domingo, 27 de fevereiro de 2011

F1 e TPC adiam corridas

Corridas no Bahrain, só à frente da polícia
Tal como a F1 teve de adiar o seu GP de abertura devido a uma conjuntura menos favorável, também o TPC alterou as datas inicialmente previstas. Assim, o XVI GP (Batalha) está agora oficialmente marcado para o dia 30 de Abril.


A alteração dá mais tempo a todos os pilotos para prepararem os seus mealheiros para este facto inédito no TPC: corridas em três meses consecutivos (Abril-Maio-Junho, sendo que o plano inicial era Fevereiro-Março-Abril.)


Entretanto, o TPC espera sinceramente que Kadafi caia o mais depressa possível. Embora seja uma organização apolítica, o TPC não deixa de estar em sintonia com a Declaração Universal dos Direitos Humanos e com o bom senso.

sábado, 26 de fevereiro de 2011

XV GP - Entrevista com J. Narra

J. Narra a entrar na recta da meta

João, um bom resultado pessoal e para a Xis Team. Esperava este resultado depois de tanto tempo de inactividade?

Admitia que fosse pior...fiquei satisfeito com o resultado que obtivemos, bastaram as voltas de classificação para ver que no grupo há muita qualidade e, ter acabado em quinto depois de sair do nono lugar tem que me deixar contente.


Como descreve a largada e a 1ª volta?

Não houve incidentes na largada, todos passámos pelas curvas do fim da recta da meta, o que é positivo...durante a primeira volta ganhei algumas posições e cheguei a estar em quarto, mas não consegui acompanhar os da frente, nem sequer segurar essa posição...


Terminou apenas 2s à frente de P. Ribeiro. Como foi a luta com o piloto da Acceleron Motorsport?

A luta com o Paulo Ribeiro foi renhida, trocámos de posição várias vezes ao longo da prova, nunca nenhum de nós se conseguiu afastar do outro de forma significativa...na última vez que passámos na recta eu estáva à frente e por isso fiquei em quinto...se não ficava em sexto, naturalmente!


Vários pilotos notaram a "ratoeira" (água) na primeira curva. Como encarou esse obstáculo?

A principio de forma apreensiva e... uma vez de costas, mas sabe-se lá por quê, fiquei parado na grelha de cimento e não cheguei a ir ao "charco"...um alívio,....depois com cuidado e serenidade, tentando fazer essa passagem cada vez melhor (o que não sei se foi conseguido)...a imagem com que fiquei de um "amigo" que "lá foi", e que correu antes de nós, não foi tranquilizadora. O rapaz ficou que parecia um panádo...


E o sol a dar nos olhos na curva mais elevada do circuito (a longa direita)?

Doía-me tanto o joelho direito (por "dentro") e as mãos, que o Sol era o meu menor problema...mas sim encandeou-me algumas vezes...nesssa curva, em particular, o joelho sofria...


Acha que o regresso do Izmailov pode salvar a temporada do Sporting?

O Izmailov está-se a tornar o Mantorras do Sporting, caso não volte a jogar e a render em tempo útil deve é "desamparar a loja"...com ele podem ir outros amigos que para lá estão (no entanto sem culpa), que não sei bem quem para lá levou...o Sporting cada vez mais me lembra o País...tal preocupa-me (como Sportinguista), porque não me parece que o segundo tenha salvação...


Para terminar, quais as perspectivas para a próxima corrida?

É uma pista que conheço e de que gosto...por isso, melhorar ou pelo menos não piorar era bom...creio que a classificação na grelha de partida vai ser um factor mais importante nesta corrida do que na disputada no KIRO...tenho ideia que a pista é mais estreita e por isso mais difícil de passar, mas,... também tinha idéia de que o Paulo era bem mais alto do que eu, por isso...até lá!

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

XV GP - entrevista com J. Figueiredo

Atrás, T. Capela (esquerda) e J. Figueiredo
José, um magnífico resultado para quem vinha de um resultado sofrido à chuva e um ano de inactividade. Como descreve a corrida?
- Foi uma corrida muito disputada, felizmente em piso seco onde me encontro mais à vontade.



Qualificou-se em 4º. Esperava este resultado?
- É o resultado de muito esforço. Há que continuar a evoluir de forma a garantir o podio.


Como descreve o toque em I. Paulino na 1ª volta? Não havia hipótese de o passar por dentro?
- Todos nós sabemos que a 1ª volta é bastante complicada, nao havendo muito espaço de manobra para evitar todos os toques. Nos tentamos sempre que as voltas nao tenham quaisquer toques, no entanto nem sempre é possivel.


