sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Lady and Gentlemen, start your engines!

Como é sabido, nas suas visitas a Leiria o Troféu Pedro Chaves alterna entre as pistas A e B. No V GP (2008) utilizou-se a pista A e no IX GP (2009) utilizou-se a pista B. Este ano, voltamos a utilizar a pista A. Poderão estudá-la onboard neste vídeo.

Contas do campeonato (pilotos)

Paulino é campeão se:
- Terminar a corrida à frente de Vrielink (e Ferreira não tiver pontuação suficiente; ver abaixo)


Vrielink é campeão se:
- Rodrigues e Ferreira não tiverem pontuação suficiente (ver abaixo)
- Vencer a corrida
- 2º, à frente de Paulino
- 3º, e Paulino ficar em 5º
- 4º, e Paulino ficar em 6º (etc,)


Ferreira é campeão se:
- Vencer, Paulino ficar em 5º ou abaixo e Vrielink ficar em 4º ou abaixo
- 2º, Paulino ficar em 10º ou abaixo e Vrielink em 9º ou abaixo
- 3º, Paulino ficar em 13º ou abaixo e Vrielink em 12º ou abaixo
- 4º, Paulino ficar em 14º ou abaixo e Vrielink em 13º ou abaixo
- 5º, Paulino ficar em 15º ou abaixo e Vrielink em 14º ou abaixo
- 6º, Paulino ficar em 16º ou abaixo e Vrielink em 15º ou abaixo
- 7º, Paulino ficar em 17º ou abaixo e Vrielink em 16º ou abaixo
- 8º, Paulino ficar em 18º ou abaixo e Vrielink em 17º ou abaixo
- 9º, Paulino ficar em 19º ou abaixo e Vrielink em 20º ou abaixo
- 10º, Paulino ficar em 20º ou abaixo e Vrielink em 19º ou abaixo
- 11º, e Paulino e Vrielink desistirem


Rodrigues é campeão se:
- vencer, Paulino for 16º ou abaixo, Vrielink 15º ou abaixo, e Ferreira 5º ou abaixo
- 2º, Paulino for 20º ou abaixo, Vrielink for 19º ou abaixo, e Ferreira 11º ou abaixo


Ribeiro é campeão se:
- Vencer, Paulino desistir, Vrielink for 20º ou abaixo, Ferreira for 12º ou abaixo, e Rodrigues 3º ou abaixo.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

XIV GP, antevisão: entrevista com I. Paulino

Ismael, aproxima-se a grande decisão ao título. Sente-se nervoso?
Acho que essa pergunta era para colocar ao Reinold. Eu já atingi o grande objectivo para esta temporada, que era conquistar a minha primeira vitória, e por isso estou calmíssimo. 





R. Vrielink afirma que Paulino e Ferreira são os candidatos ao título. Como comenta esta situação?
Nós tivemos em Portugal um primeiro-ministro que não sabia fazer contas e deve ser isso que se passa. Tendo o Reinold menos 1 ponto que eu e o Ferreira menos 9, é óbvio que somos 3 candidatos reais ao título - com a diferença que eu e ele só dependemos de nós próprios, enquanto o Ferreira precisa de ganhar e que nós fiquemos mal classificados.






Acha que R. Vrielink está a fugir com o rabo à seringa?
Como é sabido, tenho uma tradição de lutas automobilísticas com o Reinold que remonta ao início da década passada, bem como de parcerias de sucesso, como foi o caso da WVV SARIP, e outras com menos sucesso, como a do F1 2002, ao qual eu não me adaptei tão bem como ele. (Parecia o Pantano). O Reinold não me surpreendeu, portanto, porque conheço o talento dele, e a persistência e vontade de ultrapassar problemas. Sim, fez uma temporada decepcionante em 2009 (aqueles resultados no Bombarral e, especialmente, em Almeirim são quase inexplicáveis) mas ele é um pouco como o Benfica: está em crise mas consegue renascer, tendo regressado muito forte este ano. Ele é uma inspiração e um exemplo para todos os que têm tido problemas ou azares. Estive em luta directa com ele nas últimas 3 corridas, já estou habituado também a estes mind games da parte dele e acredito que vamos ter mais uma luta muito renhida, com o Ferreira a observar-nos atentamente - ou a passar por nós, porque ele liderou as duas últimas corridas...









O PEC poderá afectar a saúde económica do Troféu Pedro Chaves?
O espírito Pedro Chaves na F1 é o espírito português: sobrevivermos e desenrascarmo-nos pelo meio das crises. Portugal está supostamente em crise permanente, por isso podem vir os PEC's que quiserem que nós cá nos aguentamos de alguma forma.




