Faltam só 3 dias para o XVIII GP (Campera Karting, Carregado) e os pilotos do TPC que adquiriram equipamento ARROXX estão ansiosos para participar numa corrida com um desconto considerável; alguns irão mesmo correr à borla, pois o desconto é superior ao preço da prova, com o extra de poderem utilizar o saldo remanescente noutro evento, sem data limite!
Os pilotos preparam já o ataque à segunda metade do campeonato, sendo certo que os Crash Dummies irão mesmo participar - Daniel Ferreira não podia desperdiçar a oportunidade de consolidar a sua liderança "contabilística" no campeonato... e o desconto ARROXX a que tem direito!
Destaque também para a estreia de uma nova equipa, os Rasteirinhos, que prometem aumentar o suspense em torno da prova; dado o grau de amadorismo do TPC, os estreantes tanto podem ficar nos últimos lugares como lutar pela vitória!
Já da C-Sport as notícias dão conta de maiores dificuldades, mas ainda há vagas, tanto para os T. Capela e J. Figueiredo como para outras inscrições de última hora!
quarta-feira, 22 de junho de 2011
terça-feira, 21 de junho de 2011
Finalmente previsões de bom tempo esta época no Troféu Pedro Chaves!
Previsão Meteorológica por Hora para Carregado, Portugal
Lat:39.01 Long: -8.98 Altit. Média.: 33m. (mapa)
| Hora Local | Temp °C | Direcção do Vento | Velocidade do vento Km/h | Hum % | Clima | |
| 02:00 | 17.9 °C | NNW | 10 Km/h (2Bf) | 79 | Tempo limpo | |
| 05:00 | 16.8 °C | N | 7 Km/h (2Bf) | 84 | Tempo limpo | |
| 08:00 | 18.1 °C | NNE | 5 Km/h (2Bf) | 79 | Tempo limpo | |
| 11:00 | 27.8 °C | ESE | 3 Km/h (1Bf) | 47 | Tempo limpo | |
| 14:00 | 35 °C | WSW | 4 Km/h (1Bf) | 30 | Tempo limpo | |
| 17:00 | 34.2 °C | WNW | 11 Km/h (3Bf) | 31 | Tempo limpo | |
| 20:00 | 30.6 °C | NW | 13 Km/h (3Bf) | 46 | Tempo limpo | |
| 23:00 | 23.7 °C | NW | 9 Km/h (2Bf) | 68 | Tempo limp | |
terça-feira, 14 de junho de 2011
XVII GP - entrevista c/ M. Alemão
![]() |
Prometia ser uma corrida divertida com inúmeras trocas de posições, mas foi sem dúvida alguma, a minha pior prestação de sempre. Tive a infelicidade de ter um Kart mal afinado que se comprova com 1,5s mais lento do que o mais lento dos demais pilotos; pela falta de potência, fiquei com tamanha impaciência que me catapultou para saídas de pista, piões, travagens descontroladas, etc. Tentei evitar voltas de avanço mas nem isso me foi possível. Julgo ter ficado a 2! O lado positivo foi o de ter chegado ao fim sem pancadas, e sem um relâmpago sobre o meu Kart.
O que aconteceu nos treinos?....
Notei uma falta de potência no Kart quer na recta da meta quer nos arranques das curvas. Dirigi-me às boxes para que procedessem à troca de Kart, mas o comissário teve preferência por afinar o acelerador. A afinação consistia em aumentar o curso do acelerador para permitir mais injecção de combustível. Não se mostrou ser suficiente…
terça-feira, 7 de junho de 2011
Tiago Ferreira, o Raikkonen do TPC
É semi-oficial (sinónimo de "'tá-se mesmo a ver") que Tiago Ferreira dificilmente voltará ao TPC este ano, visto não ter participado na primeira metade do campeonato e já ter confirmado ausência no Carregado. Não quer dizer que não volte em 2012, mas por agora Ferreira parece estar bastante feliz com a sua carreira nas vespas. Aqui em acção nas 24 Horas de Abrantes.

Palmarés de Tiago Ferreira
Ferreira é um dos pilotos mais bem sucedidos da história do TPC.
6 GP
3 pódios (dois 2º e um 3º)
140 pontos (actualmente 7º na geral de 108 pilotos)
3º Classificado em 2010
1 Título de Equipas (BF Team, 2010)

Palmarés de Tiago Ferreira
Ferreira é um dos pilotos mais bem sucedidos da história do TPC.
