Como descreve a evolução da pista durante os 45 minutos de prova?
R: Acho que temos bons corredores, nota-se que já existem pessoas com alguma experiência, ao longo da evolução acabam todos por manter as posições firmes mantendo os tempos bastante apróximados.
Basta um erro para se perderem varias posições. É preciso correr com muita concentração.
Como descreve a largada e a primeira volta?
R: Muito interessante, são sempre complicadas as primeiras voltas enquanto não se ganha alguma distancia e encontram-se todos muito próximos, que faz com quem para além de várias nódoas negras a corrida se torne mais agressiva.
terça-feira, 10 de maio de 2011
segunda-feira, 9 de maio de 2011
XVI GP: Xadrez
Infelizmente não foi possível captar os dois primeiros, P. Ribeiro e D. Ferreira. O vídeo começa com C. Santos e mostra a luta entre o 4º e o 6º, o 11º com 1 volta de atraso, a luta decidida na última curva entre 7º e 8º e a luta próxima entre 9º e 10º.
XVI GP - entrevista com P. Ferraz
Pedro, uma boa prova se pensarmos que na prova anterior com piso molhado perdeu 3 voltas para o vencedor e ficou em 17º. Qual a sua opinião geral da corrida?
A prova anterior foi um caso à parte, existiam mais pilotos, pequenas lagoas na pista, muita chuva e foi a minha primeira participação no TCP (um verdadeiro batismo). No entanto existe algo em comum nas duas provas relativamente à classificação: fiquei em penúltimo (o que não é muito positivo).
Como descreve a evolução da pista durante os 45 minutos de prova?
A variar de volta para volta. Foi muito interessante a transição entre piso molhado e seco mas também se tornou muito prejudicial.
Creio que existiu uma primeira fase em que o piso se encontrava molhado sem grandes alterações a nível de aderência, esta fase foi seguida de uma segunda fase de transição (praticamente toda a prova) e nas últimas voltas já se voltou a sentir alguma estabilidade, uma vez que a zona de maior circulação já se encontrava praticamente seca.
A prova anterior foi um caso à parte, existiam mais pilotos, pequenas lagoas na pista, muita chuva e foi a minha primeira participação no TCP (um verdadeiro batismo). No entanto existe algo em comum nas duas provas relativamente à classificação: fiquei em penúltimo (o que não é muito positivo).
Como descreve a evolução da pista durante os 45 minutos de prova?
A variar de volta para volta. Foi muito interessante a transição entre piso molhado e seco mas também se tornou muito prejudicial.
Creio que existiu uma primeira fase em que o piso se encontrava molhado sem grandes alterações a nível de aderência, esta fase foi seguida de uma segunda fase de transição (praticamente toda a prova) e nas últimas voltas já se voltou a sentir alguma estabilidade, uma vez que a zona de maior circulação já se encontrava praticamente seca.
sexta-feira, 6 de maio de 2011
XVI GP - Entrevista com I. Paulino
Como descreve a evolução da pista durante os 45 minutos de prova?
Muito interessante e uma experiência única. Infelizmente não me adaptei tão depressa como os meus adversários mais directos, e a prova disso é que só depois do Daniel Ferreira me passar é que percebi que estava a fazer mal várias trajectórias, nomeadamente na última curva, na primeira, e no Gancho.
Como descreve a largada e a primeira volta?
Foi muito razoável; o pessoal tinha noção do perigo e não abusou da sorte. Foi pena não ter tentado passar logo o Daniel, que arrancou bastante mal. Mas não foi isso que fez a diferença, pois o piso estava ainda muito molhado e passadas umas voltas já estava em segundo.
Muito interessante e uma experiência única. Infelizmente não me adaptei tão depressa como os meus adversários mais directos, e a prova disso é que só depois do Daniel Ferreira me passar é que percebi que estava a fazer mal várias trajectórias, nomeadamente na última curva, na primeira, e no Gancho.
Como descreve a largada e a primeira volta?
