quarta-feira, 27 de outubro de 2010
Tiago Ferreira efectua teste em pista molhada
Artigo só disponível na página do Facebook do Troféu Pedro Chaves (www.facebook.com/trofeupedrochaves).
segunda-feira, 25 de outubro de 2010
XIV GP - Race Report
Ao contrário do que tem sido habitual, e devido a problemas de recursos humanos do Blogue (a crise toca a todos), as entrevistas serão substituídas por um "race report" ao estilo do Grandprix.com e do F1Rejects.com onde serão brevemente comentadas as prestações de cada piloto.
Todos os presentes, bem como quem assistiu, estão convidados a acrescentar coisas na caixa de comentários ou para trofeupedrochaves@gmail.com para acrescentarmos aqui, ou na nossa página do Facebook (onde já há muitas fotos.)
Alguns pilotos relataram que os pneus estavam muito cheios e que os karts escorregava muito. Com efeito, dos 5 pilotos que correram nesta variante em 2008, apenas um não piorou os seus tempos (na corrida). Mas, sendo igual para todos, isso só vem dar algum picante à coisa - e garantir que todas as corridas são diferentes!
João Rodrigues puxou dos galões e dos pergaminhos e efectuou uma performance perfeita e impecável de princípio a fim, com a pole position, a volta mais rápida e sem um único erro ao longo da corrida. É o único piloto a ter vencido corridas todos os anos e um candidato sério ao tricampeonato em 2011.
Reinold Vrielink atingiu todas as expectativas! Qualificou-se pior que o seu rival mais directo, mas arrancou melhor; cavou uma distância sem erros para os seus adversários, e, apesar de algumas dificuldades na fase final da corrida com os retardatários (quase 1 volta para dobrar P. Godinho), controlou perfeitamente a vantagem e o ataque final de Paulino.
Com apenas 5 provas ao longo do ano, é matematicamente realista que o campeão não tenha de vencer uma corrida. E o holandês foi 2º nas últimas três corridas, e ainda foi 3º uma vez. Ao piloto com mais pódios assenta bem o título.
A má largada de Ismael Paulino comprometeu as suas aspirações ao campeonato. O piloto turquelense fez contudo uma corrida sólida e competente, sem erros - mesmo quando se deixou ultrapassar brevemente por Tiago Capela - descobrindo uma forma de ultrapassar Ferreira depois de 20 voltas a estudar-lhe a traseira, e não desistindo até ao final, terminando a menos de 2 segundos de Vrielink.
Tiago Capela apareceu de surpresa e à última hora e voltou a demonstrar que pode ser um candidato ao título, mas ainda tem que descobrir aqueles décimos de segundo em falta. O piloto do Reguengo queixou-se do gancho em relevo, mas mesmo assim efectuou uma corrida eficaz, conseguindo ultrapassar Ferreira a poucas voltas do final.
Tiago Ferreira manteve o nível elevado a que nos habituou ao longo deste ano, embora fosse ligeiramente mais lento que Paulino e Capela, e a prova é que fez "comboio" atrás dele durante 20 voltas até Paulino o conseguir passar, sem depois voltar a ter argumentos para o vice-campeão. Fez, contudo, o suficiente para manter o 3º lugar no campeonato de pilotos e conquistar o título de equipas com a BF Team.
Ferreira esteve muito próximo de vencer 2 corridas este ano e é um sério candidato ao título de 2011.
Só os 5 primeiros fizeram voltas mais rápidas dentro do segundo 56. Depois, entre o 6º e o 13º todos fizeram voltas mais rápidas entre 57,3s e 57,7s, tendo estes pilotos terminado separados por pouco mais de 20 segundos. Os melhores foram Luís Bajouco e Mário Alemão, que terminaram separados por apenas 2 décimos de segundo.
Fábio Godinho, de volta à A Morte Team, obteve mais um resultado fiável, insuficiente para acompanhar Bajouco e Alemão mas superiorizando-se ao restante pelotão intermédio, ocupando o 8º lugar.
Pedro Ferraz e Ricardo Morgado voltaram a andar muito próximos, como em Fátima, mas tendo agora mais dificuldades em pista nova, pneus cheios e ganchos traiçoeiros. Tiveram a companhia do estreante Jaime Silva, o melhor dos 7 pilotos que se estrearam este ano nesta pista. Terminaram em 9º, 10º e 11º separados por apenas 4 décimos de segundo!
Também Paulo Ribeiro teve problemas com os pneus cheios e o gancho. O piloto da Acceleron mostrou-se uns furos abaixo do habitual, mas sem deixar de dar luta ao pelotão intermédio, terminando 3s atrás de Silva.
Daniel Sousa teve um regresso em grande. Fez valer a sua experiência neste circuito e foi um excelente 13º, tendo em conta o diferencial de lastro que o separava dos seus adversários. A sua melhor volta foi apenas 1,3s pior que a volta mais rápida; e foi o único dos 5 pilotos que participaram em 2008 a conseguir melhorar o seu tempo de então!
Mais uma vez, a sua pontuação foi essencial para o 4º lugar obtido pela 150 SARIP.
