sexta-feira, 2 de março de 2012

Última hora: Vrielink confirma presença em Leiria!

Ao contrário do que estava previsto, R. Vrielink  vai mesmo estar presente no XXII GP! O resultado frustrante do SLB só vem dar mais forças ao campeão de 2009, que promete transformar a frustração, a raiva e a desilusão numa super-performance!









Daniel Sousa, o director desportivo da 150 SARIP este ano patrocinada pelo Descafeinado Timorense, alegrou-se com a presença dos seus dois pilotos em pista e espera uma performance tão dominadora como no XX GP, também em Leiria (Outubro 2011), ao estilo McLaren-Honda 1988.*




*se não disse, era bem capaz de ter dito.

Durão não desarma

Schumacher em 1992 (imagem Terra)

Desenganem-se os que acreditavam que a participação solitária de Ruben Durão numa só corrida em 2011 (XIX GP, Palmela) seria sinal de que o piloto lisboeta participaria apenas ocasionalmente.

Ruben Durão já está inscrito para Leiria e promete defender a liderança do campeonato!

quinta-feira, 1 de março de 2012

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

1989 - um ponto de vista inédito

As temporadas de f1 de 1989 e 1990 atingiram um estatuto de míticas e épicas, comparáveis ao golo do Maradona no mundial de 1986, que seria impensável na altura. Ficamos aqui com um ponto de vista diferente e inédito do choque de 1989, em Suzuka.




Nota: dizem que os japoneses preferiam Senna a Prost, e o vídeo parece comprová-lo.

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

XXI GP - entrevista c/ João Rodrigues

Qu´é dos 5 pontos, pá?? (daqui)

Benvindo ao TPC 2012! qual a sua opinião geral da corrida?
No geral englobando também a qualificação tenho de admitir que foi das provas menos conseguidas de sempre, cometi muitos erros, que resultaram em piões e em toques absolutamente desnecessários e penalizadores...

Alguém acredita que o Domingos não vai substituir o Vítor Pereira para o ano?
nota do Blogue: João Rodrigues não respondeu às questões relacionadas com futebol. Acreditamos que se tratou de uma reacção ao desaparecimento súbito da vantagem de 5 pontos de que o SLB dispunha, somada ao facto de a UDL se ter instalado isoladamente no último lugar da Liga Sagres.


Como reagiu à largada e à primeira volta?

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Feliz Aniversário, Pedro Matos Chaves!

imagem daqui
O nosso santo patrono faz hoje anos! Feliz Aniversário!
Esta é uma forma de assinalarmos também mais um aniversário do próprio Troféu. foi a 24 de Fevereiro de 2007 - 3 dias antes do aniversário do patrono - que ocorreu o I GP Pedro Chaves, em Leiria.
A Organização da altura não tinha grandes perspectivas sobre o futuro, e lá bem no fundo não acreditava que, no cenário mais optimista, fosse para além de 2011. Essa barreira psicológica foi sem ultrapassada na última corrida em Almeirim; significa que, malgré tout, se conseguiu ir além do que era razoavelmente previsível quando tudo começou.

Para assinalar a data, deixamos o link para a excelente entrevista de Pedro Matos Chaves ao ionline, em Março de 2011.

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

XXI GP - entrevista c/ Ruben Durão

GP Bélgica 1992. Schumacher precisou de 18 tentativas
para vencer o seu 1º GP; Durão, apenas 2.
Imagem BBC
Benvindo ao TPC 2012! qual a sua opinião geral da corrida?
Gostei bastante desta corrida. A organização esteve muito bem e foi uma excelente prova.
O ambiente que se vive no TPC é muito agradável.


Alguém acredita que o Domingos não vai substituir o Vítor Pereira para o ano?
Não, quem vai treinar o Porto é o Futre e os preparadores físicos e futuros jogadores vão ser chineses. Com sorte, não pagam a luz nem a água gasta no estádio.


Como reagiu à largada e à primeira volta?

