O calendário de provas de 2011, que este ano se pretendeu agendado com grande antecedência, está cada vez mais próximo de estar totalmente confirmado. Agora é a prova do Carregado que está confirmada para 25 de Junho, no que será uma estreia do Troféu nesta pista.
Entretanto, já existem 6 pilotos confirmados para a corrida da Batalha, apesar de faltar ainda 1 mês e meio para a prova!
domingo, 13 de março de 2011
terça-feira, 8 de março de 2011
quarta-feira, 2 de março de 2011
Senilidade ataca Bernie Ecclestone
![]() |
| "um bocadinho chéché" |
Aqui no Blogue do TPC, achamos que a ideia em si é boa - o problema é a relação custo-benefício e, simnplesmente, o ser ridículo. Mas é uma boa ideia porque alguns dos nossos pilotos já experimentaram chuva artificial.
A propósito disto, o bicampeão J. Rodrigues tem uma história gira para contar: a sua estreia no karting, num dia soalheiro e já longínquo, no início da década passada, no Euroindy. Era uma tarde sem corridas e a pista estava vazia, à excepção de três jovens pilotos que pagaram o aluguer simples de 15 minutos nos 200cc. O Euroindy estava a proceder à rega da relva (aspersores), e como não havia calor, alguns sítios à sombra acumulavam um pouco de água que ia escorrendo da relva para o asfalto. Um deles (pensem na posição das árvores...) era justamente na zona de travagem da recta oposta, a maior do circuito.
Agora pensem num piloto que efectua a primeira travagem em karting da sua vida, em pneus slick, sem que ninguém o tivesse avisado da água no asfalto.A fibra e a vontade com que Rodrigues afrontou o destino, a barreira de pneus e a dor nas costas e pescoço, mais a sorte de não se ter aleijado com mais gravidade, terão sido um momento determinante para a sua carreira. Rodrigues levantou-se com dignidade do kart, pediu ajuda ao pessoal do Euroindy, e voltou à pista para concluir o seu tempo de aluguer, sem medo. Estava dado o mote para uma carreira de sucesso.
domingo, 27 de fevereiro de 2011
F1 e TPC adiam corridas
![]() |
| Corridas no Bahrain, só à frente da polícia |
A alteração dá mais tempo a todos os pilotos para prepararem os seus mealheiros para este facto inédito no TPC: corridas em três meses consecutivos (Abril-Maio-Junho, sendo que o plano inicial era Fevereiro-Março-Abril.)
Entretanto, o TPC espera sinceramente que Kadafi caia o mais depressa possível. Embora seja uma organização apolítica, o TPC não deixa de estar em sintonia com a Declaração Universal dos Direitos Humanos e com o bom senso.
sábado, 26 de fevereiro de 2011
XV GP - Entrevista com J. Narra
| J. Narra a entrar na recta da meta |
João, um bom resultado pessoal e para a Xis Team. Esperava este resultado depois de tanto tempo de inactividade?
Admitia que fosse pior...fiquei satisfeito com o resultado que obtivemos, bastaram as voltas de classificação para ver que no grupo há muita qualidade e, ter acabado em quinto depois de sair do nono lugar tem que me deixar contente.
Como descreve a largada e a 1ª volta?
Não houve incidentes na largada, todos passámos pelas curvas do fim da recta da meta, o que é positivo...durante a primeira volta ganhei algumas posições e cheguei a estar em quarto, mas não consegui acompanhar os da frente, nem sequer segurar essa posição...
Terminou apenas 2s à frente de P. Ribeiro. Como foi a luta com o piloto da Acceleron Motorsport?
A luta com o Paulo Ribeiro foi renhida, trocámos de posição várias vezes ao longo da prova, nunca nenhum de nós se conseguiu afastar do outro de forma significativa...na última vez que passámos na recta eu estáva à frente e por isso fiquei em quinto...se não ficava em sexto, naturalmente!
Vários pilotos notaram a "ratoeira" (água) na primeira curva. Como encarou esse obstáculo?
A principio de forma apreensiva e... uma vez de costas, mas sabe-se lá por quê, fiquei parado na grelha de cimento e não cheguei a ir ao "charco"...um alívio,....depois com cuidado e serenidade, tentando fazer essa passagem cada vez melhor (o que não sei se foi conseguido)...a imagem com que fiquei de um "amigo" que "lá foi", e que correu antes de nós, não foi tranquilizadora. O rapaz ficou que parecia um panádo...
E o sol a dar nos olhos na curva mais elevada do circuito (a longa direita)?
Doía-me tanto o joelho direito (por "dentro") e as mãos, que o Sol era o meu menor problema...mas sim encandeou-me algumas vezes...nesssa curva, em particular, o joelho sofria...
Acha que o regresso do Izmailov pode salvar a temporada do Sporting?
O Izmailov está-se a tornar o Mantorras do Sporting, caso não volte a jogar e a render em tempo útil deve é "desamparar a loja"...com ele podem ir outros amigos que para lá estão (no entanto sem culpa), que não sei bem quem para lá levou...o Sporting cada vez mais me lembra o País...tal preocupa-me (como Sportinguista), porque não me parece que o segundo tenha salvação...
