segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Guerra no Rio de Janeiro: KXT nega pressões

Complexo do Alemão (ou pelo menos dizem que é)
Os combates ferozes que têm decorrido nas favelas do Rio de Janeiro entre forças policiais e militares, por um lado, e os traficantes de droga, por outro, têm chamado a atenção do Mundo e também do Troféu Pedro Chaves. Da cabeça de alguém certamente influenciado por longas leituras do Correio da Manhã em períodos de espera num café sem mais nada que fazer enquanto não o deixam entrar novamente, surgiu o rumor que o facto de os combates estarem centrados no chamado Complexo do Alemão poderiam implicar uma possível ligação à equipa KXT.
Pensou-se mesmo que a PJ, em articulação com a polícia brasileira, poderia fazer buscas à sede da KXT.



Contudo, o Blogue do Troféu conseguiu apurar, por um lado, que a KXT não tem nem sede física nem sede espiritual conhecida (ao contrário da sede da RR Sauber, em Oeiras; da BF Team, em Leiria; da Acceleron, na Benedita; e da 150 SARIP, em Coimbra), e por outro, que o Complexo do Alemão, mesmo que não haja nenhum artigo na internet que explique a origem deste curioso nome, não tem mesmo nada a ver com a KXT.

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Jorge Jesus causa mal-estar na RR Sauber

A atitude defensiva, medrosa e errática adoptada pelo treinador do Sport Lisboa e Benfica, Jorge Jesus, no jogo com o FC Porto, criou algum mal-estar no seio da RR Sauber.

A equipa de Oeiras, tida como uma das mais unidas do plantel, sofre na verdade de uma fricção interna ao nível do futebol, visto que o campeão em título R. Vrielink é adepto do SL Benfica e R. Morgado é adepto do FC Porto. Uma vitória do Benfica teria sido vista como um mero tropeção do clube azul e branco a caminho do título; um empate ou uma vitória tangencial do FCP seria apenas o reconhecimento formal do título portista.
Sendo o que foi (com JJ a reconhecer antecipadamente que estava em condições de levar uma coça), os festejos entusiásticos de Morgado (campeão 2010-11, humilhação do rival de Lisboa, quiçá um "quadriplete" com o Campeonato, a Taça da Liga, a Taça de Portugal e a Liga Europa) e o stress de Vrielink (quem o viu após o jogo disse que ele chegou a estar nervoso) poderão ter causado algum mal-estar no seio da equipa, a longo prazo. Se chegarão ao nível de desentendimento de A. Senna e A. Prost, só o futuro o poderá dizer.


quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Estatísticas

Ao longo das 3 temporadas, a Organização foi coleccionando, além dos registos oficiais dos resultados de corridas e campeonatos, uma série de estatísticas relativas às performances desportivas de pilotos e equipas. Essas estatísticas darão origem a alguns posts de análise durante o defeso. Assim que o ficheiro Excel estiver totalmente actualizado, poderá ser disponibilizado a todos, bastando para isso pedi-lo para trofeupedrochaves@gmail.com.

Duas das estatísticas mais simples são, naturalmente, as dos títulos e das vitórias por pilotos.

Campeonatos
2007-08 - J. Rodrigues
2009 - J. Rodrigues
2010 - R. Vrielink

Vitórias
J. Rodrigues - 6
R. Vrielink - 2
T. Capela - 2
I. Paulino - 1
N. Silva - 1
P. Ferraz - 1
S. Mateus - 1

É esta estatística das vitórias que reforça o papel de J. Rodrigues enquanto "Fangio" do Troféu. Vai ser preciso muito tempo para alguém vir a conseguir igualá-lo ou batê-lo.

Mais curioso: os títulos e as vitórias por equipa:

Campeonato
2009 - KXT
2010 - BF Team


Vitórias
KXT - 3
BMG Brawn Team - 1
Lamaquina - 1
C-Sport - 1
Wind Dummy 5 - 1
150 SARIP - 1
(sem equipa) - 1

Que mostram a permanência da KXT no topo, a regularidade da BF que conseguiu o 1º título antes da primeira vitória - algo perfeitamente possível num campeonato tão curto - e o facto de as vitórias estarem, de uma forma geral, divididas por várias equipas, 3 delas já "extintas".