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

XXI GP - entrevista com Mário Alemão

Mário Alemão (imagem João Serralheiro Spotvisions)
Benvindo ao TPC 2012! qual a sua opinião geral da corrida?
Obrigado. É bom voltar a entrar no ritmo do TPC. Corrida bastante positiva pelo resultado final e pelo regresso a este Troféu de alguns pilotos, pelo que lhes desejo boa sorte.


Alguém acredita que o Domingos não vai substituir o Vítor Pereira para o ano?
Seja Domingos ou Pedro Emanuel, o que acredito é que VPereira não fica lá pro ano.


Como reagiu à largada e à primeira volta?

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

XXI GP - entrevista com Reinold Vrielink

R. Vrielink, Almeirim 2011 (imagem João Serralheiro Spotvisions)
Benvindo ao TPC 2012! qual a sua opinião geral da corrida?
A organização esteve bem, cumprindo quase escrupulosamente o horario previsto.
A corrida teve os seus pontos altos e baixos, onde quase inevitavelmente os choques vão acontecendo, beneficiando uns e penalizando outros.
Pena a pista não ter os semáforos para o inicio da corrida, e a demora para a formação da grelha de partida. É tambem uma pena não ter havido umas taças e uma gasosa para os homens que terminaram no podium. Tirou brilho a um final de tarde descontraido.


Alguém acredita que o Domingos não vai substituir o Vítor Pereira para o ano?
Eu sinceramente não acredito nessa possibilidade. O Domingos demonstrou que não é propriamentebom a lidar com as pessoas e a pressão de um clube com outras obrigações que não um SCB. À primeira contrariedade foi-se abaixo e nunca mais conseguiu juntar os jogadores, a equipa. No FCP, todos os treinadores que tiveram sucesso, tinham necessariamente a capacidade de unir os jogadores para o alcançar dos objectivos de uma equipa. O Domingos será com certeza um Portista, mas deverá começar como adjunto ou treinador de juniores ou equipa B do FCP se quiser ter sucesso. Aposto antes num Pedro Emanuel ou Jorge Costa para liderar o FCP.


Como reagiu à largada e à primeira volta?

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

XXI GP - entrevista com Paulo Ribeiro

Paulo Ribeiro, Almeirim 2011 (imagem
Benvindo ao TPC 2012! qual a sua opinião geral da corrida?
Foi uma excelente corrida apesar do pequeno número de pilotos presentes. Alguns dos melhores pilotos do TPC não estiveram presentes e isso fez com que houvessem menos lutas. A falta de pilotos como Tiago Capela, Ismael Paulino, Daniel Ferreira, Filipe Fonseca, Tiago Ferreira e outros, todos pilotos de topo, muito rápidos, tornou a corrida menos imprevisível. Apesar disso, houve muita competição, é preciso ver que todos os pilotos terminaram na mesma volta e a diferenças foram pequenas...

O circuito acaba por ter poucas zonas de ultrapassagem, porque o andamento dos carros é muito aproximado - o que é bom - só que os pilotos cada vez defendem melhor e cometem menos erros o que leva a que seja muito difícil ultrapassar "em potência". É mais ultrapassar..."em paciência"...

E foi por falta dela que dei o toque que dei ao Eugénio e o fiz perder o terceiro lugar... Prometo que isto não voltará a acontecer. A única coisa interessante que resultou deste incidente absurdo foi que, para apanhar o Mário Alemão, fiz uma corrida muito rápida e consegui a 2ª VMR. Infelizmente, não compensa ter estragado a corrida...


Alguém acredita que o Domingos não vai substituir o Vítor Pereira para o ano?
Já não há paciência para esta polémica. Quem vai substituir o Vítor Pereira é o Jorge Jesus, o Domingos vai para o Chelsea e o Paulo Futre vai treinar o Benfica. Podem escrever que fui eu que disse.


Como reagiu à largada e à primeira volta?

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Regulamento 2012: em remodelação

Ponho sensores electrónicos nas balizas, ou não?
Na sequência das alterações introduzidas ao regulamento, o Blogue está a proceder à remodelação dessa secção (na parte lateral à direita), que será concluída assim que possível.