Luís Agostinho, tal como vários outros pilotos, acusou o facto de estar ausente das pistas há muito tempo (tal como Hélder Antunes, não participava no TPC desde Fevereiro de 2007) e teve de lidar com as particularidades da pista e com adversários mais rodados. Não estando entre os mais rápidos, foi bastante consistente e poderá voltar em forma em 2011.
Paulo Carolino foi o autor da volta mais rápida... mais lenta, mas compensou esse facto com a regularidade suficiente para obter o 15º no final. Tal como Antunes, também Carolino estava ausente das pistas há muito tempo.
Os jovens Paulo Godinho e Ruben Barcelo estiveram muito bem. Dada a sua inexperiência, fizeram voltas mais rápidas muito boas (apenas 2,1s e 2,3s mais lentos que a volta mais rápida, respectivamente) e demonstraram boa noção do que é o bom comportamento em pista, não facilitando a vida a quem vinha para lhes dar uma volta mas também sem dificultarem desnecessariamente. Trata-se de pilotos com bom potencial e que esperamos receber no Troféu em 2011!
De Hélder Antunes já aqui se falou. Regressado ao fim de 3 anos e meio, não fez uma boa qualificação mas conseguiu superar o estreante Barcelo por grande margem, e chegou a estar em 16º, à frente de Paulo Godinho. O 17º serviu, afinal, os objectivos do piloto leiriense: não ser último na corrida, nem no campeonato. Só mesmo com mais ritmo de corrida poderá Antunes aspirar a melhores classificações.
Todos os presentes, bem como quem assistiu, estão convidados a acrescentar coisas na caixa de comentários ou para trofeupedrochaves@gmail.com para acrescentarmos aqui, ou na nossa página do Facebook (onde já há muitas fotos.)
Alguns pilotos relataram que os pneus estavam muito cheios e que os karts escorregava muito. Com efeito, dos 5 pilotos que correram nesta variante em 2008, apenas um não piorou os seus tempos (na corrida). Mas, sendo igual para todos, isso só vem dar algum picante à coisa - e garantir que todas as corridas são diferentes!
João Rodrigues puxou dos galões e dos pergaminhos e efectuou uma performance perfeita e impecável de princípio a fim, com a pole position, a volta mais rápida e sem um único erro ao longo da corrida. É o único piloto a ter vencido corridas todos os anos e um candidato sério ao tricampeonato em 2011.
Reinold Vrielink atingiu todas as expectativas! Qualificou-se pior que o seu rival mais directo, mas arrancou melhor; cavou uma distância sem erros para os seus adversários, e, apesar de algumas dificuldades na fase final da corrida com os retardatários (quase 1 volta para dobrar P. Godinho), controlou perfeitamente a vantagem e o ataque final de Paulino.
Com apenas 5 provas ao longo do ano, é matematicamente realista que o campeão não tenha de vencer uma corrida. E o holandês foi 2º nas últimas três corridas, e ainda foi 3º uma vez. Ao piloto com mais pódios assenta bem o título.
A má largada de Ismael Paulino comprometeu as suas aspirações ao campeonato. O piloto turquelense fez contudo uma corrida sólida e competente, sem erros - mesmo quando se deixou ultrapassar brevemente por Tiago Capela - descobrindo uma forma de ultrapassar Ferreira depois de 20 voltas a estudar-lhe a traseira, e não desistindo até ao final, terminando a menos de 2 segundos de Vrielink.
Tiago Capela apareceu de surpresa e à última hora e voltou a demonstrar que pode ser um candidato ao título, mas ainda tem que descobrir aqueles décimos de segundo em falta. O piloto do Reguengo queixou-se do gancho em relevo, mas mesmo assim efectuou uma corrida eficaz, conseguindo ultrapassar Ferreira a poucas voltas do final.
Tiago Ferreira manteve o nível elevado a que nos habituou ao longo deste ano, embora fosse ligeiramente mais lento que Paulino e Capela, e a prova é que fez "comboio" atrás dele durante 20 voltas até Paulino o conseguir passar, sem depois voltar a ter argumentos para o vice-campeão. Fez, contudo, o suficiente para manter o 3º lugar no campeonato de pilotos e conquistar o título de equipas com a BF Team.
Ferreira esteve muito próximo de vencer 2 corridas este ano e é um sério candidato ao título de 2011.
Só os 5 primeiros fizeram voltas mais rápidas dentro do segundo 56. Depois, entre o 6º e o 13º todos fizeram voltas mais rápidas entre 57,3s e 57,7s, tendo estes pilotos terminado separados por pouco mais de 20 segundos. Os melhores foram Luís Bajouco e Mário Alemão, que terminaram separados por apenas 2 décimos de segundo.
Fábio Godinho, de volta à A Morte Team, obteve mais um resultado fiável, insuficiente para acompanhar Bajouco e Alemão mas superiorizando-se ao restante pelotão intermédio, ocupando o 8º lugar.
Pedro Ferraz e Ricardo Morgado voltaram a andar muito próximos, como em Fátima, mas tendo agora mais dificuldades em pista nova, pneus cheios e ganchos traiçoeiros. Tiveram a companhia do estreante Jaime Silva, o melhor dos 7 pilotos que se estrearam este ano nesta pista. Terminaram em 9º, 10º e 11º separados por apenas 4 décimos de segundo!