Foi muito razoável; o pessoal tinha noção do perigo e não abusou da sorte. Foi pena não ter tentado passar logo o Daniel, que arrancou bastante mal. Mas não foi isso que fez a diferença, pois o piso estava ainda muito molhado e passadas umas voltas já estava em segundo.
quinta-feira, 5 de maio de 2011
KXT: nova claque de apoio
Se a 150 SARIP foi a primeira equipa a ter um logotipo, a KXT nunca ficou atrás em termos de inovação. Foram dos primeiros a ter um equipamento (tendo já feito o upgrade) e agora são a primeira equipa a ter uma claque organizada.
Os resultados não têm sido animadores (a equipa está apenas na 5ª posição) mas não será por falta de apoio que a KXT não voltará aos primeiros lugares do campeonato de equipas.
Os resultados não têm sido animadores (a equipa está apenas na 5ª posição) mas não será por falta de apoio que a KXT não voltará aos primeiros lugares do campeonato de equipas.
quarta-feira, 4 de maio de 2011
Troféu já "veste" ARROXX
O acordo entre o Troféu Pedro Chaves e a ARROXX está a ser um verdadeiro sucesso, com os pilotos a aderirem em massa. Quase todos os pilotos que alinharam na Batalha correram com os fatos da marca holandesa.
Os novos equipamentos são mostrados abaixo (isto serve já para prepararmos a galeria de pilotos e equipas que há-de ficar na lateral do blog...): clicar "ler mais".
Os novos equipamentos são mostrados abaixo (isto serve já para prepararmos a galeria de pilotos e equipas que há-de ficar na lateral do blog...): clicar "ler mais".
terça-feira, 3 de maio de 2011
Resultados publicados
Já foram publicados na coluna lateral do blog os resultados da corrida de sábado, fornecidos pelo Euroindy.
Ao longo das próximas semanas seguir-se-ão as entrevistas aos pilotos.
Ao longo das próximas semanas seguir-se-ão as entrevistas aos pilotos.
XVI GP: Crónica alargada
A corrida da Batalha foi mais uma experiência nova e totalmente diferente. Ao contrário:
- do IX GP (Leiria 2009), que começou com piso seco, "pingou" durante os treinos e depois caiu um forte aguaceiro que encharcou a pista até ao final;
- do X GP (Batalha 2010), sob alerta amarelo e que choveu de princípio a fim, com maior e menor intensidade; e
- do XI GP, em que caiu um pequeno chuvisco depois do início dos treinos mas deu para a pista secar antes do final dos mesmos,
...desta vez a pista estava molhada desde o início mas não choveu até ao final da corrida, pelo que a pista foi secando progressivamente. Isto resultou na melhoria progressiva dos tempos, ao longo dos treinos e da corrida, em cerca de 20 segundos por volta; mais ou menos 10 segundos nos treinos (1m10s para 1m para os mais rápidos) e mais 10 segundos na corrida (1m até 50s). A pista ia apresentando nuances (curvas que secavam mais rapidamente que outras, pequenas poças de água, etc.) e os pilotos tiveram que se adaptar durante todo o GP a essas alterações.
Não tenhamos ilusões. Tiago Capela dispõe e disporá de uma enorme superioridade em piso molhado sobre os seus adversários. Quanto mais água, melhor para ele. Os seus adversários viram a pista molhada e imaginaram uma corrida equilibrada enquanto ele não apareceu; e quando apareceu, à última hora, contaram com mais uma vitória fácil como as duas anteriores. De novo voltou a falar-se em penalizar os pilotos federados em piso molhado (largando em último, por exemplo), solução que o próprio Capela considera justa.
Capela foi portanto o melhor na adaptação a uma pista ainda muito húmida, conquistou assim mais uma pole position e dominou as primeiras voltas. Os adversários só melhoraram à medida que a pista foi secando. Aí, Capela é forte e candidato ao título mas já não goza com o pagode.
Nas primeiras voltas, ainda com a pista molhada, também Ismael Paulino, tradicional mestrezinho-da-chuva (3º e 4º lugar nas tais corridas, sempre com Capela e T. Ferreira em 1º e 2º), subiu de 5º para 2º no início, mas à medida que a pista secou, embora se aproximasse de Tiago Capela, também perdia para os adversários.
