domingo, 16 de janeiro de 2011

Divulgar o Troféu Pedro Chaves

O futuro do Troféu Pedro Chaves reside na capacidade de se tornar uma "escola de formação" para pilotos amadores, que queiram, de uma forma descontraída e despretensiosa, iniciar-se no karting e aprender os primeiros segredos deste desporto.

Para isso, contamos com a ajuda de todos - os nossos pilotos e os nossos "fãs." Uma forma simples de o fazerem é divulgando a página do Troféu no Facebook aos seus amigos. É muito simples: vão à página (http://www.facebook.com/trofeupedrochaves), e cliquem em "sugerir aos teus amigos".



Depois, surgirá a lista com todos os vossos "amigos" do Facebook. Enviem ao maior número possível (mas não enviem muitos de uma vez só, para o caso de o Facebook "empancar") e expliquem do que se trata - uma competição de karting amador disponível para toda a gente e por baixo preço!

A página passou de 42 para 54 fãs em poucos dias e, coincidência ou não, já tivemos 1 pessoa interessada em mais informações via Facebook e através de contacto pessoal. E se tivéssemos 100 fãs?...

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

C-Sport em negociações

A C-Sport, equipa onde pontifica

(muito se pontifica aqui neste troféu. pontificamos à brava)


Tiago Capela, XIV GP (Leiria 2010)
o "mestre da chuva" e super-promessa para piso seco, Tiago Capela, está por sua vez a preparar a temporada 2011 e a ponderar uma novidade no seu alinhamento, nomeadamente J. Figueiredo, que correu no X GP (Batalha 2010). O regresso de Figueiredo às pistas não é certo mas é uma possibilidade que se afigura à C-Sport como "simpática", dada a experiência e a combatividade do piloto natural de Alcoentre.

A C-Sport não participou em todas as provas de 2010, pelo que os seus resultados não espelharam o verdadeiro potencial da equipa.


C-Sport - palmarés
3 GP
1 vitória
1 pole position
1 VMR

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Porque devemos incluir circuitos estreitos

Hungaroring,, versão 1989-2002
No blog "bandeiraverde": À primeira vista, o traçado é uma bela duma bosta. Lento, travado, cansativo e sem pontos de ultrapassagem. Para acompanhar corridas como um espectador domingueiro, é a pior coisa do mundo.
(...)
"Mas não vamos analisar só pela ótica do torcedor. Hungaroring é único. É um dos traçados mais sinuosos que eu tenho conhecimento, se não o mais. O traçado analisado, utilizado entre 1989 e 2002 e que tem extensão de 3,968 km, tem apenas uma reta de verdade, a dos boxes. O restante do circuito é composto por retas muito pequenas e curvas, muitas curvas. Não me refiro a cotovelos, mas curvas de verdade, de formato circular e angulação minimamente considerável. Além disso, o asfalto é muito abrasivo, o que destrói os pneus. Some isso com a sujeira formada pela falta de uso do circuito e temos uma persistente falta de aderência.


Como se percebe, o piloto deve ter um carro com muito downforce para fazer curvas. Além disso, devido ao calor típico do verão húngaro e ao esforço exigido pelo excesso de curvas, o piloto deve estar em ótima forma física para suportar uma corrida inteira nessa pista. Além disso, com as zebras muito altas nas chicanes, o piloto deve conduzir agressivamente, jogando o carro por cima delas. Velocidade pura não é o que importa por aqui, mas sim técnica, preparo físico e paciência, muita paciência."
(Completo aqui)


Ou seja, é um tipo de desafio diferente e que também deve fazer de um campeonato o mais variado e exigente possível.

domingo, 9 de janeiro de 2011

Ciclo de Otto (motores a 4 tempos)

"O Ciclo de Otto é um ciclo termodinâmico, que idealiza o funcionamento de motores de combustão interna de ignição por centelha. Foi definido por Beau de Rochas e implementado com sucesso pelo engenheiro alemão Nikolaus Otto em 1876, e posteriormente por Étienne Lenoir e Rudolf Diesel."

