sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

W. insulta J. Villeneuve pela 582ª vez em quase 14 anos

Um bom tema é aquele que se consegue sempre renovar, por mais que os anos passem. Quando o Mick Schumacher e o Jules Villeneuve estiverem a terminar as suas carreiras na F1, ainda estaremos a discutir a qualidade e o talento do incompreendido campeão do mundo de 1997, que não pode ser comparado aos outros que foram enunciados. (Aliás, o próprio Coulthard merecia uma análise mais extensiva. O Coulthard era o Pedro Barbosa da F1, e não se diz que o Pedro Barbosa não tinha talento - era um talento tímido, que só se mostrava de vez em quando. Um pouco como o Carlos Martins, também).

Panis, Hill e Coulthard nunca mostraram ser capazes de efectuar uma manobra destas.




Quanto ao Irvine, consta que fez algo parecido no seu GP de estreia, mas depois nunca mais se viu nada do género. (Isto não conta, claro.)

Paulino responde a Rodrigues

Forrest Gump
O vice-campeão I. Paulino responde a J. Rodrigues e efectua também o seu programa de treino.

Ao longo da semana, percorreu 22 km (4,4 km/dia) em caminhada relativamente acelerada, e disputou ainda um jogo de futsal, na qualidade de guarda-redes, tendo sofrido apenas 2 golos mas suando bastante bem.

Prevê-se que venha a fazer o mesmo na semana antes do GP.

Bruno Senna quer ser profissional!

Ah, que pena. O sobrinho de Ayrton Senna fez uma primeira época digna do espírito amador da Coloni e de Pedro Chaves. Não fomos ver as contas, mas agora deve ser preciso mais dinheiro em patrocínios agora que em 1991 para correr na pior equipa. E Bruno deu o seu melhor. Agora não há pré-qualificações e, embora nem sempre fosse o mais rápido da Hispania Racing Team, estava lá sempre a dar o seu melhor - que foi ser 15º.

Mas Bruno não quis continuar este caminho. Desistiu da Hispania e preferiu ser 3º piloto da Renault (não sei bem se é Lotus se não). A continuar assim, pode-lhe calhar como o Alonso, que fez o mesmíssimo percurso na Renault há uma década atrás, e vir a ser piloto principal. Nós aqui admiramos o Bruno. Ele começou nos karts com 16 ou 17 anos (quando o tio começou com 5) e falta-lhe o talento, para além da pressão do nome. Mas não desistas, Bruno. Mesmo os menos dotados de talento, se forem perseverantes e tenazes, podem chegar lá - e o melhor exemplo é o de Damon Hill, que chegou a campeão e venceu uma corrida sem ser com a Williams. Bruno, amigo, o TPC está contigo!

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

ARROXX apoia Troféu Pedro Chaves

Apesar de não ter personalidade jurídica, o Troféu Pedro Chaves não deixa por isso de tentar conseguir boas parcerias e bons negócios. O Departamento de Parcerias do Troféu emite assim o seguinte comunicado:

A ARROXX, conhecida marca holandesa de equipamentos para karting, vai apoiar o Troféu Pedro Chaves de karting amador em 2011.


O acordo entre o Troféu e a marca holandesa acaba de ser firmado e resulta num apoio exclusivo aos pilotos do troféu que desejem adquirir equipamentos da marca e participar em provas do troféu.


A ARROXX é uma marca representada em Portugal pela B.Peters, uma empresa dedicada às actividades desportivas e de lazer e, em especial, ao karting.


O representante da marca em Portugal, Bas Peters, afirmou que "Estamos muito satisfeitos com este acordo e esperamos que o apoio da ARROXX ao Troféu Pedro Chaves lhe permita evoluir em qualidade e segurança! Os pilotos do troféu terão, a partir de agora, condições para a aquisição de equipamentos que lhes permitirão praticar este desporto com mais segurança e comodidade!"


Bas Peters disse ainda que "com este apoio, a ARROXX inicia a sua divulgação em força no karting nacional, a que seguirá a expansão da marca a todo o país, promovida pelos melhores promotores que se podia desejar: os pilotos!"


A ARROXX oferece um desconto especial de 10% em todos os materiais da gama a todos os pilotos do troféu e ainda um valor adicional de 25% do total das aquisições em tempo de aluguer de kart nas pistas de Évora ou do Carregado.


