Já participaram 121 pilotos no TPC desde 2007, e o Blogue vem trazer alguns deles ao convívio geral. Hoje é a vez de Tiago Nunes.
Olá, Tiago. Como tem acompanhado a evolução do TPC?
Olá a todos! Um abraço especial aos "karters" do TPC. Apesar de já estar arredado à algum tempo, penso que o troféu se tem dado a conhecer, e tem havido cada vez mais qualidade nas provas.
O seu momento de glória foi o X GP (Batalha 2010), onde lutou roda a roda com o actual detentor dos recordes de títulos, de vitórias e de pontos do TPC, e conseguiu os seus primeiros pontos. Que memórias guarda dessa prova?
segunda-feira, 21 de maio de 2012
domingo, 20 de maio de 2012
XXIII GP - entrevista com I. Paulino
| Paulino segurando adversários |
O problema não foi o tempo, foi mesmo os karts e o comportamento dos seus travões. Tal como na corrida aqui feita em chuva, não consegui adaptar-me ao tipo de travagem. O kart trava muito bem, mas em todos os ganchos a traseira afundava-se e não conseguia recuperá-la. Basta ver que fui quase sempre ultrapassado em aceleração.
Nos treinos segui o Daniel Ferreira e mantive o ritmo dele. Quando me decidi a fazer a Parabólica a fundo, percebi que até me aproximava um pouco, mas para os ganchos nunca encontrei solução.
Na corrida, a sensação foi sempre a de estar em perda. Ganhei até um lugar ao Paulo Ribeiro na largada, mas ele estava bem mais rápido que eu, ao ponto de se colocar ao meu lado na Parabólica, e era uma questão de tempo até me passar.
sábado, 19 de maio de 2012
XXIII GP - entrevista com R. Vrielink
| A nova decoração estreada em Almeirim por R. Vrielink. Trabalho de Fernando Pires |
A Organização esteve muito bem, especialmente nas negociações 2 minutos antes do inicio dos treinos, para alterar a pista. A pista invertida mostrou ter sido uma aposta ganha pois é realmente mais divertida e exigente. O pelotão andou sempre muito junto em lutas constantes. A multidão que veio assistir à prova terá certamente dado por bem empregue o seu tempo. O mais negativo foi mesmo o tempo que o kartódromo demorou a preparar os karts.
O reabastecimento deveria ter sido efectuado muito antes. Como se adaptou nos treinos, na largada e na primeira volta?
sexta-feira, 18 de maio de 2012
XXIII GP - entrevista com E. Silva
| E. Silva (10), na primeira volta, entre os 150 SARIP's. |
Em primeiro lugar o calor que se fez sentir na tarde do último sábado, com temperaturas a rondar os 34º, foi com certeza para todos a maior dificuldade neste convívio no traçado de Almeirim. Realço, uma vez mais e, desde já, o extraordinário e visível aumento de competitividade de todos os participantes sem excepção, comprovado pelos resultados, como se pode verificar. Aproveito a oportunidade para enviar também um agradecimento especial não só aos concorrentes (dois, salvo erro) a serem dobrados, mas também em outras situações similares, onde o melhor comportamento desportivo imperou de uma forma evidente. Sobre a corrida, obtendo a 4ª melhor marca nos treinos mantive, após a partida, a mesma posição durante as primeiras voltas, até que, com um andamento mais rápido que o Vrielink, concorrente que me precedia, concluí com êxito, um pouco mais tarde, a ultrapassagem, posicionando-me assim no terceiro lugar. Durante um largo período, nunca perdendo de vista os dois primeiros, consegui assim rodar encostado ao João Rodrigues, que ocupava nesse momento o 2ª posto.
quarta-feira, 16 de maio de 2012
XXIII GP - entrevista com Filipe Fonseca
![]() |
| Venizelos e Papandreou, o actual e o anterior líderes do PASOK, já debateram a hipótese de criarem uma equipa no TPC quando forem corridos da Grécia, tal como o sr. Sócrates foi para Paris. Foto Bloomberg |
Fui dos primeiros a contestar a inversão do sentido da pista assim que a decisão foi tomada, mas também o primeiro a reconhecer que estava errado, pois o circuito é muito mais divertido assim. Comparado com o Carregado, as condições metereológicas estavam excelentes.
Como se adaptou nos treinos, na largada e na primeira volta?
terça-feira, 15 de maio de 2012
XXIII GP - no Autosport
Mais uma vez, somos notícia no Autosport, com um relato bastante interessante e completo sobre as incidências da corrida do passado sábado! A confirmar aqui.
XXIII GP - Resultados
Para gáudio de todos os que analisar ao pormenor todas as voltas e todos os detalhes, o Blogue já publicou, no respectivo menu, os resultados do XXIII GP, bem como as tabelas actualizadas dos campeonatos (Pilotos e Equipas.).
XXIII GP - entrevista c/ D. Santos
![]() |
| David Santos à entrada da recta das boxes |
Como se adaptou nos treinos, na largada e na primeira volta?