A menos de 10 voltas do fim, os 6 primeiros ficaram muito próximos. A um dado momento, os cinco primeiros ficaram praticamente lado a lado e, na travagem para o gancho, Paulino tentou ir por dentro mas a manobra saiu mal, arrastando Santos consigo e caindo para a 6ª posição.
Nas últimas voltas, Ribeiro conseguiu superiorizar-se aos adversários. Paulino tirou o 5º lugar a Alemão e atacou Capela na última volta, mas não conseguiu manter a posição, perdendo o 4º para o batalhense na recta de chegada, com Alemão 1 décimo de segundo.
Mais atrás, num duelo de "titãs" (os dois campeões do TPC), Vrielink superiorizou-se a Rodrigues (menos de um décimo de segundo de diferença!)obtendo o 7º lugar. Para os três últimos pilotos, foi um GP de aprendizagem e experiência (para Ferraz a melhoria foi grande, pois já não perdeu três voltas para os líderes, como no X GP.)
Afinal, uma corrida que se previa monótona foi uma das mais equilibradas e disputadas de sempre do TPC, com apenas 6 segundos entre o vencedor e o sexto classificado! E a baralhar as contas do campeonato.
Passados 10 minutos depois do fim da corrida, caiu um forte aguaceiro.....
- do IX GP (Leiria 2009), que começou com piso seco, "pingou" durante os treinos e depois caiu um forte aguaceiro que encharcou a pista até ao final;
- do X GP (Batalha 2010), sob alerta amarelo e que choveu de princípio a fim, com maior e menor intensidade; e
- do XI GP, em que caiu um pequeno chuvisco depois do início dos treinos mas deu para a pista secar antes do final dos mesmos,
...desta vez a pista estava molhada desde o início mas não choveu até ao final da corrida, pelo que a pista foi secando progressivamente. Isto resultou na melhoria progressiva dos tempos, ao longo dos treinos e da corrida, em cerca de 20 segundos por volta; mais ou menos 10 segundos nos treinos (1m10s para 1m para os mais rápidos) e mais 10 segundos na corrida (1m até 50s). A pista ia apresentando nuances (curvas que secavam mais rapidamente que outras, pequenas poças de água, etc.) e os pilotos tiveram que se adaptar durante todo o GP a essas alterações.
Não tenhamos ilusões. Tiago Capela dispõe e disporá de uma enorme superioridade em piso molhado sobre os seus adversários. Quanto mais água, melhor para ele. Os seus adversários viram a pista molhada e imaginaram uma corrida equilibrada enquanto ele não apareceu; e quando apareceu, à última hora, contaram com mais uma vitória fácil como as duas anteriores. De novo voltou a falar-se em penalizar os pilotos federados em piso molhado (largando em último, por exemplo), solução que o próprio Capela considera justa.
Capela foi portanto o melhor na adaptação a uma pista ainda muito húmida, conquistou assim mais uma pole position e dominou as primeiras voltas. Os adversários só melhoraram à medida que a pista foi secando. Aí, Capela é forte e candidato ao título mas já não goza com o pagode.
Nas primeiras voltas, ainda com a pista molhada, também Ismael Paulino, tradicional mestrezinho-da-chuva (3º e 4º lugar nas tais corridas, sempre com Capela e T. Ferreira em 1º e 2º), subiu de 5º para 2º no início, mas à medida que a pista secou, embora se aproximasse de Tiago Capela, também perdia para os adversários.
A menos de 10 voltas do fim, os 6 primeiros ficaram muito próximos. A um dado momento, os cinco primeiros ficaram praticamente lado a lado e, na travagem para o gancho, Paulino tentou ir por dentro mas a manobra saiu mal, arrastando Santos consigo e caindo para a 6ª posição.
Nas últimas voltas, Ribeiro conseguiu superiorizar-se aos adversários. Paulino tirou o 5º lugar a Alemão e atacou Capela na última volta, mas não conseguiu manter a posição, perdendo o 4º para o batalhense na recta de chegada, com Alemão 1 décimo de segundo.
Mais atrás, num duelo de "titãs" (os dois campeões do TPC), Vrielink superiorizou-se a Rodrigues (menos de um décimo de segundo de diferença!)obtendo o 7º lugar. Para os três últimos pilotos, foi um GP de aprendizagem e experiência (para Ferraz a melhoria foi grande, pois já não perdeu três voltas para os líderes, como no X GP.)
