sábado, 8 de janeiro de 2011
SA250 onboard (Palmela): vídeo Albakarting
Com efeito! O vídeo que utilizámos aqui há dias, para ilustrar o comportamento, na pista de Palmela, do SA250 de 35cv, é de autoria da Albakarting Racing Team, i.e., a antiga "Silva Brawn Team" que correu no Troféu Pedro Chaves, e o piloto é justamente o Nelson Silva, vencedor do VII GP Pedro Chaves (Batalha 2009). Fica assim corrigida a nossa desatenção.
I. Paulino também em preparação
O bivicecampeão em título, I. Paulino, está igualmente empenhado num programa de treino semelhante ao de J. Rodrigues. Para começar, I. Paulino vai ouvir The Eye of the Tiger todos os dias pela manhã, ao levantar.
quinta-feira, 6 de janeiro de 2011
quarta-feira, 5 de janeiro de 2011
Surtees Durex
Sim, é verdade que já anunciámos no "header" do blog que a 1ª prova será no KIRO no próximo dia 12 de Fevereiro, mas a informação de que dispomos sobre esse tema é tão escassa que não nos atrevemos a revelar mais pormenores.Por isso, e para entreter os leitores, vamos fazer serviço público. Sabiam que houve uma equipa de F1 dos anos 70 patrocinada pelos preservativos Durex?
A quantidade de piadolas que dá para fazer à conta disto! A começar pela protecção dos pilotos, passando pela potência do motor. Fica à vossa imaginação.
segunda-feira, 3 de janeiro de 2011
Estatísticas prontas
Agradecem-se sugestões ou reparos à exactidão dos dados aí inseridos, sendo que, naturalmente, só o Excel enviado a partir de trofeupedrochaves@gmail.com poderá ser considerado como oficial.
domingo, 2 de janeiro de 2011
J. Rodrigues já começou a preparação
Definitivamente, o bicampeão quer livrar-se dos problemas de falta de forma que o afectaram na temporada passada - nomeadamente em Palmela.
sábado, 1 de janeiro de 2011
Acceleron Motorsport com novo site!
Ano Novo, vida nova! A Acceleron Motorsport já lançou o seu site próprio! Pode ser visitado em http://acceleronmotorsport.wordpress.com/.
Feliz Ano Novo!
O Troféu Pedro Chaves deseja a todos os seus pilotos, fãs, simpatizantes, leitores e amigos um Feliz 2011! E que salte o champanhe!
sexta-feira, 31 de dezembro de 2010
Crise na RR Sauber: Morgado não será totalista
![]() |
| R. Morgado, a manter a forma numa maratona em Lisboa que não me lembro agora qual era |
"Estou disponível, talvez, apenas para 1 ou 2 provas, nomeadamente no Bombarral e no Carregado", comentou o piloto de Oeiras, que continua no entanto fiel ao espírito do Troféu Pedro Chaves. "Participarei de bom grado nas corridas que me for possível, mas não posso assumir um compromisso com a equipa, que ficaria gravemente prejudicada com a minha ausência em várias provas. Desta forma, quero colocar formalmente o meu lugar à disposição.
É claro que espero fazer bons resultados nas provas em que participar e fazer uma figura razoável no campeonato de pilotos. Se for como é costume, e houver 40 pilotos e 30 deles só vierem uma vez, espero ficar à frente de muita gente", referiu ainda Morgado.
Quanto ao regresso a 100% em 2012, Morgado não se comprometeu mas também não descartou a hipótese.
RR Sauber em silêncio
Questionado sobre o futuro da equipa e a substituição de Morgado, o Campeão em título e responsável desportivo pela equipa, R. Vrielink, foi lacónico:
- "Logo se vê".
Palmarés da RR Sauber
5 pódios (3 segundos e 2 terceiros lugares)
1 pole position
1 VMR
3º lugar em 2010
141 pontos
quarta-feira, 29 de dezembro de 2010
E se a troca de pilotos fosse proibida?