Também Paulo Ribeiro teve problemas com os pneus cheios e o gancho. O piloto da Acceleron mostrou-se uns furos abaixo do habitual, mas sem deixar de dar luta ao pelotão intermédio, terminando 3s atrás de Silva.
Daniel Sousa teve um regresso em grande. Fez valer a sua experiência neste circuito e foi um excelente 13º, tendo em conta o diferencial de lastro que o separava dos seus adversários. A sua melhor volta foi apenas 1,3s pior que a volta mais rápida; e foi o único dos 5 pilotos que participaram em 2008 a conseguir melhorar o seu tempo de então!
Mais uma vez, a sua pontuação foi essencial para o 4º lugar obtido pela 150 SARIP.
Luís Agostinho, tal como vários outros pilotos, acusou o facto de estar ausente das pistas há muito tempo (tal como Hélder Antunes, não participava no TPC desde Fevereiro de 2007) e teve de lidar com as particularidades da pista e com adversários mais rodados. Não estando entre os mais rápidos, foi bastante consistente e poderá voltar em forma em 2011.
Paulo Carolino foi o autor da volta mais rápida... mais lenta, mas compensou esse facto com a regularidade suficiente para obter o 15º no final. Tal como Antunes, também Carolino estava ausente das pistas há muito tempo.
Os jovens Paulo Godinho e Ruben Barcelo estiveram muito bem. Dada a sua inexperiência, fizeram voltas mais rápidas muito boas (apenas 2,1s e 2,3s mais lentos que a volta mais rápida, respectivamente) e demonstraram boa noção do que é o bom comportamento em pista, não facilitando a vida a quem vinha para lhes dar uma volta mas também sem dificultarem desnecessariamente. Trata-se de pilotos com bom potencial e que esperamos receber no Troféu em 2011!
De Hélder Antunes já aqui se falou. Regressado ao fim de 3 anos e meio, não fez uma boa qualificação mas conseguiu superar o estreante Barcelo por grande margem, e chegou a estar em 16º, à frente de Paulo Godinho. O 17º serviu, afinal, os objectivos do piloto leiriense: não ser último na corrida, nem no campeonato. Só mesmo com mais ritmo de corrida poderá Antunes aspirar a melhores classificações.
sábado, 23 de outubro de 2010
sexta-feira, 22 de outubro de 2010
Troféu Feminino 2010: Sandra Dias é a vencedora!
O Blogue dá os parabéns a Sandra Dias pela sua conquista mais que merecida!
Contamos com a Sandra para revalidar o título já no próximo ano!
E uma corrida só de mulheres?
Várias meninas têm sondado a Organização, desde 2007, para a organização de uma corrida reservada exclusivamente a mulheres. A posição da Organização é sempre a mesma: não há mulheres suficientes. Os kartódromos exigem, no mínimo, 10 participantes. Apesar dos pedidos que tem havido, juntar 10 mulheres para uma corrida é uma tarefa quase impossível.
Muito mais fácil é juntar forças. Reunir todas as candidatas disponíveis e incentivá-las a participar nos GP normais. Somadas aos pilotos habituais (que por vezes têm dificuldade em reunir pilotos; basta pensar que fomos 12 em Palmela, 13 em Fátima e seríamos 10 no Bombarral se não fosse a esquadra "Wind Dummy"), permite fazer corridas animadas para todos/as. E sim, se forem 4 ou 5, poderão ter-se umas às outras como pontos de referência. A Organização do Troféu vai continuar a tentar juntar adeptas deste desporto para participar. Mas é necessário que tenham a coragem de correr em simultâneo com 11 ou 12 pilotos com mais experiência, como teve a Sandra em 2010.
Nem se trata de correr contra eles. Se for possível, até poderemos ter um campeonato autónomo, com pontuações só para as mulheres. É assim que funcionam as 24 Horas de Le Mans, em que há 3 categorias diferentes a correr, que calham estar na mesma pista...
Contamos com a Sandra para revalidar o título já no próximo ano!
E uma corrida só de mulheres?
Várias meninas têm sondado a Organização, desde 2007, para a organização de uma corrida reservada exclusivamente a mulheres. A posição da Organização é sempre a mesma: não há mulheres suficientes. Os kartódromos exigem, no mínimo, 10 participantes. Apesar dos pedidos que tem havido, juntar 10 mulheres para uma corrida é uma tarefa quase impossível.
Muito mais fácil é juntar forças. Reunir todas as candidatas disponíveis e incentivá-las a participar nos GP normais. Somadas aos pilotos habituais (que por vezes têm dificuldade em reunir pilotos; basta pensar que fomos 12 em Palmela, 13 em Fátima e seríamos 10 no Bombarral se não fosse a esquadra "Wind Dummy"), permite fazer corridas animadas para todos/as. E sim, se forem 4 ou 5, poderão ter-se umas às outras como pontos de referência. A Organização do Troféu vai continuar a tentar juntar adeptas deste desporto para participar. Mas é necessário que tenham a coragem de correr em simultâneo com 11 ou 12 pilotos com mais experiência, como teve a Sandra em 2010.
