terça-feira, 15 de fevereiro de 2011
segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011
Alerta amarelo
Definitivamente o TPC safou-se de mais uma grande epopeia, daquelas do tipo navegação em alto mar. A Protecção Civil decretou alerta amarelo até quarta-feira.
Nem seria a primeira vez que uma corrida se faria sob alerta amarelo... o X GP (Batalha 2010) foi justamente disputado nestas condições.
Nem seria a primeira vez que uma corrida se faria sob alerta amarelo... o X GP (Batalha 2010) foi justamente disputado nestas condições.
Troféu Feminino 2011: Ribeiro isolada
domingo, 13 de fevereiro de 2011
Bombarral: BF Team ausente
A grande ausente do Bombarral foi sem dúvida a BF Team, equipa campeã em título, que não pôde estar presente por questões de agenda. Espera-se que o novo regulamento possa minimizar o atraso pontual sofrido pela equipa e pelos pilotos, individualmente considerados.
Recordamos que Tiago Ferreira discutiu o campeonato 2010 até à última prova.
Recordamos que Tiago Ferreira discutiu o campeonato 2010 até à última prova.
Sorte para os "gatos"
Os pilotos do TPC que não gostam de chuva tiveram mesmo sorte com o dia de ontem. Depois da chuva de sexta-feira, eis que hoje, Domingo, o Bombarral acorda com chuva contínua e sem perspectivas de parar.
Regulamento 2011: alterações aprovadas
Após uma curta e animada assembleia-geral, a Organização determinou o calendário provisório para 2011 e determinou ainda pequenas alterações ao Regulamento.
A mais importante é sem dúvida a alteração ao sistema de pontuação. Em 2011, das 6 corridas, só os 5 melhores resultados contarão para a classificação, à imagem do que sucedia na F1 até 1990. Desta forma, os pilotos que, por dificuldades de agenda (à imagem do que sucedeu o ano passado), são forçados a falhar uma corrida, serão menos prejudicados, para além de que todos podem igualmente evitar que um azar uma má classificação pesem demasiado no resultado.
Por definir ficou ainda se esta regra se aplica ao campeonato de equipas. Na F1, sob a vigência desta regra, alturas houve em que os resultados para a equipa eram os mesmos que os dos pilotos, mas noutras contavam para a equipa todos os resultados alcançados, mesmo que não contassem todos para os pilotos. A Organização deverá deliberar sobre esta questão proximamente.
O Regulamento para 2011 será publicado brevemente.
A mais importante é sem dúvida a alteração ao sistema de pontuação. Em 2011, das 6 corridas, só os 5 melhores resultados contarão para a classificação, à imagem do que sucedia na F1 até 1990. Desta forma, os pilotos que, por dificuldades de agenda (à imagem do que sucedeu o ano passado), são forçados a falhar uma corrida, serão menos prejudicados, para além de que todos podem igualmente evitar que um azar uma má classificação pesem demasiado no resultado.
Por definir ficou ainda se esta regra se aplica ao campeonato de equipas. Na F1, sob a vigência desta regra, alturas houve em que os resultados para a equipa eram os mesmos que os dos pilotos, mas noutras contavam para a equipa todos os resultados alcançados, mesmo que não contassem todos para os pilotos. A Organização deverá deliberar sobre esta questão proximamente.
O Regulamento para 2011 será publicado brevemente.
sábado, 12 de fevereiro de 2011
Bombarral: report rápido
![]() |
| Luta animada na curva 1 |
A corrida ficou marcada pelo "abandono" de J. Rodrigues, com um falha mecânica que o obrigou a trocar de kart a meio da prova, "atirando-o" para o (mesmo assim muito bom) 13º lugar final. O bicampeão estava mais rápido que Capela no início da prova e chegou a atacá-lo, antes desta infelicidade.
A corrida ficou igualmente marcada pela presença de uma curiosa ratoeira na primeira curva. Uma poça (da chuva do dia anterior) ficou na escapatória e, depois de alguém a ter pisado, trouxe um pouco de água para a pista que fazia diferença a quem a pisasse.
Houve grande luta no pelotão intermédio: houve apenas 4 segundos de diferença entre o 7º e o 12º!
Curiosidades estatísticas:
2º hat-trick de T. Capela
9 pilotos estreantes, elevando o total para 108
1º Top-Ten para J. Figueiredo, J. Narra (estreia) e R. Tomás (estreia)
Bombarral: ninguém segura Tiago Capela!
![]() |
| Ninguém o segura! |
O pódio foi completado pela 150 SARIP, com Paulino na frente de Vrielink, mas a C-Sport assegurou a liderança da tabela de equipas com o 4º lugar de José Figueiredo.
Nos próximos dias teremos, como de costume, análises extensivas de resultados, os próprios resultados, fotos, novidades sobre o Regulamento, etc. Por agora, ficamos com a classificação da corrida (igual à do campeonato, por ser a primeira prova) e a do campeonato de equipas.