Para terminar, quais as perspectivas para a próxima corrida?
É uma pista que conheço e de que gosto...por isso, melhorar ou pelo menos não piorar era bom...creio que a classificação na grelha de partida vai ser um factor mais importante nesta corrida do que na disputada no KIRO...tenho ideia que a pista é mais estreita e por isso mais difícil de passar, mas,... também tinha idéia de que o Paulo era bem mais alto do que eu, por isso...até lá!
quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011
XV GP - entrevista com J. Figueiredo
![]() |
| Atrás, T. Capela (esquerda) e J. Figueiredo |
- Foi uma corrida muito disputada, felizmente em piso seco onde me encontro mais à vontade.
Qualificou-se em 4º. Esperava este resultado?
- É o resultado de muito esforço. Há que continuar a evoluir de forma a garantir o podio.
Como descreve o toque em I. Paulino na 1ª volta? Não havia hipótese de o passar por dentro?
- Todos nós sabemos que a 1ª volta é bastante complicada, nao havendo muito espaço de manobra para evitar todos os toques. Nos tentamos sempre que as voltas nao tenham quaisquer toques, no entanto nem sempre é possivel.
Como foi a recuperação até ao 4º lugar? Nunca teve a perspectiva de apanhar R. Vrielink que terminou à sua frente?
- R. Vrielink demonstrou estar em grande forma, pelo que desta vez nao foi possivel apanhar o seu lugar.
Fez a 2ª volta mais rápida da corrida, só superada pelo seu colega de equipa T. Capela. Ele deu-lhe dicas antes da prova?
- Existe sempre espaço para evoluir e aprender
Líbia, Iémen ou Bahrain? Qual é o próximo a ir de vela?
- Situação muito complicada
A C-Sport lidera o campeonato de equipas. Quais as perspectivas para a próxima corrida? Quando o veremos a discutir taco-a-taco com Capela?
- Capela apresentou-se em grande forma, especialmente porque é conhecido em piso molhado, apresentando-se como muito forte tambem em piso seco.
Um abraço
José Figueiredo
terça-feira, 22 de fevereiro de 2011
XV GP - entrevista com Pedro Camacho
| N. Vaz (Dallara Gambuzinos) termina o XV GP foto Lídia Silvestre |
A corrida foi muito interessante, muito competitiva e correu as mil maravilhas sem grandes atritos. Foi uma oportunidade para conhecer os pilotos e as suas estratégias em pista e as suas principais características. Tem pilotos muito interessantes, os quatros primeiros pilotos foram uma surpresa, mas ainda há muito campeonato pela frente e faltaram a prova pilotos importantes que vão aumentar o nível de competitividade do Troféu. O rookie Nuno Vaz foi uma surpresa e vai continuar a surpreender durante o troféu.
Comentários à vitória de Tiago Capela? Acha que é um candidato ao título?
Em relação ao Tiago Capela, sim, acredito que possa a vir a ser um candidato ao titulo, se o seu companheiro de equipa, José Figueiredo, continuar a passar pelas poças de água para molhar a pista de forma a criar a ilusão que está a chover como forma de motivar o Tiago. Mas acho que é muito cedo para afirmar se é o candidato ao título, porque teve muita sorte no kart que lhe foi atribuído, não foi o mais rápido na pista mas foi o mais consistente, vamos ver nas próximas corridas. Quanto aos comentários, não podemos ligar ás suas posições porque está a jogar a defesa para não aumentar as expectativas nas futuras corridas, nas que correr, porque é mais consistente durante a corrida do que entre provas, ao afirmar que vem a todas as corridas já está a dizer que não vem a próxima se não estiver a chover.
Rumores ligam-no a um possível cargo de Director Desportivo da Dallara-Gambuzinos - um género de Director que coordena e supervisiona, à imagem de D. Sousa na 150 SARIP. Como comenta esta hipótese?
Eu não gosto de comentar rumores, nem o devia fazer, mas o que posso dizer é que sim, houve uma abordagem por de parte dos responsáveis do Dallara-Gambuzinos e estamos ainda negociações. Resultado dessa negociação, é a contratação de Nuno Vaz, que sendo um rookie já mostrou boas indicações, nesta corrida, mas ainda tem muito para melhorar.
Por outro lado, parece que foi visto, durante a corrida, a fazer baby-sitting a um piloto que, segundo consta, tem um pré-acordo com a Acceleron Motorsport para 2028. Como comenta esta situação?
Despertou a minha atenção, um jovem piloto que estava a ser o centro das atenções durante o aquecimento e que roubou o foco da atenção dos espectadores para a sua perfomance. Após uma longa conversa com o jovem piloto, tive a oportunidade para observar a sua paixão pelo movimento dos karts e a sua capacidade de reacção. É uma jovem promessa, no entanto, primeiro, tem que aprender a gatinhar antes de começar a correr. Tudo a seu tempo.