Como foi a recuperação até ao 4º lugar? Nunca teve a perspectiva de apanhar R. Vrielink que terminou à sua frente?
- R. Vrielink demonstrou estar em grande forma, pelo que desta vez nao foi possivel apanhar o seu lugar.


Fez a 2ª volta mais rápida da corrida, só superada pelo seu colega de equipa T. Capela. Ele deu-lhe dicas antes da prova?
- Existe sempre espaço para evoluir e aprender



Líbia, Iémen ou Bahrain? Qual é o próximo a ir de vela?
- Situação muito complicada



A C-Sport lidera o campeonato de equipas. Quais as perspectivas para a próxima corrida? Quando o veremos a discutir taco-a-taco com Capela?
- Capela apresentou-se em grande forma, especialmente porque é conhecido em piso molhado, apresentando-se como muito forte tambem em piso seco.

Um abraço
José Figueiredo

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

XV GP - entrevista com Pedro Camacho

N. Vaz (Dallara Gambuzinos) termina o XV GP
foto Lídia Silvestre
Pedro, foi um dos privilegiados que assistiu de camarote ao XV GP Pedro Chaves. Como descreve esta corrida?

A corrida foi muito interessante, muito competitiva e correu as mil maravilhas sem grandes atritos. Foi uma oportunidade para conhecer os pilotos e as suas estratégias em pista e as suas principais características. Tem pilotos muito interessantes, os quatros primeiros pilotos foram uma surpresa, mas ainda há muito campeonato pela frente e faltaram a prova pilotos importantes que vão aumentar o nível de competitividade do Troféu. O rookie Nuno Vaz foi uma surpresa e vai continuar a surpreender durante o troféu.


Comentários à vitória de Tiago Capela? Acha que é um candidato ao título?

Em relação ao Tiago Capela, sim, acredito que possa a vir a ser um candidato ao titulo, se o seu companheiro de equipa, José Figueiredo, continuar a passar pelas poças de água para molhar a pista de forma a criar a ilusão que está a chover como forma de motivar o Tiago. Mas acho que é muito cedo para afirmar se é o candidato ao título, porque teve muita sorte no kart que lhe foi atribuído, não foi o mais rápido na pista mas foi o mais consistente, vamos ver nas próximas corridas. Quanto aos comentários, não podemos ligar ás suas posições porque está a jogar a defesa para não aumentar as expectativas nas futuras corridas, nas que correr, porque é mais consistente durante a corrida do que entre provas, ao afirmar que vem a todas as corridas já está a dizer que não vem a próxima se não estiver a chover.


Rumores ligam-no a um possível cargo de Director Desportivo da Dallara-Gambuzinos - um género de Director que coordena e supervisiona, à imagem de D. Sousa na 150 SARIP. Como comenta esta hipótese?

Eu não gosto de comentar rumores, nem o devia fazer, mas o que posso dizer é que sim, houve uma abordagem por de parte dos responsáveis do Dallara-Gambuzinos e estamos ainda negociações. Resultado dessa negociação, é a contratação de Nuno Vaz, que sendo um rookie já mostrou boas indicações, nesta corrida, mas ainda tem muito para melhorar.


Por outro lado, parece que foi visto, durante a corrida, a fazer baby-sitting a um piloto que, segundo consta, tem um pré-acordo com a Acceleron Motorsport para 2028. Como comenta esta situação?

Despertou a minha atenção, um jovem piloto que estava a ser o centro das atenções durante o aquecimento e que roubou o foco da atenção dos espectadores para a sua perfomance. Após uma longa conversa com o jovem piloto, tive a oportunidade para observar a sua paixão pelo movimento dos karts e a sua capacidade de reacção. É uma jovem promessa, no entanto, primeiro, tem que aprender a gatinhar antes de começar a correr. Tudo a seu tempo.


Acha que o David Luiz foi bem vendido ou devia-se ter esticado a corda um pouco mais?

O David Luiz foi muito bem vendido; no entanto, se a troca fosse o Drogba em vez do Matic, aí sim, era um grande negocio.


Quais as suas expectativas para a próxima corrida?

Para a próxima corrida, a aposta da Dallara-Gambuzinos é claramente o trabalho de equipa para angariar o máximo pontos possíveis e ganhar ritmo.

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

KXT aposta em força na preparação física

imagem daqui
Pois é. Depois do treino intenso que certamente ajudou a que J. Rodrigues fizesse a 3ª volta mais rápida e fosse o único a estar em condições de vir a segurar T. Capela, é o seu colega de equipa M. Alemão que prepara uma participação na 20ª Meia-Maratona de Lisboa.
Os adversários que se cuidem: a KXT vai responder ao mau arranque de temporada!