Informação: Personalização de capacetes

"O OPK4t tem o prazer de anunciar que, afim de promover o investimento em equipamentos de segurança próprios e a personalização dos equipamentos dos pilotos participantes no Troféu Pedro Chaves, oferecerá, a quem o desejar, uma decoração personalizada de capacete, em vinil autocolante recortado, aplicado por profissionais, a preço de custo.

O OPK4t poderá ainda, se for esse o desejo dos pilotos, proceder, também a preço de custo dos materiais, à pintura dos capacetes que lhe forem fornecidos. Os desenhos, todos originais e pessoais, serão oferecidos aos pilotos pelo OPK4t.

Quem desejar personalizar o seu capacete deverá contactar Paulo Ribeiro através do endereço openkarting4t@gmail.com".

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Tiago Ferreira efectua teste em pista molhada

Artigo só disponível na página do Facebook do Troféu Pedro Chaves (www.facebook.com/trofeupedrochaves).

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

XIV GP - Race Report

Ao contrário do que tem sido habitual, e devido a problemas de recursos humanos do Blogue (a crise toca a todos), as entrevistas serão substituídas por um "race report" ao estilo do Grandprix.com e do F1Rejects.com onde serão brevemente comentadas as prestações de cada piloto.


Todos os presentes, bem como quem assistiu, estão convidados a acrescentar coisas na caixa de comentários ou para trofeupedrochaves@gmail.com para acrescentarmos aqui, ou na nossa página do Facebook (onde já há muitas fotos.)


Alguns pilotos relataram que os pneus estavam muito cheios e que os karts escorregava muito. Com efeito, dos 5 pilotos que correram nesta variante em 2008, apenas um não piorou os seus tempos (na corrida). Mas, sendo igual para todos, isso só vem dar algum picante à coisa - e garantir que todas as corridas são diferentes!


João Rodrigues puxou dos galões e dos pergaminhos e efectuou uma performance perfeita e impecável de princípio a fim, com a pole position, a volta mais rápida e sem um único erro ao longo da corrida. É o único piloto a ter vencido corridas todos os anos e um candidato sério ao tricampeonato em 2011.


Reinold Vrielink atingiu todas as expectativas! Qualificou-se pior que o seu rival mais directo, mas arrancou melhor; cavou uma distância sem erros para os seus adversários, e, apesar de algumas dificuldades na fase final da corrida com os retardatários (quase 1 volta para dobrar P. Godinho), controlou perfeitamente a vantagem e o ataque final de Paulino.
Com apenas 5 provas ao longo do ano, é matematicamente realista que o campeão não tenha de vencer uma corrida. E o holandês foi 2º nas últimas três corridas, e ainda foi 3º uma vez. Ao piloto com mais pódios assenta bem o título.

A má largada de Ismael Paulino comprometeu as suas aspirações ao campeonato. O piloto turquelense fez contudo uma corrida sólida e competente, sem erros - mesmo quando se deixou ultrapassar brevemente por Tiago Capela - descobrindo uma forma de ultrapassar Ferreira depois de 20 voltas a estudar-lhe a traseira, e não desistindo até ao final, terminando a menos de 2 segundos de Vrielink.


Tiago Capela apareceu de surpresa e à última hora e voltou a demonstrar que pode ser um candidato ao título, mas ainda tem que descobrir aqueles décimos de segundo em falta. O piloto do Reguengo queixou-se do gancho em relevo, mas mesmo assim efectuou uma corrida eficaz, conseguindo ultrapassar Ferreira a poucas voltas do final.


Tiago Ferreira manteve o nível elevado a que nos habituou ao longo deste ano, embora fosse ligeiramente mais lento que Paulino e Capela, e a prova é que fez "comboio" atrás dele durante 20 voltas até Paulino o conseguir passar, sem depois voltar a ter argumentos para o vice-campeão. Fez, contudo, o suficiente para manter o 3º lugar no campeonato de pilotos e conquistar o título de equipas com a BF Team.
Ferreira esteve muito próximo de vencer 2 corridas este ano e é um sério candidato ao título de 2011.