A KXT mostrou algum desconforto com a possibilidade de troca de pilotos durante o campeonato, argumentando que foi a única das equipas da frente que não fez trocas e que foi prejudicada com isso, apesar - claro - da total legalidade dos procedimentos dos seus rivais.
Especulemos, então. E se não fosse permitido trocar de pilotos em 2010?
Os 2 pilotos da BF Team - T. Ferreira e L. Bajouco - somaram 82 + 61 = 143 pontos.
Os 2 pilotos da KXT - J. Rodrigues e M. Alemão - somaram 81 + 62 = 143 pontos! Com efeito, sem os 14 pontos obtidos pelo substituto F. Godinho em Fátima, e dado que a KXT obteve 1 vitória e a BF 0 vitórias, a KXT teria sido campeã!....
Ou será que não?
Apesar de ser conhecido que R. Morgado era o piloto titular da RR Sauber, a sua participação na equipa seria impossível depois da 1ª participação de P. Ferraz. Ora, os 2 pilotos iniciais da RR Sauber - R. Vrielink e P. Ferraz - somaram 95 + 54 = 149 pontos!
Ou seja, o campeonato de equipas ficaria assim:
RR Sauber, 149
KXT, 143
BF Team, 143
Este exercício é meramente especulativo. Na verdade, a BF Team merece plenamente o seu título, pois foi a equipa que melhor conjugou a gestão dos pilotos e dos contratos com a eficácia em pista: por um lado, porque a RR Sauber "deixou cair" Ferraz e os 37 pontos que conquistou depois da saída da equipa; depois, porque a BF esteve 3 vezes no pódio, enquanto a KXT apenas 1 vez.
Nota ainda para a Acceleron, que teria apenas - P. Ribeiro e J. Figueiredo - 60 + 7 = 67 pontos, caindo para o 6º lugar atrás da C-Sport.
Em todo o caso, talvez ganhe força a ideia de limitar ou dificultar a substituição de pilotos. Cabe a palavra à Organização!
Especulemos, então. E se não fosse permitido trocar de pilotos em 2010?
Os 2 pilotos da BF Team - T. Ferreira e L. Bajouco - somaram 82 + 61 = 143 pontos.
Os 2 pilotos da KXT - J. Rodrigues e M. Alemão - somaram 81 + 62 = 143 pontos! Com efeito, sem os 14 pontos obtidos pelo substituto F. Godinho em Fátima, e dado que a KXT obteve 1 vitória e a BF 0 vitórias, a KXT teria sido campeã!....
Ou será que não?
Apesar de ser conhecido que R. Morgado era o piloto titular da RR Sauber, a sua participação na equipa seria impossível depois da 1ª participação de P. Ferraz. Ora, os 2 pilotos iniciais da RR Sauber - R. Vrielink e P. Ferraz - somaram 95 + 54 = 149 pontos!
Ou seja, o campeonato de equipas ficaria assim:
RR Sauber, 149
KXT, 143
BF Team, 143
Este exercício é meramente especulativo. Na verdade, a BF Team merece plenamente o seu título, pois foi a equipa que melhor conjugou a gestão dos pilotos e dos contratos com a eficácia em pista: por um lado, porque a RR Sauber "deixou cair" Ferraz e os 37 pontos que conquistou depois da saída da equipa; depois, porque a BF esteve 3 vezes no pódio, enquanto a KXT apenas 1 vez.
Nota ainda para a Acceleron, que teria apenas - P. Ribeiro e J. Figueiredo - 60 + 7 = 67 pontos, caindo para o 6º lugar atrás da C-Sport.
Em todo o caso, talvez ganhe força a ideia de limitar ou dificultar a substituição de pilotos. Cabe a palavra à Organização!
domingo, 26 de dezembro de 2010
sexta-feira, 24 de dezembro de 2010
Bom Natal
O Troféu Pedro Chaves deseja a todos os seus pilotos, fãs, simpatizantes, leitores e amigos um Bom Natal.
quinta-feira, 16 de dezembro de 2010
OPK destaca o KartExpo
O portal do OPK, na pessoa do Paulo Ribeiro (director desportivo da Acceleron Motorsport), descreve as experiência vividas no passado domingo. Lá se encontram também algumas fotos.
