De vez em quando, quando não há tema ou porque nos apetece, recuperamos este vídeo (entre vários) da autoria de Malarranha82 (conta no youtube), que construiu e pilotou um kart (do género kart-cross, porque vai à lama) com recurso ao motor de uma Zundapp, algures no Alentejo.
Para quem nunca viu, vale a pena. Pela engenharia e pela pilotagem!
sábado, 22 de janeiro de 2011
sexta-feira, 21 de janeiro de 2011
Comunicado da Tesouraria - Transferência bancária
![]() |
| José Oliveira e Costa, depois de concluir com sucesso mais uma transferência bancária para Cabo Verde |
Aos pilotos que recorrerem à transferência bancária para efectuar o pagamento do sinal, agradecemos que coloquem o seu nome no descritivo da transferência, para que a Organização possa identificá-los mais rapidamente. Obrigado.
Troféu Feminino 2011
...E, claro, o Troféu Feminino é para continuar, obviamente! Irá Sandra Dias revalidar o título de 2010?
quinta-feira, 20 de janeiro de 2011
Troféu "+ de 100" 2011
O basquetebol pode ser muito ingrato para quem mede 1,60m (apesar do Scottie Pippen). No entanto, menos centímetros não significam menos vontade de jogar ou menos capacidade de uma pessoa se divertir ao máximo a jogar básquete!
Da mesma forma, o karting amador pode ser muito ingrato para quem pesa mais de 100kg. Já tivemos alguns pilotos nessa situação e inverter esse "handicap", face aos levezinhos, é uma tarefa gigantesca. Claro que os objectivos passam a ser outros, mas... porque não termos termos uma categoria específica para estes pilotos? Tal como as 24 Horas de Le Mans, que possuem várias categorias a correr em simultâneo. A Organização também está a trabalhar neste campo.
No vídeo, Nigel Mansell regressou à F1 pela última vez em 1995, num acto de desespero dele e da McLaren. Estava tão gordo que não cabia no cockpit - a equipa teve de fazer um carro à medida. Mas pior que isso, estava totalmente fora de forma, e os resultados foram tão decepcionantes que desistiu ao fim de 2 corridas.
Da mesma forma, o karting amador pode ser muito ingrato para quem pesa mais de 100kg. Já tivemos alguns pilotos nessa situação e inverter esse "handicap", face aos levezinhos, é uma tarefa gigantesca. Claro que os objectivos passam a ser outros, mas... porque não termos termos uma categoria específica para estes pilotos? Tal como as 24 Horas de Le Mans, que possuem várias categorias a correr em simultâneo. A Organização também está a trabalhar neste campo.
No vídeo, Nigel Mansell regressou à F1 pela última vez em 1995, num acto de desespero dele e da McLaren. Estava tão gordo que não cabia no cockpit - a equipa teve de fazer um carro à medida. Mas pior que isso, estava totalmente fora de forma, e os resultados foram tão decepcionantes que desistiu ao fim de 2 corridas.
quarta-feira, 19 de janeiro de 2011
Troféu Rookie 2011
A Organização está a estudar várias novidades para 2011. Uma delas é o Troféu Rookie, que deverá premiar os novos valores do desporto motorizado amador. As condições de acesso ainda estão a ser estudadas pela Organização, mas é garantido que pilotos talentosos e com potencial como Christian Mateus, David "Kimico" Santos, Paulo Godinho ou Rúben Barcelo poderão ter aqui o seu espaço de afirmação!
Na imagem, o GP Austrália 2010: Jaime Alguersuari (Toro Rosso, 20 anos) "liderou" M. Schumacher (41 anos, Mercedes) no 10º lugar durante quase toda a corrida, vindo a perder a posição para o Hepta já próximo do final.
Na imagem, o GP Austrália 2010: Jaime Alguersuari (Toro Rosso, 20 anos) "liderou" M. Schumacher (41 anos, Mercedes) no 10º lugar durante quase toda a corrida, vindo a perder a posição para o Hepta já próximo do final.
domingo, 16 de janeiro de 2011
Divulgar o Troféu Pedro Chaves
O futuro do Troféu Pedro Chaves reside na capacidade de se tornar uma "escola de formação" para pilotos amadores, que queiram, de uma forma descontraída e despretensiosa, iniciar-se no karting e aprender os primeiros segredos deste desporto.
