sábado, 30 de abril de 2011

Batalha: Finalmente Ribeiro!

O mestre da chuva... e o
mestre do "piso-que-vai-secando!"
O título deste post "imita" o título do antigo Volante no dia em que o alemão Heinz-Harald Frentzen se estreou a vencer, quando toda a F1 lhe reconhecia talento igual ao de Schumacher mas o alemão já contava 2 títulos e mais de 20 vitórias.

Paulo Ribeiro conseguiu finalmente o resultado que prometia e merecia já há bastante tempo: o regresso ao pódio, e logo com uma vitória convincente e justíssima numa corrida com condições extramente traiçoeiras! Quem diria que Ribeiro, afinal, se dá tão bem com piso molhado? Uma vitória saudada com satisfação por todo o paddock.

Destaque para o primeiro pódio de Daniel Ferreira (a justificar finalmente o estatuto que lhe é atribuído) e também o regresso de Carlos Santos, no 1º pódio dos Outlaws.
Nas equipas, a ausência de José Figueiredo catapultou a 150 SARIP para a liderança.

Como de costume, agora os pontos e mais tarde toda a análise.

Corrida
1º P. Ribeiro
2º D. Ferreira
3º C. Santos
4º T. Capela
5º I. Paulino
6º M. Alemão
7º R. Vrielink
8º J. Rodrigues
9º R. Silva
10º P. Ferraz
11º F. Fonseca


Campeonato Pilotos
1º T. Capela   42 pontos
2º P. Ribeiro   40 pontos
3º I. Paulino   37 pontos
4º C. Santos   32 pontos
5º R. Vrielink   32 pontos
6º M. Alemão   27 pontos
7º R. Silva       25 pontos
8º Daniel Ferreira  21 pontos
9º J. Rodrigues     21 pontos
10º P. Ferraz       21 pontos
11º J. Figueiredo  17 pontos
12º J. Narra         16 pontos
13º R. Tomás       11 pontos
14º Filipe Fonseca 10 pontos
15º M. Raposo    9 pontos
16º J. Tavares    7 pontos
17º E. Ribeiro    6 pontos
18º N. Vaz        5 pontos
19º N. Filipe     4 pontos
20º H. Tomás    3 pontos
21º B. Fernandes  2 pontos


Campeonato Equipas
1º 150 SARIP                  69 pontos
2º Acceleron Motorsport    61 pontos
3º C-Sport                      57 pontos
4º Outlaws                     57 pontos
5º KXT                           48 pontos
6º Crash Dummies           31 pontos
7º Xis Team                    22 pontos
7º Dallara Gambuzinos      5 pontos

sexta-feira, 29 de abril de 2011

XVI GP: Capela ameaça presença e goza com o pagode

Tiago Capela, actual líder do campeonato e vencedor incontestado das duas corridas disputadas à chuva, não confirmou a sua presença no XVI GP, mas não deixa de estar atento e de fazer os seus mind games, à José Mourinho.
O primeiro "like" na página do Facebook ao post anterior, sobre os aguaceiros, foi dele, como quem diz "venha a chuva que eu vou aí dar-vos uma coça!"

Não se conhecem ainda reacções dos adversários. Note-se que também não está prevista a presença de Tiago Ferreira, 2º classificado incontestado das duas corridas disputadas à chuva.

Previsão: Aguaceiros

Para a tarde de 30 de Abril.
fonte: Meteo.pt

Nada como aquilo que se viu  em Lisboa. Curiosa esta assersão de uma "imigrante", no Público:


Também Luzia Carrola, comerciante no terminal de autocarros de Benfica de 70 anos, garantiu nunca ter visto um cenário destes em Lisboa, onde vive há seis décadas.
“Na minha terra, no norte, já vi chover assim. Mas aqui não. E as pessoas daqui parecem que não podem ver chover um bocadinho mais... foge tudo”, comentou.

Não é preciso ir tão longe! Na Alta Estremadura também ninguém foge por causa do mau tempo...

XVI GP: Outlaws confiantes

Raios sobre a Ponte Vasco da Gama, Lisboa
Os Outlaws, actuais 3ºs classificados no campeonato de equipas, revelaram ao blog do Troféu Pedro Chaves que estão plenamente confiantes para a corrida de amanhã e que nem sequer receiam a chuva:


"Eu e o C[arlos] S[antos] esperamos que esteja trovoada potente para apimentar ainda mais a coisa!"