Nem se trata de correr contra eles. Se for possível, até poderemos ter um campeonato autónomo, com pontuações só para as mulheres. É assim que funcionam as 24 Horas de Le Mans, em que há 3 categorias diferentes a correr, que calham estar na mesma pista...
quinta-feira, 21 de outubro de 2010
XIV GP: Gonçalo Jorge apanhado por paparazzi
Numa corrida na qual regressaram 2 pilotos que só haviam participado no I GP (Antunes e Agostinho), especulou-se com o possível regresso de Gonçalo Jorge, outro piloto nas mesmas condições e que havia conseguido na altura qualificar-se na 4ª posição.
O regresso acabou por não se concretizar mas o Blogue do Troféu Pedro Chaves continuou a seguir os passos do piloto dos Pinheiros, surpreendendo-o num jantar de amigos
(curiosamente, os paparazzi nunca surpreendem as celebridades num jantar de inimigos)
algures na região de Leiria.
Mais precisamente, no mesmo estabelecimento onde decorria o jantar de encerramento do Troféu Pedro Chaves 2010.
Aguardamos o regresso deste promissor piloto para a temporada de 2011!
O regresso acabou por não se concretizar mas o Blogue do Troféu Pedro Chaves continuou a seguir os passos do piloto dos Pinheiros, surpreendendo-o num jantar de amigos
(curiosamente, os paparazzi nunca surpreendem as celebridades num jantar de inimigos)
algures na região de Leiria.
![]() |
| Jorge, desconfiado dos paparazzi |
Mais precisamente, no mesmo estabelecimento onde decorria o jantar de encerramento do Troféu Pedro Chaves 2010.
Aguardamos o regresso deste promissor piloto para a temporada de 2011!
quarta-feira, 20 de outubro de 2010
Acceleron já procura orçamento para 2011
Ainda mal acabou a temporada 2010 e a Acceleron Motorsport já está à procura de garantir patrocinadores para a temporada seguinte. Paulo Ribeiro, o director desportivo, tentou convencer José Carlos Malato a investir na equipa.
Embora a Acceleron não possa negar estas negociações, desconhecemos contudo se foram concluídas com sucesso... aparentemente correram bem, pois a Oktoberfest começa mesmo em Setembro!...
Embora a Acceleron não possa negar estas negociações, desconhecemos contudo se foram concluídas com sucesso... aparentemente correram bem, pois a Oktoberfest começa mesmo em Setembro!...
Comunicado da Organização
"A Organização do Troféu Pedro Chaves vem por este meio informar que, na sequência de suspeitas sobre as contas dos resultados do campeonato de pilotos 2010, procedeu a um inquérito exaustivo e apurou que o funcionário encarregado das contas se equivocou relativamente às posições dos pilotos João Rodrigues e Tiago Ferreira.
Com efeito, o funcionário considerou, de forma negligente, que João Rodrigues tinha 58 pontos à partida para o XIV GP, o que somado aos 25 da vitória daria 83, contra os 82 de Ferreira (66 à partida + 16 do 5º lugar.) Com efeito, Rodrigues tinha apenas 56 pontos, e não 58, sendo que os 25 da vitória perfazem 81 pontos, quedando-se o bicampeão pelo 4º lugar neste campeonato.
Assim, a Organização deliberou o seguinte:
- Assumindo o erro do seu funcionário, endereçar um pedido de desculpas a todos os presentes na cerimónia final e aos pilotos envolvidos, em particular;
- Castigando o funcionário com uma Admoestação Severa, que consistiu numa mensagem enviada para o Facebook do funcionário com o texto "E eu não te mato nem nada!??!!?";
- J. Rodrigues deverá assim entregar a taça do 3º lugar no campeonato a Tiago Ferreira logo que possível."
Parabéns a Tiago Ferreira pelo 3º lugar no campeonato!
Com efeito, o funcionário considerou, de forma negligente, que João Rodrigues tinha 58 pontos à partida para o XIV GP, o que somado aos 25 da vitória daria 83, contra os 82 de Ferreira (66 à partida + 16 do 5º lugar.) Com efeito, Rodrigues tinha apenas 56 pontos, e não 58, sendo que os 25 da vitória perfazem 81 pontos, quedando-se o bicampeão pelo 4º lugar neste campeonato.
Assim, a Organização deliberou o seguinte:
- Assumindo o erro do seu funcionário, endereçar um pedido de desculpas a todos os presentes na cerimónia final e aos pilotos envolvidos, em particular;
- Castigando o funcionário com uma Admoestação Severa, que consistiu numa mensagem enviada para o Facebook do funcionário com o texto "E eu não te mato nem nada!??!!?";
- J. Rodrigues deverá assim entregar a taça do 3º lugar no campeonato a Tiago Ferreira logo que possível."
Parabéns a Tiago Ferreira pelo 3º lugar no campeonato!
| Tiago Ferreira (esquerda), acompanhado do seu colega de equipa L. Bajouco |
XIV GP - entrevista c/ João Rodrigues
O bicampeão mostrou os pergaminhos e obteve o segundo hat-trick da sua carreira, absolutamente perfeito. (Mesmo assim, insuficiente para chegar ao 3º lugar do campeonato.)
terça-feira, 19 de outubro de 2010
XIV GP - Entrevista com Helder Antunes
Helder Antunes, regressando após 3 anos e meio de ausência, conseguiu repetir o resultado alcançado no GP em que tinha partipado: o 17º. Ouçamos os seus comentários.
