivo.....

A primeira vitória de uma senhora foi brilhante , principalmente contra os monstros todos atrás dela. Demonstrou grande confiança e maturidade. Agora nós (homens) temos que trabalhar muito, senão cheira-me que poderá haver a primeira campeã feminina do TPC.

Como reagiu à largada e à primeira volta?

XXVIII GP - entrevista c/ P. Ribeiro

P. Ribeiro em preparação. Foto KXT
Qual a sua opinião geral da corrida, e nomeadamente sobre a primeira vitória de uma senhora no TPC?
Esta foi uma excelente corrida, do princípio ao fim! A vitória da Bea não me surpreendeu demais, ela já tinha dado indicações, no Carregado, que está ao nível dos melhores pilotos do TPC. Não sou dos que arranjam desculpas ou justificações com o peso... Ela venceu com 26 segundos de vantagem sobre mim e isso não é pelo lastro... Aliás, o Paulo Figueiredo pesa quase 90 quilinhos e deu-me 20 segundos... Portanto...

A vitória de uma senhora é um feito histórico no TPC mas também a participação de mais duas senhoras, uma delas a estrear-se nestas andanças, o é. Bem como a chegada de cinco novos pilotos e a criação de mais duas equipas!

Mas, voltando à prova, foi fantástica. A Direcção de Prova esteve excepcionalmente bem em todos os aspectos. Só o facto de formar a grelha com uma diferença de um carro ajudou logo a evitar problemas na primeira curva... Quem sabe, sabe. Os pilotos do TPC estão muito competitivos e discutem cada centímetro de pista. E, por vezes, até fora de pista!


domingo, 3 de março de 2013

XXVIII GP - entrevista c/ Rujorian

Rujorian, em preparação. Foto KXT
Qual a sua opinião geral da corrida, e nomeadamente sobre a primeira vitória de uma senhora no TPC?
Nunca a premissa “em primeiro lugar as senhoras” foi tão verdadeira! E a continuar assim, não sei não, mas quer-me parecer que a vamos ver mais vezes a vencer.
Da corrida quero acima de tudo dizer que gostei de ver uma grelha tão preenchida. Espero que continue assim.


Como reagiu à largada e à primeira volta?

Almeirim 1: Primeira vitória feminina!

Bea (1º), Rujorian (2º) e Paulo Figueiredo (3º)
Anda a F1 a pensar se há de integrar uma mulher no seu plantel... e já o TPC regista uma vitória feminina em GP! Mais um marco para a história deste Troféu.

Bea Figueiredo reforçou a imagem positiva que tinha deixado no Carregado e conquistou um autoritário hat-trick, tendo sido também, naturalmente, a primeira mulher a conseguir uma pole position e uma volta mais rápida no TPC.
Atrás de si ficaram os Quatro Tubarões desta edição 2013. Os dois veteranos e mais fortes do momento, Rujorian e Paulo Figueiredo, preencheram o pódio, deixando atrás de si o Campeão em título (foi apenas o 2º GP em que ficou de fora do pódio) e o histórico Bicampeão que continua a mostrar a sua regularidade.

A prova fica ainda marcada pelos seguintes "rótulos":

sexta-feira, 1 de março de 2013

XXVIII GP é já amanhã!

E pelo menos o Rujorian já leva a lição bem estudada.

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

6º aniversário - parabéns, TPC!

Pódio pateta no I GP Pedro Chaves, 24-02-2007.
O Troféu Pedro Chaves assinalou no passado domingo, dia 24, o seu 6º aniversário. (Hoje, dia 27, o aniversário é do próprio Pedro Matos Chaves, a quem também endereçamos os nossos parabéns. Mas esta proximidade de 3 dias é mera coincidência)