Acha que o David Luiz foi bem vendido ou devia-se ter esticado a corda um pouco mais?
O David Luiz foi muito bem vendido; no entanto, se a troca fosse o Drogba em vez do Matic, aí sim, era um grande negocio.
Quais as suas expectativas para a próxima corrida?
Para a próxima corrida, a aposta da Dallara-Gambuzinos é claramente o trabalho de equipa para angariar o máximo pontos possíveis e ganhar ritmo.
domingo, 20 de fevereiro de 2011
sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011
KXT aposta em força na preparação física
![]() |
| imagem daqui |
Os adversários que se cuidem: a KXT vai responder ao mau arranque de temporada!
quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011
quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011
Bruno Senna tem de esperar
Calma, Bruno. Não esquenta, não. A gente já sabia que você tinha assinado para se desenvolver e testar, e é isso que deve fazer. Vá treinando com calma. Já viu se você passava pela vergonhaça de ser batido pelo Petrov?? O timing é tudo. Veja o Damon Hill. Foi para a Williams ser colega do Prost e andar ao nível dele, e todo o mundo pensou que era um grande piloto. Ninguém notou que o francês já tinha 38 anos e vinha de um ano fora porque ele ia ganhando corridas, e Hill ficou bem na foto. Depois ninguém viu que Hill era 1,5s a 2s por volta mais lento que seu tio Ayrton porque o acidente veio logo à terceira corrida de 94...parecer bem é muito importante! E o Heidfeld merece uma última (?...) temporada. Força aí, Bruno!
terça-feira, 15 de fevereiro de 2011
segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011
Alerta amarelo
Definitivamente o TPC safou-se de mais uma grande epopeia, daquelas do tipo navegação em alto mar. A Protecção Civil decretou alerta amarelo até quarta-feira.
Nem seria a primeira vez que uma corrida se faria sob alerta amarelo... o X GP (Batalha 2010) foi justamente disputado nestas condições.
Nem seria a primeira vez que uma corrida se faria sob alerta amarelo... o X GP (Batalha 2010) foi justamente disputado nestas condições.
Troféu Feminino 2011: Ribeiro isolada
domingo, 13 de fevereiro de 2011
Bombarral: BF Team ausente
A grande ausente do Bombarral foi sem dúvida a BF Team, equipa campeã em título, que não pôde estar presente por questões de agenda. Espera-se que o novo regulamento possa minimizar o atraso pontual sofrido pela equipa e pelos pilotos, individualmente considerados.
Recordamos que Tiago Ferreira discutiu o campeonato 2010 até à última prova.
Recordamos que Tiago Ferreira discutiu o campeonato 2010 até à última prova.
Sorte para os "gatos"
Os pilotos do TPC que não gostam de chuva tiveram mesmo sorte com o dia de ontem. Depois da chuva de sexta-feira, eis que hoje, Domingo, o Bombarral acorda com chuva contínua e sem perspectivas de parar.
Regulamento 2011: alterações aprovadas
Após uma curta e animada assembleia-geral, a Organização determinou o calendário provisório para 2011 e determinou ainda pequenas alterações ao Regulamento.
A mais importante é sem dúvida a alteração ao sistema de pontuação. Em 2011, das 6 corridas, só os 5 melhores resultados contarão para a classificação, à imagem do que sucedia na F1 até 1990. Desta forma, os pilotos que, por dificuldades de agenda (à imagem do que sucedeu o ano passado), são forçados a falhar uma corrida, serão menos prejudicados, para além de que todos podem igualmente evitar que um azar uma má classificação pesem demasiado no resultado.
Por definir ficou ainda se esta regra se aplica ao campeonato de equipas. Na F1, sob a vigência desta regra, alturas houve em que os resultados para a equipa eram os mesmos que os dos pilotos, mas noutras contavam para a equipa todos os resultados alcançados, mesmo que não contassem todos para os pilotos. A Organização deverá deliberar sobre esta questão proximamente.
O Regulamento para 2011 será publicado brevemente.
A mais importante é sem dúvida a alteração ao sistema de pontuação. Em 2011, das 6 corridas, só os 5 melhores resultados contarão para a classificação, à imagem do que sucedia na F1 até 1990. Desta forma, os pilotos que, por dificuldades de agenda (à imagem do que sucedeu o ano passado), são forçados a falhar uma corrida, serão menos prejudicados, para além de que todos podem igualmente evitar que um azar uma má classificação pesem demasiado no resultado.
Por definir ficou ainda se esta regra se aplica ao campeonato de equipas. Na F1, sob a vigência desta regra, alturas houve em que os resultados para a equipa eram os mesmos que os dos pilotos, mas noutras contavam para a equipa todos os resultados alcançados, mesmo que não contassem todos para os pilotos. A Organização deverá deliberar sobre esta questão proximamente.
O Regulamento para 2011 será publicado brevemente.
Subscrever:
Mensagens (Atom)