Afinal, uma corrida que se previa monótona foi uma das mais equilibradas e disputadas de sempre do TPC, com apenas 6 segundos entre o vencedor e o sexto classificado! E a baralhar as contas do campeonato.
Passados 10 minutos depois do fim da corrida, caiu um forte aguaceiro.....
domingo, 1 de maio de 2011
Fotos by João Serralheiro
![]() | |
| O reflexo na viseira de Filipe Fonseca. Foto João Serralheiro (clicar para aumentar) |
Não podemos garantir a publicação de todas as fotos, seja no blog ou no Facebook, porque são mesmo muitas, mas vamos tentar.
Crónica no Open Karting
![]() |
| Clicar para aumentar |
Paulino alcança recorde de pontos
![]() | |||
| Rodrigues e Paulino: a luta pelo recorde, seguida de perto por C. Santos. Foto João Serralheiro |
Fomos entrevistar o piloto do Bombarral, mas, devido à hora tardia e alegando cansaço, recusou-se a prestar comentários, limitando-se a dizer que "estou muito contente, enfim, bastante contente... bem, moderadamente contente... contentezinho, vá, com o recorde de pontos" e que "há dias em que o melhor é ficarmos com as coisas boas que acontecem e esperar por um dia melhor. O dia de hoje, com o meu recorde de pontos e a 150 SARIP a liderar o campeonato pela primeira vez na sua história, é um desses dias."
Top 10 de pontos do Troféu Pedro Chaves:
sábado, 30 de abril de 2011
Batalha: Finalmente Ribeiro!
![]() |
| O mestre da chuva... e o mestre do "piso-que-vai-secando!" |
Paulo Ribeiro conseguiu finalmente o resultado que prometia e merecia já há bastante tempo: o regresso ao pódio, e logo com uma vitória convincente e justíssima numa corrida com condições extramente traiçoeiras! Quem diria que Ribeiro, afinal, se dá tão bem com piso molhado? Uma vitória saudada com satisfação por todo o paddock.
Destaque para o primeiro pódio de Daniel Ferreira (a justificar finalmente o estatuto que lhe é atribuído) e também o regresso de Carlos Santos, no 1º pódio dos Outlaws.
Nas equipas, a ausência de José Figueiredo catapultou a 150 SARIP para a liderança.
Como de costume, agora os pontos e mais tarde toda a análise.
Corrida
1º P. Ribeiro
2º D. Ferreira
3º C. Santos
4º T. Capela
5º I. Paulino
6º M. Alemão
7º R. Vrielink
8º J. Rodrigues
9º R. Silva
10º P. Ferraz
11º F. Fonseca
Campeonato Pilotos
1º T. Capela 42 pontos
2º P. Ribeiro 40 pontos
3º I. Paulino 37 pontos
4º C. Santos 32 pontos
5º R. Vrielink 32 pontos
6º M. Alemão 27 pontos
7º R. Silva 25 pontos
8º Daniel Ferreira 21 pontos
9º J. Rodrigues 21 pontos
10º P. Ferraz 21 pontos
11º J. Figueiredo 17 pontos
12º J. Narra 16 pontos
13º R. Tomás 11 pontos
14º Filipe Fonseca 10 pontos
15º M. Raposo 9 pontos
16º J. Tavares 7 pontos
17º E. Ribeiro 6 pontos
18º N. Vaz 5 pontos
19º N. Filipe 4 pontos
20º H. Tomás 3 pontos
21º B. Fernandes 2 pontos
Campeonato Equipas
1º 150 SARIP 69 pontos
2º Acceleron Motorsport 61 pontos
3º C-Sport 57 pontos
4º Outlaws 57 pontos
5º KXT 48 pontos
6º Crash Dummies 31 pontos
7º Xis Team 22 pontos
7º Dallara Gambuzinos 5 pontos
sexta-feira, 29 de abril de 2011
XVI GP: Capela ameaça presença e goza com o pagode
Tiago Capela, actual líder do campeonato e vencedor incontestado das duas corridas disputadas à chuva, não confirmou a sua presença no XVI GP, mas não deixa de estar atento e de fazer os seus mind games, à José Mourinho.