Corrida = Campeonato de pilotos
1º T. Capela 25 pontos
2º I. Paulino 21 pontos
3º R. Vrielink 18 pontos
4º J. Figueiredo 17 pontos
5º J. Narra 16 pontos
6º P. Ribeiro 15 pontos
7º C. Santos 14 pontos
8º R. Silva 13 pontos
9º M. Alemão 12 pontos
10º R. Tomás 11 pontos
11º P. Ferraz 10 pontos
12º M. Raposo 9 pontos
13º J. Rodrigues 8 pontos
14º J. Tavares 7 pontos
15º E. Ribeiro 6 pontos
16º N. Vaz 5 pontos
17º N. Filipe 4 pontos
18º H. Tomás 3 pontos
19º B. Fernandes 2 pontos
Equipas
1º C-Sport 42 pontos
2º 150 SARIP 39 pontos
3º Outlaws 27 pontos
4º Acceleron Motorsport 25 pontos
5º Xis Team 22 pontos
6º KXT 20 pontos
7º Dallara Gambuzinos 5 pontos
sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011
Antevisão 2011 - entrevista com Nuno Reis
O que espera da temporada 2011 do TPC?
Estou muito curioso para ver como vai ser esta temporada! Por vários motivos. Primeiro, estou curioso para ver Paulino e Vrielink na mesma equipa, porque sou português e gosto de ver tragédias de perto. Sendo 2 pilotos de topo, candidatos ao título, a minha esperança é ver uma luta fratricida (ver McLaren de Senna e Prost). Depois, quero ver se o intenso programa de treino físico do ex-campeão Rodrigues faz efeito, ou se o chip só anda no carro, para disfarçar. Ainda, para ver se haverá mais envolvidos na disputa pelo título e, claro, quem ganha os novos troféus.
E a primeira corrida, promete?
Promete e muito! Aliás, à hora que eu escrevo isto, promete chuva. E chuva é sempre interessante, baralha tudo... Ou quase, porque à chuva costuma ganhar o Capela. Mas corridas à chuva são sempre interessantes. E aumenta o potencial para haver despistes. E como já disse, gosto de ver desgraças de perto.
Acha que Mubarak fez bem em dar a entender que saía e depois não sair?
Citando o autarca-modelo Avelino Ferreira Torres, acho uma "filha-da-putice" o que estão a fazer ao senhor Mubarak. Ninguém me tira da ideia que está toda a gente a reclamar porque ele fez umas operações plásticas. É que ninguém fala árabe, e os senhores da Al Jazeera estão a enganar-nos nas traduções, de certeza! Se a moda pega, vamos empalar o Manuel Machado e ocupar o Terreiro do Paço até a Maya emigrar.
Voltando ao desporto automóvel, o Schumacher estava melhor a dar pontapés de saída do que a conduzir na Mercedes?
Acho que o Schumi esteve muito bem no pontapé de saída. Aliás, o Sporting devia fazer-lhe uma proposta, precisamos de pontas-de-lança. E mesmo com 300 anos, joga melhor que o Djaló e o bebé-proveta Saleiro juntos.
Aquela trapalhada de haver duas equipas chamadas Lotus na F1, já percebeu o que se passa?
Não, não faço ideia. Desde que passaram a F1 para a SportTV que ando um bocado arredado, desatento. Eu e o resto do povo. Precisamos de um tuga lá outra vez, para aquilo voltar para o serviço público. O Paulo Solipa deve andar a ressacar de não falar de carros. Ah, e já agora, recomendo que uma das equipas use a música Ana Lee dos GNR como hino. Afinal, fala de um lótus azul, e outras coisas que podem ser associadas a um carro.
Para concluir, como reage ao boato da equipa UCP-Lis?
Acho que isso é um boato malicioso, sem fundamento, para denegrir a imagem de uma instituição fantástica. Quero demarcar-me completamente desse projecto. Excepto se vier a acontecer e der bons resultados. Nesse caso, sempre o apoiei e a ideia até foi minha. Ando a aprender com os políticos. E vamos lá ver se durante esta época não faço uma moção de censura à Organização do TPC!
Estou muito curioso para ver como vai ser esta temporada! Por vários motivos. Primeiro, estou curioso para ver Paulino e Vrielink na mesma equipa, porque sou português e gosto de ver tragédias de perto. Sendo 2 pilotos de topo, candidatos ao título, a minha esperança é ver uma luta fratricida (ver McLaren de Senna e Prost). Depois, quero ver se o intenso programa de treino físico do ex-campeão Rodrigues faz efeito, ou se o chip só anda no carro, para disfarçar. Ainda, para ver se haverá mais envolvidos na disputa pelo título e, claro, quem ganha os novos troféus.
E a primeira corrida, promete?
Promete e muito! Aliás, à hora que eu escrevo isto, promete chuva. E chuva é sempre interessante, baralha tudo... Ou quase, porque à chuva costuma ganhar o Capela. Mas corridas à chuva são sempre interessantes. E aumenta o potencial para haver despistes. E como já disse, gosto de ver desgraças de perto.
Acha que Mubarak fez bem em dar a entender que saía e depois não sair?