Só os 5 primeiros fizeram voltas mais rápidas dentro do segundo 56. Depois, entre o 6º e o 13º todos fizeram voltas mais rápidas entre 57,3s e 57,7s, tendo estes pilotos terminado separados por pouco mais de 20 segundos. Os melhores foram Luís Bajouco e Mário Alemão, que terminaram separados por apenas 2 décimos de segundo.


Fábio Godinho, de volta à A Morte Team, obteve mais um resultado fiável, insuficiente para acompanhar Bajouco e Alemão mas superiorizando-se ao restante pelotão intermédio, ocupando o 8º lugar.


Pedro Ferraz e Ricardo Morgado voltaram a andar muito próximos, como em Fátima, mas tendo agora mais dificuldades em pista nova, pneus cheios e ganchos traiçoeiros. Tiveram a companhia do estreante Jaime Silva, o melhor dos 7 pilotos que se estrearam este ano nesta pista. Terminaram em 9º, 10º e 11º separados por apenas 4 décimos de segundo!


Também Paulo Ribeiro teve problemas com os pneus cheios e o gancho. O piloto da Acceleron mostrou-se uns furos abaixo do habitual, mas sem deixar de dar luta ao pelotão intermédio, terminando 3s atrás de Silva.


Daniel Sousa teve um regresso em grande. Fez valer a sua experiência neste circuito e foi um excelente 13º, tendo em conta o diferencial de lastro que o separava dos seus adversários. A sua melhor volta foi apenas 1,3s pior que a volta mais rápida; e foi o único dos 5 pilotos que participaram em 2008 a conseguir melhorar o seu tempo de então!


Mais uma vez, a sua pontuação foi essencial para o 4º lugar obtido pela 150 SARIP.


Luís Agostinho, tal como vários outros pilotos, acusou o facto de estar ausente das pistas há muito tempo (tal como Hélder Antunes, não participava no TPC desde Fevereiro de 2007) e teve de lidar com as particularidades da pista e com adversários mais rodados. Não estando entre os mais rápidos, foi bastante consistente e poderá voltar em forma em 2011.


Paulo Carolino foi o autor da volta mais rápida... mais lenta, mas compensou esse facto com a regularidade suficiente para obter o 15º no final. Tal como Antunes, também Carolino estava ausente das pistas há muito tempo.


Os jovens Paulo Godinho e Ruben Barcelo estiveram muito bem. Dada a sua inexperiência, fizeram voltas mais rápidas muito boas (apenas 2,1s e 2,3s mais lentos que a volta mais rápida, respectivamente) e demonstraram boa noção do que é o bom comportamento em pista, não facilitando a vida a quem vinha para lhes dar uma volta mas também sem dificultarem desnecessariamente. Trata-se de pilotos com bom potencial e que esperamos receber no Troféu em 2011!


De Hélder Antunes já aqui se falou. Regressado ao fim de 3 anos e meio, não fez uma boa qualificação mas conseguiu superar o estreante Barcelo por grande margem, e chegou a estar em 16º, à frente de Paulo Godinho. O 17º serviu, afinal, os objectivos do piloto leiriense: não ser último na corrida, nem no campeonato. Só mesmo com mais ritmo de corrida poderá Antunes aspirar a melhores classificações.

sábado, 23 de outubro de 2010

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Troféu Feminino 2010: Sandra Dias é a vencedora!

O Blogue dá os parabéns a Sandra Dias pela sua conquista mais que merecida!


Contamos com a Sandra para revalidar o título já no próximo ano!


E uma corrida só de mulheres?
Várias meninas têm sondado a Organização, desde 2007, para a organização de uma corrida reservada exclusivamente a mulheres. A posição da Organização é sempre a mesma: não há mulheres suficientes. Os kartódromos exigem, no mínimo, 10 participantes. Apesar dos pedidos que tem havido, juntar 10 mulheres para uma corrida é uma tarefa quase impossível.
Muito mais fácil é juntar forças. Reunir todas as candidatas disponíveis e incentivá-las a participar nos GP normais. Somadas aos pilotos habituais (que por vezes têm dificuldade em reunir pilotos; basta pensar que fomos 12 em Palmela, 13 em Fátima e seríamos 10 no Bombarral se não fosse a esquadra "Wind Dummy"), permite fazer corridas animadas para todos/as. E sim, se forem 4 ou 5, poderão ter-se umas às outras como pontos de referência. A Organização do Troféu vai continuar a tentar juntar adeptas deste desporto para participar. Mas é necessário que tenham a coragem de correr em simultâneo com 11 ou 12 pilotos com mais experiência, como teve a Sandra em 2010.
Nem se trata de correr contra eles. Se for possível, até  poderemos ter um campeonato autónomo, com pontuações só para as mulheres. É assim que funcionam as 24 Horas de Le Mans, em que há 3 categorias diferentes a correr, que calham estar na mesma pista...