A prova começa amanhã, às 16h, no Euroindy (Batalha).

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Regulamento publicado

Com mais de 2 meses de atraso em relação ao último prazo previsto, e com 6 meses de atraso em relação ao expectável, foi finalmente publicado o Regulamento do Troféu Pedro Chaves, edição 2011.
A Organização do Troféu, que criticou asperamente o Blogue por este apenas fazer o seu trabalho jornalístico, devia dar mais atenção aos seus próprios assuntos e não permitir que palhaçadas destas ocorram.
Sublinhe-se que foram alteradas as alíneas 3.3 a), 3.4 b), 3.4 f) e 8. d). Para cúmulo, a Organização precaveu-se com a alínea 7. b), o que significa que isto ainda pode continuar a ser alterado ao longo do ano.


(Se a Organização continuar a pressionar o Blogue, somos capazes de fazer queixa ao Tribunal Arbitral do Desporto.)


Entretanto, está quase aí o XVI GP!

terça-feira, 26 de abril de 2011

150 SARIP e Acceleron Motorsport: testes no Carregado

pista do Carregado
R. Vrielink, da 150 SARIP, e P. Ferraz, da Acceleron Motorsport, estiveram recentemente em testes visando manter o ritmo (o XVI GP é já no próximo fim-de-semana) e conhecer a pista do Carregado, onde se irá disputar o XVIII GP.

"Eu e o Pedro [Ferraz] fomos (...) experimentar Carregado, mas a pista já tinha secado. A frota parece em bom estado e o melhor é que cronometraram os nossos 10 minutos."

O XVIII GP decorre no dia 25 de Junho.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Dallara-Gambuzinos ausente do XVIII GP

Uma incompatibilidade de agenda vem impossibilitar a presença da Dallara no XVIII GP (Carregado, 25 Junho). De acordo com fonte oficial da equipa, "os Gambuzinos lamentam a ausência na corrida do kartódromo com vista para a A1, ausência essa que dever-se-á a uma iniciativa de revitalização de uma tradição popular esquecida na vila da Benedita, coincidente com esse dia."
A Dallara conta estar presente no XIX GP e refere ainda que "quem quiser passar por lá depois da corrida para comer uns petiscos e beber umas minis, será muito bem-vindo."

domingo, 10 de abril de 2011

Organização: direito de resposta

A Organização do Troféu enviou para a redacção do Blogue o seguinte comunicado:


A Organização vem por este meio repudiar e censurar asperamente o trabalho jornalístico desenvolvido pelo Blogue relativamente ao "caso" Tiago Capela:

- Não há nem nunca houve qualquer referência no Regulamento sobre a participação de pilotos federados, acelerados ou celerados. Recorde-se que a Organização tem incentivado a participação do próprio Pedro Matos Chaves, que teria, por essa ordem de raciocínio, um estatuto muito superior ao de simples piloto FPAK, para além da participação de pilotos com experiência em categorias superiores, como é o caso de Eugénio Silva e Nelson Silva. Só competindo com os melhores é que tornamos melhores;



- Mais grave: o Blogue revela falta de profissionalismo, pois as fotos em questão referem-se apenas a treinos no dia da apresentação do Troféu Energia Racing by SEMOG. A primeira prova é no dia 7 de Maio.

- Pede-se ao Blogue que deixe de inventar inverdades, que abandone o show-off e que se cinja aos factos. Inventar palermices não substitui estar 2 ou 3 semanas parado!





- A Organização aproveita para desejar boa sorte a Tiago Capela para o troféu Energia Racing by SEMOG e que se sinta como o representante do TPC nesse troféu!

sábado, 9 de abril de 2011

Capela participa em torneio FPAK

O blogue do Troféu teve acesso a fotografias inéditas que mostram Tiago Capela, actual líder do campeonato, a participar no Troféu Energia Racing by SEMOG em Kartcross, na pista de Sever do Vouga, organizado pela FPAK!!

