Dilbert, o engenheiro de software
mais famoso do mundo,
poderá ser usado como
logotipo pela C-Sport
José Figueiredo, ex-piloto da Acceleron Motorsport que se ausentou das pistas depois da participação no X GP (Batalha 2010), está de regresso à competição e é a aposta da C-Sport, "liderada" por Tiago Capela e uma das equipas mais cotadas do plantel, para a temporada 2011. Um regresso que se saúda e que vem aumentar ainda mais a competitividade do Troféu.
A C-Sport torna-se assim a equipa do Troféu com maiores conhecimentos ao nível do C#, do SQL Server 2008, e (pensamos nós, pelo menos) do HTML5. Resta saber se os requisitos estão pensados e planeados de raiz ou se será necessário partir o código durante a temporada.
P. Ferraz (ao centro), vencedor do XIII GP. Para onde irá em 2028?
Rumores de instabilidade na Acceleron Motorsport surgiram esta semana com a descoberta de uma abordagem feita pela direcção desportiva da equipa a um jovem piloto (um tal M.) totalmente desconhecido do mundo dos karts. Segundo parece, a equipa utilizou um postal para o efeito e até participou numa prenda destinada ao dito piloto. O texto era deste teor:
"M., ficas já convidado a ser piloto da @cceleron em 2028. Considera-te inscrito! E felicidades para os papás!!"
Estas afirmações colocam em causa a permanência de P. Ferraz na equipa (sendo que, como se sabe, os contratos das equipas do Troféu Pedro Chaves são do género sem termo, mais ou menos como se chegou a pensar que o Nuno Gomes tinha com o Benfica até se descobrir que ele afinal não queria deixar de jogar este ano.) Não foi possível obter uma reacção por parte de Ferraz, e embora o piloto valadense ainda tenha tempo para ponderar uma alternativa para 2028, é de crer que se gere alguma instabilidade.
Descobrimos agora que a TV do Euroindy (GATA TV) fez uma pequena peça sobre o X GP Pedro Chaves, que aí decorreu em Fevereiro de 2010 sob forte chuva. Aqui fica o precioso apontamento (sem som).
Notas:
- A relembrar que Tiago Ferreira sacou a liderança ao pole man e eventual vencedor Tiago Capela na largada.
- Tiago Capela, que venceu com 30s de vantagem sobre Ferreira (e muito mais sobre os outros), aborda a parabólica (última curva antes da meta) com uma confiança e uma velocidade diferente dos demais. Mas note-se que não é o único a cumprir a trajectória mais correcta com aquela água toda - e mais arrojada para quem não tiver a certeza de onde está o limite. Aprendamos com ele!
De vez em quando, quando não há tema ou porque nos apetece, recuperamos este vídeo (entre vários) da autoria de Malarranha82 (conta no youtube), que construiu e pilotou um kart (do género kart-cross, porque vai à lama) com recurso ao motor de uma Zundapp, algures no Alentejo.
Para quem nunca viu, vale a pena. Pela engenharia e pela pilotagem!
José Oliveira e Costa, depois de concluir com
sucesso mais uma transferência bancária para Cabo Verde
A secção de Tesouraria do Troféu Pedro Chaves emite o seguinte comunicado:
Aos pilotos que recorrerem à transferência bancária para efectuar o pagamento do sinal, agradecemos que coloquem o seu nome no descritivo da transferência, para que a Organização possa identificá-los mais rapidamente. Obrigado.
O basquetebol pode ser muito ingrato para quem mede 1,60m (apesar do Scottie Pippen). No entanto, menos centímetros não significam menos vontade de jogar ou menos capacidade de uma pessoa se divertir ao máximo a jogar básquete!
Da mesma forma, o karting amador pode ser muito ingrato para quem pesa mais de 100kg. Já tivemos alguns pilotos nessa situação e inverter esse "handicap", face aos levezinhos, é uma tarefa gigantesca. Claro que os objectivos passam a ser outros, mas... porque não termos termos uma categoria específica para estes pilotos? Tal como as 24 Horas de Le Mans, que possuem várias categorias a correr em simultâneo. A Organização também está a trabalhar neste campo.
No vídeo, Nigel Mansell regressou à F1 pela última vez em 1995, num acto de desespero dele e da McLaren. Estava tão gordo que não cabia no cockpit - a equipa teve de fazer um carro à medida. Mas pior que isso, estava totalmente fora de forma, e os resultados foram tão decepcionantes que desistiu ao fim de 2 corridas.
A Organização está a estudar várias novidades para 2011. Uma delas é o Troféu Rookie, que deverá premiar os novos valores do desporto motorizado amador. As condições de acesso ainda estão a ser estudadas pela Organização, mas é garantido que pilotos talentosos e com potencial como Christian Mateus, David "Kimico" Santos, Paulo Godinho ou Rúben Barcelo poderão ter aqui o seu espaço de afirmação!
Na imagem, o GP Austrália 2010: Jaime Alguersuari (Toro Rosso, 20 anos) "liderou" M. Schumacher (41 anos, Mercedes) no 10º lugar durante quase toda a corrida, vindo a perder a posição para o Hepta já próximo do final.
O futuro do Troféu Pedro Chaves reside na capacidade de se tornar uma "escola de formação" para pilotos amadores, que queiram, de uma forma descontraída e despretensiosa, iniciar-se no karting e aprender os primeiros segredos deste desporto.