Para isso, contamos com a ajuda de todos - os nossos pilotos e os nossos "fãs." Uma forma simples de o fazerem é divulgando a página do Troféu no Facebook aos seus amigos. É muito simples: vão à página (http://www.facebook.com/trofeupedrochaves), e cliquem em "sugerir aos teus amigos".
Depois, surgirá a lista com todos os vossos "amigos" do Facebook. Enviem ao maior número possível (mas não enviem muitos de uma vez só, para o caso de o Facebook "empancar") e expliquem do que se trata - uma competição de karting amador disponível para toda a gente e por baixo preço!
A página passou de 42 para 54 fãs em poucos dias e, coincidência ou não, já tivemos 1 pessoa interessada em mais informações via Facebook e através de contacto pessoal. E se tivéssemos 100 fãs?...
Para isso, contamos com a ajuda de todos - os nossos pilotos e os nossos "fãs." Uma forma simples de o fazerem é divulgando a página do Troféu no Facebook aos seus amigos. É muito simples: vão à página (http://www.facebook.com/trofeupedrochaves), e cliquem em "sugerir aos teus amigos".
Depois, surgirá a lista com todos os vossos "amigos" do Facebook. Enviem ao maior número possível (mas não enviem muitos de uma vez só, para o caso de o Facebook "empancar") e expliquem do que se trata - uma competição de karting amador disponível para toda a gente e por baixo preço!
A página passou de 42 para 54 fãs em poucos dias e, coincidência ou não, já tivemos 1 pessoa interessada em mais informações via Facebook e através de contacto pessoal. E se tivéssemos 100 fãs?...
terça-feira, 11 de janeiro de 2011
C-Sport em negociações
A C-Sport, equipa onde pontifica
o "mestre da chuva" e super-promessa para piso seco, Tiago Capela, está por sua vez a preparar a temporada 2011 e a ponderar uma novidade no seu alinhamento, nomeadamente J. Figueiredo, que correu no X GP (Batalha 2010). O regresso de Figueiredo às pistas não é certo mas é uma possibilidade que se afigura à C-Sport como "simpática", dada a experiência e a combatividade do piloto natural de Alcoentre.
A C-Sport não participou em todas as provas de 2010, pelo que os seus resultados não espelharam o verdadeiro potencial da equipa.
C-Sport - palmarés
3 GP
1 vitória
1 pole position
1 VMR
(muito se pontifica aqui neste troféu. pontificamos à brava)
![]() |
| Tiago Capela, XIV GP (Leiria 2010) |
A C-Sport não participou em todas as provas de 2010, pelo que os seus resultados não espelharam o verdadeiro potencial da equipa.
C-Sport - palmarés
3 GP
1 vitória
1 pole position
1 VMR
segunda-feira, 10 de janeiro de 2011
Porque devemos incluir circuitos estreitos
![]() |
| Hungaroring,, versão 1989-2002 |
(...)
"Mas não vamos analisar só pela ótica do torcedor. Hungaroring é único. É um dos traçados mais sinuosos que eu tenho conhecimento, se não o mais. O traçado analisado, utilizado entre 1989 e 2002 e que tem extensão de 3,968 km, tem apenas uma reta de verdade, a dos boxes. O restante do circuito é composto por retas muito pequenas e curvas, muitas curvas. Não me refiro a cotovelos, mas curvas de verdade, de formato circular e angulação minimamente considerável. Além disso, o asfalto é muito abrasivo, o que destrói os pneus. Some isso com a sujeira formada pela falta de uso do circuito e temos uma persistente falta de aderência.
Como se percebe, o piloto deve ter um carro com muito downforce para fazer curvas. Além disso, devido ao calor típico do verão húngaro e ao esforço exigido pelo excesso de curvas, o piloto deve estar em ótima forma física para suportar uma corrida inteira nessa pista. Além disso, com as zebras muito altas nas chicanes, o piloto deve conduzir agressivamente, jogando o carro por cima delas. Velocidade pura não é o que importa por aqui, mas sim técnica, preparo físico e paciência, muita paciência."