Estas condições especiais permitirão aos pilotos que participam no Troféu Pedro Chaves adquirir equipamentos a preços muito interessantes, melhorando as suas condições de segurança e de conforto. Além disso, participarão a preço reduzido numa prova a realizar num dos circuitos abrangidos pelo circuito.


A Organização do Troféu Pedro Chaves, declarou, por seu lado, que "Este acordo honra-nos pelo interesse e confiança demonstrados pela ARROXX no nosso troféu e oferece aos nossos pilotos condições muito interessantes que lhes permitirão evoluir e praticar o seu desporto favorito em melhores condições de segurança." E acrescentou, ainda: "Este apoio confere-nos uma responsabilidade acrescida que eleva o Troféu Pedro Chaves na escala do karting amador. Vamos estar à altura do desafio!".


A primeira prova da quarta época do Troféu Pedro Chaves realiza-se no dia 12 de Fevereiro, Sábado, às 16 horas, no KIRO - Kartódromo Internacional da Região Oeste, no Bombarral.


A época de 2011 será composta por 6 provas, no total, cujas datas definitivas serão apresentadas ainda durante o mês de Fevereiro. Os circuitos visitados serão, além do Bombarral, o da Batalha, Leiria, Carregado, Almeirim e Palmela.

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

João Narra e Eugénia Ribeiro confirmados no XV GP

João Narra
Mais 2 pilotos confirmados para a prova de abertura de 2011! Fica a entrevista com João Narra.

- João Narra vai participar na 1ª prova da 4ª edição do Troféu Pedro Chaves. É o 100º piloto a participar no Troféu; acha que é um presságio? Acha que é o Eleito para ganhar o Troféu de 2011?
Espero que não seja um agoiro...e quanto a ganhar o troféu de 2011, acho que não posso esperar tal, porque acredito ir encontrar um grupo de aguerridos aficcionados que não me vão fazer a vida fácil...


- Esta vai ser a sua estreia no Troféu Pedro Chaves... Porque decidiu participar e quais são os seus objectivos?
Fui desafiado pelo Paulo na Noite de Natal...de forma inesperadissima, e fiquei de imediato entusiasmado...participo porque gosto muito de Karting e porque espero encontrar tenaz oposição...quanto aos meus objectivos...enfim, vou tentar estar tão à frente quanto puder...


- Considera a possibilidade de disputar mais provas esta época? É um candidato ao título?
Sim, espero repetir. Nunca estive integrado num grupo como este e estou expectante...é diferente de ir uma vez e depois só dali a um ano...Quanto a ser candidato ao título...não creio...


- Sabemos que não é um estreante no karting, antes pelo contrário... Pode-nos contar um pouco da sua carreira desportiva?
Já participei em várias provas: treinos e no máximo de 30 min de corrida...participei em cerca de seis...e tive um Kart 100cc... ainda o tenho, mas não anda desde que a minha filha mais velha nasceu...ela tem nove anos...enfim...porém, antes da Rita ter nascido gastava um "bocado" de dinheiro em pneus, óleo, transmissões....para além disto já fiz alguns alugueres...não é a primeira experiência de karting, a que vou ter no KIRO!


- O TPC soube que já se cruzou em pista com Paulo Ribeiro, nos anos 90 e, das duas vezes, o deixou em segundo lugar... Podemos prever mais duelos animados e discussão pelos lugares do pódio?
Sim, é verdade. Porém tenho ideia que o Paulo é uma pessoa bem mais pesada, porque mais alto, do que eu e isso foi uma grande vantagem que tive nessas provas(não tinhamos lastro)...agora vai ser diferente. Mas sim, espero estar à altura e disputar os lugares do pódio...se não chegar lá, paciência...só quero acabar cansado e com um sorriso!


- Já conhece o kartódromo do Bombarral? Se sim, qual a sua impressão? Sente-se bem neste circuito? Se não conhece, quais são as suas expectativas?
Nunca corri, nem fui ao KIRO, mas já vi o esquema da pista na página do Kartódromo...pareceu-me muito bom!


- Quais são as suas expectativas para esta corrida?
Divertir-me, correr, bater-me e no fim beber umas gasosas!

Obrigado por nos convidarem!