Citando o autarca-modelo Avelino Ferreira Torres, acho uma "filha-da-putice" o que estão a fazer ao senhor Mubarak. Ninguém me tira da ideia que está toda a gente a reclamar porque ele fez umas operações plásticas. É que ninguém fala árabe, e os senhores da Al Jazeera estão a enganar-nos nas traduções, de certeza! Se a moda pega, vamos empalar o Manuel Machado e ocupar o Terreiro do Paço até a Maya emigrar.
Voltando ao desporto automóvel, o Schumacher estava melhor a dar pontapés de saída do que a conduzir na Mercedes?
Acho que o Schumi esteve muito bem no pontapé de saída. Aliás, o Sporting devia fazer-lhe uma proposta, precisamos de pontas-de-lança. E mesmo com 300 anos, joga melhor que o Djaló e o bebé-proveta Saleiro juntos.
Aquela trapalhada de haver duas equipas chamadas Lotus na F1, já percebeu o que se passa?
Não, não faço ideia. Desde que passaram a F1 para a SportTV que ando um bocado arredado, desatento. Eu e o resto do povo. Precisamos de um tuga lá outra vez, para aquilo voltar para o serviço público. O Paulo Solipa deve andar a ressacar de não falar de carros. Ah, e já agora, recomendo que uma das equipas use a música Ana Lee dos GNR como hino. Afinal, fala de um lótus azul, e outras coisas que podem ser associadas a um carro.
Para concluir, como reage ao boato da equipa UCP-Lis?
Acho que isso é um boato malicioso, sem fundamento, para denegrir a imagem de uma instituição fantástica. Quero demarcar-me completamente desse projecto. Excepto se vier a acontecer e der bons resultados. Nesse caso, sempre o apoiei e a ideia até foi minha. Ando a aprender com os políticos. E vamos lá ver se durante esta época não faço uma moção de censura à Organização do TPC!
terça-feira, 8 de fevereiro de 2011
Pedro Couceiro, fadista
Algum dos nossos leitores sabia que Pedro Couceiro, célebre piloto português de alta competição que esteve a rondar a F1, teve uma carreira como fadista? E que os lucros da mesma ajudaram a lançar a sua carreira no mundo dos karts?
Nós não sabíamos - somos talvez demasiado novos para isso...
Aliás, o Markl explicou o resto da história - Couceiro será o Pedro da Cinderela, na música de Carlos Paião. A quem souber melhor, agradecemos a contribuição na caixa de comentários.
Nós não sabíamos - somos talvez demasiado novos para isso...
Aliás, o Markl explicou o resto da história - Couceiro será o Pedro da Cinderela, na música de Carlos Paião. A quem souber melhor, agradecemos a contribuição na caixa de comentários.
segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011
Bruno Senna mais perto do sonho
Bom, não se podia pedir mais! Poucos dias depois do anúncio da sua entrada para a (Lotus??) Renault, eis que Bruno vê o piloto principal da Renault (1 dos 5 melhores plantel) ausentar-se por um ano, pelo menos, da competição. Será que ele vai concretizar o sonho??
António Borges Barreto, o português da Ferrari F1
(artigo do Ionline)
"Nicha Cabral (cinco corridas entre 1959 e 1964), Pedro Matos Chaves (13 em 1991), Pedro Lamy (32 entre 1993 e 96) e Tiago Monteiro (37 entre 2005 e 2006) foram os quatro pilotos portugueses que andaram no circo da Fórmula 1 e são nomes incontornáveis do automobilismo português pela incrível façanha de terem chegado ao topo. A história que aqui vamos contar de um outro inesquecível piloto nacional é trágica e nunca passou pela F1.
Esquecido por alguns e desconhecido para muitos, António Joaquim Borges Barreto, abreviado para Toquim, foi o primeiro e único piloto português na Ferrari. Este dado, por si só, já garante uma página. Mas afinal porque é que a escuderia mais famosa da história contratou um português de 24 anos? Bem, é por isso que vamos escrever uma página sobre o homem e o piloto que passou ao lado de uma carreira gloriosa.
Nascido em Évora, Toquim deu-se a conhecer nas pistas aos 23 anos, em 1954, numa altura em que a média de idade dos pilotos da Fórmula 1 (só para dar um exemplo) era de 42 anos. Ao volante de um Porsche 356, Toquim apresentou-se na VI Volta a Portugal, organizada pelo desaparecido Clube 100 à Hora. Para surpresa de muitos, incluindo do próprio, saiu-se vencedor de uma prova que contava com nomes sonantes do automobilismo português. A sua humildade é sincera e, ao mesmo tempo, graciosa: "Sou estreante. Nunca entrei em provas, se bem que conduzo há bastante tempo. Sinceramente lhe digo: quis avaliar o prazer destas andanças. Não sabia nada disto e não queria deixar de experimentar as sensações que outros volantes têm tido. Agora não desisto mais."