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Bruno Senna tem de esperar

Calma, Bruno. Não esquenta, não. A gente já sabia que você tinha assinado para se desenvolver e testar, e é isso que deve fazer. Vá treinando com calma. Já viu se você passava pela vergonhaça de ser batido pelo Petrov?? O timing é tudo. Veja o Damon Hill. Foi para a Williams ser colega do Prost e andar ao nível dele, e todo o mundo pensou que era um grande piloto. Ninguém notou que o francês já tinha 38 anos e vinha de um ano fora porque ele ia ganhando corridas, e Hill ficou bem na foto. Depois ninguém viu que Hill era 1,5s a 2s por volta mais lento que seu tio Ayrton porque o acidente veio logo à terceira corrida de 94...parecer bem é muito importante! E o Heidfeld merece uma última (?...) temporada. Força aí, Bruno!

XV GP - largada

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Alerta amarelo

Definitivamente o TPC safou-se de mais uma grande epopeia, daquelas do tipo navegação em alto mar. A Protecção Civil decretou alerta amarelo até quarta-feira.

Nem seria a primeira vez que uma corrida se faria sob alerta amarelo... o X GP (Batalha 2010) foi justamente disputado nestas condições.

Troféu Feminino 2011: Ribeiro isolada

Eugénia Ribeiro na frente de T. Capela
Eugénia Ribeiro, a única participante feminina no XV GP, lidera naturalmente isolada a classificação do Troféu Feminino, aguardando que as potenciais adversárias apareçam para a desafiar.



Troféu Feminino
1ª Eugénia Ribeiro        6 pontos

XV GP - entrevista com R. Vrielink

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Bombarral: BF Team ausente

A grande ausente do Bombarral foi sem dúvida a BF Team, equipa campeã em título, que não pôde estar presente por questões de agenda. Espera-se que o novo regulamento possa minimizar o atraso pontual sofrido pela equipa e pelos pilotos, individualmente considerados.
Recordamos que Tiago Ferreira discutiu o campeonato 2010 até à última prova.

XV GP - flash-interview com P. Ribeiro

Sorte para os "gatos"

Os pilotos do TPC que não gostam de chuva tiveram mesmo sorte com o dia de ontem. Depois da chuva de sexta-feira, eis que hoje, Domingo, o Bombarral acorda com chuva contínua e sem perspectivas de parar.

Regulamento 2011: alterações aprovadas

Após uma curta e animada assembleia-geral, a Organização determinou o calendário provisório para 2011 e determinou ainda pequenas alterações ao Regulamento.

A mais importante é sem dúvida a alteração ao sistema de pontuação. Em 2011, das 6 corridas, só os 5 melhores resultados contarão para a classificação, à imagem do que sucedia na F1 até 1990. Desta forma, os pilotos que, por dificuldades de agenda (à imagem do que sucedeu o ano passado), são forçados a falhar uma corrida, serão menos prejudicados, para além de que todos podem igualmente evitar que um azar uma má classificação pesem demasiado no resultado.

Por definir ficou ainda se esta regra se aplica ao campeonato de equipas. Na F1, sob a vigência desta regra, alturas houve em que os resultados para a equipa eram os mesmos que os dos pilotos, mas noutras contavam para a equipa todos os resultados alcançados, mesmo que não contassem todos para os pilotos. A Organização deverá deliberar sobre esta questão proximamente.

O Regulamento para 2011 será publicado brevemente.

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Bombarral: report rápido

Luta animada na curva 1
Tinha-se falado num vudu da C-Sport para chover, e num contra-vudu dos adversários para não chover, depois da chuva intensa do dia anterior. Afinal, Capela venceu em piso seco, pela primeira vez, e com autoridade.

A corrida ficou marcada pelo "abandono" de J. Rodrigues, com um falha mecânica que o obrigou a trocar de kart a meio da prova, "atirando-o" para o (mesmo assim muito bom) 13º lugar final. O bicampeão estava mais rápido que Capela no início da prova e chegou a atacá-lo, antes desta infelicidade.

A corrida ficou igualmente marcada pela presença de uma curiosa ratoeira na primeira curva. Uma poça (da chuva do dia anterior) ficou na escapatória e, depois de alguém a ter pisado, trouxe um pouco de água para a pista que fazia diferença a quem a pisasse.

Houve grande luta no pelotão intermédio: houve apenas 4 segundos de diferença entre o 7º e o 12º!




Curiosidades estatísticas:
2º hat-trick de T. Capela
9 pilotos estreantes, elevando o total para 108
1º Top-Ten para J. Figueiredo, J. Narra (estreia) e R. Tomás (estreia)

Bombarral: ninguém segura Tiago Capela!