É de referir que, tendo em conta o óbvio que é a falta de ritmo por parte de Antunes (derivado aos longos anos sem treinos), a sua prestação foi positiva: embora largando de último, conseguiu superar Ruben Barcelo para conseguir o 17º lugar, fugindo assim à última posição.
Além disso, também no campeonato ele não foi último: foi sim o 37º, em 41 pilotos participantes em 2010. Um regresso esperado e bem-vindo, sem dúvida! Cá te esperamos em 2011!
É de referir que, tendo em conta o óbvio que é a falta de ritmo por parte de Antunes (derivado aos longos anos sem treinos), a sua prestação foi positiva: embora largando de último, conseguiu superar Ruben Barcelo para conseguir o 17º lugar, fugindo assim à última posição.
Além disso, também no campeonato ele não foi último: foi sim o 37º, em 41 pilotos participantes em 2010. Um regresso esperado e bem-vindo, sem dúvida! Cá te esperamos em 2011!
segunda-feira, 18 de outubro de 2010
Organização terá aberto um inquérito interno!
| Carlos Queirós, preparando-se para vociferar as palavras que originaram o inquérito interno de que foi alvo (quando conveniente). |
É seguro que não afecta a atribuição dos troféus aos vencedores (de Pilotos e Equipas), mas poderá ter-se tratado de um equívoco um pouco mais abaixo na tabela.
Foi suspensa a publicação das tabelas dos campeonatos. Aguarda-se a conclusão do inquérito com a maior brevidade possível.
XIV GP - entrevista com o novo campeão!
O Blogue dá os parabéns a Reinold Vrielink pela conquista do TPC 2010!
domingo, 17 de outubro de 2010
Muito obrigado...
A organização deixa aqui os parabéns e agradecimentos, não só aos vencedores ,mas também a todos os outros pilotos, repórteres e adeptos que ajudaram, cada um à sua maneira, ao sucesso de mais uma temporada do Troféu Pedro Chaves. Fica a promessa de serem postados os resultados em breve, juntamente com algumas fotos e vídeos, sendo que ao longo das próximas semanas será também possível ver e ouvir reacções de alguns dos protagonistas desta última prova e do campeonato,em flash interviews realizados pelo repórter residente Nuno Reis.
Até para o ano...
Até para o ano...
BF Team volta a mostrar a sua consistência e cumpre objectivo de vencer o troféu de equipas.
Quanto ao troféu de equipas,confirmou-se o que já se vinha esperando desde meio da época...Os pilotos Tiago Ferreira e Luís Bajouco voltaram a demonstrar a sua qualidade,ao terminarem a corrida na 5ª e 6ª posição respectivamente, juntando este resultado a outros em que conseguiram terminar consistentemente nos lugares cimeiros apenas com uma ou outra excepção. Relembrar que também Fábio Godinho teve a sua quota parte no sucesso desta equipa, ao substituir Bajouco na prova de Fátima, obtendo pontos preciosos para a classificação final, tendo assim também direito a subir ao pódio e a receber o respectivo troféu.
Nos lugares imediatamente a seguir, a KXT conseguiu ultrapassar a RR Sauber, ficando assim com o 2º lugar do pódio, muito graças ao 7º lugar conseguido por Mário Alemão e aproveitando um dia menos bom de Ricardo Morgado, que desta feita não conseguiu dar bom seguimento às excelentes indicações trazidas de Fátima,onde tinha terminado no pódio. Tal como no caso da equipa vencedora, tem de se relembrar que também a RR Sauber teve a participação dum 3º elemento numa das provas, Pedro Ferraz, está também assim de parabéns por ter ajudado esta equipa a terminar nos lugares da frente.
| A nova equipa campeã (esquerda para a direita): Fábio Godinho, Luís Bajouco e Tiago Ferreira |
Vrielink supera Paulino e ganha campeonato,enquanto que Rodrigues regressa aos triunfos .
Temos novo campeão! Reinold Vrielink tornou-se este sábado vencedor do 3º Troféu Pedro Chaves ao terminar a prova milagrense no 2º lugar, directamente à frente de Ismael Paulino que,à partida para esta última prova, estava em vantagem por apenas um ponto na frente do campeonato. Assim sendo,e apesar de não ter vencido qualquer das cinco corridas da época, o piloto holandês, mercê da sua consistente performance a nível pontual, consegue assegurar o título que esteve tão perto de conseguir na sua 1ª edição em 2007/2008.
Obviamente destaca-se também nesta última corrida da época, o regresso às vitórias do agora ex-campeão, João Rodrigues,que venceu de forma clara e obteve mais um "hat trick" na sua carreira.
Obviamente destaca-se também nesta última corrida da época, o regresso às vitórias do agora ex-campeão, João Rodrigues,que venceu de forma clara e obteve mais um "hat trick" na sua carreira.
sexta-feira, 15 de outubro de 2010
Lady and Gentlemen, start your engines!
Como é sabido, nas suas visitas a Leiria o Troféu Pedro Chaves alterna entre as pistas A e B. No V GP (2008) utilizou-se a pista A e no IX GP (2009) utilizou-se a pista B. Este ano, voltamos a utilizar a pista A. Poderão estudá-la onboard neste vídeo.