Para a frente é que é Lisboa. Ou Porto. Ou Guimarães. Com Toquim ao volante, as surpresas nunca mais acabavam. Foi sétimo classificado no GP Portugal, no Circuito da Boavista, no Porto, décimo no GP Lisboa, segundo na Rampa da Penha (Guimarães) e primeiro num Quilómetro de Arranque. A experiência nestas provas dão-lhe a projecção necessária para outros voos e Toquim aventura-se na compra de um Ferrari 2M (Spider Vignale), que pertencia a D. Fernando de Mascarenhas, prestigiado piloto português. É essa compra, feita no final do ano de 1955, que lhe permite dar o salto.
Em 1956, o Ferrari e Toquim fundem-se num só. Ao quarto lugar no GP Porto segue-se a primeira internacionalização, nas 10 horas de Messina (Itália). Acaba em terceiro, e ainda levanta a Taça dos Novos. Esse lugar no pódio aliado ao título numa corrida paralela confere-lhe maturidade ao volante e confirmam-se as negociações com a Ferrari. Em conversa informal com o jornal "O Volante", Toquim anunciava um contrato profissional, já com testes marcados com a Ferrari, no dia 15 de Setembro, em Saint Étienne.
"Vou para Itália, onde me demorarei poucos dias, apenas o tempo necessário para alguns treinos na Ferrari. Depois sigo para França onde disputarei uma prova de circuito em Saint Étienne à qual devem correr todos os bons e em que eu correrei oficialmente pela Ferrari." O entrevistador está embasbacado. Ferrari? "Sim senhor, pela Ferrari. Em Messina, já corri pela Ferrari mas agora é verdadeiramente oficial a minha presença na equipa." E a ideia é tornar-se profissional? "É essa a minha intenção. Tenho 25 anos e reconheço que posso fazer qualquer coisa interessante. Lá fora escasseiam os corredores novos: julgo que a ocasião é de aproveitar..." [nesse ano de 1956, Fangio é campeão mundial de pilotos com 45 anos de idade, enquanto a Ferrari ganha o Mundial de construtores]
É nesse momento que o destino prega uma das partidas mais cruéis, com a morte de Toquim nas 6 horas de Forez, na estreia oficial pela Ferrari. O italiano Piero Carini, que seguia em terceiro lugar, perdeu o controlo do seu Ferrari Testarossa a mais de 200 km/h e foi bater na traseira do português, projectando os dois veículos contra um muro, onde ambos morreriam naquele instante. Portugal ficou paralisado, Évora nem se fala. Toquim era já um símbolo naquela cidade. A sua urna foi levada em ombros da igreja na praça do Giraldo até ao cemitério. Em cima dela, duas coroas de flores: uma enviada por Enzo Ferrari, como sinal de luto pelo recém-contratado piloto; outra da família de Piero Carini, o outro acidentado no fatídico dia.
Toquim pode nunca ter chegado à Fórmula 1 mas tem o seu nome no livro de pilotos da Ferrari, onde se lê: "Com coragem e paixão, faleceu com apenas 26 anos."
"Nicha Cabral (cinco corridas entre 1959 e 1964), Pedro Matos Chaves (13 em 1991), Pedro Lamy (32 entre 1993 e 96) e Tiago Monteiro (37 entre 2005 e 2006) foram os quatro pilotos portugueses que andaram no circo da Fórmula 1 e são nomes incontornáveis do automobilismo português pela incrível façanha de terem chegado ao topo. A história que aqui vamos contar de um outro inesquecível piloto nacional é trágica e nunca passou pela F1.
Esquecido por alguns e desconhecido para muitos, António Joaquim Borges Barreto, abreviado para Toquim, foi o primeiro e único piloto português na Ferrari. Este dado, por si só, já garante uma página. Mas afinal porque é que a escuderia mais famosa da história contratou um português de 24 anos? Bem, é por isso que vamos escrever uma página sobre o homem e o piloto que passou ao lado de uma carreira gloriosa.
Nascido em Évora, Toquim deu-se a conhecer nas pistas aos 23 anos, em 1954, numa altura em que a média de idade dos pilotos da Fórmula 1 (só para dar um exemplo) era de 42 anos. Ao volante de um Porsche 356, Toquim apresentou-se na VI Volta a Portugal, organizada pelo desaparecido Clube 100 à Hora. Para surpresa de muitos, incluindo do próprio, saiu-se vencedor de uma prova que contava com nomes sonantes do automobilismo português. A sua humildade é sincera e, ao mesmo tempo, graciosa: "Sou estreante. Nunca entrei em provas, se bem que conduzo há bastante tempo. Sinceramente lhe digo: quis avaliar o prazer destas andanças. Não sabia nada disto e não queria deixar de experimentar as sensações que outros volantes têm tido. Agora não desisto mais."
Para a frente é que é Lisboa. Ou Porto. Ou Guimarães. Com Toquim ao volante, as surpresas nunca mais acabavam. Foi sétimo classificado no GP Portugal, no Circuito da Boavista, no Porto, décimo no GP Lisboa, segundo na Rampa da Penha (Guimarães) e primeiro num Quilómetro de Arranque. A experiência nestas provas dão-lhe a projecção necessária para outros voos e Toquim aventura-se na compra de um Ferrari 2M (Spider Vignale), que pertencia a D. Fernando de Mascarenhas, prestigiado piloto português. É essa compra, feita no final do ano de 1955, que lhe permite dar o salto.