6 anos e 27 GP depois, o TPC parece estar mais forte e animado que nunca, agora que se aproxima um 28º GP que vai contar pela primeira vez com P. Figueiredo, R. Silva "Rujorian" e R. Durão na mesma prova. É um motivo de satisfação para os fundadores, que tiveram de adiar o II GP por falta de pilotos e que pensavam que a iniciativa não iria além de 2010 ou 2011. E o mérito é de todos os 130 e tal pilotos que participaram neste Troféu desde o seu início e dos quais vamos publicar os nomes, numa iniciativa inédita:




sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

XXVII GP - entrevista c/ R. Vrielink

R. Vrielink no XXVII GP
A 150 SARIP veio responder a esta entrevista em nome do seu piloto, R. Vrielink.


Qual a sua opinião geral da corrida?
Com a ausência de um piloto e o lugar fora do Top-Ten de outro, este foi o pior GP da história da 150 SARIP, uma equipa habituada aos pódios, às vitórias, à cerveja Topázio, às dobradinhas (já conquistámos uma) e aos títulos (temos 1, também, o que não é mau se pensarmos que ainda só se disputaram 4 e que durante muito tempo só corremos com um único kart. Mas quem é que se lembra já da cerveja Topázio?

Como reagiu à largada e à primeira volta?

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

XXVII GP - Rujorian onboard



A má largada de Rui Silva "Rujorian" e o seu paulatino regresso ao segundo lugar, e até à bandeirada final. Cortesia do próprio.

Quem quiser identificar os outros pilotos envolvidos no vídeo, basta verificar o número (que todos levam na traseira do kart, do lado direito, portanto visível nas imagens) e depois ver quem é quem na tabela de resultados fornecida pelo kartódromo (tanto dos treinos como da corrida). A coluna "kart" indica o número do kart de cada piloto.
(Relembramos que se pode clicar na imagem para aumentá-la, sendo que este comando é diferente consoante o browser - Internet Explorer, Mozilla Firefox ou Google Chrome - que se esteja a utilizar.)

domingo, 10 de fevereiro de 2013

XXVII GP - entrevista c/ Luís Tereso

Luis Tereso
Qual a sua opinião geral da corrida?
Um terceiro lugar na corrida foi muito bem até porque era a para primeira vez na pista do Campera. Fiz o 3º tempo na qualificação, aguentei cerca de meia prova em segundo lugar, mas a falta de experiência e também falta de braços levou a que não aguentasse mais tempo nesse lugar ou até mesmo acabar em segundo.


Como reagiu à largada e à primeira volta?

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

XXVII GP - entrevista c/ M. Alemão

M. Alemão
Qual a sua opinião geral da corrida?

Apraz-me sempre voltar a esta pista, onde me vou dando sempre muito bem. Além de que foi bastante competitiva.

Como reagiu à largada e à primeira volta?


XXVII GP - entrevista c/ Rujorian

Rui "Rujorian" Silva

Qual a sua opinião geral da corrida?
Bastante positiva. Foi interessante em termos de luta com outros pilotos e adivinho dificuldades futuras pois a competitividade é grande e pelo que percebi faltaram alguns dos pilotos principais.
Em diversos troféus onde já corri anteriormente, dava-se 1 ponto adicional ao piloto da Pole e também 1 ponto adicional ao da volta mais rápida (VMR). Pelo que percebi, no TPC isso não se faz, de qualquer forma fica aqui a sugestão.
Apesar das lutas em que me envolvi terem sido todas corretas, duras, mas leais, soube no fim da corrida que um dos pilotos mais atrasados tinha desistido porque, ao que parece, teve “encontros imediatos” não muito agradáveis.
Isto é mais vulgar do que se pensa e em todos os troféus e corridas em que participei sempre aconteceram queixas deste tipo.
De qualquer forma, é algo sobre o qual devemos refletir. Afinal andamos nisto por divertimento e não para nos andarmos a chatear uns aos outros. O sucesso de um troféu passa pelo bem estar e camaradagem que existe entre os pilotos independentemente das rivalidades saudáveis que possam existir. Por isso apelo a um maior desportivismo em pista para que todos possamos dar por bem empregue a ida a uma corrida do TPC.


Como reagiu à largada e à primeira volta?

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

XXVII GP - entrevista c/ P. Figueiredo

Paulo Figueiredo, o grande vencedor da prova de abertura do TPC 2013, em entrevista ao Blog do Troféu.


Qual a sua opinião geral da corrida?
Como todas as vitórias, soube bem! Ordenada e pacifica para uma corrida sprint.


Como reagiu à largada e à primeira volta?