João Narra

Albakarting pondera regresso ao TPC

Albakarting Racing Team (da sua página do FB)
A Albakarting Racing Team, que participou nos VII e VIII GP's sob outras designações e que ficou conhecida como "Silva Brawn Team" devido ao domínio evidente exercido no VII GP (comparável ao domínio da também extinta equipa Brawn GP nesse campeonato de F1 de 2009 - é até hoje a única equipa a conseguir uma dobradinha no TPC), está a ponderar uma participação na prova de abertura, no Bombarral.

Um regresso que esperamos que se concretize e que irá elevar ainda mais o nível de competitividade no TPC.

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Update: Organização pondera sanções contra Paulino

A Organização reagiu com firmeza aos insultos emitidos por I. Paulino recentemente, tendo qualificado como "intoleráveis as alegações de que a Organização possa de alguma forma estar profissionalizada. Que funcione mal, tudo bem, mas há muitas organizações amadoras que funcionam mal, não é motivo para pensar numa eventual profissionalização - que horror! - desta competição. A Organização vai abrir um inquérito e um processo disciplinar e tomar as medidas adequadas para castigar este tipo de atitudes, sendo provável que venha aí mais uma daquelas Admoestações que não valem nada. Sim, que nós temos mais que fazer."

150 SARIP com nova estrutura directiva

"Whenever, Wherever"
Foi num momento de convívio, à mesa do lanche e com uma bela vista sobre o Parque dos Poetas em Oeiras, que a 150 SARIP delineou uma nova estrutura directiva.

Assim, o ex-piloto da equipa Daniel Sousa é o novo Director Desportivo da equipa, esperando-se bastante de quem possui experiência de gestão de organizações amadoras. Vamos ver se não faz como o outro director desportivo que dançava o tema “Whenever, Wherever” da Shakira enquanto descansava de maratonas de dias inteiros a jogar Championship Manager.

Danish Latif, piloto de reserva da 150 SARIP e provavelmente o melhor piloto moçambicano de origem indo-paquistanesa que já passou pelo Kartódromo Internacional de Leiria, foi nomeado Embaixador da Boa Vontade da 150 SARIP em África, cabendo-lhe a tarefa de conquistar fãs para a equipa, se necessário distribuindo t-shirts como da outra vez.

Fernando Moreira, decano piloto do projecto WVV SARIP, foi nomeado Presidente Honorário da equipa, pelo que não terá que fazer nada além de dar a sua bênção aos pilotos.

Quanto a Berto Messias, não lhe foi atribuído nenhum cargo porque, e citando a equipa, “ele já tem tantos cargos que não queremos sobrecarregá-lo com mais um.”

Paulino: "É preciso varrer a porcaria da Organização!"

I. Paulino, da 150 SARIP, emitiu um conjunto de declarações bastante agressivo, onde critica asperamente o trabalho da Organização na pré-época.

"A duas semanas do início do campeonato, não temos calendário além da 1ª corrida, não temos regulamento actualizado para 2011, e nem sequer sabemos se continua a haver champanhe do Lidl ou se vai acabar", refere o piloto bombarralense. "A Organização do Troféu Pedro Chaves tem dado provas de um profissionalismo absolutamente inqualificável para um troféu que se quer amador e de não estar à altura das circunstâncias. A funcionar assim tão mal, mais parecemos um troféu a sério! É preciso, de uma vez por todas, varrer a porcaria da Organização!", concluiu.

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

C-Sport critica Organização

Tiago Capela, da C-Sport criticou recentemente o trabalho da Organização do Troféu Pedro Chaves no dec orrer da presente pré-época.

"Não estou a ver que se chegue a bom porto e no final o que vai acontecer é a organização do TPC decidir a favor de certos interesses instalados no nosso troféu....
Acho que chegou a hora de nos reunirmos e a união faz a força... e nas piores das hipóteses podemos criar uma comissão de pilotos para que estes se juntem com a organização e cheguem a um acordo para o regulamento deste ano."

Vários outros pilotos juntaram-se ao piloto batalhense, prevendo-se um possível braço-de-ferro entre a GPDA do TPC e a Organização, cuja reacção tem sido ao estilo Salazar, de forma silenciosa e como se não se passasse nada.

domingo, 30 de janeiro de 2011

Bombástico: Vrielink assina pela 150 SARIP!