Em 1956, o Ferrari e Toquim fundem-se num só. Ao quarto lugar no GP Porto segue-se a primeira internacionalização, nas 10 horas de Messina (Itália). Acaba em terceiro, e ainda levanta a Taça dos Novos. Esse lugar no pódio aliado ao título numa corrida paralela confere-lhe maturidade ao volante e confirmam-se as negociações com a Ferrari. Em conversa informal com o jornal "O Volante", Toquim anunciava um contrato profissional, já com testes marcados com a Ferrari, no dia 15 de Setembro, em Saint Étienne.
"Vou para Itália, onde me demorarei poucos dias, apenas o tempo necessário para alguns treinos na Ferrari. Depois sigo para França onde disputarei uma prova de circuito em Saint Étienne à qual devem correr todos os bons e em que eu correrei oficialmente pela Ferrari." O entrevistador está embasbacado. Ferrari? "Sim senhor, pela Ferrari. Em Messina, já corri pela Ferrari mas agora é verdadeiramente oficial a minha presença na equipa." E a ideia é tornar-se profissional? "É essa a minha intenção. Tenho 25 anos e reconheço que posso fazer qualquer coisa interessante. Lá fora escasseiam os corredores novos: julgo que a ocasião é de aproveitar..." [nesse ano de 1956, Fangio é campeão mundial de pilotos com 45 anos de idade, enquanto a Ferrari ganha o Mundial de construtores]
É nesse momento que o destino prega uma das partidas mais cruéis, com a morte de Toquim nas 6 horas de Forez, na estreia oficial pela Ferrari. O italiano Piero Carini, que seguia em terceiro lugar, perdeu o controlo do seu Ferrari Testarossa a mais de 200 km/h e foi bater na traseira do português, projectando os dois veículos contra um muro, onde ambos morreriam naquele instante. Portugal ficou paralisado, Évora nem se fala. Toquim era já um símbolo naquela cidade. A sua urna foi levada em ombros da igreja na praça do Giraldo até ao cemitério. Em cima dela, duas coroas de flores: uma enviada por Enzo Ferrari, como sinal de luto pelo recém-contratado piloto; outra da família de Piero Carini, o outro acidentado no fatídico dia.
Toquim pode nunca ter chegado à Fórmula 1 mas tem o seu nome no livro de pilotos da Ferrari, onde se lê: "Com coragem e paixão, faleceu com apenas 26 anos."
domingo, 6 de fevereiro de 2011
150 SARIP: Paulino em entrevista
Qual a sua reacção à chegada de Vrielink à equipa?
Estou naturalmente deliciado com a perspectiva de ter o Reinold como colega de equipa para 2010. Creio que a 150 SARIP poderá conseguir coisas muito interessantes!
Não tem receio de lutar contra o Campeão em título?
Ao contrário do que sucede na F1, no karting amador o equipamento é igual para todos e portanto a diferença não se mede necessariamente contra os colegas de equipa. O Reinold foi o meu grande adversário para o título de 2010 e, nesse sentido, continua a ser um adversário, para mim e para todos, pelo que não há receio. Pelo contrário: além de adversário, agora é também um colega, pelo que existirá cooperação sempre que possível!
Mas esta situação não o levará a ser o segundo piloto da equipa?
Claro que não! Como em todas as equipas do TPC, cada um faz a sua corrida. O que haverá é um cuidado especial para não prejudicar a equipa. Além disso, em 2010 eu bati o Reinold por 3 vezes, e 2 delas em confronto directo.
Quando muito, se, no final do campeonato, um estiver em posição de ser ajudado pelo outro, como fez o Patrese ao Mansell em 1991, estou totalmente disponível, e estou certo que o Reinold fará o mesmo se for ao contrário!
Daniel Sousa é o novo Director Desportivo. Comentário?
Estamos deliciados por termos um Director Desportivo com provas dadas na gestão de organizações amadoras, como foi o caso do NERIFE. Entretanto, é preciso agradecer ao Daniel a dedicação e o talento que mostrou nas corridas que fez com a equipa. Não esquecer que os pontos do Daniel foram fulcrais para batermos a MAT em 2009 e a Acceleron em 2010. Espero que ele possa voltar para fazer provas magníficas como no XIV GP, quando obteve um resultado brilhante contra adversários muito mais leves!
Fala-se por aí num dream team da UCP-Lis, com Hélder Antunes e André Almeida, tendo Nuno Reis como director desportivo. Quer comentar?
Não me parece que alguém fale nisso, mas era uma ideia excelente. Em todo o caso, suponho que pelo menos o Hélder estará presente e é um bom candidato a vencer o Troféu Rookie.
Se a 150 SARIP tivesse tido esta configuração em 2010, o seu domínio teria sido considerável. Quais as perspectivas para 2011? Poderemos esperar uma espécie de McLaren-Honda 1988?