Almeirim: mais uma estreia na galeria de vencedores!

Tiago Capela esteve ausente do XXI GP
À segunda participação no TPC, Ruben Durão estreou-se a vencer e de forma autoritária, com um hat-trick! Teremos candidato ao título? Durão já leva 25 pontos de vantagem sobre o campeão em título Tiago Capela...










Resultados da corrida
1º Ruben Durão
2º Carlos Santos
3º Mário Alemão
4º Paulo Ribeiro
5º Reinold Vrielink
6º Eugénio Silva
7º João Rodrigues
8º Rupes Silva
9º Pedro Ferraz
10º José Figueiredo

Campeonato Pilotos
1º Ruben Durão        25 pts
2º Carlos Santos       21 pts
3º Mário Alemão        18 pts
4º Paulo Ribeiro        17 pts
5º Reinold Vrielink     16 pts
6º Eugénio Silva        15 pts
7º João Rodrigues      14 pts
8º Rupes Silva           13 pts
9º Pedro Ferraz         12 pts
10º José Figueiredo   11 pts

Campeonato Equipas 
1º Outlaws                    34 pontos
2º KXT                          32 pontos
3º Acceleron Motorsport   29 pontos
4º 150 SARIP                 16 pontos
5º Albakarting                15 pontos



Update: A Albakarting, um feliz e saudado regresso ao Troféu, estava a aparecer ainda com o seu antigo nome e com um ponto a menos! As nossas desculpas.

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

150 SARIP apresentada em Oeiras

150 SARIP exibindo troféus aleatoriamente escolhido para a foto.
O "2" indica a intenção de ir para o 2º título.
Tal como em 2011, a 150 SARIP escolheu a vila de Oeiras para o lançamento oficial da equipa para a temporada 2012.
"Depois do sucesso de 2011, não podemos ambicionar outra coisa que não a revalidação do título", comentou o director desportivo, que sublinhou o novo patrocínio do Descafeinado Timor, patrocínio este que "tem a qualidade daquele célebre jogador de futsal, que é ser invisível."

questionada sobre se a contratação de Sousa para director desportivo tinha tido influência no resultado da equipa, a equipa respondeu que "o papel da direcção desportiva foi absolutamente determinante, em termos de inspiração e de motivação e de multitarefas e de multiaptidões, e é para continuar".


Update: O futuro a curto prazo não se afigura brilhante, dada a previsível ausência do trivicecampeão Paulino na prova de estreia, mas a 150 SARIP recebeu um tónico de motivação extra fabuloso: a Académica está na final da Taça de Portugal, que se joga ali a dois passos do local de apresentação oficial da equipa!

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Morgado delira com Lucho e pondera regresso ao TPC

imagem daqui
Ricardo Morgado, antiga estrela da extinta equipa da companhia aérea privada, suspirou de alívio e delirou de alegria. Depois das saídas de Falcao, Hulk (lesão), Guarín, Belluschi (venda), Moutinho (baixa de forma) e, acima de tudo, André Villas Boas (super-venda), eis uma boa notícia para os adeptos do FCP: Lucho González está de regresso.
Não se sabe se Morgado festejou com francesinha, dobrada ou super bock, mas o seu entusiasmo é tal que se especula que poderá regressar ao TPC, confiante em bons resultados e em voltar aos pódios.



(Esta notícia é pura especulação. Nem sequer é garantido que o Lucho venha salvar a época do FCP.)

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

O TPC 2012 vai começar!

Como já todos perceberam, o TPC tem data de início marcada. A Organização sofreu uma revolução interna com ganhos evidentes ao nível da eficiência e dos resultados, tornando o TPC muito mais atractivo para todos os pilotos do espectro do karting amador nacional.