O facto de Capela poder ter o estatuto de piloto federado poderá estar em violação ao regulamento do Troféu Pedro Chaves, competição amadora por excelência, podendo assim acarretar sanções para o piloto batalhense. Aguarda-se a reacção oficial da Organização. (mais fotos em ler mais)



ARROXX apoia Troféu Pedro Chaves em karting

"A ARROXX, conhecida marca holandesa de equipamentos para karting, vai apoiar o Troféu Pedro Chaves de karting amador em 2011.

O acordo entre o Troféu e a marca holandesa resulta num apoio exclusivo aos pilotos do troféu que desejem adquirir equipamentos da marca e participar em provas do troféu.
A ARROXX é uma marca holandesa representada em Portugal pela B.Peters, uma empresa dedicada às actividades desportivas e de lazer em geral, nomeadamente à prática do Moto-4 e do karting.

A ARROXX produz e comercializa fatos de competição "indoor" em algodão, fatos com resistência ao fogo e fatos de competição Nível 2, homologados FIA/CIK, em cordura.
A ARROXX produz e comercializa também capacetes, luvas, botas, protecções, fatos impermeáveis e muitos outros produtos para a prática do karting.

O representante da ARROXX em Portugal, Bas Peters, afirmou que "Estamos muito satisfeitos com este acordo e esperamos que o apoio da ARROXX ao Troféu Pedro Chaves lhe permita evoluir em qualidade e segurança! Os pilotos do troféu terão, a partir de agora, condições para a aquisição de equipamentos que lhes permitirão praticar este desporto com mais segurança e comodidade!"

Bas Peters disse ainda que "com este apoio, a ARROXX inicia a sua divulgação em força no karting nacional, a que seguirá a expansão da marca a todo o país, promovida pelos melhores meios que se podia desejar: os pilotos!"

A Organização do Troféu Pedro Chaves, declarou, por seu lado, que "Este acordo honra-nos pelo interesse e confiança demonstrados pela ARROXX no nosso troféu e oferece aos nossos pilotos condições muito interessantes que lhes permitirão evoluir e praticar o seu desporto favorito em melhores condições de segurança."

E acrescentou, ainda: "Este apoio confere-nos uma responsabilidade acrescida que eleva o Troféu Pedro Chaves na escala do karting amador. Vamos estar à altura do desafio!".
Para saber mais sobre a ARROXX, seus produtos e representante, poderá visitar o site da BPETERS MOTORISED SPORT & LEISURE em www.bpeters.eu ou através do telefone 266 742 240 ou no website internacional, em http://www.arroxx.eu ."

quarta-feira, 6 de abril de 2011

XV GP - entrevista com M. Alemão

Tchi...quase 2 meses depois da corrida, e 3 semanas depois da sua recepção, eis que o blog finalmente publica a entrevista com o piloto de Queluz, a revelar-nos que a KXT foi incrivelmente azarada com os seus 2 pilotos a serem afligidos por problemas mecânicos durante o GP.
Estamos cada vez pior. E mais: nem sequer temos fotos! Bom, entretanto hão de ir parar ao Facebook. E temos também as fotos do autêntico escândalo que envolve Tiago Capela e que promete criar muita controvérsia nos próximos tempos.




Mário, um resultado abaixo das expectativas. O que achou da corrida?
Corrida interessante por termos tido inúmeros pilotos estreantes no Troféu. A competição em si proporcionou-me momentos emotivos com muitas trocas de posições e lutas permanentes.


Qualificou-se em 14º, a 2s da pole. O que aconteceu?
Foi-me atribuído um kart com um banco incomodativo com um dos pinos de fixação demasiado saído que infligia uma dor insuportável. Além disso, após 2/3 voltas de qualificação verifiquei uma quebra de potência ao longo das rectas. Decidi ir à box trocar de carro para que quando voltasse à pista pudesse entrar no melhor ritmo e assim atingir a melhor posição possível. Fiquei-me pelo 14º.


Como descreve a largada e a 1ª volta?
Muito emocionante, com um grupo muito aguerrido.


Já na corrida, conseguiu recuperar vários lugares e aceder ao top-ten, baixando para 1,5s a diferença da sua volta mais rápida para a melhor. Era possível ter feito mais?
É sempre possível.