A mecânica não é (ainda) o nosso forte. Para mais informações sobre os motores a 4 tempos, fica aqui o link para o artigo da Wikipedia. Em português europeu, usamos mais o termo "faísca" do que "centelha".

sábado, 8 de janeiro de 2011

SA250 onboard (Palmela): vídeo Albakarting

Com efeito! O vídeo que utilizámos aqui há dias, para ilustrar o comportamento, na pista de Palmela, do SA250 de 35cv, é de autoria da Albakarting Racing Team, i.e., a antiga "Silva Brawn Team" que correu no Troféu Pedro Chaves, e o piloto é justamente o Nelson Silva, vencedor do VII GP Pedro Chaves (Batalha 2009). Fica  assim corrigida a nossa desatenção.

I. Paulino também em preparação

O bivicecampeão em título, I. Paulino, está igualmente empenhado num programa de treino semelhante ao de J. Rodrigues. Para começar, I. Paulino vai ouvir The Eye of the Tiger todos os dias pela manhã, ao levantar.

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

O Bicampeão não desarma

Mas agora é todos os dias, ou quê??

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Surtees Durex

Sim, é verdade que já anunciámos no "header" do blog que a 1ª prova será no KIRO no próximo dia 12 de Fevereiro, mas a informação de que dispomos sobre esse tema é tão escassa que não nos atrevemos a revelar mais pormenores.


Por isso, e para entreter os leitores, vamos fazer serviço público. Sabiam que houve uma equipa de F1 dos anos 70 patrocinada pelos preservativos Durex?


A quantidade de piadolas que dá para fazer à conta disto! A começar pela protecção dos pilotos, passando pela potência do motor. Fica à vossa imaginação.

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Estatísticas prontas

Salvo qualquer erro ou incorrecção, as estatísticas do Troféu estão prontas para ser consultadas e o respectivo Excel pode ser solicitado para trofeupedrochaves@gmail.com.

Agradecem-se sugestões ou reparos à exactidão dos dados aí inseridos, sendo que, naturalmente, só o Excel enviado a partir de trofeupedrochaves@gmail.com poderá ser considerado como oficial.

domingo, 2 de janeiro de 2011

J. Rodrigues já começou a preparação

Definitivamente, o bicampeão quer livrar-se dos problemas de falta de forma que o afectaram na temporada passada - nomeadamente em Palmela.

sábado, 1 de janeiro de 2011

Acceleron Motorsport com novo site!

Ano Novo, vida nova! A Acceleron Motorsport já lançou o seu site próprio! Pode ser visitado em http://acceleronmotorsport.wordpress.com/.

Feliz Ano Novo!

O Troféu Pedro Chaves deseja a todos os seus pilotos, fãs, simpatizantes, leitores e amigos um Feliz 2011! E que salte o champanhe!

sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Crise na RR Sauber: Morgado não será totalista

R. Morgado, a manter a forma numa maratona
em Lisboa que não me lembro agora qual era
A RR Sauber, 3ª classificada no Campeonato de Equipas 2010, tem um duro desafio pela frente em 2011. Ricardo Morgado, o piloto residente que em 2010 participou apenas em 2 provas, anunciou oficialmente que não será totalista e colocou à disposição o seu lugar na equipa.

"Estou disponível, talvez, apenas para 1 ou 2 provas, nomeadamente no Bombarral e no Carregado", comentou o piloto de Oeiras, que continua no entanto fiel ao espírito do Troféu Pedro Chaves. "Participarei de bom grado nas corridas que me for possível, mas não posso assumir um compromisso com a equipa, que ficaria gravemente prejudicada com a minha ausência em várias provas. Desta forma, quero colocar formalmente o meu lugar à disposição.