6 GP
3 pódios (dois 2º e um 3º)
140 pontos (actualmente 7º na geral de 108 pilotos)
3º Classificado em 2010
1 Título de Equipas (BF Team, 2010)
quinta-feira, 2 de junho de 2011
XVII GP - entrevista com I. Paulino
Então e a entrevista-vídeo?
Deve ter havido algum problema técnico. Então mas vocês vêm-se queixar a mim de problemas técnicos? O Blog não são vocês que o fazem? Queixem-se a vocês próprios!
Qual a sua opinião sobre a corrida?
Péssima. A pior corrida da minha carreira. Creio que fiz mais piões e despistes nesta corrida do que em todas as corridas anteriores. A sério!
Como reagiu à largada e à primeira volta?
Segurei o 4º lugar e pensei lucrar com os erros dos outros. No final da 1ª volta, inevitavelmente, fui vítima de uma carambola, mas não fiquei muito aborrecido, pois achei que havia espaço para recuperar. Não foi certamente por causa disso que fiquei em 7º.
Deve ter havido algum problema técnico. Então mas vocês vêm-se queixar a mim de problemas técnicos? O Blog não são vocês que o fazem? Queixem-se a vocês próprios!
Qual a sua opinião sobre a corrida?
Péssima. A pior corrida da minha carreira. Creio que fiz mais piões e despistes nesta corrida do que em todas as corridas anteriores. A sério!
Como reagiu à largada e à primeira volta?
Segurei o 4º lugar e pensei lucrar com os erros dos outros. No final da 1ª volta, inevitavelmente, fui vítima de uma carambola, mas não fiquei muito aborrecido, pois achei que havia espaço para recuperar. Não foi certamente por causa disso que fiquei em 7º.
Carregado: Capela não confirma nem desmente
Também Tiago Capela, vencedor da prova de abertura desta temporada, não confirma para já a sua presença (ou a da C-Sport) no Carregado. Em entrevista via Twitter ao Blogue, Capela referiu que
Num momento d crise cm este e dp d estar arredado da luta pelo campeonato construtores vamos tentar garantir budget para o T[P]C
Capela é 2º na tabela "contabilística", com 42 pontos.
Num momento d crise cm este e dp d estar arredado da luta pelo campeonato construtores vamos tentar garantir budget para o T[P]C
Capela é 2º na tabela "contabilística", com 42 pontos.
quarta-feira, 1 de junho de 2011
Influência da nova regra na tabela do campeonato
Para ajudar a esclarecer o campeonato de pilotos e as suas duas tabelas, impõe-se uma curta análise aos resultados intercalares.
Embora pareça que os 2 pilotos (D. Ferreira e Capela) que descartam menos pontos estão a ser favorecidos por esse motivo, não é disso que se trata. Na verdade, isso só acontece porque estes pilotos (que já faltaram a uma corrida) são aqueles que obtiveram os melhores resultados.
Com 3 corridas disputadas e tendo que descartar 1 resultado, o máximo de pontos que se pode "contabilizar" é 50 (= 2 vitórias). Se alguém tivesse vencido 3 corridas, mesmo assim só "contariam" 50 pontos (nesta fase). Ora sucede que D. Ferreira tem 46, o que é a segunda melhor combinação possível (1º + 2º lugar).
É evidente que a "liderança" de D. Ferreira é meramente "contabilística", pois de facto é P. Ribeiro que tem mais pontos, mas na verdade, se D. Ferreira não faltar a mais nenhum GP, são os outros pilotos que têm de tentar reduzir a desvantagem para ele.
Se faltar outra vez, um segundo resultado a zero pontos já seria contabilizado e as suas hipóteses tornar-se-iam mais reduzidas.
O mesmo sucede com T. Capela.
Temos assim que o facto de os 2 pilotos que lideram "contabilisticamente" terem menos pontos que 4 dos seus adversários directos e já estarem a descartar resultados a zero, vem ajudar a equilibrar a frente do campeonato. Se Ferreira estivesse, por exemplo, a descartar 21 pontos de outro segundo lugar, teria uma liderança muito mais destacada do que a que tem (podendo vir a descartar um qualquer 13º lugar ou uma primeira ausência).
(Como é público, esta regra será avaliada e poderá ser revista no final da presente temporada.)
Embora pareça que os 2 pilotos (D. Ferreira e Capela) que descartam menos pontos estão a ser favorecidos por esse motivo, não é disso que se trata. Na verdade, isso só acontece porque estes pilotos (que já faltaram a uma corrida) são aqueles que obtiveram os melhores resultados.