Apresentação da 150 SARIP v. 2011, com Paulino, Vrielink
e, ao centro, o novo Director Desportivo, Daniel Sousa
Bomba no paddock: o Campeão em título abandona a RR Sauber e junta-se à 150 SARIP! Eis o comunicado:

Estamos deliciados (como se dizia no Championship Manager) por anunciar que o Campeão em título R. Vrielink será piloto da 150 SARIP em 2011.
O Reinold ponderou as suas hipóteses e considerou o projecto 150 SARIP como o mais aliciante de entre as hipóteses que se lhe colocavam. De certa forma, é o renascer da antiga e bem sucedida parceria da saudosa WVV SARIP, de 2002.
É também de assinalar que a 150 SARIP, tida por vezes como a parente pobre das equipas do Troféu, tenha merecido o interesse do Campeão em título. É uma recompensa e um prémio pelos resultados alcançados durante os 2 anos que a equipa já leva no activo.

A equipa anunciou também que Daniel Sousa, além de se manter como piloto de reserva, será o novo Director Desportivo da 150 SARIP, não sendo de excluir uma eventual participação solitária do piloto marinhense para manter a forma, à imagem do que sucedeu em 2010 com excelentes resultados.



Se a 150 SARIP tivesse tido esta configuração em 2009, os resultados por equipas teriam sido os seguintes:

Pontos
150 SARIP, 188
BF Team, 157
KXT, 143
Acceleron Motorsport, 96
C-Sport, 80


Pódios
150 SARIP, 7
BF Team, 3
Acceleron Motorsport, 1
C-Sport, 1
KXT, 1
(outros, 2)


Vitórias
C-Sport, 1
KXT, 1
Wind Dummy 5, 1
150 SARIP, 1
(sem equipa, 1)

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Os Outlaws estão de volta!

Carlos Santos no 3º lugar (VI GP)
A equipa é nova mas os pilotos já são nossos conhecidos. Carlos Santos e Rupes Kishorlal Silva, que alinharam no VI GP (Bombarral 2009), estão de regresso ao TPC e à pista do Oeste.
Os resultados alcançados pelos pilotos oriundos da Grande Lisboa nesse GP são impressionantes, tendo-se qualificado em 4º e 5º lugar, a 0,4s e 0,5s da pole position, respectivamente (obtida por Paulo Ribeiro.) Na corrida, Santos esteve envolvido na luta pela liderança e terminou no 3º lugar, enquanto Kishorlal Silva manteve o 5º lugar dos treinos. Santos fez a 2ª volta mais rápida e Kishorlal Silva a 6ª.

Os Outlaws são, assim, fortes candidatos aos lugares da frente, não só na corrida de abertura de 2011, mas também durante todo o campeonato!

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

José Figueiredo confirmado na C-Sport

Dilbert, o engenheiro de software
mais famoso do mundo,
poderá ser  usado como
logotipo pela C-Sport


José Figueiredo, ex-piloto da Acceleron Motorsport que se ausentou das pistas depois da participação no X GP (Batalha 2010), está de regresso à competição e é a aposta da C-Sport, "liderada" por Tiago Capela e uma das equipas mais cotadas do plantel, para a temporada 2011. Um regresso que se saúda e que vem aumentar ainda mais a competitividade do Troféu. 


A C-Sport torna-se assim a equipa do Troféu com maiores conhecimentos ao nível do C#, do SQL Server 2008, e (pensamos nós, pelo menos) do HTML5. Resta saber se os requisitos estão pensados e planeados de raiz ou se será necessário partir o código durante a temporada.

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Acceleron Motorsport: Ferraz pode sair em 2028

P. Ferraz (ao centro), vencedor do XIII GP. Para onde irá em 2028?
Rumores de instabilidade na Acceleron Motorsport surgiram esta semana com a descoberta de uma abordagem feita pela direcção desportiva da equipa a um jovem piloto (um tal M.) totalmente desconhecido do mundo dos karts. Segundo parece, a equipa utilizou um postal para o efeito e até participou numa prenda destinada ao dito piloto. O texto era deste teor:

"M., ficas já convidado a ser piloto da @cceleron em 2028. Considera-te inscrito! E felicidades para os papás!!"