É claro que espero fazer bons resultados nas provas em que participar e fazer uma figura razoável no campeonato de pilotos. Se for como é costume, e houver 40 pilotos e 30 deles só vierem uma vez, espero ficar à frente de muita gente", referiu ainda Morgado.

Quanto ao regresso a 100% em 2012, Morgado não se comprometeu mas também não descartou a hipótese.


RR Sauber em silêncio
Questionado sobre o futuro da equipa e a substituição de Morgado, o Campeão em título e responsável desportivo pela equipa,  R. Vrielink, foi lacónico:
- "Logo se vê".


Palmarés da RR Sauber
5 pódios (3 segundos e 2 terceiros lugares)
1 pole position
1 VMR
3º lugar em 2010
141 pontos

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

E se a troca de pilotos fosse proibida?

A KXT mostrou algum desconforto com a possibilidade de troca de pilotos durante o campeonato, argumentando que foi a única das equipas da frente que não fez trocas e que foi prejudicada com isso, apesar - claro - da total legalidade dos procedimentos dos seus rivais.

Especulemos, então. E se não fosse permitido trocar de pilotos em 2010?


Os 2 pilotos da BF Team - T. Ferreira e L. Bajouco - somaram 82 + 61 = 143 pontos.


Os 2 pilotos da KXT - J. Rodrigues e M. Alemão - somaram 81 + 62 = 143 pontos! Com efeito, sem os 14 pontos obtidos pelo substituto F. Godinho em Fátima, e dado que a KXT obteve 1 vitória e a BF 0 vitórias, a KXT teria sido campeã!....

Ou será que não?


Apesar de ser conhecido que R. Morgado era o piloto titular da RR Sauber, a sua participação na equipa seria impossível depois da 1ª participação de P. Ferraz. Ora, os 2 pilotos iniciais da RR Sauber - R. Vrielink e P. Ferraz - somaram 95 + 54 = 149 pontos!


Ou seja, o campeonato de equipas ficaria assim:

RR Sauber, 149
KXT, 143
BF Team, 143


Este exercício é meramente especulativo. Na verdade, a BF Team merece plenamente o seu título, pois foi a equipa que melhor conjugou a gestão dos pilotos e dos contratos com a eficácia em pista: por um lado, porque a RR Sauber "deixou cair" Ferraz e os 37 pontos que conquistou depois da saída da equipa; depois, porque a BF esteve 3 vezes no pódio, enquanto a KXT apenas 1 vez.

Nota ainda para a Acceleron, que teria apenas - P. Ribeiro e J. Figueiredo - 60 + 7 = 67 pontos, caindo para o 6º lugar atrás da C-Sport.

Em todo o caso, talvez ganhe força a ideia de limitar ou dificultar a substituição de pilotos. Cabe a palavra à Organização!

domingo, 26 de dezembro de 2010

Almeirim tem nova frota de 270cc

"GT2 Sodikart", a partir de Janeiro.

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Bom Natal

O Troféu Pedro Chaves deseja a todos os seus pilotos, fãs, simpatizantes, leitores e amigos um Bom Natal.

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

OPK destaca o KartExpo

O portal do OPK, na pessoa do Paulo Ribeiro (director desportivo da Acceleron Motorsport), descreve as experiência vividas no passado domingo. Lá se encontram também algumas fotos.

KartExpo 2010 foi um sucesso

Pilotos do Troféu Pedro Chaves presentes na KartExpo 2010

Rotax Max 125/Haase: Heresia MAXima

SA250 onboard (Palmela)

Os pilotos do Troféu que competiram em Palmela já conhecem a experiência de lá conduzir com um 270cc e sabem que a pole position andou na casa do 1m07s e a volta mais rápida na casa do 1m06s.

Então agora vejam o que faz o SA250, com voltas sensivelmente na casa dos 53s - quase 15s a menos...


quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

KartExpo - sem palavras

Ribeiro, Paulino e Vrielink, os pilotos do Troféu Pedro Chaves que se deslocaram ao KIRO para a KartExpo no passado domingo, tiveram direito a uma experiência única.