KartExpo 2010 foi um sucesso
Pilotos do Troféu Pedro Chaves presentes na KartExpo 2010
Rotax Max 125/Haase: Heresia MAXima
KartExpo 2010 foi um sucesso
Pilotos do Troféu Pedro Chaves presentes na KartExpo 2010
Rotax Max 125/Haase: Heresia MAXima
SA250 onboard (Palmela)
Os pilotos do Troféu que competiram em Palmela já conhecem a experiência de lá conduzir com um 270cc e sabem que a pole position andou na casa do 1m07s e a volta mais rápida na casa do 1m06s.
Então agora vejam o que faz o SA250, com voltas sensivelmente na casa dos 53s - quase 15s a menos...
Então agora vejam o que faz o SA250, com voltas sensivelmente na casa dos 53s - quase 15s a menos...
quarta-feira, 15 de dezembro de 2010
KartExpo - sem palavras
Ribeiro, Paulino e Vrielink, os pilotos do Troféu Pedro Chaves que se deslocaram ao KIRO para a KartExpo no passado domingo, tiveram direito a uma experiência única.
As equipas SportKart e a Pi Racing/SA Portugal proporcionaram um pequeno test-drive nas suas máquinas (3 voltas e 4 voltas, respectivamente.)
Para situar os pilotos do Troféu e os leitores que aqui aparecem e nunca andaram de kart; os kartódromos costumam ter 2 tipos de karts de aluguer:
- os de 200cc, com 6cv de potência, e
- os de 270cc, com 9cv.
O Troféu Pedro Chaves é disputado nos 270cc de 9cv.
Pois bem. O Rotax 125cc 2T tem 30cv, e o SA250 tem 34cv.
No caso do SA, é uma potência praticamente 4 vezes superior!
Por aqui já imaginam o salto brutal que os pilotos do TPC sentiram nessas breves voltas, sendo o baptismo absoluto de todos os três em karts com semelhante potência.
Ficamos para já com a entrevista a Paulino.
Ismael, uma manhã memorável. O que achou dos testes?
Foi uma experiência absolutamente fabulosa e inesquecível.
Quais as principais diferenças, além da simples potência disponível?
Tudo! A mais impressionante nem será tanto a velocidade de ponta, pois embora estas máquinas atinjam os 130km/h (ao contrário dos 80km/h dos 270cc), eu não devo ter atingido velocidades tão altas. O impressionante é mesmo a explosão de potência à saída das curvas. O kart nunca se "enterra"; pisando o pedal, há sempre potência mais que suficiente para explodir, e para sair de lado. A travagem também é muito superior, claro.
Uma nota ainda para a "baquet" que vinha no Rotax, e onde as minhas costas colaram como uma luva. É muito diferente pilotar um kart com as costas "coladas" sempre no mesmo sítio, sem a preocupação de nos balançarmos para o lado! Torna-se muito menos cansativo, apesar da potência superior. A "baquet" do SA250 não era tão "justa" mas também era bem melhor que a dos karts de aluguer.
Qual a variante utilizada, na pista bombarralense?
A mesma utilizada no GP de 2010.
Quais as comparações entre os Rotax125 e o SA250?
Não tenho conhecimentos mecânicos nem capacidade técnica para fazer uma comparação decente. Quando muito, direi que o SA250 é mais "amigo" para quem vem dos "teco-tecos", pois a aceleração é mais progressiva e menos explosiva - apesar da potência superior. Em todo o caso, se não me dissessem, não conseguiria dizer qual dos 2 era mais potente.
Quais as sensações durante o teste?
No 1º teste, com o Rotax, medo! Sem conhecer os travões, desacelerava muito antes da curva. Nem cheguei a experimentar os travões convenientemente. Saí do kart completamente de boca aberta! No 2º, com o SA250, já me aventurei um pouco mais com os travões e tentei fazer voltas minimamente consistentes. Claro que não fazemos ideia dos tempos que fizemos, e pouco interessa... em todo o caso, precisaria de muitos testes até estar minimamente preparado para correr com estes "monstros".