O primeiro "like" na página do Facebook ao post anterior, sobre os aguaceiros, foi dele, como quem diz "venha a chuva que eu vou aí dar-vos uma coça!"
Não se conhecem ainda reacções dos adversários. Note-se que também não está prevista a presença de Tiago Ferreira, 2º classificado incontestado das duas corridas disputadas à chuva.
O primeiro "like" na página do Facebook ao post anterior, sobre os aguaceiros, foi dele, como quem diz "venha a chuva que eu vou aí dar-vos uma coça!"
Não se conhecem ainda reacções dos adversários. Note-se que também não está prevista a presença de Tiago Ferreira, 2º classificado incontestado das duas corridas disputadas à chuva.
Previsão: Aguaceiros
Para a tarde de 30 de Abril.
fonte: Meteo.pt
Nada como aquilo que se viu em Lisboa. Curiosa esta assersão de uma "imigrante", no Público:
Também Luzia Carrola, comerciante no terminal de autocarros de Benfica de 70 anos, garantiu nunca ter visto um cenário destes em Lisboa, onde vive há seis décadas.
“Na minha terra, no norte, já vi chover assim. Mas aqui não. E as pessoas daqui parecem que não podem ver chover um bocadinho mais... foge tudo”, comentou.
Não é preciso ir tão longe! Na Alta Estremadura também ninguém foge por causa do mau tempo...
fonte: Meteo.pt
Nada como aquilo que se viu em Lisboa. Curiosa esta assersão de uma "imigrante", no Público:
Também Luzia Carrola, comerciante no terminal de autocarros de Benfica de 70 anos, garantiu nunca ter visto um cenário destes em Lisboa, onde vive há seis décadas.
“Na minha terra, no norte, já vi chover assim. Mas aqui não. E as pessoas daqui parecem que não podem ver chover um bocadinho mais... foge tudo”, comentou.
Não é preciso ir tão longe! Na Alta Estremadura também ninguém foge por causa do mau tempo...
XVI GP: Outlaws confiantes
![]() |
| Raios sobre a Ponte Vasco da Gama, Lisboa |
"Eu e o C[arlos] S[antos] esperamos que esteja trovoada potente para apimentar ainda mais a coisa!"
A prova começa amanhã, às 16h, no Euroindy (Batalha).
quinta-feira, 28 de abril de 2011
Regulamento publicado
Com mais de 2 meses de atraso em relação ao último prazo previsto, e com 6 meses de atraso em relação ao expectável, foi finalmente publicado o Regulamento do Troféu Pedro Chaves, edição 2011.
A Organização do Troféu, que criticou asperamente o Blogue por este apenas fazer o seu trabalho jornalístico, devia dar mais atenção aos seus próprios assuntos e não permitir que palhaçadas destas ocorram.
Sublinhe-se que foram alteradas as alíneas 3.3 a), 3.4 b), 3.4 f) e 8. d). Para cúmulo, a Organização precaveu-se com a alínea 7. b), o que significa que isto ainda pode continuar a ser alterado ao longo do ano.
(Se a Organização continuar a pressionar o Blogue, somos capazes de fazer queixa ao Tribunal Arbitral do Desporto.)
Entretanto, está quase aí o XVI GP!
A Organização do Troféu, que criticou asperamente o Blogue por este apenas fazer o seu trabalho jornalístico, devia dar mais atenção aos seus próprios assuntos e não permitir que palhaçadas destas ocorram.
Sublinhe-se que foram alteradas as alíneas 3.3 a), 3.4 b), 3.4 f) e 8. d). Para cúmulo, a Organização precaveu-se com a alínea 7. b), o que significa que isto ainda pode continuar a ser alterado ao longo do ano.
(Se a Organização continuar a pressionar o Blogue, somos capazes de fazer queixa ao Tribunal Arbitral do Desporto.)