Para isso, contamos com a ajuda de todos - os nossos pilotos e os nossos "fãs." Uma forma simples de o fazerem é divulgando a página do Troféu no Facebook aos seus amigos. É muito simples: vão à página (http://www.facebook.com/trofeupedrochaves), e cliquem em "sugerir aos teus amigos".
Depois, surgirá a lista com todos os vossos "amigos" do Facebook. Enviem ao maior número possível (mas não enviem muitos de uma vez só, para o caso de o Facebook "empancar") e expliquem do que se trata - uma competição de karting amador disponível para toda a gente e por baixo preço!
A página passou de 42 para 54 fãs em poucos dias e, coincidência ou não, já tivemos 1 pessoa interessada em mais informações via Facebook e através de contacto pessoal. E se tivéssemos 100 fãs?...
(muito se pontifica aqui neste troféu. pontificamos à brava)
Tiago Capela, XIV GP (Leiria 2010)
o "mestre da chuva" e super-promessa para piso seco, Tiago Capela, está por sua vez a preparar a temporada 2011 e a ponderar uma novidade no seu alinhamento, nomeadamente J. Figueiredo, que correu no X GP (Batalha 2010). O regresso de Figueiredo às pistas não é certo mas é uma possibilidade que se afigura à C-Sport como "simpática", dada a experiência e a combatividade do piloto natural de Alcoentre.
A C-Sport não participou em todas as provas de 2010, pelo que os seus resultados não espelharam o verdadeiro potencial da equipa.
C-Sport - palmarés
3 GP
1 vitória
1 pole position
1 VMR
No blog "bandeiraverde": À primeira vista, o traçado é uma bela duma bosta. Lento, travado, cansativo e sem pontos de ultrapassagem. Para acompanhar corridas como um espectador domingueiro, é a pior coisa do mundo. (...) "Mas não vamos analisar só pela ótica do torcedor. Hungaroring é único. É um dos traçados mais sinuosos que eu tenho conhecimento, se não o mais. O traçado analisado, utilizado entre 1989 e 2002 e que tem extensão de 3,968 km, tem apenas uma reta de verdade, a dos boxes. O restante do circuito é composto por retas muito pequenas e curvas, muitas curvas. Não me refiro a cotovelos, mas curvas de verdade, de formato circular e angulação minimamente considerável. Além disso, o asfalto é muito abrasivo, o que destrói os pneus. Some isso com a sujeira formada pela falta de uso do circuito e temos uma persistente falta de aderência.
Como se percebe, o piloto deve ter um carro com muito downforce para fazer curvas. Além disso, devido ao calor típico do verão húngaro e ao esforço exigido pelo excesso de curvas, o piloto deve estar em ótima forma física para suportar uma corrida inteira nessa pista. Além disso, com as zebras muito altas nas chicanes, o piloto deve conduzir agressivamente, jogando o carro por cima delas. Velocidade pura não é o que importa por aqui, mas sim técnica, preparo físico e paciência, muita paciência."
(Completo aqui)
Ou seja, é um tipo de desafio diferente e que também deve fazer de um campeonato o mais variado e exigente possível.
"O Ciclo de Otto é um ciclo termodinâmico, que idealiza o funcionamento de motores de combustão interna de ignição por centelha. Foi definido por Beau de Rochas e implementado com sucesso pelo engenheiro alemão Nikolaus Otto em 1876, e posteriormente por Étienne Lenoir e Rudolf Diesel."
A mecânica não é (ainda) o nosso forte. Para mais informações sobre os motores a 4 tempos, fica aqui o link para o artigo da Wikipedia. Em português europeu, usamos mais o termo "faísca" do que "centelha".
Com efeito! O vídeo que utilizámos aqui há dias, para ilustrar o comportamento, na pista de Palmela, do SA250 de 35cv, é de autoria da Albakarting Racing Team, i.e., a antiga "Silva Brawn Team" que correu no Troféu Pedro Chaves, e o piloto é justamente o Nelson Silva, vencedor do VII GP Pedro Chaves (Batalha 2009). Fica assim corrigida a nossa desatenção.
O bivicecampeão em título, I. Paulino, está igualmente empenhado num programa de treino semelhante ao de J. Rodrigues. Para começar, I. Paulino vai ouvir The Eye of the Tiger todos os dias pela manhã, ao levantar.
Sim, é verdade que já anunciámos no "header" do blog que a 1ª prova será no KIRO no próximo dia 12 de Fevereiro, mas a informação de que dispomos sobre esse tema é tão escassa que não nos atrevemos a revelar mais pormenores.
Por isso, e para entreter os leitores, vamos fazer serviço público. Sabiam que houve uma equipa de F1 dos anos 70 patrocinada pelos preservativos Durex?
A quantidade de piadolas que dá para fazer à conta disto! A começar pela protecção dos pilotos, passando pela potência do motor. Fica à vossa imaginação.
Salvo qualquer erro ou incorrecção, as estatísticas do Troféu estão prontas para ser consultadas e o respectivo Excel pode ser solicitado para trofeupedrochaves@gmail.com.
Agradecem-se sugestões ou reparos à exactidão dos dados aí inseridos, sendo que, naturalmente, só o Excel enviado a partir de trofeupedrochaves@gmail.com poderá ser considerado como oficial.