Nuno Gomes tem, provavelmente, a melhor média de golos marcados por minutos jogados do mundo, inferior só à de Mantorras nos últimos tempos. Acha que ele devia ser titular ou isso ia só estragar a média, como o regresso do Schumacher?
O Schumacher volta a colocar a Mercedes nos lugares cimeiros na pré-época. Por isso, seja qual for a idade ou seja qual for a média, a verdade é que só marca quem joga. Deixem jogar o Nuno Gomes e o Mantorras!

Quais as perspectivas para a próxima corrida?
Continuar a luta pelos lugares cimeiros ajudando a KXT a manter-se no seu lugar devido, ou seja, no topo!

domingo, 13 de março de 2011

Calendário avança (2): Palmela confirmado

Num dia fantástico para a agenda do TPC, a Organização confirmou o agendamento do XIX GP para o KIP (Palmela) no dia 6 de Agosto, às horas do costume (16h).
Pede-se assim a todos os pilotos que tenham em conta este facto na marcação das suas férias (se forem estudantes, trabalhadores por conta de outrem ou beneficiários de prestações de desemprego pelo IEFP) ou dos seus tempos livres com deslocação em turismo (se forem trabalhadores a recibos verdes, desempregados à procura do primeiro emprego, ou similares.)

Calendário avança

O calendário de provas de 2011, que este ano se pretendeu agendado com grande antecedência, está cada vez mais próximo de estar totalmente confirmado. Agora é a prova do Carregado que está confirmada para 25 de Junho, no que será uma estreia do Troféu nesta pista.

Entretanto, já existem 6 pilotos confirmados para a corrida da Batalha, apesar de faltar ainda 1 mês e meio para a prova!

terça-feira, 8 de março de 2011

Rodrigues acelera o ritmo

Por falar nisso, só falta 1 semana e meia para a meia maratona.

quarta-feira, 2 de março de 2011

Senilidade ataca Bernie Ecclestone

"um bocadinho chéché"
Por muito que se diga que o patrão da F1 é eterno, a verdade é que eterno só mesmo o Manoel de Oliveira. Bernie Ecclestone já vem dando sinais de estar meio patalouco há algum tempo, e a situação agrava-se. Agora vem propôr chuva artificial para tornar as corridas mais emocionantes. (Saravá ao Paulo Ribeiro pela notícia.)

Aqui no Blogue do TPC, achamos que a ideia em si é boa - o problema é a relação custo-benefício e, simnplesmente, o ser ridículo. Mas é uma boa ideia porque alguns dos nossos pilotos já experimentaram chuva artificial.



A propósito disto, o bicampeão J. Rodrigues tem uma história gira para contar: a sua estreia no karting, num dia soalheiro e já longínquo, no início da década passada, no Euroindy. Era uma tarde sem corridas e a pista estava vazia, à excepção de três jovens pilotos que pagaram o aluguer simples de 15 minutos nos 200cc. O Euroindy estava a proceder à rega da relva (aspersores), e como não havia calor, alguns sítios à sombra acumulavam um pouco de água que ia escorrendo da relva para o asfalto. Um deles (pensem na posição das árvores...) era justamente na zona de travagem da recta oposta, a maior do circuito.


Agora pensem num piloto que efectua a primeira travagem em karting da sua vida, em pneus slick, sem que ninguém o tivesse avisado da água no asfalto.

A fibra e a vontade com que Rodrigues afrontou o destino, a barreira de pneus e a dor nas costas e pescoço, mais a sorte de não se ter aleijado com mais gravidade, terão sido um momento determinante para a sua carreira. Rodrigues levantou-se com dignidade do kart, pediu ajuda ao pessoal do Euroindy, e voltou à pista para concluir o seu tempo de aluguer, sem medo. Estava dado o mote para uma carreira de sucesso.

domingo, 27 de fevereiro de 2011

F1 e TPC adiam corridas

Corridas no Bahrain, só à frente da polícia
Tal como a F1 teve de adiar o seu GP de abertura devido a uma conjuntura menos favorável, também o TPC alterou as datas inicialmente previstas. Assim, o XVI GP (Batalha) está agora oficialmente marcado para o dia 30 de Abril.