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

XIV GP: Gonçalo Jorge apanhado por paparazzi

Numa corrida na qual regressaram 2 pilotos que só haviam participado no I GP (Antunes e Agostinho), especulou-se com o possível regresso de Gonçalo Jorge, outro piloto nas mesmas condições e que havia conseguido na altura qualificar-se na 4ª posição.
O regresso acabou por não se concretizar mas o Blogue do Troféu Pedro Chaves continuou a seguir os passos do piloto dos Pinheiros, surpreendendo-o num jantar de amigos

(curiosamente, os paparazzi nunca surpreendem as celebridades num jantar de inimigos)

algures na região de Leiria.

Jorge, desconfiado dos paparazzi

Mais precisamente, no mesmo estabelecimento onde decorria o jantar de encerramento do Troféu Pedro Chaves 2010.

Aguardamos o regresso deste promissor piloto para a temporada de 2011!

XIV GP: fim da 1ª volta

Na última curva, à entrada da recta da meta, com o pelotão ainda compacto.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Acceleron já procura orçamento para 2011

Ainda mal acabou a temporada 2010 e a Acceleron Motorsport já está à procura de garantir patrocinadores para a temporada seguinte. Paulo Ribeiro, o director desportivo, tentou convencer José Carlos Malato a investir na equipa.




Embora a Acceleron não possa negar estas negociações, desconhecemos contudo se foram concluídas com sucesso... aparentemente correram bem, pois a Oktoberfest começa mesmo em Setembro!...

Comunicado da Organização

"A Organização do Troféu Pedro Chaves vem por este meio informar que, na sequência de suspeitas sobre as contas dos resultados do campeonato de pilotos 2010, procedeu a um inquérito exaustivo e apurou que o funcionário encarregado das contas se equivocou relativamente às posições dos pilotos João Rodrigues e Tiago Ferreira.

Com efeito, o funcionário considerou, de forma negligente, que João Rodrigues tinha 58 pontos à partida para o XIV GP, o que somado aos 25 da vitória daria 83, contra os 82 de Ferreira (66 à partida + 16 do 5º lugar.) Com efeito, Rodrigues tinha apenas 56 pontos, e não 58, sendo que os 25 da vitória perfazem 81 pontos, quedando-se o bicampeão pelo 4º lugar neste campeonato.

Assim, a Organização deliberou o seguinte:

- Assumindo o erro do seu funcionário, endereçar um pedido de desculpas a todos os presentes na cerimónia final e aos pilotos envolvidos, em particular;

- Castigando o funcionário com uma Admoestação Severa, que consistiu numa mensagem enviada para o Facebook do funcionário com o texto "E eu não te mato nem nada!??!!?";

- J. Rodrigues deverá assim entregar a taça do 3º lugar no campeonato a Tiago Ferreira logo que possível."



Parabéns a Tiago Ferreira pelo 3º lugar no campeonato!

Tiago Ferreira (esquerda), acompanhado do seu colega de equipa L. Bajouco

XIV GP - entrevista c/ João Rodrigues

O bicampeão mostrou os pergaminhos e obteve o segundo hat-trick da sua carreira, absolutamente perfeito. (Mesmo assim, insuficiente para chegar ao 3º lugar do campeonato.)

terça-feira, 19 de outubro de 2010

XIV GP - Largada

Limpinha e sem incidentes.



Captada pelo repórter Nuno Reis.

XIV GP - Entrevista com Helder Antunes

Helder Antunes, regressando após 3 anos e meio de ausência, conseguiu repetir o resultado alcançado no GP em que tinha partipado: o 17º. Ouçamos os seus comentários.




