domingo, 29 de janeiro de 2012

Acceleron Motorsport em dificuldades com a pré-época

Correio da Manhã, 29 Janeiro 2012
A Acceleron Motorsport revelou um pequeno percalço na sua preparação. A equipa, na pessoa do junior driver Pedro Ferraz, planeava fazer parte da sua preparação da pré-época na célebre Festa das Chouriças, em Valado dos Frades, mas tal não foi possível por motivos de agenda.

No entanto, tal não deverá impedir o esforço da equipa que se apresenta com a moral em alta para a temporada que se avizinha.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

TPC 2012 prestes a arrancar

Acalmem-se os espíritos e confortem-se as almas, que a Organização está a trabalhar a todo o vapor e a tentar trazer novidades adequadas ao espírito dos tempos. O Troféu está quase a arrancar e certamente que teremos mais de 6 pilotos na grelha de partida.

sábado, 21 de janeiro de 2012

Uma informação útil

O link do fórum:

http://trofeupedrochaves.freeforums.org/

Mais novidades muito brevemente!


quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Para o blog não estar parado....

... deixamos esta reportagem do Top Gear sobre Ayrton Senna. Independentemente do que se pense sobre o tricampeão, uma coisa é certa: para além dos campeonatos, das vitórias ou das poles, Senna tem uma grande quantidade de "Moments" (colocamos em inglês para parecer melhor), de momentos em que o público sente que o piloto se está a transcender. Sejam vitórias à chuva com vantagem enorme sobre os adversários, uma pole position com 1,5s de vantagem sobre o colega de equipa e quase 3s sobre o 3º, pole positions tiradas do nada, um campeonato conseguido em clara inferioridade de equipamento, a tarde de Donington Park, e até uma que me parece uma das suas melhores performances de sempre e que é totalmente esquecida: no GP Brasil 1994, em que foi consistentemente 1,5s por volta mais rápido que Damon Hill e esteve próximo de lhe dar uma volta de avanço, apesar de terem o mesmo equipamento - e dessa forma conseguindo bater-se com um Benetton-Ford pilotado por um dos melhores pilotos de todos os tempos e que até hoje não se livra da suspeita de ter controlo de tracção, proibido na altura. Mas já falámos demais.


terça-feira, 27 de dezembro de 2011

I. Paulino recebe prenda de Natal


Na passada ante-véspera de Natal, a Organização do Troféu Pedro Chaves convocou I. Paulino e surpreendeu-o com uma prenda que o tri-vice-campeão, de todo, não esperava: um novo capacete.

A Organização comunicou ao piloto do Bombarral que se tratava de uma prenda do Troféu, ou antes, do seu núcleo duro. No entanto, e como é seu apanágio, a Organização não forneceu a Paulino a lista completa, impossibilitando-o desta forma de agradecer condigna e individualmente a cada um dos intervenientes.

O tri-vice-campeão comentou: Estou agradecido e, sinceramente, muito surpreendido. Não sabia de nada, pois o Departamento Administrativo da 150 SARIP, embora estivesse ao corrente da situação, nada me comunicou. Este natal vai seguramente ser diferente! Espero que a Organização me forneça a lista rapidamente para poder agradecer a todos! Afinal ainda há espírito de Natal...

O piloto anunciou a intenção de vir a decorar o capacete com o seu layout, de forma a manter a imagem, layout esse cuja origem já foi explicada.

Sobre 2012, Paulino referiu que "a Troika está aí e todas as partes têm que ceder um pouco - até o Alberto João! Mas de momento a 150 SARIP está a preparar apenas a passagem de ano."

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

De onde vem o capacete de I. Paulino?

Alguns elementos do TPC continuam na dúvida sobre de onde vem a ideia do capacete que I. Paulino utiliza já desde o V GP (Leiria 2008). Talvez por o capacete já ter desaparecido há mais de 17 anos.
Paulino adoptou o layout do capacete de A. Senna, mas com uma escolha de cores diferente.



O capacete de Senna foi concebido pelo falecido Sid Mosca, e obedecia a princípios simples: simplicidade no design e cores fortes para facilitar a identificação do piloto em pista. Isso favorecia a ligação entre o piloto e o público.
imagem daqui
Senna usava um capacete com as cores do Brasil. Com o amarelo, a identificação era simples e óbvia. Tão simples como isto. Mosca levou o pormenor ao ponto de usar um amarelo mais florescente quando Senna pilotou o Lotus Renault JPS preto. Mais tarde, Senna usou faixa preta, maso essencial manteve-se.

Ao contrário de hoje, em que essa tradição se perdeu e os pilotos mudam de capacete quase de corrida para corrida, ou acrescentam miniaturas que só eles mesmo é que vêem, ou usam traços finos e rendilhados. Sabe-se lá até que ponto isso não contribui para a relativa perda de popularidade da F1 um pouco por todo o mundo.