A alteração dá mais tempo a todos os pilotos para prepararem os seus mealheiros para este facto inédito no TPC: corridas em três meses consecutivos (Abril-Maio-Junho, sendo que o plano inicial era Fevereiro-Março-Abril.)


Entretanto, o TPC espera sinceramente que Kadafi caia o mais depressa possível. Embora seja uma organização apolítica, o TPC não deixa de estar em sintonia com a Declaração Universal dos Direitos Humanos e com o bom senso.

sábado, 26 de fevereiro de 2011

XV GP - Entrevista com J. Narra

J. Narra a entrar na recta da meta

João, um bom resultado pessoal e para a Xis Team. Esperava este resultado depois de tanto tempo de inactividade?

Admitia que fosse pior...fiquei satisfeito com o resultado que obtivemos, bastaram as voltas de classificação para ver que no grupo há muita qualidade e, ter acabado em quinto depois de sair do nono lugar tem que me deixar contente.


Como descreve a largada e a 1ª volta?

Não houve incidentes na largada, todos passámos pelas curvas do fim da recta da meta, o que é positivo...durante a primeira volta ganhei algumas posições e cheguei a estar em quarto, mas não consegui acompanhar os da frente, nem sequer segurar essa posição...


Terminou apenas 2s à frente de P. Ribeiro. Como foi a luta com o piloto da Acceleron Motorsport?

A luta com o Paulo Ribeiro foi renhida, trocámos de posição várias vezes ao longo da prova, nunca nenhum de nós se conseguiu afastar do outro de forma significativa...na última vez que passámos na recta eu estáva à frente e por isso fiquei em quinto...se não ficava em sexto, naturalmente!


Vários pilotos notaram a "ratoeira" (água) na primeira curva. Como encarou esse obstáculo?

A principio de forma apreensiva e... uma vez de costas, mas sabe-se lá por quê, fiquei parado na grelha de cimento e não cheguei a ir ao "charco"...um alívio,....depois com cuidado e serenidade, tentando fazer essa passagem cada vez melhor (o que não sei se foi conseguido)...a imagem com que fiquei de um "amigo" que "lá foi", e que correu antes de nós, não foi tranquilizadora. O rapaz ficou que parecia um panádo...


E o sol a dar nos olhos na curva mais elevada do circuito (a longa direita)?

Doía-me tanto o joelho direito (por "dentro") e as mãos, que o Sol era o meu menor problema...mas sim encandeou-me algumas vezes...nesssa curva, em particular, o joelho sofria...


Acha que o regresso do Izmailov pode salvar a temporada do Sporting?

O Izmailov está-se a tornar o Mantorras do Sporting, caso não volte a jogar e a render em tempo útil deve é "desamparar a loja"...com ele podem ir outros amigos que para lá estão (no entanto sem culpa), que não sei bem quem para lá levou...o Sporting cada vez mais me lembra o País...tal preocupa-me (como Sportinguista), porque não me parece que o segundo tenha salvação...


Para terminar, quais as perspectivas para a próxima corrida?

É uma pista que conheço e de que gosto...por isso, melhorar ou pelo menos não piorar era bom...creio que a classificação na grelha de partida vai ser um factor mais importante nesta corrida do que na disputada no KIRO...tenho ideia que a pista é mais estreita e por isso mais difícil de passar, mas,... também tinha idéia de que o Paulo era bem mais alto do que eu, por isso...até lá!

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

XV GP - entrevista com J. Figueiredo

Atrás, T. Capela (esquerda) e J. Figueiredo
José, um magnífico resultado para quem vinha de um resultado sofrido à chuva e um ano de inactividade. Como descreve a corrida?
- Foi uma corrida muito disputada, felizmente em piso seco onde me encontro mais à vontade.



Qualificou-se em 4º. Esperava este resultado?
- É o resultado de muito esforço. Há que continuar a evoluir de forma a garantir o podio.


Como descreve o toque em I. Paulino na 1ª volta? Não havia hipótese de o passar por dentro?
- Todos nós sabemos que a 1ª volta é bastante complicada, nao havendo muito espaço de manobra para evitar todos os toques. Nos tentamos sempre que as voltas nao tenham quaisquer toques, no entanto nem sempre é possivel.