Toda a prova foi bastante emocionante, desde o primeiro segundo até ao último, manter o kart dentro da pista foi um desafio, por vezes falhado.
O que gostaria de destacar, sobre a corrida?
segunda-feira, 14 de maio de 2012
XXIII GP - entrevista c/ P. Ribeiro
| Os slot-cars descritos por P. Ribeiro, dos quais é o próprio Ribeiro (7) que se destaca, a "dar o bote" em Paulino. |
Como se adaptou nos treinos, na largada e na primeira volta?
domingo, 13 de maio de 2012
XXIII GP - entrevista com J. Rodrigues
![]() |
| Rodrigues segura Durão nas primeiras voltas |
Qual a sua opinião geral da prova? Como se deu com o tempo abafado e com a pista invertida?
Mais uma vez tivemos o calor presente nas provas do TPC, como é sabido isso traz-me sempre muitas dificuldades a nível físico, pois acelera de forma muito acentuada o cansaço durante a prova... Gostei muito desta versão da pista, a secção inicial apesar de muito exigente a nível físico, fazendo a parabólica a fundo, revelou-se muito divertida, mas ao mesmo tempo desgastante com o passar das voltas... Sem dúvida uma experiência a repetir,mas se for possível com temperaturas mais amenas...
Como se adaptou nos treinos, na largada e na primeira volta?
Etiquetas:
XXIII GP - entrevistas
sábado, 12 de maio de 2012
Almeirim: Durão destaca-se
| David Santos, o Campeão do Vau, a caminho de um bom resultado que deixou a sua equipa, a RTC Racing Team, no 6º da Geral |
A prova ficou marcada três factores:
- As condições atmosféricas singulares, à volta dos 34 graus, mas sempre com tempo encoberto, com nuvens altas e muito abafado, aquilo que a Maria João Ruela da SIC chamou "semi-cinzento". Condições difíceis, porém diferentes dos 40 graus do Carregado 2011.
- A estreia do TPC na versão inversa do traçado de Almeirim, que se revelou fisicamente muito exigente, em especial com a longa curva Parabólica que é feita a uma velocidade muito superior do que na versão normal.
- A faceta solidária do TPC, que conseguiu acumular uma pequena quantia para ajudar o João, que sofre de polimicrogiria. Quem quiser saber mais sobre a história e a situação do João, visite a sua página Facebook.
Como curiosidades extra, tivemos ainda a prestação da nova equipa, a RTC Racing Team, que conseguiu incrivelmente uma vitória na sua prova de estreia, e que, com a ajuda determinada de David Santos (que garantiu um lugar na equipa à última hora), saltou directa para o 6º lugar da geral por equipas; e para a estreia da nova decoração do capacete de R. Vrielink.
Corrida - resultados
1º R. Durão
2º J. Rodrigues
3º R. Vrielink
4º P. Ribeiro
5º E. Silva
6º D. Ferreira
7º P. Ferraz
8º M. Alemão
9º I. Paulino
10º F. Fonseca
11º D. Santos
Campeonato Pilotos
1º R. Durão 71 pontos
2º R. Vrielink 59 pontos
3º P. Ribeiro 52 pontos
4º J. Rodrigues 50 pontos
5º M. Alemão 45 pontos
6º P. Ferraz 43 pontos
7º E. Silva 43 pontos
8º D. Ferreira 26 pontos
9º I. Paulino 25 pontos
10º C. Santos 21 pontos
11º F. Fonseca 21 pontos
12º T. Ferreira 16 pontos
13º R. Silva 13 pontos
14º J. Figueiredo 11 pontos
15º D. Santos 10 pontos
16º F. Videira 9 pontos
17º D. Paulino 8 pontos
18º T. Santos 7 pontos
Campeonato Equipas
1º KXT 95 pontos
2º Acceleron Motorsport 95 pontos
3º 150 SARIP 84 pontos
4º Crash Test Dummies 47 pontos
5º Albakarting 43 pontos
6º RTC Racing Team 35 pontos
7º Outlaws 34 pontos
8º BF Team 16 pontos
quinta-feira, 10 de maio de 2012
Agora vamos ter sol
![]() |
| imagem daqui |
Vejamos as principais novidades no plantel:
sábado, 14 de abril de 2012
David Santos está de volta!
O talentoso vauense e pioneiro português do Instagram, David Santos, anunciou o seu regresso ao Troféu Pedro Chaves, depois de uma promissora estreia no XIII GP (Fátima 2010), e pode ser um candidato aos lugares da frente. Nunca se sabe onde está o próximo Sérgio Perez - e basta relembrar o caso de P. Ferraz, que venceu o seu 3º GP!
(Vamos a ver se o blog do TPC vai aparecer em primeiro no Google numa pesquisa por "vauense".)