Se o campeão e o vice-campeão se juntam, não temos outro remédio senão assumir que a 150 SARIP é uma clara candidata ao título! Contudo, visto que a Acceleron está reforçada, a BF Team ainda tem margem de progressão, a KXT é sempre a KXT, mais a C-Sport e e os Outlaws que são muito bons, e ainda à espera de saber se a Albakarting Team vem, vamos ver se não nos acontece como ao Jody Schekter e ao Nélson Piquet, que passaram pela vergonhaça de falharem a qualificação para uma corrida já depois de serem campeões. A BF é que é a campeã em título.
O meu objectivo para o XV GP é o habitual: terminar no top-ten será óptimo!
Vamos ser sinceros: o Schumacher devia ou não abandonar a F1?
O problema do Schumacher é sempre o mesmo: ele não tem noção, nem carisma. Se ele tivesse dito que não vinha para ser campeão, que apenas mantinha o gosto pela competição e que queria ajudar o Rosberg e a Mercedes no grande projecto alemão, que assim até escusava de causar instabilidade na Ferrari, como se se estivesse só a divertir, ninguém lhe levava a mal. O problema foi ter dito que vinha para ser campeão, pois subiu muito as expectativas. As pessoas nem se aperceberam que no fim de 2010 ele já estava ao nível do Rosberg – com 41 anos, que diabo! Eu continuo a achar a presença dele extremamente interessante.
Além do valor dos outros pilotos e equipas e do facto reconhecido de o nível entre todos ser muito idêntico, há mais alguma desculpa para uma eventual quebra de resultados em relação a 2010?
Claro. Li uma vez que o Enzo Ferrari dizia que “papai piloto perde 1 segundo por volta”. E embora não consiga agora confirmar esta info na net, basta olhar para o vergonhoso 2009 do Reinold para ver que é verdade.
Nunca ponderou constituir uma equipa com o bicampeão Rodrigues?
Chegámos a falar nisso, mas embora também fosse uma hipótese interessante, ambos concluímos que era melhor não. Por um lado, porque ele não queria abandonar a KXT e eu também não queria abandonar a 150 SARIP; por outro, porque historicamente nós não funcionamos bem em equipa. Temos algum currículo no jogo da sueca e sempre constatámos que tínhamos mais hipóteses de ganhar jogando um contra o outro – na mesma equipa, perdíamos quase sempre.
Estou naturalmente deliciado com a perspectiva de ter o Reinold como colega de equipa para 2010. Creio que a 150 SARIP poderá conseguir coisas muito interessantes!
Não tem receio de lutar contra o Campeão em título?
Ao contrário do que sucede na F1, no karting amador o equipamento é igual para todos e portanto a diferença não se mede necessariamente contra os colegas de equipa. O Reinold foi o meu grande adversário para o título de 2010 e, nesse sentido, continua a ser um adversário, para mim e para todos, pelo que não há receio. Pelo contrário: além de adversário, agora é também um colega, pelo que existirá cooperação sempre que possível!
![]() |
| Patrese à frente de Mansell (1991) |
Claro que não! Como em todas as equipas do TPC, cada um faz a sua corrida. O que haverá é um cuidado especial para não prejudicar a equipa. Além disso, em 2010 eu bati o Reinold por 3 vezes, e 2 delas em confronto directo.
Quando muito, se, no final do campeonato, um estiver em posição de ser ajudado pelo outro, como fez o Patrese ao Mansell em 1991, estou totalmente disponível, e estou certo que o Reinold fará o mesmo se for ao contrário!
Estamos deliciados por termos um Director Desportivo com provas dadas na gestão de organizações amadoras, como foi o caso do NERIFE. Entretanto, é preciso agradecer ao Daniel a dedicação e o talento que mostrou nas corridas que fez com a equipa. Não esquecer que os pontos do Daniel foram fulcrais para batermos a MAT em 2009 e a Acceleron em 2010. Espero que ele possa voltar para fazer provas magníficas como no XIV GP, quando obteve um resultado brilhante contra adversários muito mais leves!
Não me parece que alguém fale nisso, mas era uma ideia excelente. Em todo o caso, suponho que pelo menos o Hélder estará presente e é um bom candidato a vencer o Troféu Rookie.
![]() |
| Piquet (Lotus) não se qualificou p/ GP Bélgica 89 |
Se o campeão e o vice-campeão se juntam, não temos outro remédio senão assumir que a 150 SARIP é uma clara candidata ao título! Contudo, visto que a Acceleron está reforçada, a BF Team ainda tem margem de progressão, a KXT é sempre a KXT, mais a C-Sport e e os Outlaws que são muito bons, e ainda à espera de saber se a Albakarting Team vem, vamos ver se não nos acontece como ao Jody Schekter e ao Nélson Piquet, que passaram pela vergonhaça de falharem a qualificação para uma corrida já depois de serem campeões. A BF é que é a campeã em título.
O meu objectivo para o XV GP é o habitual: terminar no top-ten será óptimo!