Estas afirmações colocam em causa a permanência de P. Ferraz na equipa (sendo que, como se sabe, os contratos das equipas do Troféu Pedro Chaves são do género sem termo, mais ou menos como se chegou a pensar que o Nuno Gomes tinha com o Benfica até se descobrir que ele afinal não queria deixar de jogar este ano.)  Não foi possível obter uma reacção por parte de Ferraz, e embora o piloto valadense ainda tenha tempo para ponderar uma alternativa para 2028, é de crer que se gere alguma instabilidade.

domingo, 23 de janeiro de 2011

X GP (Batalha 2010): nova perspectiva

Descobrimos agora que a TV do Euroindy (GATA TV) fez uma pequena peça sobre o X GP Pedro Chaves, que aí decorreu em Fevereiro de 2010 sob forte chuva. Aqui fica o precioso apontamento (sem som).



Notas:
- A relembrar que Tiago Ferreira sacou a liderança ao pole man e eventual vencedor Tiago Capela na largada.
- Tiago Capela, que venceu com 30s de vantagem sobre Ferreira (e muito mais sobre os outros), aborda a parabólica (última curva antes da meta) com uma confiança e uma velocidade diferente dos demais. Mas note-se que não é o único a cumprir a trajectória mais correcta com aquela água toda - e mais arrojada para quem não tiver a certeza de onde está o limite. Aprendamos com ele!

sábado, 22 de janeiro de 2011

Recuperando o Malarranha82

De vez em quando, quando não há tema ou porque nos apetece, recuperamos este vídeo (entre vários) da autoria de Malarranha82 (conta no youtube), que construiu e pilotou um kart (do género kart-cross, porque vai à lama) com recurso ao motor de uma Zundapp, algures no Alentejo.

Para quem nunca viu, vale a pena. Pela engenharia e pela pilotagem!

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Comunicado da Tesouraria - Transferência bancária

José Oliveira e Costa, depois de concluir com
sucesso mais uma transferência bancária para Cabo Verde
A secção de Tesouraria do Troféu Pedro Chaves emite o seguinte comunicado:

Aos pilotos que recorrerem à transferência bancária para efectuar o pagamento do sinal, agradecemos que coloquem o seu nome no descritivo da transferência, para que a Organização possa identificá-los mais rapidamente. Obrigado.

Troféu Feminino 2011

...E, claro, o Troféu Feminino é para continuar, obviamente! Irá Sandra Dias revalidar o título de 2010?

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Troféu "+ de 100" 2011

O basquetebol pode ser muito ingrato para quem mede 1,60m (apesar do Scottie Pippen). No entanto, menos centímetros não significam menos vontade de jogar ou menos capacidade de uma pessoa se divertir ao máximo a jogar básquete!

Da mesma forma, o karting amador pode ser muito ingrato para quem pesa mais de 100kg. Já tivemos alguns pilotos nessa situação e inverter esse "handicap", face aos levezinhos, é uma tarefa gigantesca. Claro que os objectivos passam a ser outros, mas... porque não termos termos uma categoria específica para estes pilotos? Tal como as 24 Horas de Le Mans, que possuem várias categorias a correr em simultâneo. A Organização também está a trabalhar neste campo.

No vídeo, Nigel Mansell regressou à F1 pela última vez em 1995, num acto de desespero dele e da McLaren. Estava tão gordo que não cabia no cockpit - a equipa teve de fazer um carro à medida. Mas pior que isso, estava totalmente fora de forma, e os resultados foram tão decepcionantes que desistiu ao fim de 2 corridas.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Troféu Rookie 2011

A Organização está a estudar várias novidades para 2011. Uma delas é o Troféu Rookie, que deverá premiar os novos valores do desporto motorizado amador. As condições de acesso ainda estão a ser estudadas pela Organização, mas é garantido que pilotos talentosos e com potencial como Christian Mateus, David "Kimico" Santos, Paulo Godinho ou Rúben Barcelo poderão ter aqui o seu espaço de afirmação!

Na imagem, o GP Austrália 2010: Jaime Alguersuari (Toro Rosso, 20 anos) "liderou" M. Schumacher (41 anos, Mercedes) no 10º lugar durante quase toda a corrida, vindo a perder a posição para o Hepta já próximo do final.