(Completo aqui)
Ou seja, é um tipo de desafio diferente e que também deve fazer de um campeonato o mais variado e exigente possível.
domingo, 9 de janeiro de 2011
Ciclo de Otto (motores a 4 tempos)
"O Ciclo de Otto é um ciclo termodinâmico, que idealiza o funcionamento de motores de combustão interna de ignição por centelha. Foi definido por Beau de Rochas e implementado com sucesso pelo engenheiro alemão Nikolaus Otto em 1876, e posteriormente por Étienne Lenoir e Rudolf Diesel."
A mecânica não é (ainda) o nosso forte. Para mais informações sobre os motores a 4 tempos, fica aqui o link para o artigo da Wikipedia. Em português europeu, usamos mais o termo "faísca" do que "centelha".
A mecânica não é (ainda) o nosso forte. Para mais informações sobre os motores a 4 tempos, fica aqui o link para o artigo da Wikipedia. Em português europeu, usamos mais o termo "faísca" do que "centelha".
sábado, 8 de janeiro de 2011
SA250 onboard (Palmela): vídeo Albakarting
Com efeito! O vídeo que utilizámos aqui há dias, para ilustrar o comportamento, na pista de Palmela, do SA250 de 35cv, é de autoria da Albakarting Racing Team, i.e., a antiga "Silva Brawn Team" que correu no Troféu Pedro Chaves, e o piloto é justamente o Nelson Silva, vencedor do VII GP Pedro Chaves (Batalha 2009). Fica assim corrigida a nossa desatenção.
I. Paulino também em preparação
O bivicecampeão em título, I. Paulino, está igualmente empenhado num programa de treino semelhante ao de J. Rodrigues. Para começar, I. Paulino vai ouvir The Eye of the Tiger todos os dias pela manhã, ao levantar.
quinta-feira, 6 de janeiro de 2011
quarta-feira, 5 de janeiro de 2011
Surtees Durex
Sim, é verdade que já anunciámos no "header" do blog que a 1ª prova será no KIRO no próximo dia 12 de Fevereiro, mas a informação de que dispomos sobre esse tema é tão escassa que não nos atrevemos a revelar mais pormenores.Por isso, e para entreter os leitores, vamos fazer serviço público. Sabiam que houve uma equipa de F1 dos anos 70 patrocinada pelos preservativos Durex?
A quantidade de piadolas que dá para fazer à conta disto! A começar pela protecção dos pilotos, passando pela potência do motor. Fica à vossa imaginação.
segunda-feira, 3 de janeiro de 2011
Estatísticas prontas
Agradecem-se sugestões ou reparos à exactidão dos dados aí inseridos, sendo que, naturalmente, só o Excel enviado a partir de trofeupedrochaves@gmail.com poderá ser considerado como oficial.
domingo, 2 de janeiro de 2011
J. Rodrigues já começou a preparação
Definitivamente, o bicampeão quer livrar-se dos problemas de falta de forma que o afectaram na temporada passada - nomeadamente em Palmela.
sábado, 1 de janeiro de 2011
Acceleron Motorsport com novo site!
Ano Novo, vida nova! A Acceleron Motorsport já lançou o seu site próprio! Pode ser visitado em http://acceleronmotorsport.wordpress.com/.
Feliz Ano Novo!
O Troféu Pedro Chaves deseja a todos os seus pilotos, fãs, simpatizantes, leitores e amigos um Feliz 2011! E que salte o champanhe!
sexta-feira, 31 de dezembro de 2010
Crise na RR Sauber: Morgado não será totalista
![]() |
| R. Morgado, a manter a forma numa maratona em Lisboa que não me lembro agora qual era |
"Estou disponível, talvez, apenas para 1 ou 2 provas, nomeadamente no Bombarral e no Carregado", comentou o piloto de Oeiras, que continua no entanto fiel ao espírito do Troféu Pedro Chaves. "Participarei de bom grado nas corridas que me for possível, mas não posso assumir um compromisso com a equipa, que ficaria gravemente prejudicada com a minha ausência em várias provas. Desta forma, quero colocar formalmente o meu lugar à disposição.
É claro que espero fazer bons resultados nas provas em que participar e fazer uma figura razoável no campeonato de pilotos. Se for como é costume, e houver 40 pilotos e 30 deles só vierem uma vez, espero ficar à frente de muita gente", referiu ainda Morgado.
Quanto ao regresso a 100% em 2012, Morgado não se comprometeu mas também não descartou a hipótese.