É de referir que, tendo em conta o óbvio que é a falta de ritmo por parte de Antunes (derivado aos longos anos sem treinos), a sua prestação foi positiva: embora largando de último, conseguiu superar Ruben Barcelo para conseguir o 17º lugar, fugindo assim à última posição.
Além disso, também no campeonato ele não foi último: foi sim o 37º, em 41 pilotos participantes em 2010. Um regresso esperado e bem-vindo, sem dúvida! Cá te esperamos em 2011!

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Organização terá aberto um inquérito interno!

Carlos Queirós, preparando-se para vociferar as palavras
que originaram o inquérito interno de que foi alvo
 (quando conveniente).

O escândalo rebentou hoje, com a notícia - não confirmada oficialmente - de que um funcionário da Organização do Troféu Pedro Chaves terá cometido "um erro aritmético de gravidade assinalável", no decorrer da elaboração das contas dos campeonatos, e que a Organização terá aberto um inquérito interno para averiguar o ocorrido.

É seguro que não afecta a atribuição dos troféus aos vencedores (de Pilotos e Equipas), mas poderá ter-se tratado de um equívoco um pouco mais abaixo na tabela.


Foi suspensa a publicação das tabelas dos campeonatos. Aguarda-se a conclusão do inquérito com a maior brevidade possível.

XIV GP - entrevista com o novo campeão!



O Blogue dá os parabéns a Reinold Vrielink pela conquista do TPC 2010!

domingo, 17 de outubro de 2010

Muito obrigado...

A organização deixa aqui os parabéns e agradecimentos, não só aos vencedores ,mas também a todos os outros pilotos, repórteres e adeptos que ajudaram, cada um à sua maneira, ao sucesso de mais uma temporada do Troféu Pedro Chaves. Fica a promessa de serem postados os resultados em breve, juntamente com algumas fotos e vídeos, sendo que ao longo das próximas semanas será também possível ver e ouvir reacções de alguns dos protagonistas desta última prova e do campeonato,em flash interviews realizados pelo repórter residente Nuno Reis.
Até para o ano...

BF Team volta a mostrar a sua consistência e cumpre objectivo de vencer o troféu de equipas.

Quanto ao troféu de equipas,confirmou-se o que já se vinha esperando desde meio da época...Os pilotos Tiago Ferreira e Luís Bajouco voltaram a demonstrar a sua qualidade,ao terminarem a corrida na 5ª e 6ª posição respectivamente, juntando este resultado a outros em que conseguiram terminar consistentemente nos lugares cimeiros apenas com uma ou outra excepção. Relembrar que também Fábio Godinho teve a sua quota parte no sucesso desta equipa, ao substituir Bajouco na prova de Fátima, obtendo pontos preciosos para a classificação final, tendo assim também direito a subir ao pódio e a receber o respectivo troféu.

A nova equipa campeã (esquerda para a direita):
Fábio Godinho, Luís Bajouco e Tiago Ferreira

Nos lugares imediatamente a seguir, a KXT conseguiu ultrapassar a RR Sauber, ficando assim com o 2º lugar do pódio, muito graças ao 7º lugar conseguido por Mário Alemão e aproveitando um dia menos bom de Ricardo Morgado, que desta feita não conseguiu dar bom seguimento às excelentes indicações trazidas de Fátima,onde tinha terminado no pódio. Tal como no caso da equipa vencedora, tem de se relembrar que também a RR Sauber teve a participação dum 3º elemento numa das provas, Pedro Ferraz, está também assim de parabéns por ter ajudado esta equipa a terminar nos lugares da frente.

Vrielink supera Paulino e ganha campeonato,enquanto que Rodrigues regressa aos triunfos .

Temos novo campeão! Reinold Vrielink tornou-se este sábado vencedor do 3º Troféu Pedro Chaves ao terminar a prova milagrense no 2º lugar, directamente à frente de Ismael Paulino que,à partida para esta última prova, estava em vantagem por apenas um ponto na frente do campeonato. Assim sendo,e apesar de não ter vencido qualquer das cinco corridas da época, o piloto holandês, mercê da sua consistente performance a nível pontual, consegue assegurar o título que esteve tão perto de conseguir na sua 1ª edição em 2007/2008.
Obviamente destaca-se também nesta última corrida da época, o regresso às vitórias do agora ex-campeão, João Rodrigues,que venceu de forma clara e obteve mais um "hat trick" na sua carreira.