Um outro exemplo no TPC é o de P. Ribeiro...











daqui
...que usa o layout inspirado no de José Carlos Pace, mas ligeiramente adaptado e com outras cores.

terça-feira, 1 de novembro de 2011

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

XX GP - vídeo e entrevista 150 SARIP



Entrevista com I. Paulino

Qual a sua opinião geral da corrida?
Foi aquela corrida perfeita que eu nunca tinha feito e que todo o piloto sonha fazer pelo menos uma vez: hat-trick, liderar de princípio a fim, com boa distância sobre o segundo... para ser perfeito só faltou não ter a ajuda do Reinold.


Mas essa ajuda não foi um factor positivo?
Foi, mas precisamente por isso, retira algum do meu mérito individual na vitória. Na verdade, esta foi uma vitória mais da 150 SARIP do que minha, pois o Reinold abdicou das suas hipóteses de vencer para garantir uma vitória da equipa e eventualmente o Título de Equipas, que era o mais importante.


Em que se traduziu esse apoio?
Combinámos que eu largaria na frente e que o Reinold não iria andar no máximo de modo a atrasar um pouco o pelotão, mas se possível sem comprometer a sua própria posição. Noutras circunstâncias, se não estivéssemos a pensar no campeonato de equipas, e se ele tivesse discutido a prova comigo de igual para igual, tudo podia ter sido diferente.
(clicar em ler mais)


domingo, 30 de outubro de 2011

XX GP - entrevista c/ Carlos Santos

Carlos Santos no XVIII GP (Carregado 2011)
Qual a sua opinião geral da corrida?
Não começou da melhor forma pois tive de trocar de kart durante os treinos, o que me levou a perder tempo precioso para conhecer a pista. O Kart andava aos soluços e não desenvolvia. Entrei na box e queixei-me da situação. A troca de kart foi relativamente rápida pois tive 2 membros do Kartódromo a ajudar no processo (1 trocou os pesos e outro o transponder). Depois foi aquecer os pneus do 2º Kart e conhecer a pista pois foi a minha primeira visita a este circuito. Na corrida propriamente dita, arranquei em 9º lugar e no final terminei em 3º portanto posso dizer que a corrida me correu bastante bem. Era suposto esta resposta ser curta? Desculpem lá qualquer coisinha.



Que achou do asfalto novo em algumas curvas da pista de Leiria?
Não conhecia a pista e posso dizer que o asfalto da mesma está bastante traiçoeiro. Nos treinos virei-me 2 vezes para trás num gancho à esquerda em que havia 2 tipos de asfalto diferente. No geral penso que o circuito é bastante divertido e interessante, pena o estado do mesmo não ser uniforme. Só consegui adaptar-me às condições da pista já em prova.



Como reagiu à largada e à primeira volta? Deu para ter a noção de que I. Paulino se estava a distanciar na frente? Como foi a luta no pelotão intermédio?
A largada correu bem apesar do arranque não ter sido dos melhores mas consegui subir algumas posições logo nas primeiras voltas. Como arranquei em 9º não deu para ter a percepção do avanço que o Ismael ía ganhando. Não foi um percurso fácil de 9º até 3º pois os pilotos deste Troféu são todos muito bons e como era de esperar, especialmente numa última corrida de um troféu, ninguém quer ficar para trás.
(clicar em ler mais)

sábado, 29 de outubro de 2011

Entrevista com a Organização do TPC

Absolutamente inédito! O repórter Nuno Reis conseguiu chegar à fala, finalmente, com a Organização do TPC!

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

XX GP - entrevista c/ Pedro Ferraz

Pedro Ferraz no XVIII GP (Carregado 2011)

Qual a sua opinião geral da corrida?
Correu mal,poderia ter feito melhor. 9º lugar já não assenta bem.
Não gosto de pôr culpas na mecânica, mas sinceramente o Kart não dava mais. Acompanhei o Capela e nas rectas íamos muito equilibrados a nível de velocidade (ele também se queixou um pouco da performance do kart).

Que achou do asfalto novo em algumas curvas da pista de Leiria?
Excelente. Embora houvesse críticas em contrário, nestas zonas a aderência era notável.

Como reagiu à largada e à primeira volta?
Estes Karts não tinham bloqueio do acelerador, o que permitiu fazer o que dizem para não fazer (espero que o kartódromo dos milagres não veja isto): pisar o acelerador a fundo ainda antes de soltar o travão imediatamente antes do sinal verde. Este impulso extra lançou-me um pouco mais para a frente, mas uma primeira curva mal dada fez-me perder algumas posições.


Como foi a luta no pelotão intermédio? Era possível ultrapassar Tiago Capela, no final?
A perseguição a T Capela durou praticamente toda a corrida. Não creio que o conseguisse ultrapassar, a menos que ele cometesse algum erro, o que não aconteceu. Certo é que 3 ou 4 voltas que fiz a bom ritmo me permitiram uma aproximação considerável. Reparei que a preocupação de capela era constante e que em alguns pontos chave do traçado, tentava medir a distância que nos separava (pelo menos estava a causar alguma pressão). Ainda fiquei com esperança de me aproximar mais numa ultrapassagem que ele teve que fazer (já não me recordo a quem), mas mostrou-se mais ágil que eu nessa mesma ultrapassagem, pelo que tive que voltar a recuperar lentamente até me aproximar de novo.