Como foi a recuperação até ao 4º lugar? Nunca teve a perspectiva de apanhar R. Vrielink que terminou à sua frente?
- R. Vrielink demonstrou estar em grande forma, pelo que desta vez nao foi possivel apanhar o seu lugar.


Fez a 2ª volta mais rápida da corrida, só superada pelo seu colega de equipa T. Capela. Ele deu-lhe dicas antes da prova?
- Existe sempre espaço para evoluir e aprender



Líbia, Iémen ou Bahrain? Qual é o próximo a ir de vela?
- Situação muito complicada



A C-Sport lidera o campeonato de equipas. Quais as perspectivas para a próxima corrida? Quando o veremos a discutir taco-a-taco com Capela?
- Capela apresentou-se em grande forma, especialmente porque é conhecido em piso molhado, apresentando-se como muito forte tambem em piso seco.

Um abraço
José Figueiredo

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

XV GP - entrevista com Pedro Camacho

N. Vaz (Dallara Gambuzinos) termina o XV GP
foto Lídia Silvestre
Pedro, foi um dos privilegiados que assistiu de camarote ao XV GP Pedro Chaves. Como descreve esta corrida?

A corrida foi muito interessante, muito competitiva e correu as mil maravilhas sem grandes atritos. Foi uma oportunidade para conhecer os pilotos e as suas estratégias em pista e as suas principais características. Tem pilotos muito interessantes, os quatros primeiros pilotos foram uma surpresa, mas ainda há muito campeonato pela frente e faltaram a prova pilotos importantes que vão aumentar o nível de competitividade do Troféu. O rookie Nuno Vaz foi uma surpresa e vai continuar a surpreender durante o troféu.


Comentários à vitória de Tiago Capela? Acha que é um candidato ao título?

Em relação ao Tiago Capela, sim, acredito que possa a vir a ser um candidato ao titulo, se o seu companheiro de equipa, José Figueiredo, continuar a passar pelas poças de água para molhar a pista de forma a criar a ilusão que está a chover como forma de motivar o Tiago. Mas acho que é muito cedo para afirmar se é o candidato ao título, porque teve muita sorte no kart que lhe foi atribuído, não foi o mais rápido na pista mas foi o mais consistente, vamos ver nas próximas corridas. Quanto aos comentários, não podemos ligar ás suas posições porque está a jogar a defesa para não aumentar as expectativas nas futuras corridas, nas que correr, porque é mais consistente durante a corrida do que entre provas, ao afirmar que vem a todas as corridas já está a dizer que não vem a próxima se não estiver a chover.


Rumores ligam-no a um possível cargo de Director Desportivo da Dallara-Gambuzinos - um género de Director que coordena e supervisiona, à imagem de D. Sousa na 150 SARIP. Como comenta esta hipótese?

Eu não gosto de comentar rumores, nem o devia fazer, mas o que posso dizer é que sim, houve uma abordagem por de parte dos responsáveis do Dallara-Gambuzinos e estamos ainda negociações. Resultado dessa negociação, é a contratação de Nuno Vaz, que sendo um rookie já mostrou boas indicações, nesta corrida, mas ainda tem muito para melhorar.


Por outro lado, parece que foi visto, durante a corrida, a fazer baby-sitting a um piloto que, segundo consta, tem um pré-acordo com a Acceleron Motorsport para 2028. Como comenta esta situação?

Despertou a minha atenção, um jovem piloto que estava a ser o centro das atenções durante o aquecimento e que roubou o foco da atenção dos espectadores para a sua perfomance. Após uma longa conversa com o jovem piloto, tive a oportunidade para observar a sua paixão pelo movimento dos karts e a sua capacidade de reacção. É uma jovem promessa, no entanto, primeiro, tem que aprender a gatinhar antes de começar a correr. Tudo a seu tempo.


Acha que o David Luiz foi bem vendido ou devia-se ter esticado a corda um pouco mais?

O David Luiz foi muito bem vendido; no entanto, se a troca fosse o Drogba em vez do Matic, aí sim, era um grande negocio.


Quais as suas expectativas para a próxima corrida?

Para a próxima corrida, a aposta da Dallara-Gambuzinos é claramente o trabalho de equipa para angariar o máximo pontos possíveis e ganhar ritmo.