Que "pistas" deixa aos pilotos do Troféu?
Recomendo vivamente uma experiência destas. É outro mundo! Não podem é tomar-lhe o gosto enquanto não estiverem pr€parado$ para €$ta$ máquina$, senão depois não conseguem voltar aos 9cv dos 270cc... gostaria ainda de deixar um agradecimento à SportKart, na pessoa do sr. João Santos, e à Pi Racing, da Teresa e do Rui Silva, pela experiência e pelos esclarecimentos prestados.
As equipas SportKart e a Pi Racing/SA Portugal proporcionaram um pequeno test-drive nas suas máquinas (3 voltas e 4 voltas, respectivamente.)
Para situar os pilotos do Troféu e os leitores que aqui aparecem e nunca andaram de kart; os kartódromos costumam ter 2 tipos de karts de aluguer:
- os de 200cc, com 6cv de potência, e
- os de 270cc, com 9cv.
O Troféu Pedro Chaves é disputado nos 270cc de 9cv.
Pois bem. O Rotax 125cc 2T tem 30cv, e o SA250 tem 34cv.
No caso do SA, é uma potência praticamente 4 vezes superior!
Por aqui já imaginam o salto brutal que os pilotos do TPC sentiram nessas breves voltas, sendo o baptismo absoluto de todos os três em karts com semelhante potência.
Ficamos para já com a entrevista a Paulino.
Ismael, uma manhã memorável. O que achou dos testes?
Foi uma experiência absolutamente fabulosa e inesquecível.
Quais as principais diferenças, além da simples potência disponível?
Tudo! A mais impressionante nem será tanto a velocidade de ponta, pois embora estas máquinas atinjam os 130km/h (ao contrário dos 80km/h dos 270cc), eu não devo ter atingido velocidades tão altas. O impressionante é mesmo a explosão de potência à saída das curvas. O kart nunca se "enterra"; pisando o pedal, há sempre potência mais que suficiente para explodir, e para sair de lado. A travagem também é muito superior, claro.
Uma nota ainda para a "baquet" que vinha no Rotax, e onde as minhas costas colaram como uma luva. É muito diferente pilotar um kart com as costas "coladas" sempre no mesmo sítio, sem a preocupação de nos balançarmos para o lado! Torna-se muito menos cansativo, apesar da potência superior. A "baquet" do SA250 não era tão "justa" mas também era bem melhor que a dos karts de aluguer.
Qual a variante utilizada, na pista bombarralense?
A mesma utilizada no GP de 2010.
Quais as comparações entre os Rotax125 e o SA250?
Não tenho conhecimentos mecânicos nem capacidade técnica para fazer uma comparação decente. Quando muito, direi que o SA250 é mais "amigo" para quem vem dos "teco-tecos", pois a aceleração é mais progressiva e menos explosiva - apesar da potência superior. Em todo o caso, se não me dissessem, não conseguiria dizer qual dos 2 era mais potente.
Quais as sensações durante o teste?
No 1º teste, com o Rotax, medo! Sem conhecer os travões, desacelerava muito antes da curva. Nem cheguei a experimentar os travões convenientemente. Saí do kart completamente de boca aberta! No 2º, com o SA250, já me aventurei um pouco mais com os travões e tentei fazer voltas minimamente consistentes. Claro que não fazemos ideia dos tempos que fizemos, e pouco interessa... em todo o caso, precisaria de muitos testes até estar minimamente preparado para correr com estes "monstros".
Que "pistas" deixa aos pilotos do Troféu?