RR Sauber em silêncio
Questionado sobre o futuro da equipa e a substituição de Morgado, o Campeão em título e responsável desportivo pela equipa, R. Vrielink, foi lacónico:
- "Logo se vê".
Palmarés da RR Sauber
5 pódios (3 segundos e 2 terceiros lugares)
1 pole position
1 VMR
3º lugar em 2010
141 pontos
quarta-feira, 29 de dezembro de 2010
E se a troca de pilotos fosse proibida?
A KXT mostrou algum desconforto com a possibilidade de troca de pilotos durante o campeonato, argumentando que foi a única das equipas da frente que não fez trocas e que foi prejudicada com isso, apesar - claro - da total legalidade dos procedimentos dos seus rivais.
Especulemos, então. E se não fosse permitido trocar de pilotos em 2010?
Os 2 pilotos da BF Team - T. Ferreira e L. Bajouco - somaram 82 + 61 = 143 pontos.
Os 2 pilotos da KXT - J. Rodrigues e M. Alemão - somaram 81 + 62 = 143 pontos! Com efeito, sem os 14 pontos obtidos pelo substituto F. Godinho em Fátima, e dado que a KXT obteve 1 vitória e a BF 0 vitórias, a KXT teria sido campeã!....
Ou será que não?
Apesar de ser conhecido que R. Morgado era o piloto titular da RR Sauber, a sua participação na equipa seria impossível depois da 1ª participação de P. Ferraz. Ora, os 2 pilotos iniciais da RR Sauber - R. Vrielink e P. Ferraz - somaram 95 + 54 = 149 pontos!
Ou seja, o campeonato de equipas ficaria assim:
RR Sauber, 149
KXT, 143
BF Team, 143
Este exercício é meramente especulativo. Na verdade, a BF Team merece plenamente o seu título, pois foi a equipa que melhor conjugou a gestão dos pilotos e dos contratos com a eficácia em pista: por um lado, porque a RR Sauber "deixou cair" Ferraz e os 37 pontos que conquistou depois da saída da equipa; depois, porque a BF esteve 3 vezes no pódio, enquanto a KXT apenas 1 vez.
Nota ainda para a Acceleron, que teria apenas - P. Ribeiro e J. Figueiredo - 60 + 7 = 67 pontos, caindo para o 6º lugar atrás da C-Sport.
Em todo o caso, talvez ganhe força a ideia de limitar ou dificultar a substituição de pilotos. Cabe a palavra à Organização!
Especulemos, então. E se não fosse permitido trocar de pilotos em 2010?
Os 2 pilotos da BF Team - T. Ferreira e L. Bajouco - somaram 82 + 61 = 143 pontos.
Os 2 pilotos da KXT - J. Rodrigues e M. Alemão - somaram 81 + 62 = 143 pontos! Com efeito, sem os 14 pontos obtidos pelo substituto F. Godinho em Fátima, e dado que a KXT obteve 1 vitória e a BF 0 vitórias, a KXT teria sido campeã!....
Ou será que não?
Apesar de ser conhecido que R. Morgado era o piloto titular da RR Sauber, a sua participação na equipa seria impossível depois da 1ª participação de P. Ferraz. Ora, os 2 pilotos iniciais da RR Sauber - R. Vrielink e P. Ferraz - somaram 95 + 54 = 149 pontos!
Ou seja, o campeonato de equipas ficaria assim:
RR Sauber, 149
KXT, 143
BF Team, 143
Este exercício é meramente especulativo. Na verdade, a BF Team merece plenamente o seu título, pois foi a equipa que melhor conjugou a gestão dos pilotos e dos contratos com a eficácia em pista: por um lado, porque a RR Sauber "deixou cair" Ferraz e os 37 pontos que conquistou depois da saída da equipa; depois, porque a BF esteve 3 vezes no pódio, enquanto a KXT apenas 1 vez.
Nota ainda para a Acceleron, que teria apenas - P. Ribeiro e J. Figueiredo - 60 + 7 = 67 pontos, caindo para o 6º lugar atrás da C-Sport.
Em todo o caso, talvez ganhe força a ideia de limitar ou dificultar a substituição de pilotos. Cabe a palavra à Organização!
domingo, 26 de dezembro de 2010
Subscrever:
Mensagens (Atom)