A prova inaugural será no kartódromo da Quinta da Conceição, em Almeirim, e já existem 5 equipas pré-inscritas, com 2 pilotos cada uma, para quem não conhece o troféu. Mais: o campeão em título do TPC ainda não confirmou presença, o que significa que podemos vir a ter uma corrida muito equilibrada (ou uma vitória confortável do "Fangio" Rodrigues? Mas há mais pilotos na calha para dar início ao melhor Troféu do panorama do Karting Amador nacional!

nota: o GP será às 14:30, e não no lusco-fusco como em 2009.

domingo, 29 de janeiro de 2012

Acceleron Motorsport em dificuldades com a pré-época

Correio da Manhã, 29 Janeiro 2012
A Acceleron Motorsport revelou um pequeno percalço na sua preparação. A equipa, na pessoa do junior driver Pedro Ferraz, planeava fazer parte da sua preparação da pré-época na célebre Festa das Chouriças, em Valado dos Frades, mas tal não foi possível por motivos de agenda.

No entanto, tal não deverá impedir o esforço da equipa que se apresenta com a moral em alta para a temporada que se avizinha.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

TPC 2012 prestes a arrancar

Acalmem-se os espíritos e confortem-se as almas, que a Organização está a trabalhar a todo o vapor e a tentar trazer novidades adequadas ao espírito dos tempos. O Troféu está quase a arrancar e certamente que teremos mais de 6 pilotos na grelha de partida.

sábado, 21 de janeiro de 2012

Uma informação útil

O link do fórum:

http://trofeupedrochaves.freeforums.org/

Mais novidades muito brevemente!


quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Para o blog não estar parado....

... deixamos esta reportagem do Top Gear sobre Ayrton Senna. Independentemente do que se pense sobre o tricampeão, uma coisa é certa: para além dos campeonatos, das vitórias ou das poles, Senna tem uma grande quantidade de "Moments" (colocamos em inglês para parecer melhor), de momentos em que o público sente que o piloto se está a transcender. Sejam vitórias à chuva com vantagem enorme sobre os adversários, uma pole position com 1,5s de vantagem sobre o colega de equipa e quase 3s sobre o 3º, pole positions tiradas do nada, um campeonato conseguido em clara inferioridade de equipamento, a tarde de Donington Park, e até uma que me parece uma das suas melhores performances de sempre e que é totalmente esquecida: no GP Brasil 1994, em que foi consistentemente 1,5s por volta mais rápido que Damon Hill e esteve próximo de lhe dar uma volta de avanço, apesar de terem o mesmo equipamento - e dessa forma conseguindo bater-se com um Benetton-Ford pilotado por um dos melhores pilotos de todos os tempos e que até hoje não se livra da suspeita de ter controlo de tracção, proibido na altura. Mas já falámos demais.


terça-feira, 27 de dezembro de 2011

I. Paulino recebe prenda de Natal


Na passada ante-véspera de Natal, a Organização do Troféu Pedro Chaves convocou I. Paulino e surpreendeu-o com uma prenda que o tri-vice-campeão, de todo, não esperava: um novo capacete.

A Organização comunicou ao piloto do Bombarral que se tratava de uma prenda do Troféu, ou antes, do seu núcleo duro. No entanto, e como é seu apanágio, a Organização não forneceu a Paulino a lista completa, impossibilitando-o desta forma de agradecer condigna e individualmente a cada um dos intervenientes.

O tri-vice-campeão comentou: Estou agradecido e, sinceramente, muito surpreendido. Não sabia de nada, pois o Departamento Administrativo da 150 SARIP, embora estivesse ao corrente da situação, nada me comunicou. Este natal vai seguramente ser diferente! Espero que a Organização me forneça a lista rapidamente para poder agradecer a todos! Afinal ainda há espírito de Natal...

O piloto anunciou a intenção de vir a decorar o capacete com o seu layout, de forma a manter a imagem, layout esse cuja origem já foi explicada.

Sobre 2012, Paulino referiu que "a Troika está aí e todas as partes têm que ceder um pouco - até o Alberto João! Mas de momento a 150 SARIP está a preparar apenas a passagem de ano."