Vamos ser sinceros: o Schumacher devia ou não abandonar a F1?O problema do Schumacher é sempre o mesmo: ele não tem noção, nem carisma. Se ele tivesse dito que não vinha para ser campeão, que apenas mantinha o gosto pela competição e que queria ajudar o Rosberg e a Mercedes no grande projecto alemão, que assim até escusava de causar instabilidade na Ferrari, como se se estivesse só a divertir, ninguém lhe levava a mal. O problema foi ter dito que vinha para ser campeão, pois subiu muito as expectativas. As pessoas nem se aperceberam que no fim de 2010 ele já estava ao nível do Rosberg – com 41 anos, que diabo! Eu continuo a achar a presença dele extremamente interessante.
Além do valor dos outros pilotos e equipas e do facto reconhecido de o nível entre todos ser muito idêntico, há mais alguma desculpa para uma eventual quebra de resultados em relação a 2010?
Claro. Li uma vez que o Enzo Ferrari dizia que “papai piloto perde 1 segundo por volta”. E embora não consiga agora confirmar esta info na net, basta olhar para o vergonhoso 2009 do Reinold para ver que é verdade.
Chegámos a falar nisso, mas embora também fosse uma hipótese interessante, ambos concluímos que era melhor não. Por um lado, porque ele não queria abandonar a KXT e eu também não queria abandonar a 150 SARIP; por outro, porque historicamente nós não funcionamos bem em equipa. Temos algum currículo no jogo da sueca e sempre constatámos que tínhamos mais hipóteses de ganhar jogando um contra o outro – na mesma equipa, perdíamos quase sempre.
sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011
W. insulta J. Villeneuve pela 582ª vez em quase 14 anos
Um bom tema é aquele que se consegue sempre renovar, por mais que os anos passem. Quando o Mick Schumacher e o Jules Villeneuve estiverem a terminar as suas carreiras na F1, ainda estaremos a discutir a qualidade e o talento do incompreendido campeão do mundo de 1997, que não pode ser comparado aos outros que foram enunciados. (Aliás, o próprio Coulthard merecia uma análise mais extensiva. O Coulthard era o Pedro Barbosa da F1, e não se diz que o Pedro Barbosa não tinha talento - era um talento tímido, que só se mostrava de vez em quando. Um pouco como o Carlos Martins, também).
Panis, Hill e Coulthard nunca mostraram ser capazes de efectuar uma manobra destas.
Quanto ao Irvine, consta que fez algo parecido no seu GP de estreia, mas depois nunca mais se viu nada do género. (Isto não conta, claro.)
Panis, Hill e Coulthard nunca mostraram ser capazes de efectuar uma manobra destas.
Quanto ao Irvine, consta que fez algo parecido no seu GP de estreia, mas depois nunca mais se viu nada do género. (Isto não conta, claro.)
Paulino responde a Rodrigues
![]() |
| Forrest Gump |
Ao longo da semana, percorreu 22 km (4,4 km/dia) em caminhada relativamente acelerada, e disputou ainda um jogo de futsal, na qualidade de guarda-redes, tendo sofrido apenas 2 golos mas suando bastante bem.
Prevê-se que venha a fazer o mesmo na semana antes do GP.
Bruno Senna quer ser profissional!
Ah, que pena. O sobrinho de Ayrton Senna fez uma primeira época digna do espírito amador da Coloni e de Pedro Chaves. Não fomos ver as contas, mas agora deve ser preciso mais dinheiro em patrocínios agora que em 1991 para correr na pior equipa. E Bruno deu o seu melhor. Agora não há pré-qualificações e, embora nem sempre fosse o mais rápido da Hispania Racing Team, estava lá sempre a dar o seu melhor - que foi ser 15º.Mas Bruno não quis continuar este caminho. Desistiu da Hispania e preferiu ser 3º piloto da Renault (não sei bem se é Lotus se não). A continuar assim, pode-lhe calhar como o Alonso, que fez o mesmíssimo percurso na Renault há uma década atrás, e vir a ser piloto principal. Nós aqui admiramos o Bruno. Ele começou nos karts com 16 ou 17 anos (quando o tio começou com 5) e falta-lhe o talento, para além da pressão do nome. Mas não desistas, Bruno. Mesmo os menos dotados de talento, se forem perseverantes e tenazes, podem chegar lá - e o melhor exemplo é o de Damon Hill, que chegou a campeão e venceu uma corrida sem ser com a Williams. Bruno, amigo, o TPC está contigo!
quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011
ARROXX apoia Troféu Pedro Chaves
Apesar de não ter personalidade jurídica, o Troféu Pedro Chaves não deixa por isso de tentar conseguir boas parcerias e bons negócios. O Departamento de Parcerias do Troféu emite assim o seguinte comunicado:
A ARROXX, conhecida marca holandesa de equipamentos para karting, vai apoiar o Troféu Pedro Chaves de karting amador em 2011.
O acordo entre o Troféu e a marca holandesa acaba de ser firmado e resulta num apoio exclusivo aos pilotos do troféu que desejem adquirir equipamentos da marca e participar em provas do troféu.