Contas do campeonato (pilotos)
Paulino é campeão se:
- 2º, Paulino ficar em 10º ou abaixo e Vrielink em 9º ou abaixo
- 3º, Paulino ficar em 13º ou abaixo e Vrielink em 12º ou abaixo
- 4º, Paulino ficar em 14º ou abaixo e Vrielink em 13º ou abaixo
- 5º, Paulino ficar em 15º ou abaixo e Vrielink em 14º ou abaixo
- 6º, Paulino ficar em 16º ou abaixo e Vrielink em 15º ou abaixo
- 7º, Paulino ficar em 17º ou abaixo e Vrielink em 16º ou abaixo
- 8º, Paulino ficar em 18º ou abaixo e Vrielink em 17º ou abaixo
- 9º, Paulino ficar em 19º ou abaixo e Vrielink em 20º ou abaixo
- 10º, Paulino ficar em 20º ou abaixo e Vrielink em 19º ou abaixo
- 11º, e Paulino e Vrielink desistirem
Rodrigues é campeão se:
- vencer, Paulino for 16º ou abaixo, Vrielink 15º ou abaixo, e Ferreira 5º ou abaixo
- 2º, Paulino for 20º ou abaixo, Vrielink for 19º ou abaixo, e Ferreira 11º ou abaixo
Ribeiro é campeão se:
- Vencer, Paulino desistir, Vrielink for 20º ou abaixo, Ferreira for 12º ou abaixo, e Rodrigues 3º ou abaixo.
- Terminar a corrida à frente de Vrielink (e Ferreira não tiver pontuação suficiente; ver abaixo)
Vrielink é campeão se:
- Rodrigues e Ferreira não tiverem pontuação suficiente (ver abaixo)
- Vencer a corrida
- 2º, à frente de Paulino
- 3º, e Paulino ficar em 5º
- 4º, e Paulino ficar em 6º (etc,)
Ferreira é campeão se:
- Vencer, Paulino ficar em 5º ou abaixo e Vrielink ficar em 4º ou abaixo- 2º, Paulino ficar em 10º ou abaixo e Vrielink em 9º ou abaixo
- 3º, Paulino ficar em 13º ou abaixo e Vrielink em 12º ou abaixo
- 4º, Paulino ficar em 14º ou abaixo e Vrielink em 13º ou abaixo
- 5º, Paulino ficar em 15º ou abaixo e Vrielink em 14º ou abaixo
- 6º, Paulino ficar em 16º ou abaixo e Vrielink em 15º ou abaixo
- 7º, Paulino ficar em 17º ou abaixo e Vrielink em 16º ou abaixo
- 8º, Paulino ficar em 18º ou abaixo e Vrielink em 17º ou abaixo
- 9º, Paulino ficar em 19º ou abaixo e Vrielink em 20º ou abaixo
- 10º, Paulino ficar em 20º ou abaixo e Vrielink em 19º ou abaixo
- 11º, e Paulino e Vrielink desistirem
Rodrigues é campeão se:
- vencer, Paulino for 16º ou abaixo, Vrielink 15º ou abaixo, e Ferreira 5º ou abaixo
- 2º, Paulino for 20º ou abaixo, Vrielink for 19º ou abaixo, e Ferreira 11º ou abaixo
Ribeiro é campeão se:
- Vencer, Paulino desistir, Vrielink for 20º ou abaixo, Ferreira for 12º ou abaixo, e Rodrigues 3º ou abaixo.
quinta-feira, 14 de outubro de 2010
XIV GP, antevisão: entrevista com I. Paulino
Ismael, aproxima-se a grande decisão ao título. Sente-se nervoso?
Acho que essa pergunta era para colocar ao Reinold. Eu já atingi o grande objectivo para esta temporada, que era conquistar a minha primeira vitória, e por isso estou calmíssimo.
R. Vrielink afirma que Paulino e Ferreira são os candidatos ao título. Como comenta esta situação?
Nós tivemos em Portugal um primeiro-ministro que não sabia fazer contas e deve ser isso que se passa. Tendo o Reinold menos 1 ponto que eu e o Ferreira menos 9, é óbvio que somos 3 candidatos reais ao título - com a diferença que eu e ele só dependemos de nós próprios, enquanto o Ferreira precisa de ganhar e que nós fiquemos mal classificados.
Acha que R. Vrielink está a fugir com o rabo à seringa?
Como é sabido, tenho uma tradição de lutas automobilísticas com o Reinold que remonta ao início da década passada, bem como de parcerias de sucesso, como foi o caso da WVV SARIP, e outras com menos sucesso, como a do F1 2002, ao qual eu não me adaptei tão bem como ele. (Parecia o Pantano). O Reinold não me surpreendeu, portanto, porque conheço o talento dele, e a persistência e vontade de ultrapassar problemas. Sim, fez uma temporada decepcionante em 2009 (aqueles resultados no Bombarral e, especialmente, em Almeirim são quase inexplicáveis) mas ele é um pouco como o Benfica: está em crise mas consegue renascer, tendo regressado muito forte este ano. Ele é uma inspiração e um exemplo para todos os que têm tido problemas ou azares. Estive em luta directa com ele nas últimas 3 corridas, já estou habituado também a estes mind games da parte dele e acredito que vamos ter mais uma luta muito renhida, com o Ferreira a observar-nos atentamente - ou a passar por nós, porque ele liderou as duas últimas corridas...