Ninguém o segura!
Numa corrida marcada pelas falhas mecânicas, Tiago Capela abriu o ano a ganhar, tal como em 2010, mas desta vez em piso seco - a primeira vitória "em seco" do piloto batalhense, que obteve igualmente o seu segundo hat-trick.
O pódio foi completado pela 150 SARIP, com Paulino na frente de Vrielink, mas a C-Sport assegurou a liderança da tabela de equipas com o 4º lugar de José Figueiredo.

Nos próximos dias teremos, como de costume, análises extensivas de resultados, os próprios resultados, fotos, novidades sobre o Regulamento, etc. Por agora, ficamos com a classificação da corrida (igual à do campeonato, por ser a primeira prova) e a do campeonato de equipas.

Corrida = Campeonato de pilotos
1º T. Capela          25 pontos
2º I. Paulino           21 pontos
3º R. Vrielink        18 pontos
4º J. Figueiredo     17 pontos
5º J. Narra            16 pontos
6º P. Ribeiro         15 pontos
7º C. Santos          14 pontos
8º R. Silva              13 pontos
9º M. Alemão        12 pontos
10º R. Tomás         11 pontos
11º P. Ferraz          10 pontos
12º M. Raposo        9 pontos
13º J. Rodrigues      8 pontos
14º J. Tavares         7 pontos
15º E. Ribeiro         6 pontos
16º N. Vaz             5 pontos
17º N. Filipe           4 pontos
18º H. Tomás         3 pontos
19º B. Fernandes    2 pontos

Equipas
1º C-Sport         42 pontos
2º 150 SARIP    39 pontos
3º Outlaws          27 pontos
4º Acceleron Motorsport  25 pontos
5º Xis Team       22 pontos
6º KXT             20 pontos
7º Dallara Gambuzinos    5 pontos

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Antevisão 2011 - entrevista com Nuno Reis

O que espera da temporada 2011 do TPC?
Estou muito curioso para ver como vai ser esta temporada! Por vários motivos. Primeiro, estou curioso para ver Paulino e Vrielink na mesma equipa, porque sou português e gosto de ver tragédias de perto. Sendo 2 pilotos de topo, candidatos ao título, a minha esperança é ver uma luta fratricida (ver McLaren de Senna e Prost). Depois, quero ver se o intenso programa de treino físico do ex-campeão Rodrigues faz efeito, ou se o chip só anda no carro, para disfarçar. Ainda, para ver se haverá mais envolvidos na disputa pelo título e, claro, quem ganha os novos troféus.

E a primeira corrida, promete?
Promete e muito! Aliás, à hora que eu escrevo isto, promete chuva. E chuva é sempre interessante, baralha tudo... Ou quase, porque à chuva costuma ganhar o Capela. Mas corridas à chuva são sempre interessantes. E aumenta o potencial para haver despistes. E como já disse, gosto de ver desgraças de perto.

Acha que Mubarak fez bem em dar a entender que saía e depois não sair?
Citando o autarca-modelo Avelino Ferreira Torres, acho uma "filha-da-putice" o que estão a fazer ao senhor Mubarak. Ninguém me tira da ideia que está toda a gente a reclamar porque ele fez umas operações plásticas. É que ninguém fala árabe, e os senhores da Al Jazeera estão a enganar-nos nas traduções, de certeza! Se a moda pega, vamos empalar o Manuel Machado e ocupar o Terreiro do Paço até a Maya emigrar.

Voltando ao desporto automóvel, o Schumacher estava melhor a dar pontapés de saída do que a conduzir na Mercedes?
Acho que o Schumi esteve muito bem no pontapé de saída. Aliás, o Sporting devia fazer-lhe uma proposta, precisamos de pontas-de-lança. E mesmo com 300 anos, joga melhor que o Djaló e o bebé-proveta Saleiro juntos.

Aquela trapalhada de haver duas equipas chamadas Lotus na F1, já percebeu o que se passa?
Não, não faço ideia. Desde que passaram a F1 para a SportTV que ando um bocado arredado, desatento. Eu e o resto do povo. Precisamos de um tuga lá outra vez, para aquilo voltar para o serviço público. O Paulo Solipa deve andar a ressacar de não falar de carros. Ah, e já agora, recomendo que uma das equipas use a música Ana Lee dos GNR como hino. Afinal, fala de um lótus azul, e outras coisas que podem ser associadas a um carro.

Para concluir, como reage ao boato da equipa UCP-Lis?
Acho que isso é um boato malicioso, sem fundamento, para denegrir a imagem de uma instituição fantástica. Quero demarcar-me completamente desse projecto. Excepto se vier a acontecer e der bons resultados. Nesse caso, sempre o apoiei e a ideia até foi minha. Ando a aprender com os políticos. E vamos lá ver se durante esta época não faço uma moção de censura à Organização do TPC!