A ARROXX é uma marca representada em Portugal pela B.Peters, uma empresa dedicada às actividades desportivas e de lazer e, em especial, ao karting.
O representante da marca em Portugal, Bas Peters, afirmou que "Estamos muito satisfeitos com este acordo e esperamos que o apoio da ARROXX ao Troféu Pedro Chaves lhe permita evoluir em qualidade e segurança! Os pilotos do troféu terão, a partir de agora, condições para a aquisição de equipamentos que lhes permitirão praticar este desporto com mais segurança e comodidade!"
Bas Peters disse ainda que "com este apoio, a ARROXX inicia a sua divulgação em força no karting nacional, a que seguirá a expansão da marca a todo o país, promovida pelos melhores promotores que se podia desejar: os pilotos!"
A ARROXX oferece um desconto especial de 10% em todos os materiais da gama a todos os pilotos do troféu e ainda um valor adicional de 25% do total das aquisições em tempo de aluguer de kart nas pistas de Évora ou do Carregado.
Estas condições especiais permitirão aos pilotos que participam no Troféu Pedro Chaves adquirir equipamentos a preços muito interessantes, melhorando as suas condições de segurança e de conforto. Além disso, participarão a preço reduzido numa prova a realizar num dos circuitos abrangidos pelo circuito.
A Organização do Troféu Pedro Chaves, declarou, por seu lado, que "Este acordo honra-nos pelo interesse e confiança demonstrados pela ARROXX no nosso troféu e oferece aos nossos pilotos condições muito interessantes que lhes permitirão evoluir e praticar o seu desporto favorito em melhores condições de segurança." E acrescentou, ainda: "Este apoio confere-nos uma responsabilidade acrescida que eleva o Troféu Pedro Chaves na escala do karting amador. Vamos estar à altura do desafio!".
A primeira prova da quarta época do Troféu Pedro Chaves realiza-se no dia 12 de Fevereiro, Sábado, às 16 horas, no KIRO - Kartódromo Internacional da Região Oeste, no Bombarral.
A época de 2011 será composta por 6 provas, no total, cujas datas definitivas serão apresentadas ainda durante o mês de Fevereiro. Os circuitos visitados serão, além do Bombarral, o da Batalha, Leiria, Carregado, Almeirim e Palmela.
A ARROXX, conhecida marca holandesa de equipamentos para karting, vai apoiar o Troféu Pedro Chaves de karting amador em 2011.
O acordo entre o Troféu e a marca holandesa acaba de ser firmado e resulta num apoio exclusivo aos pilotos do troféu que desejem adquirir equipamentos da marca e participar em provas do troféu.
A ARROXX é uma marca representada em Portugal pela B.Peters, uma empresa dedicada às actividades desportivas e de lazer e, em especial, ao karting.
O representante da marca em Portugal, Bas Peters, afirmou que "Estamos muito satisfeitos com este acordo e esperamos que o apoio da ARROXX ao Troféu Pedro Chaves lhe permita evoluir em qualidade e segurança! Os pilotos do troféu terão, a partir de agora, condições para a aquisição de equipamentos que lhes permitirão praticar este desporto com mais segurança e comodidade!"
Bas Peters disse ainda que "com este apoio, a ARROXX inicia a sua divulgação em força no karting nacional, a que seguirá a expansão da marca a todo o país, promovida pelos melhores promotores que se podia desejar: os pilotos!"
A ARROXX oferece um desconto especial de 10% em todos os materiais da gama a todos os pilotos do troféu e ainda um valor adicional de 25% do total das aquisições em tempo de aluguer de kart nas pistas de Évora ou do Carregado.
Estas condições especiais permitirão aos pilotos que participam no Troféu Pedro Chaves adquirir equipamentos a preços muito interessantes, melhorando as suas condições de segurança e de conforto. Além disso, participarão a preço reduzido numa prova a realizar num dos circuitos abrangidos pelo circuito.
A Organização do Troféu Pedro Chaves, declarou, por seu lado, que "Este acordo honra-nos pelo interesse e confiança demonstrados pela ARROXX no nosso troféu e oferece aos nossos pilotos condições muito interessantes que lhes permitirão evoluir e praticar o seu desporto favorito em melhores condições de segurança." E acrescentou, ainda: "Este apoio confere-nos uma responsabilidade acrescida que eleva o Troféu Pedro Chaves na escala do karting amador. Vamos estar à altura do desafio!".
A primeira prova da quarta época do Troféu Pedro Chaves realiza-se no dia 12 de Fevereiro, Sábado, às 16 horas, no KIRO - Kartódromo Internacional da Região Oeste, no Bombarral.
A época de 2011 será composta por 6 provas, no total, cujas datas definitivas serão apresentadas ainda durante o mês de Fevereiro. Os circuitos visitados serão, além do Bombarral, o da Batalha, Leiria, Carregado, Almeirim e Palmela.
Subscrever:
Mensagens (Atom)