(Vamos a ver se o blog do TPC vai aparecer em primeiro no Google numa pesquisa por "vauense".)
sexta-feira, 16 de março de 2012
XXIII GP marcado para as 16h!
Para facilitar a vida a toda a gente, a corrida em Almeirim foi alterada para as 16h. E mais: nenhum dos pilotos do TPC irá descer de divisão no fim da época.
XXII GP - entrevista c/ I. Paulino
![]() |
| I. Paulino (imagem João Serralheiro) |
Foi mais uma corrida muito divertida e em que me senti bem do princípio ao fim, e ter feito a volta mais rápida prova isso mesmo. Aliás, creio que só mesmo na corrida de Almeirim do ano passado é que não me consegui propriamente divertir. Aqui tivemos mais uma novidade, que foi piso húmido, mas não propriamente molhado, nem apanhámos chuva a sério.
Claro que ter feito a volta mais rápida e terminar em oitavo é uma enorme desilusão. Com mais calma nas primeiras voltas e talvez pudesse ter chegado ao pódio, embora fosse difícil bater o Reinold e o Ruben porque eles só cometeram um erro cada um (olhando para as tabelas), logo ao início, e não parece ter sido grave. O meu 8º é totalmente merecido.
Esperava um pouco mais do Tiago Ferreira e do Eugénio, dada os resultados de um e a suposta (pensava eu..) experiência que imaginei no outro. Verifiquei que o meu confrade Daniel Paulino conseguiu uma volta mais rápida dois segundos melhor que a dos seus mais directos mais adversários e quero acreditar que foi devido ao conselho que muito rapidamente lhe dei na formação da pré-grelha sobre condução à chuva! Ou então é simplesmente um piloto com boa margem de progressão. Espero que os três continuem a aparecer no TPC, até porque vamos fazer mais 3 provas na Alta Estremadura este ano. E tive pena que os pilotos da KXT não explicassem um pouco melhor aqui nas entrevistas aquele jogo de equipa que protagonizaram na última volta.
Já tinha corrido na variante D do kartódromo de Leiria?
domingo, 11 de março de 2012
Chuva
![]() |
| imagem João Serralheiro |
IX GP - Leiria 2009
Primeira vitória de Tiago Capela que só não deu uma volta de avanço aos outros ocupantes do pódio, com Tiago Ferreira bem isolado no segundo lugar e muito distante do terceiro. (Link 1, link 2)
X GP - Batalha 2010
Corrida disputada sob alerta laranja da Protecção Civil, repetindo-se os 2 primeiros lugares da corrida anterior. (link)
sexta-feira, 9 de março de 2012
XXII GP - entrevista c/ Eugénio Silva
Qual a sua opinião geral da corrida, em especial sobre o piso molhado?
Embora seja um profundo conhecedor desta pista, mas não da variante escolhida, foi para mim uma experiência nova, principalmente não só a este tipo de karts neste traçado, mas também relativamente ao piso, uma vez que, em prova, tive a primeira experiência em pista molhada.
Considerei uma boa corrida no seu todo, da minha parte com excessivos erros, e alguns "piões" que não estavam no programa e que se traduziram num resultado final um pouco distante das minhas expectativas.
Já tinha corrido na variante D do kartódromo de Leiria?
Embora seja um profundo conhecedor desta pista, mas não da variante escolhida, foi para mim uma experiência nova, principalmente não só a este tipo de karts neste traçado, mas também relativamente ao piso, uma vez que, em prova, tive a primeira experiência em pista molhada.
Considerei uma boa corrida no seu todo, da minha parte com excessivos erros, e alguns "piões" que não estavam no programa e que se traduziram num resultado final um pouco distante das minhas expectativas.
Já tinha corrido na variante D do kartódromo de Leiria?
quinta-feira, 8 de março de 2012
XXII GP - entrevista c/ Mário Alemão
Qual a sua opinião geral da corrida, em especial sobre o piso molhado?
![]() |
| Mário Alemão (imagem João Serralheiro) |
Nas condições existentes, quem fizesse o menor número de erros seria coroado. Não sei se serei o único mas esperaria que houvesse mais chuva. Um dilúvio. No entatno, não deixou de ser uma corrida interessante com imensas trocas de posições, lutas intensas contra o piso molhado e para nõa bater – de proposito – noutros pilotos. Enfim, já havia uma pontinha de saudade de corrida à chuva …
Já tinha corrido na variante D do kartódromo de Leiria?
quarta-feira, 7 de março de 2012
XXII GP - entrevista c/ Paulo Ribeiro
![]() |
| Paulo Ribeiro (imagem João Serralheiro) |
Qual a sua opinião geral da corrida, em especial sobre o piso molhado?
A corrida foi,mais uma vez, muito agradável. O piso molhado, sem demasiada chuva, deu muito mais interesse á corrida, exigindo uma condução mais técnica e cuidadosa que o habitual.
Já tinha corrido na variante D do kartódromo de Leiria?
Subscrever:
Mensagens (Atom)