O PEC poderá afectar a saúde económica do Troféu Pedro Chaves?
O espírito Pedro Chaves na F1 é o espírito português: sobrevivermos e desenrascarmo-nos pelo meio das crises. Portugal está supostamente em crise permanente, por isso podem vir os PEC's que quiserem que nós cá nos aguentamos de alguma forma.
Acha que João Rodrigues está em declínio, como Michael Schumacher?
Muito pelo contrário. O João é o Fangio do Troféu Pedro Chaves, é o nosso avôzinho mítico e glorioso que todos pensam em vir um dia a igualar ou superar. Mas ainda estamos em 1955, e ele continua aí no máximo da força. Basta que cuide um pouco da forma física para que o voltemos a ver no topo das tabelas.
A suposição inicial seria que, com o tempo, a chegada de novos pilotos, etc., o João deixasse os lugares da frente, mas a verdade é que ele não só revalidou o título em 2009 com mais 2 vitórias, como este ano esteve a 3 voltas de ser candidato ao título, e ainda tem hipóteses matemáticas de ganhar! Para além do mais, todos os recordes são dele. Até que algum outro piloto alcance as suas 5 vitórias, é preciso pelo menos que ganhe 3 corridas, visto que os mais próximos são o Reinold e o Tiago Capela com 2 vitórias cada um. Tenho o máximo de respeito por ele e acredito que será sempre um candidato a vitórias e títulos. Aliás, não creio que passe este ano sem voltar ao pódio!
Sempre vai haver leitão no final desta corrida?
Sei lá! Perguntem à Organização. Mas, embora eu goste de leitão, não me parece...
Se tivesse de levar uma pessoa para uma ilha deserta, quem levaria?
Essas perguntas seriam para fazer naqueles inquéritos tolos que se fazem no Verão. Ou então nas rádios locais. Esta semana ouvi uma entrevista muito gira no Rádio Clube de Sintra, a um jogador do clube de futebol de Linda-a-Velha que está nos distritais de Lisboa. Fizeram-lhe umas 100 perguntas dessas. E se o gajo se considerava sexy, e mais não sei o quê.
Como comenta a prestação de Ferreira ao longo deste campeonato?
O Ferreira é um valor confirmado do TPC. Em apenas 5 participações, 3 pódios; e passou muito perto de 2 vitórias, e ainda pode ser campeão este ano. É rápido em qualquer circunstância e há sempre que contar com ele - especialmente se chover. Aliás, se chovesse em Leiria e o Capela não viesse, ele seria de longe o grande candidato à vitória, e aí eu e o Reinold teríamos mesmo de recorrer à calculadora!
Acha que Paulo Bento é o treinador ideal para a selecção?
Acho que já não vale a pena responder a essa pergunta, depois de ele ter enterrado os seus detractores. Antes dos 2 jogos é que valia a pena arriscar alguma coisa e dizer que sim.
Finalmente o regresso de Daniel Sousa à competição! Para quando uma dobradinha da 150 SARIP?
Um dia destes. Parem lá de pôr pressão sobre o homem, que lhe falta ritmo de corrida. O melhor é que ele virá com uma disposição renovada e a 100%. Mas não há qualquer pressão de resultados. Não se esqueçam que ele alcançou um 5º lugar numa corrida com 18 pilotos, e depois de uma luta cerrada com o Edgar Oliveira, portanto não precisa de provar nada - e nunca se sabe do que poderá ser capaz!
A Google está a desenvolver um carro que anda sozinho. Acha que o próximo passo é um kart que ande sozinho?
Não. Acho que a Apple vai reagir a isso e pôr rodas no iPad 2, para andar sozinho também.
Como comenta o regresso de Hélder Antunes?
É óptimo que o Hélder regresse, não só porque gostamos de ter muitos e bons participantes, mas também porque é uma oportunidade de lhe devolver um DVD do David Fonseca que lhe pedi emprestado há quase 2 anos.
Acho que essa pergunta era para colocar ao Reinold. Eu já atingi o grande objectivo para esta temporada, que era conquistar a minha primeira vitória, e por isso estou calmíssimo.
R. Vrielink afirma que Paulino e Ferreira são os candidatos ao título. Como comenta esta situação?
Nós tivemos em Portugal um primeiro-ministro que não sabia fazer contas e deve ser isso que se passa. Tendo o Reinold menos 1 ponto que eu e o Ferreira menos 9, é óbvio que somos 3 candidatos reais ao título - com a diferença que eu e ele só dependemos de nós próprios, enquanto o Ferreira precisa de ganhar e que nós fiquemos mal classificados.
Acha que R. Vrielink está a fugir com o rabo à seringa?
