Qual a sua opinião geral da prova? Como se deu com o tempo abafado e com a pista invertida?
Mais uma vez tivemos o calor presente nas provas do TPC, como é sabido isso traz-me sempre muitas dificuldades a nível físico, pois acelera de forma muito acentuada o cansaço durante a prova... Gostei muito desta versão da pista, a secção inicial apesar de muito exigente a nível físico, fazendo a parabólica a fundo, revelou-se muito divertida, mas ao mesmo tempo desgastante com o passar das voltas... Sem dúvida uma experiência a repetir,mas se for possível com temperaturas mais amenas...
Como se adaptou nos treinos, na largada e na primeira volta?
David Santos, o Campeão do Vau, a caminho de um bom resultado que deixou a sua equipa, a RTC Racing Team, no 6º da Geral
Ruben Durão venceu de forma clara e autoritária (hat-trick e 14 segundos de margem) e reforçou a liderança do Campeonato de Pilotos, no XXIII GP Pedro Chaves, em Almeirim. O bicampeão Rodrigues e o campeão Vrielink completaram o pódio.
A prova ficou marcada três factores:
- As condições atmosféricas singulares, à volta dos 34 graus, mas sempre com tempo encoberto, com nuvens altas e muito abafado, aquilo que a Maria João Ruela da SIC chamou "semi-cinzento". Condições difíceis, porém diferentes dos 40 graus do Carregado 2011.
- A estreia do TPC na versão inversa do traçado de Almeirim, que se revelou fisicamente muito exigente, em especial com a longa curva Parabólica que é feita a uma velocidade muito superior do que na versão normal.
- A faceta solidária do TPC, que conseguiu acumular uma pequena quantia para ajudar o João, que sofre de polimicrogiria. Quem quiser saber mais sobre a história e a situação do João, visite a sua página Facebook.
Como curiosidades extra, tivemos ainda a prestação da nova equipa, a RTC Racing Team, que conseguiu incrivelmente uma vitória na sua prova de estreia, e que, com a ajuda determinada de David Santos (que garantiu um lugar na equipa à última hora), saltou directa para o 6º lugar da geral por equipas; e para a estreia da nova decoração do capacete de R. Vrielink.
Corrida - resultados
1º R. Durão
2º J. Rodrigues
3º R. Vrielink
4º P. Ribeiro
5º E. Silva
6º D. Ferreira
7º P. Ferraz
8º M. Alemão
9º I. Paulino
10º F. Fonseca
11º D. Santos
Campeonato Pilotos
1º R. Durão 71 pontos
2º R. Vrielink 59 pontos
3º P. Ribeiro 52 pontos
4º J. Rodrigues 50 pontos
5º M. Alemão 45 pontos
6º P. Ferraz 43 pontos
7º E. Silva 43 pontos
8º D. Ferreira 26 pontos
9º I. Paulino 25 pontos
10º C. Santos 21 pontos
11º F. Fonseca 21 pontos
12º T. Ferreira 16 pontos
13º R. Silva 13 pontos
14º J. Figueiredo 11 pontos
15º D. Santos 10 pontos
16º F. Videira 9 pontos
17º D. Paulino 8 pontos
18º T. Santos 7 pontos
Campeonato Equipas
1º KXT 95 pontos
2º Acceleron Motorsport 95 pontos
3º 150 SARIP 84 pontos
4º Crash Test Dummies 47 pontos
5º Albakarting 43 pontos
6º RTC Racing Team 35 pontos
7º Outlaws 34 pontos
8º BF Team 16 pontos
Depois de se ter temido que o TPC 2012 voltasse a ter chuva, pela segunda vez durante um período de seca extrema que entretanto já deverá ter passado a seca moderada, é certo que estará um dia de bastante sol na Quinta da Conceição, em Almeirim, no próximo sábado.
O talentoso vauense e pioneiro português do Instagram, David Santos, anunciou o seu regresso ao Troféu Pedro Chaves, depois de uma promissora estreia no XIII GP (Fátima 2010), e pode ser um candidato aos lugares da frente. Nunca se sabe onde está o próximo Sérgio Perez - e basta relembrar o caso de P. Ferraz, que venceu o seu 3º GP!
(Vamos a ver se o blog do TPC vai aparecer em primeiro no Google numa pesquisa por "vauense".)
Para facilitar a vida a toda a gente, a corrida em Almeirim foi alterada para as 16h. E mais: nenhum dos pilotos do TPC irá descer de divisão no fim da época.
Qual a sua opinião geral da corrida, em especial sobre o piso molhado?
Foi mais uma corrida muito divertida e em que me senti bem do princípio ao fim, e ter feito a volta mais rápida prova isso mesmo. Aliás, creio que só mesmo na corrida de Almeirim do ano passado é que não me consegui propriamente divertir. Aqui tivemos mais uma novidade, que foi piso húmido, mas não propriamente molhado, nem apanhámos chuva a sério.