Como reage à sua classificação final no campeonato, e à da sua equipa?
A partir de certa altura do campeonato deixei que ter hipóteses matemáticas de ganhar o campeonato, pelo que me concentrei unicamente em lutar para ganhar o de equipas. 2011 foi um "estágio" para a acceleron, portanto estar no top 3 de equipas já é motivador.

Quais as perspectivas para 2012?
Vencer.

Como reage ao fim do transporte de passageiros por comboio entre Caldas da Rainha e Figueira da Foz, afectando a vila de Valado dos Frades, e a intenção dos CTT de fechar a estação de Correios de Valado dos Frades?
Bom, em relação ao fim do transporte de passageiros por comboio creio que não afectará muitas familias valadenses, na verdade não sei se vai afectar alguém à excepção do maquinista. A questão dos CTT é bem mais grave, tendo em conta a quantidade de pessoas que afecta e as manifestações de valadenses indignados a acampar na praça 25 de Abril. Impactos no TCP... preocupa-me a questão dos CTT que certamente causará maior transtorno para levantar a reforma vitalícia da @cceleron daqui a uns anos.


Deixo um especial agradecimento ao senhor que foi reposicionar os pneus de protecção após a minha parvoíce de achar que fazia o gancho à direita a fundo nas voltas de aquecimento. De facto o asfalto é bom mas... não tanto.

Resta-me ainda dar os parabéns á 150 Sarip pela vitória e ao Tiago Capela que praticamente se tornou campeão em Palmela e agora conta com um grande diploma.

XX GP - flash interview c/ João Rodrigues

terça-feira, 25 de outubro de 2011

XX GP - entrevista c/ Rupes Silva

Rupes Silva no XVII GP (Almeirim 2011)
Qual a sua opinião geral da corrida?
Foi uma corrida bem elaborada. O Tempo estava favorável, não condicionou a prova.


Que achou do asfalto novo em algumas curvas da pista de Leiria?
O asfalto não me causou transtorno...


Como reagiu à largada e à primeira volta? Como foi a luta no pelotão intermédio?
Reagi bem. Arranquei em 6º, recuperei para a 4ª posição nas primeiras voltas. Estive concentrado e a manter uma 4ª posição sólida. Apercebi me que estava a alcançar o inidividuo na posição 3 aos poucos e reparava que estava já distante dos elementos das posições anteriores. Tentei ultrapassar por dentro numa curva, fui demasiado ganancioso e correu mal, dando um inesperado pião que foi o suficiente para ficar para trás e completamente desmoralizado. O factor stress apoderou-se e perdi o ritmo, estragando completamente a média e minha possibilidade de recuperação.

(clicar em ler mais)


segunda-feira, 24 de outubro de 2011

XX GP: resultados publicados

Já estão publicados na coluna lateral deste blog (link) os resultados completos da corrida do passado sábado.

XX GP - Flash com o novo campeão, Tiago Capela!

O Campeão 2011, Tiago Capela, em entrevista ao TPC logo após a corrida.
O Blogue dá os parabéns ao novo Campeão!

domingo, 23 de outubro de 2011

2011: resultados finais publicados

Estão publicados na coluna lateral deste blogue os resultados finais dos Campeonatos 2011 do TPC.

Hélder Antunes esteve muito próximo de chegar ao Top-20!

XX GP - flash interview com Hélder Antunes

Leiria: 150 SARIP domina, Capela confirma

Numa corrida marcada pela já previsível confirmação de Tiago Capela como campeão 2011, obtendo o seu 1º título, a 150 SARIP conseguiu uma dominadora dobradinha que lhe garantiu o 1º título por equipas, sendo que a ocupação da primeira linha da grelha de partida permitiu a Paulino e Vrielink adoptar uma táctica de jogo de equipa desde a largada. Carlos Santos, dos Outlaws, encerrou o pódio.

Como é hábito, ficamos com os resultados do dia, deixando entrevistas, vídeos, fotos e resultados completos para mais tarde.


Corrida
1º Paulino
2º Vrielink
3º Santos
4º Alemão
5º Rodrigues
6º Ribeiro
7º T. Ferreira
8º Capela
9º Ferraz
10º R. Silva
11º D. Ferreira
12º Fonseca
13º Antunes
14º Videira


Campeonato Pilotos
1º Capela     101 pontos
2º Paulino      90 pontos
3º Rodrigues   89 pontos
4º Vrielink      88 pontos
5º Ribeiro       87 pontos
6º Santos       84 pontos
7º Alemão      80 pontos
8º D. Ferreira  78 pontos
9º Ferraz        68 pontos
10º Silva        66 pontos
11º Fonseca    48 pontos
12º T. Ferreira 26 pontos
13º Figueiredo 17 pontos
classificaram-se mais 22 pilotos.


Campeonato Equipas
1º 150 SARIP                197 pontos
2º KXT                         187 pontos
3º Acceleron Motorsport  178 pontos
4º Outlaws                    173 pontos
5º Crash Dummies          126 pontos
6º C-Sport                     123 pontos
classificaram-se mais 5 equipas.