As equipas SportKart e a Pi Racing/SA Portugal proporcionaram um pequeno test-drive nas suas máquinas (3 voltas e 4 voltas, respectivamente.)

Para situar os pilotos do Troféu e os leitores que aqui aparecem e nunca andaram de kart; os kartódromos costumam ter 2 tipos de karts de aluguer:
- os de 200cc, com 6cv de potência, e
- os de 270cc, com 9cv.
O Troféu Pedro Chaves é disputado nos 270cc de 9cv.


Pois bem. O Rotax 125cc 2T tem 30cv, e o SA250 tem 34cv.
No caso do SA, é uma potência praticamente 4 vezes superior!


Por aqui já imaginam o salto brutal que os pilotos do TPC sentiram nessas breves voltas, sendo o baptismo absoluto de todos os três em karts com semelhante potência.


Ficamos para já com a entrevista a Paulino.

Ismael, uma manhã memorável. O que achou dos testes?
Foi uma experiência absolutamente fabulosa e inesquecível.


Quais as principais diferenças, além da simples potência disponível?
Tudo! A mais impressionante nem será tanto a velocidade de ponta, pois embora estas máquinas atinjam os 130km/h (ao contrário dos 80km/h dos 270cc), eu não devo ter atingido velocidades tão altas. O impressionante é mesmo a explosão de potência à saída das curvas. O kart nunca se "enterra"; pisando o pedal, há sempre potência mais que suficiente para explodir, e para sair de lado. A travagem também é muito superior, claro.
Uma nota ainda para a "baquet" que vinha no Rotax, e onde as minhas costas colaram como uma luva. É muito diferente pilotar um kart com as costas "coladas" sempre no mesmo sítio, sem a preocupação de nos balançarmos para o lado! Torna-se muito menos cansativo, apesar da potência superior. A "baquet" do SA250 não era tão "justa" mas também era bem melhor que a dos karts de aluguer. 


Qual a variante utilizada, na pista bombarralense?
A mesma utilizada no GP de 2010.


Quais as comparações entre os Rotax125 e o SA250?
Não tenho conhecimentos mecânicos nem capacidade técnica para fazer uma comparação decente. Quando muito, direi que o SA250 é mais "amigo" para quem vem dos "teco-tecos", pois a aceleração é mais progressiva e menos explosiva - apesar da potência superior. Em todo o caso, se não me dissessem, não conseguiria dizer qual dos 2 era mais potente.


Quais as sensações durante o teste?
No 1º teste, com o Rotax, medo! Sem conhecer os travões, desacelerava muito antes da curva. Nem cheguei a experimentar os travões convenientemente. Saí do kart completamente de boca aberta! No 2º, com o SA250, já me aventurei um pouco mais com os travões e tentei fazer voltas minimamente consistentes. Claro que não fazemos ideia dos tempos que fizemos, e pouco interessa... em todo o caso, precisaria de muitos testes até estar minimamente preparado para correr com estes "monstros".


Que "pistas" deixa aos pilotos do Troféu?
Recomendo vivamente uma experiência destas. É outro mundo! Não podem é tomar-lhe o gosto enquanto não estiverem pr€parado$ para €$ta$ máquina$, senão depois não conseguem voltar aos 9cv dos 270cc... gostaria ainda de deixar um agradecimento à SportKart, na pessoa do sr. João Santos, e à Pi Racing, da Teresa e do Rui Silva, pela experiência e pelos esclarecimentos prestados.

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

KartExpo - KIRO (Bombarral)

Decorre este fim-de-semana, no KIRO (Bombarral), a KartExpo.



Alguns pilotos do Troféu estarão presentes, salvo qualquer eventualidade, no Domingo de manhã, a partir das 10h. Não esquecer que a entrada é 5€ (inclui experiência de karting - espero que não seja 3 voltinhas num kart de 200cc. Eles não dão pormenores, mas certamente que será uma coisa fixe.)