Com 3 corridas disputadas e tendo que descartar 1 resultado, o máximo de pontos que se pode "contabilizar" é 50 (= 2 vitórias). Se alguém tivesse vencido 3 corridas, mesmo assim só "contariam" 50 pontos (nesta fase). Ora sucede que D. Ferreira tem 46, o que é a segunda melhor combinação possível (1º + 2º lugar).
| clicar para aumentar |
É evidente que a "liderança" de D. Ferreira é meramente "contabilística", pois de facto é P. Ribeiro que tem mais pontos, mas na verdade, se D. Ferreira não faltar a mais nenhum GP, são os outros pilotos que têm de tentar reduzir a desvantagem para ele.
Se faltar outra vez, um segundo resultado a zero pontos já seria contabilizado e as suas hipóteses tornar-se-iam mais reduzidas.
O mesmo sucede com T. Capela.
Temos assim que o facto de os 2 pilotos que lideram "contabilisticamente" terem menos pontos que 4 dos seus adversários directos e já estarem a descartar resultados a zero, vem ajudar a equilibrar a frente do campeonato. Se Ferreira estivesse, por exemplo, a descartar 21 pontos de outro segundo lugar, teria uma liderança muito mais destacada do que a que tem (podendo vir a descartar um qualquer 13º lugar ou uma primeira ausência).
(Como é público, esta regra será avaliada e poderá ser revista no final da presente temporada.)
XVII GP - entrevista c/ Paulo Ribeiro
5º classificado em Almeirim, líder na contagem de pontos e candidato ao título, P. Ribeiro em entrevista.
terça-feira, 31 de maio de 2011
XVII GP - entrevista c/ C. Santos
Qual a sua opinião sobre a corrida?
Viva, foi sem dúvida (mais) uma corrida divertida, emocionante e sobretudo molhada. Deu para estrear o impermeável, mas espero que seja a última utilização neste campeonato. Agora espero pelas provas com piso seco para podermos levar os Karts e a diversão ao limite.
Como reagiu à largada e à primeira volta?
A largada correu bem, consegui subir 2 lugares na 1ª curva e assim se manteve até ao final da 1ª volta. Na travagem ao final da recta da meta gerou-se a confusão após ter levado um encosto, que me fez empurrar o Ismael para fora de pista, penso que saímos 4 no total, momento em que foi a luta para ver quem entrava primeiro no traçado. (clicar em ler mais)
Viva, foi sem dúvida (mais) uma corrida divertida, emocionante e sobretudo molhada. Deu para estrear o impermeável, mas espero que seja a última utilização neste campeonato. Agora espero pelas provas com piso seco para podermos levar os Karts e a diversão ao limite.
Como reagiu à largada e à primeira volta?
A largada correu bem, consegui subir 2 lugares na 1ª curva e assim se manteve até ao final da 1ª volta. Na travagem ao final da recta da meta gerou-se a confusão após ter levado um encosto, que me fez empurrar o Ismael para fora de pista, penso que saímos 4 no total, momento em que foi a luta para ver quem entrava primeiro no traçado. (clicar em ler mais)
XVII GP - entrevista c/ R. Vrielink
Grande trovoada! E recordista absoluto de presenças em pódios (10) no TPC. Qual a sua opinião sobre a corrida?
10 em 17? Nada mal, tendo em conta que houve um ano para esquecer… Uma corrida disputa em condições algo adversas, com pista molhada embora o facto de não chover com muita intensidade tivesse contribuido para se pudesse andar razoavelmente, sem muitas poças que prejudicassem ainda mais o andamento. Aos piões, naturais no inicio do treino onde testamos os limites, consegui depois manter-me sempre em pista o que permitiu uma qualificação razoavel. De enaltecer os cuidados na condução de todos o que permitiu, do meu ponto de vista, a uma corrida sem incidentes, apesar de alguns piões, que se registaram devido ao estado da pista e não devido a qualquer manobra mais arriscada. É sem duvida um enorme prazer conduzir neste pelotão. No entanto, espero que na proxima prova o asfalto esteja seco. (clicar em ler mais)
10 em 17? Nada mal, tendo em conta que houve um ano para esquecer… Uma corrida disputa em condições algo adversas, com pista molhada embora o facto de não chover com muita intensidade tivesse contribuido para se pudesse andar razoavelmente, sem muitas poças que prejudicassem ainda mais o andamento. Aos piões, naturais no inicio do treino onde testamos os limites, consegui depois manter-me sempre em pista o que permitiu uma qualificação razoavel. De enaltecer os cuidados na condução de todos o que permitiu, do meu ponto de vista, a uma corrida sem incidentes, apesar de alguns piões, que se registaram devido ao estado da pista e não devido a qualquer manobra mais arriscada. É sem duvida um enorme prazer conduzir neste pelotão. No entanto, espero que na proxima prova o asfalto esteja seco. (clicar em ler mais)
XVII GP - entrevista c/ R. Silva
Qual a sua opinião sobre a corrida?