Recomendo vivamente uma experiência destas. É outro mundo! Não podem é tomar-lhe o gosto enquanto não estiverem pr€parado$ para €$ta$ máquina$, senão depois não conseguem voltar aos 9cv dos 270cc... gostaria ainda de deixar um agradecimento à SportKart, na pessoa do sr. João Santos, e à Pi Racing, da Teresa e do Rui Silva, pela experiência e pelos esclarecimentos prestados.
sexta-feira, 10 de dezembro de 2010
KartExpo - KIRO (Bombarral)
Decorre este fim-de-semana, no KIRO (Bombarral), a KartExpo.Alguns pilotos do Troféu estarão presentes, salvo qualquer eventualidade, no Domingo de manhã, a partir das 10h. Não esquecer que a entrada é 5€ (inclui experiência de karting - espero que não seja 3 voltinhas num kart de 200cc. Eles não dão pormenores, mas certamente que será uma coisa fixe.)
segunda-feira, 29 de novembro de 2010
Guerra no Rio de Janeiro: KXT nega pressões
![]() |
| Complexo do Alemão (ou pelo menos dizem que é) |
Pensou-se mesmo que a PJ, em articulação com a polícia brasileira, poderia fazer buscas à sede da KXT.
Contudo, o Blogue do Troféu conseguiu apurar, por um lado, que a KXT não tem nem sede física nem sede espiritual conhecida (ao contrário da sede da RR Sauber, em Oeiras; da BF Team, em Leiria; da Acceleron, na Benedita; e da 150 SARIP, em Coimbra), e por outro, que o Complexo do Alemão, mesmo que não haja nenhum artigo na internet que explique a origem deste curioso nome, não tem mesmo nada a ver com a KXT.
quinta-feira, 11 de novembro de 2010
Jorge Jesus causa mal-estar na RR Sauber
A atitude defensiva, medrosa e errática adoptada pelo treinador do Sport Lisboa e Benfica, Jorge Jesus, no jogo com o FC Porto, criou algum mal-estar no seio da RR Sauber.
A equipa de Oeiras, tida como uma das mais unidas do plantel, sofre na verdade de uma fricção interna ao nível do futebol, visto que o campeão em título R. Vrielink é adepto do SL Benfica e R. Morgado é adepto do FC Porto. Uma vitória do Benfica teria sido vista como um mero tropeção do clube azul e branco a caminho do título; um empate ou uma vitória tangencial do FCP seria apenas o reconhecimento formal do título portista.
Sendo o que foi (com JJ a reconhecer antecipadamente que estava em condições de levar uma coça), os festejos entusiásticos de Morgado (campeão 2010-11, humilhação do rival de Lisboa, quiçá um "quadriplete" com o Campeonato, a Taça da Liga, a Taça de Portugal e a Liga Europa) e o stress de Vrielink (quem o viu após o jogo disse que ele chegou a estar nervoso) poderão ter causado algum mal-estar no seio da equipa, a longo prazo. Se chegarão ao nível de desentendimento de A. Senna e A. Prost, só o futuro o poderá dizer.
A equipa de Oeiras, tida como uma das mais unidas do plantel, sofre na verdade de uma fricção interna ao nível do futebol, visto que o campeão em título R. Vrielink é adepto do SL Benfica e R. Morgado é adepto do FC Porto. Uma vitória do Benfica teria sido vista como um mero tropeção do clube azul e branco a caminho do título; um empate ou uma vitória tangencial do FCP seria apenas o reconhecimento formal do título portista.
Sendo o que foi (com JJ a reconhecer antecipadamente que estava em condições de levar uma coça), os festejos entusiásticos de Morgado (campeão 2010-11, humilhação do rival de Lisboa, quiçá um "quadriplete" com o Campeonato, a Taça da Liga, a Taça de Portugal e a Liga Europa) e o stress de Vrielink (quem o viu após o jogo disse que ele chegou a estar nervoso) poderão ter causado algum mal-estar no seio da equipa, a longo prazo. Se chegarão ao nível de desentendimento de A. Senna e A. Prost, só o futuro o poderá dizer.
quinta-feira, 4 de novembro de 2010
Estatísticas
Ao longo das 3 temporadas, a Organização foi coleccionando, além dos registos oficiais dos resultados de corridas e campeonatos, uma série de estatísticas relativas às performances desportivas de pilotos e equipas. Essas estatísticas darão origem a alguns posts de análise durante o defeso. Assim que o ficheiro Excel estiver totalmente actualizado, poderá ser disponibilizado a todos, bastando para isso pedi-lo para trofeupedrochaves@gmail.com.