Entretanto, está quase aí o XVI GP!
terça-feira, 26 de abril de 2011
150 SARIP e Acceleron Motorsport: testes no Carregado
![]() |
| pista do Carregado |
"Eu e o Pedro [Ferraz] fomos (...) experimentar Carregado, mas a pista já tinha secado. A frota parece em bom estado e o melhor é que cronometraram os nossos 10 minutos."
O XVIII GP decorre no dia 25 de Junho.
Etiquetas:
150 Sarip,
Acceleron Motorsport
segunda-feira, 11 de abril de 2011
Dallara-Gambuzinos ausente do XVIII GP
Uma incompatibilidade de agenda vem impossibilitar a presença da Dallara no XVIII GP (Carregado, 25 Junho). De acordo com fonte oficial da equipa, "os Gambuzinos lamentam a ausência na corrida do kartódromo com vista para a A1, ausência essa que dever-se-á a uma iniciativa de revitalização de uma tradição popular esquecida na vila da Benedita, coincidente com esse dia."
A Dallara conta estar presente no XIX GP e refere ainda que "quem quiser passar por lá depois da corrida para comer uns petiscos e beber umas minis, será muito bem-vindo."
A Dallara conta estar presente no XIX GP e refere ainda que "quem quiser passar por lá depois da corrida para comer uns petiscos e beber umas minis, será muito bem-vindo."
domingo, 10 de abril de 2011
Organização: direito de resposta
A Organização do Troféu enviou para a redacção do Blogue o seguinte comunicado:
A Organização vem por este meio repudiar e censurar asperamente o trabalho jornalístico desenvolvido pelo Blogue relativamente ao "caso" Tiago Capela:
- Não há nem nunca houve qualquer referência no Regulamento sobre a participação de pilotos federados, acelerados ou celerados. Recorde-se que a Organização tem incentivado a participação do próprio Pedro Matos Chaves, que teria, por essa ordem de raciocínio, um estatuto muito superior ao de simples piloto FPAK, para além da participação de pilotos com experiência em categorias superiores, como é o caso de Eugénio Silva e Nelson Silva. Só competindo com os melhores é que tornamos melhores;
- Mais grave: o Blogue revela falta de profissionalismo, pois as fotos em questão referem-se apenas a treinos no dia da apresentação do Troféu Energia Racing by SEMOG. A primeira prova é no dia 7 de Maio.
- Pede-se ao Blogue que deixe de inventar inverdades, que abandone o show-off e que se cinja aos factos. Inventar palermices não substitui estar 2 ou 3 semanas parado!
- A Organização aproveita para desejar boa sorte a Tiago Capela para o troféu Energia Racing by SEMOG e que se sinta como o representante do TPC nesse troféu!
A Organização vem por este meio repudiar e censurar asperamente o trabalho jornalístico desenvolvido pelo Blogue relativamente ao "caso" Tiago Capela:
- Não há nem nunca houve qualquer referência no Regulamento sobre a participação de pilotos federados, acelerados ou celerados. Recorde-se que a Organização tem incentivado a participação do próprio Pedro Matos Chaves, que teria, por essa ordem de raciocínio, um estatuto muito superior ao de simples piloto FPAK, para além da participação de pilotos com experiência em categorias superiores, como é o caso de Eugénio Silva e Nelson Silva. Só competindo com os melhores é que tornamos melhores;
- Mais grave: o Blogue revela falta de profissionalismo, pois as fotos em questão referem-se apenas a treinos no dia da apresentação do Troféu Energia Racing by SEMOG. A primeira prova é no dia 7 de Maio.
- Pede-se ao Blogue que deixe de inventar inverdades, que abandone o show-off e que se cinja aos factos. Inventar palermices não substitui estar 2 ou 3 semanas parado!
- A Organização aproveita para desejar boa sorte a Tiago Capela para o troféu Energia Racing by SEMOG e que se sinta como o representante do TPC nesse troféu!
sábado, 9 de abril de 2011
Capela participa em torneio FPAK
O facto de Capela poder ter o estatuto de piloto federado poderá estar em violação ao regulamento do Troféu Pedro Chaves, competição amadora por excelência, podendo assim acarretar sanções para o piloto batalhense. Aguarda-se a reacção oficial da Organização. (mais fotos em ler mais)
Subscrever:
Mensagens (Atom)