Corrida foi uma frustração total, já explico porquê....
Como reagiu à largada e à primeira volta?
Largada foi linda.. quando vi todos a se espetarem à minha frente na 1 curva... pensei, YES, ta no papo!
Mas.. nao foi bem assim J
Que lutas desenvolveu ao longo da corrida? Muitos piões? Alguma zona da pista mais traiçoeira?
A luta que desenvolvi foi pura e simplemesnte ver se perdia algum peso com saltos e truques... pois desta nao vez nao houve qualquer tipo de pessagem e os tanques de gasolina estavam todos bastante préximos que eu dei conta, logo estava com mais 20kg ou mais em cima para compensar, comparativamente... (clicar em ler mais)
Corrida foi uma frustração total, já explico porquê....
Como reagiu à largada e à primeira volta?
Largada foi linda.. quando vi todos a se espetarem à minha frente na 1 curva... pensei, YES, ta no papo!
Mas.. nao foi bem assim J
Que lutas desenvolveu ao longo da corrida? Muitos piões? Alguma zona da pista mais traiçoeira?
A luta que desenvolvi foi pura e simplemesnte ver se perdia algum peso com saltos e truques... pois desta nao vez nao houve qualquer tipo de pessagem e os tanques de gasolina estavam todos bastante préximos que eu dei conta, logo estava com mais 20kg ou mais em cima para compensar, comparativamente... (clicar em ler mais)
Carregado: Ferreira não confirma nem desmente
O líder do campeonato [com a nova regra de descartar o pior resultado], D. Ferreira, não confirmou nem desmentiu uma eventual presença no XVIII GP, marcado para o próximo dia 25 de Junho.
Embora no imediato pós-corrida tenha descartado um envolvimento no troféu, a Organização sabe que Ferreira ponderou continuar a participação depois de se aperceber que tem uma hipótese forte de chegar ao título.
Ferreira faltou ao XV GP (Bombarral) e outra ausência poderia comprometer eventuais aspirações à vitória no campeonato.
XVII GP - entrevista c/ Daniel Ferreira
O grande vencedor do XVII GP (Almeirim 2011), Daniel Ferreira em entrevista.
segunda-feira, 30 de maio de 2011
Rodrigues retoma recorde de pontos
O pódio, somado à menos boa prestação de Paulino, devolveu ao bicampeão Rodrigues o recorde de pontos do Troféu Pedro Chaves.
Rodrigues tem agora 231 pontos contra os 225,5 de Paulino.
Rodrigues tem agora 231 pontos contra os 225,5 de Paulino.
domingo, 29 de maio de 2011
XVII GP: resultados completos
Os resultados completos e corrigidos do XVII GP já foram publicados na lateral do blog (bem como corrigido o post anterior). Como sempre, quem pretender consultar o Excel oficial com as estatísticas totais é pedi-lo para trofeupedrochaves@gmail.com.
Ferreira dá uma de Capela
![]() |
| D. Ferreira, utilizando o corrector na travagem |
Os pontos estão assim:
P. Ribeiro 56 pontos
I. Paulino 51 pontos
R. Vrielink 50 pontos
C. Santos 49 pontos
D. Ferreira 46 pontos
T. Capela 42 pontos
J. Rodrigues 42 pontos
M. Alemão 38 pontos
R. Silva 38 pontos
P. Ferraz 36 pontos
Filipe Fonseca 22 pontos
J. Figueiredo 17 pontos
(estão classificados 21 pilotos)
Mas já se torna útil aplicar a regra nova de descartar o pior resultado. Na verdade, o Campeonato de Pilotos está assim:
1º D. Ferreira 46 pontos
2º T. Capela 42 pontos
3º P. Ribeiro 41 pontos
4º I. Paulino 37 pontos
5º R. Vrielink 36 pontos
6º C. Santos 35 pontos
7º J. Rodrigues 34 pontos
8º M. Alemão 27 pontos
9º P. Ferraz 26 pontos
10º R. Silva 26 pontos
11º F. Fonseca 22 pontos
12º J. Figueiredo 17 pontos
(etc.)
Campeonato de equipas
1º 150 SARIP 101 pontos
2º Acceleron Motorsport 92 pontos
3º Outlaws 87 pontos
4º KXT 80 pontos
5º Crash Dummies 68 pontos
6º C-Sport 59 pontos
7º Xis Team 22 pontos
8º Dallara Gambuzinos 5 pontos
segunda-feira, 23 de maio de 2011
XVI GP - entrevista com R. Vrielink
Um aperitivo para a corrida do próximo fim-de-semana! (Ainda havemos de publicar entrevistas relativas a um GP já depois da realização do GP seguinte.)