Duas das estatísticas mais simples são, naturalmente, as dos títulos e das vitórias por pilotos.
Campeonatos
2007-08 - J. Rodrigues
2009 - J. Rodrigues
2010 - R. Vrielink
Vitórias
J. Rodrigues - 6
R. Vrielink - 2
T. Capela - 2
I. Paulino - 1
N. Silva - 1
P. Ferraz - 1
S. Mateus - 1
É esta estatística das vitórias que reforça o papel de J. Rodrigues enquanto "Fangio" do Troféu. Vai ser preciso muito tempo para alguém vir a conseguir igualá-lo ou batê-lo.
Mais curioso: os títulos e as vitórias por equipa:
Campeonato
2009 - KXT
2010 - BF Team
Vitórias
KXT - 3
BMG Brawn Team - 1
Lamaquina - 1
C-Sport - 1
Wind Dummy 5 - 1
150 SARIP - 1
(sem equipa) - 1
Que mostram a permanência da KXT no topo, a regularidade da BF que conseguiu o 1º título antes da primeira vitória - algo perfeitamente possível num campeonato tão curto - e o facto de as vitórias estarem, de uma forma geral, divididas por várias equipas, 3 delas já "extintas".
Duas das estatísticas mais simples são, naturalmente, as dos títulos e das vitórias por pilotos.
Campeonatos
2007-08 - J. Rodrigues
2009 - J. Rodrigues
2010 - R. Vrielink
Vitórias
J. Rodrigues - 6
R. Vrielink - 2
T. Capela - 2
I. Paulino - 1
N. Silva - 1
P. Ferraz - 1
S. Mateus - 1
É esta estatística das vitórias que reforça o papel de J. Rodrigues enquanto "Fangio" do Troféu. Vai ser preciso muito tempo para alguém vir a conseguir igualá-lo ou batê-lo.
Mais curioso: os títulos e as vitórias por equipa:
Campeonato
2009 - KXT
2010 - BF Team
Vitórias
KXT - 3
BMG Brawn Team - 1
Lamaquina - 1
C-Sport - 1
Wind Dummy 5 - 1
150 SARIP - 1
(sem equipa) - 1
Que mostram a permanência da KXT no topo, a regularidade da BF que conseguiu o 1º título antes da primeira vitória - algo perfeitamente possível num campeonato tão curto - e o facto de as vitórias estarem, de uma forma geral, divididas por várias equipas, 3 delas já "extintas".
Informação: Personalização de capacetes
"O OPK4t tem o prazer de anunciar que, afim de promover o investimento em equipamentos de segurança próprios e a personalização dos equipamentos dos pilotos participantes no Troféu Pedro Chaves, oferecerá, a quem o desejar, uma decoração personalizada de capacete, em vinil autocolante recortado, aplicado por profissionais, a preço de custo.
O OPK4t poderá ainda, se for esse o desejo dos pilotos, proceder, também a preço de custo dos materiais, à pintura dos capacetes que lhe forem fornecidos. Os desenhos, todos originais e pessoais, serão oferecidos aos pilotos pelo OPK4t.
Quem desejar personalizar o seu capacete deverá contactar Paulo Ribeiro através do endereço openkarting4t@gmail.com".
O OPK4t poderá ainda, se for esse o desejo dos pilotos, proceder, também a preço de custo dos materiais, à pintura dos capacetes que lhe forem fornecidos. Os desenhos, todos originais e pessoais, serão oferecidos aos pilotos pelo OPK4t.
Quem desejar personalizar o seu capacete deverá contactar Paulo Ribeiro através do endereço openkarting4t@gmail.com".
Subscrever:
Mensagens (Atom)