Claro que ter feito a volta mais rápida e terminar em oitavo é uma enorme desilusão. Com mais calma nas primeiras voltas e talvez pudesse ter chegado ao pódio, embora fosse difícil bater o Reinold e o Ruben porque eles só cometeram um erro cada um (olhando para as tabelas), logo ao início, e não parece ter sido grave. O meu 8º é totalmente merecido.
Esperava um pouco mais do Tiago Ferreira e do Eugénio, dada os resultados de um e a suposta (pensava eu..) experiência que imaginei no outro. Verifiquei que o meu confrade Daniel Paulino conseguiu uma volta mais rápida dois segundos melhor que a dos seus mais directos mais adversários e quero acreditar que foi devido ao conselho que muito rapidamente lhe dei na formação da pré-grelha sobre condução à chuva! Ou então é simplesmente um piloto com boa margem de progressão. Espero que os três continuem a aparecer no TPC, até porque vamos fazer mais 3 provas na Alta Estremadura este ano. E tive pena que os pilotos da KXT não explicassem um pouco melhor aqui nas entrevistas aquele jogo de equipa que protagonizaram na última volta.
Já tinha corrido na variante D do kartódromo de Leiria?
Respondendo às afirmações de que TPC sem chuva não é TPC, o Blogue foi pesquisar os arquivos para constatar que, das 22 corridas disputadas, apenas 6 tiveram chuva ou piso molhado. Aliás, só à 9ª tentativa é que chuva fez a sua aparição, quando alguns pilotos já acreditavam que o TPC nunca teria chuva. Vamos conferir:
IX GP - Leiria 2009
Primeira vitória de Tiago Capela que só não deu uma volta de avanço aos outros ocupantes do pódio, com Tiago Ferreira bem isolado no segundo lugar e muito distante do terceiro. (Link 1, link 2)
X GP - Batalha 2010
Corrida disputada sob alerta laranja da Protecção Civil, repetindo-se os 2 primeiros lugares da corrida anterior. (link)
Qual a sua opinião geral da corrida, em especial sobre o piso molhado?
Embora seja um profundo conhecedor desta pista, mas não da variante escolhida, foi para mim uma experiência nova, principalmente não só a este tipo de karts neste traçado, mas também relativamente ao piso, uma vez que, em prova, tive a primeira experiência em pista molhada.
Considerei uma boa corrida no seu todo, da minha parte com excessivos erros, e alguns "piões" que não estavam no programa e que se traduziram num resultado final um pouco distante das minhas expectativas.
Já tinha corrido na variante D do kartódromo de Leiria?
Nas condições existentes, quem fizesse o menor número de erros seria coroado. Não sei se serei o único mas esperaria que houvesse mais chuva. Um dilúvio. No entatno, não deixou de ser uma corrida interessante com imensas trocas de posições, lutas intensas contra o piso molhado e para nõa bater – de proposito – noutros pilotos. Enfim, já havia uma pontinha de saudade de corrida à chuva …
Já tinha corrido na variante D do kartódromo de Leiria?
Qual a sua opinião geral da corrida, em especial sobre o piso molhado?
A corrida foi,mais uma vez, muito agradável. O piso molhado, sem demasiada chuva, deu muito mais interesse á corrida, exigindo uma condução mais técnica e cuidadosa que o habitual.
Já tinha corrido na variante D do kartódromo de Leiria?
Qual a sua opinião geral da corrida, em especial sobre o piso molhado?
Foi uma corrida interessante e muito disputada. A chuva veio alterar os planos de todos e tornou-a imprevisivel. Pilotos com mais experiencia poderiam fazer a diferença… ou não. Na verdade era essencial ter cautelas, mas era também preciso arriscar. Acho que todos contribuiram para uma corrida disputada e equilibrada.
Já tinha corrido na variante D do kartódromo de Leiria?
Qual a sua opinião geral da corrida, em especial sobre o piso molhado?
Foi a primeira corrida da época para a Crashtest e vinhamos com entusiasmo a mais para um piso tão escorregadio. Cometemos erros atrás de erros e pior do que ter chovido, foi ter chovido pouco e ser a primeira precipitação depois do longo período de seca severa que tem assombrado o país, pois haviam zonas em que aquilo brilhava e escorregava demais para ser só água.
Já tinha corrido na variante D do kartódromo de Leiria?
Numa tarde em que o TPC conseguiu fazer uma corrida em piso molhado enquanto metade do país está em seca extrema e outra metade em seca severa, R. Vrielink, que havia confirmado a presença no dia antes, voltou às vitórias, ele que já não vencia desde Junho de 2008, e com um Título de Campeão pelo meio. R. Durão posicionou-se como sério candidato ao título, com o 2º lugar, e P. Ribeiro continua as boas exibições, esta premiada com um pódio.