Mais um resultado sólido e liderança para a 150 SARIP. Como descreve a evolução da pista durante os 45 minutos de prova?
Sólido? Só se for pelo facto de ter evitado os sempre penalizadores piões. Ao perder contacto com o grupo da frente logo no inicio da prova devido a uma molhada que me arrastou para ultimo, foi-me impossivel chegar ao grupo dos 6 da frente. Sei que a pista se tornou mais rapida de volta para volta, mas sem ter uma “lebre” que me guiasse, fui perdendo tempo, volta apos volta. Para os 6 da frente, penso que terá sido um desafio interessante. Para mim, uma desilusão.
Como descreve a largada e a primeira volta?
Penso que estavam todos a admirar a cor vermelha e esqueceram-se de arrancar quando as luzes se apagaram. À entrada da curva 3 tinha ganho 4 ou 5 posições… muito positivo. Na 2da ou 3ª volta, à entrada da curva 3, deu-se a molhada que me empurrou lamentavelmente para o ultimo lugar.
Mais um resultado sólido e liderança para a 150 SARIP. Como descreve a evolução da pista durante os 45 minutos de prova?
Sólido? Só se for pelo facto de ter evitado os sempre penalizadores piões. Ao perder contacto com o grupo da frente logo no inicio da prova devido a uma molhada que me arrastou para ultimo, foi-me impossivel chegar ao grupo dos 6 da frente. Sei que a pista se tornou mais rapida de volta para volta, mas sem ter uma “lebre” que me guiasse, fui perdendo tempo, volta apos volta. Para os 6 da frente, penso que terá sido um desafio interessante. Para mim, uma desilusão.
Como descreve a largada e a primeira volta?
Penso que estavam todos a admirar a cor vermelha e esqueceram-se de arrancar quando as luzes se apagaram. À entrada da curva 3 tinha ganho 4 ou 5 posições… muito positivo. Na 2da ou 3ª volta, à entrada da curva 3, deu-se a molhada que me empurrou lamentavelmente para o ultimo lugar.
sexta-feira, 20 de maio de 2011
quinta-feira, 19 de maio de 2011
XVI GP - entrevista com P. Ribeiro
Lamentamos o atraso. A culpa foi do Blogger!
Paulo, muitos parabéns! Como comenta a sua primeira vitória?
Foi uma vitória muito agradável e muito desejada! Em todos estes anos de karting, já tinha, por diversas vezes, terminado na segunda posição mas a vitória fugia-me... Já receava ser o Chris Amon do TPC! E, no entanto, sentia que estava a evoluír, que era rápido, que podia vencer... mas esse momento não chegava... Finalmente, lá consegui, com alguma sorte e, de forma surpreendente, vencer num circuito difícil e em condições de piso à partida adversas... Afinal, estava a jogar em casa do Capela e nas condições de piso que ele domina...
Ao analisar os tempos de treinos e corrida, vejo que estava muito rápido. O excelente desempenho do meu kart não pode ser descartado. Estava excepcional, rápido e equilibrado. E eu, apesar dos erros na curva 3, senti-me bem no resto do circuito. Agora, qualquer um dos quatro pilotos do grupo da frente podia ter vencido!... Estávamos todos ao ataque, como se pôde ver nas últimas voltas.
Paulo, muitos parabéns! Como comenta a sua primeira vitória?
Foi uma vitória muito agradável e muito desejada! Em todos estes anos de karting, já tinha, por diversas vezes, terminado na segunda posição mas a vitória fugia-me... Já receava ser o Chris Amon do TPC! E, no entanto, sentia que estava a evoluír, que era rápido, que podia vencer... mas esse momento não chegava... Finalmente, lá consegui, com alguma sorte e, de forma surpreendente, vencer num circuito difícil e em condições de piso à partida adversas... Afinal, estava a jogar em casa do Capela e nas condições de piso que ele domina...
Ao analisar os tempos de treinos e corrida, vejo que estava muito rápido. O excelente desempenho do meu kart não pode ser descartado. Estava excepcional, rápido e equilibrado. E eu, apesar dos erros na curva 3, senti-me bem no resto do circuito. Agora, qualquer um dos quatro pilotos do grupo da frente podia ter vencido!... Estávamos todos ao ataque, como se pôde ver nas últimas voltas.
Subscrever:
Mensagens (Atom)