Como é sabido, tenho uma tradição de lutas automobilísticas com o Reinold que remonta ao início da década passada, bem como de parcerias de sucesso, como foi o caso da WVV SARIP, e outras com menos sucesso, como a do F1 2002, ao qual eu não me adaptei tão bem como ele. (Parecia o Pantano). O Reinold não me surpreendeu, portanto, porque conheço o talento dele, e a persistência e vontade de ultrapassar problemas. Sim, fez uma temporada decepcionante em 2009 (aqueles resultados no Bombarral e, especialmente, em Almeirim são quase inexplicáveis) mas ele é um pouco como o Benfica: está em crise mas consegue renascer, tendo regressado muito forte este ano. Ele é uma inspiração e um exemplo para todos os que têm tido problemas ou azares. Estive em luta directa com ele nas últimas 3 corridas, já estou habituado também a estes mind games da parte dele e acredito que vamos ter mais uma luta muito renhida, com o Ferreira a observar-nos atentamente - ou a passar por nós, porque ele liderou as duas últimas corridas...
O PEC poderá afectar a saúde económica do Troféu Pedro Chaves?
O espírito Pedro Chaves na F1 é o espírito português: sobrevivermos e desenrascarmo-nos pelo meio das crises. Portugal está supostamente em crise permanente, por isso podem vir os PEC's que quiserem que nós cá nos aguentamos de alguma forma.
Acha que João Rodrigues está em declínio, como Michael Schumacher?
A suposição inicial seria que, com o tempo, a chegada de novos pilotos, etc., o João deixasse os lugares da frente, mas a verdade é que ele não só revalidou o título em 2009 com mais 2 vitórias, como este ano esteve a 3 voltas de ser candidato ao título, e ainda tem hipóteses matemáticas de ganhar! Para além do mais, todos os recordes são dele. Até que algum outro piloto alcance as suas 5 vitórias, é preciso pelo menos que ganhe 3 corridas, visto que os mais próximos são o Reinold e o Tiago Capela com 2 vitórias cada um. Tenho o máximo de respeito por ele e acredito que será sempre um candidato a vitórias e títulos. Aliás, não creio que passe este ano sem voltar ao pódio!
Sempre vai haver leitão no final desta corrida?
Sei lá! Perguntem à Organização. Mas, embora eu goste de leitão, não me parece...
Como comenta a penalização da BF Team atribuída pela Organização?
Acho que a Organização não deve ter mais nada que fazer e faria melhor em estar quieta e caladinha.
Acho que a Organização não deve ter mais nada que fazer e faria melhor em estar quieta e caladinha.
Se tivesse de levar uma pessoa para uma ilha deserta, quem levaria?
Essas perguntas seriam para fazer naqueles inquéritos tolos que se fazem no Verão. Ou então nas rádios locais. Esta semana ouvi uma entrevista muito gira no Rádio Clube de Sintra, a um jogador do clube de futebol de Linda-a-Velha que está nos distritais de Lisboa. Fizeram-lhe umas 100 perguntas dessas. E se o gajo se considerava sexy, e mais não sei o quê.
O Ferreira é um valor confirmado do TPC. Em apenas 5 participações, 3 pódios; e passou muito perto de 2 vitórias, e ainda pode ser campeão este ano. É rápido em qualquer circunstância e há sempre que contar com ele - especialmente se chover. Aliás, se chovesse em Leiria e o Capela não viesse, ele seria de longe o grande candidato à vitória, e aí eu e o Reinold teríamos mesmo de recorrer à calculadora!
Acha que Paulo Bento é o treinador ideal para a selecção?
Acho que já não vale a pena responder a essa pergunta, depois de ele ter enterrado os seus detractores. Antes dos 2 jogos é que valia a pena arriscar alguma coisa e dizer que sim.
Finalmente o regresso de Daniel Sousa à competição! Para quando uma dobradinha da 150 SARIP?
Um dia destes. Parem lá de pôr pressão sobre o homem, que lhe falta ritmo de corrida. O melhor é que ele virá com uma disposição renovada e a 100%. Mas não há qualquer pressão de resultados. Não se esqueçam que ele alcançou um 5º lugar numa corrida com 18 pilotos, e depois de uma luta cerrada com o Edgar Oliveira, portanto não precisa de provar nada - e nunca se sabe do que poderá ser capaz!
A Google está a desenvolver um carro que anda sozinho. Acha que o próximo passo é um kart que ande sozinho?
Não. Acho que a Apple vai reagir a isso e pôr rodas no iPad 2, para andar sozinho também.
Como comenta o regresso de Hélder Antunes?
É óptimo que o Hélder regresse, não só porque gostamos de ter muitos e bons participantes, mas também porque é uma oportunidade de lhe devolver um DVD do David Fonseca que lhe pedi emprestado há quase 2 anos.
quarta-feira, 13 de outubro de 2010
KXT: "estamos aqui para lutar pelo título"
| KXT: M. Alemão e J. Rodrigues |
A equipa questionou mesmo a decisão da Organização de comprar 3 peças para o Troféu de equipas. A Organização optou derivado ao facto de as equipas que estão nos 2 primeiros lugares do campeonato já terem alinhado com 3 pilotos este ano, mas, pergunta a KXT, "se nós ganharmos, que vão eles fazer à peça que sobra?"
"Se alcançarmos uma dobradinha, ficamos com 150 pontos. Nesse cenário, não vai ser fácil à BF Team alcançar-nos", apontam.
A KXT é a equipa com mais vitórias na história do Troféu (duas) e está no 3º lugar do campeonato, com 104 pontos, atrás da RR Sauber com 109 e da BF Team com 126.
Subscrever:
Mensagens (Atom)