Como os GP já não têm troféus nem hino, o Blogue vai homenagear a nacionalidade estrangeira do vencedor com o hino do seu país.
É um bocadinho ensosso, comparado com o nosso, mas isso é porque o leitor nunca ouviu os holandeses a cantar os parabéns.
Corrida
1º Reinold Vrielink
2º Ruben Durão
3º Paulo Ribeiro
4º Pedro Ferraz
5º Tiago Ferreira
6º João Rodrigues
7º Mário Alemão
8º Ismael Paulino
9º Eugénio Silva
10º Daniel Ferreira
11º Filipe Fonseca
12º Francisco Videira
13º Daniel Paulino
14º Tiago Santos
Campeonato Pilotos
1º Ruben Durão 46 pontos
2º Reinold Vrielink 41 pontos
3º Paulo Ribeiro 35 pontos
4º Mário Alemão 31 pontos
5º Pedro Ferraz 29 pontos
6º João Rodrigues 29 pontos
7º Eugénio Silva 27 pontos
8º Carlos Santos 21 pontos
9º Tiago Ferreira 16 pontos
10º Ismael Paulino 13 pontos
11º Rupes Silva 13 pontos
12º Daniel Ferreira 11 pontos
13º José Figueiredo 11 pontos
14º Filipe Fonseca 10 pontos
15º Francisco Videira 9 pontos
16º Daniel Paulino 8 pontos
17º Tiago Santos 7 pontos
Campeonato Equipas
1º Acceleron Motorsport 64 pontos
2º KXT 60 pontos
3º 150 SARIP 54 pontos
4º Outlaws 34 pontos
5º Albakarting 27 pontos
6º Crash Dummies 21 pontos
7º BF Team 16 pontos
Ao contrário do que estava previsto, R. Vrielink vai mesmo estar presente no XXII GP! O resultado frustrante do SLB só vem dar mais forças ao campeão de 2009, que promete transformar a frustração, a raiva e a desilusão numa super-performance!
Daniel Sousa, o director desportivo da 150 SARIP este ano patrocinada pelo Descafeinado Timorense, alegrou-se com a presença dos seus dois pilotos em pista e espera uma performance tão dominadora como no XX GP, também em Leiria (Outubro 2011), ao estilo McLaren-Honda 1988.*
Desenganem-se os que acreditavam que a participação solitária de Ruben Durão numa só corrida em 2011 (XIX GP, Palmela) seria sinal de que o piloto lisboeta participaria apenas ocasionalmente.
Ruben Durão já está inscrito para Leiria e promete defender a liderança do campeonato!
As temporadas de f1 de 1989 e 1990 atingiram um estatuto de míticas e épicas, comparáveis ao golo do Maradona no mundial de 1986, que seria impensável na altura. Ficamos aqui com um ponto de vista diferente e inédito do choque de 1989, em Suzuka.
Nota: dizem que os japoneses preferiam Senna a Prost, e o vídeo parece comprová-lo.
Benvindo ao TPC 2012! qual a sua opinião geral da corrida?
No geral englobando também a qualificação tenho de admitir que foi das provas menos conseguidas de sempre, cometi muitos erros, que resultaram em piões e em toques absolutamente desnecessários e penalizadores...
Alguém acredita que o Domingos não vai substituir o Vítor Pereira para o ano? nota do Blogue: João Rodrigues não respondeu às questões relacionadas com futebol. Acreditamos que se tratou de uma reacção ao desaparecimento súbito da vantagem de 5 pontos de que o SLB dispunha, somada ao facto de a UDL se ter instalado isoladamente no último lugar da Liga Sagres.
O nosso santo patrono faz hoje anos! Feliz Aniversário!
Esta é uma forma de assinalarmos também mais um aniversário do próprio Troféu. foi a 24 de Fevereiro de 2007 - 3 dias antes do aniversário do patrono - que ocorreu o I GP Pedro Chaves, em Leiria.
A Organização da altura não tinha grandes perspectivas sobre o futuro, e lá bem no fundo não acreditava que, no cenário mais optimista, fosse para além de 2011. Essa barreira psicológica foi sem ultrapassada na última corrida em Almeirim; significa que, malgré tout, se conseguiu ir além do que era razoavelmente previsível quando tudo começou.
GP Bélgica 1992. Schumacher precisou de 18 tentativas
para vencer o seu 1º GP; Durão, apenas 2.
Imagem BBC
Benvindo ao TPC 2012! qual a sua opinião geral da corrida?
Gostei bastante desta corrida. A organização esteve muito bem e foi uma excelente prova.
O ambiente que se vive no TPC é muito agradável.
Alguém acredita que o Domingos não vai substituir o Vítor Pereira para o ano?
Não, quem vai treinar o Porto é o Futre e os preparadores físicos e futuros jogadores vão ser chineses. Com sorte, não pagam a luz nem a água gasta no estádio.