Acha que João Rodrigues está em declínio, como Michael Schumacher?
Muito pelo contrário. O João é o Fangio do Troféu Pedro Chaves, é o nosso avôzinho mítico e glorioso que todos pensam em vir um dia a igualar ou superar. Mas ainda estamos em 1955, e ele continua aí no máximo da força. Basta que cuide um pouco da forma física para que o voltemos a ver no topo das tabelas.
A suposição inicial seria que, com o tempo, a chegada de novos pilotos, etc., o João deixasse os lugares da frente, mas a verdade é que ele não só revalidou o título em 2009 com mais 2 vitórias, como este ano esteve a 3 voltas de ser candidato ao título, e ainda tem hipóteses matemáticas de ganhar! Para além do mais, todos os recordes são dele. Até que algum outro piloto alcance as suas 5 vitórias, é preciso pelo menos que ganhe 3 corridas, visto que os mais próximos são o Reinold e o Tiago Capela com 2 vitórias cada um. Tenho o máximo de respeito por ele e acredito que será sempre um candidato a vitórias e títulos. Aliás, não creio que passe este ano sem voltar ao pódio!






Sempre vai haver leitão no final desta corrida?
Sei lá! Perguntem à Organização. Mas, embora eu goste de leitão, não me parece...






Como comenta a penalização da BF Team atribuída pela Organização?
Acho que a Organização não deve ter mais nada que fazer e faria melhor em estar quieta e caladinha.






Se tivesse de levar uma pessoa para uma ilha deserta, quem levaria?
Essas perguntas seriam para fazer naqueles inquéritos tolos que se fazem no Verão. Ou então nas rádios locais. Esta semana ouvi uma entrevista muito gira no Rádio Clube de Sintra, a um jogador do clube de futebol de Linda-a-Velha que está nos distritais de Lisboa. Fizeram-lhe umas 100 perguntas dessas. E se o gajo se considerava sexy, e mais não sei o quê.






Como comenta a prestação de Ferreira ao longo deste campeonato?
O Ferreira é um valor confirmado do TPC. Em apenas 5 participações, 3 pódios; e passou muito perto de 2 vitórias, e ainda pode ser campeão este ano. É rápido em qualquer circunstância e há sempre que contar com ele - especialmente se chover. Aliás, se chovesse em Leiria e o Capela não viesse, ele seria de longe o grande candidato à vitória, e aí eu e o Reinold teríamos mesmo de recorrer à calculadora!




Acha que Paulo Bento é o treinador ideal para a selecção?
Acho que já não vale a pena responder a essa pergunta, depois de ele ter enterrado os seus detractores. Antes dos 2 jogos é que valia a pena arriscar alguma coisa e dizer que sim.






Finalmente o regresso de Daniel Sousa à competição! Para quando uma dobradinha da 150 SARIP?
Um dia destes. Parem lá de pôr pressão sobre o homem, que lhe falta ritmo de corrida. O melhor é que ele virá com uma disposição renovada e a 100%. Mas não há qualquer pressão de resultados. Não se esqueçam que ele alcançou um 5º lugar numa corrida com 18 pilotos, e depois de uma luta cerrada com o Edgar Oliveira, portanto não precisa de provar nada - e nunca se sabe do que poderá ser capaz!






A Google está a desenvolver um carro que anda sozinho. Acha que o próximo passo é um kart que ande sozinho?
Não. Acho que a Apple vai reagir a isso e pôr rodas no iPad 2, para andar sozinho também.







Como comenta o regresso de Hélder Antunes?
É óptimo que o Hélder regresse, não só porque gostamos de ter muitos e bons participantes, mas também porque é uma oportunidade de lhe devolver um DVD do David Fonseca que lhe pedi emprestado há quase 2 anos.

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

KXT: "estamos aqui para lutar pelo título"

KXT: M. Alemão e J. Rodrigues
A KXT, equipa campeã em título, afirmou esta semana que vem para ganhar o campeonato e que o facto de ainda não ter alcançado qualquer pódio este ano não desmotiva a equipa nem sequer impede a revalidação do título.


A equipa questionou mesmo a decisão da Organização de comprar 3 peças para o Troféu de equipas. A Organização optou derivado ao facto de as equipas que estão nos 2 primeiros lugares do campeonato já terem alinhado com 3 pilotos este ano, mas, pergunta a KXT, "se nós ganharmos, que vão eles fazer à peça que sobra?"

"Se alcançarmos uma dobradinha, ficamos com 150 pontos. Nesse cenário, não vai ser fácil à BF Team alcançar-nos", apontam.

A KXT é a equipa com mais vitórias na história do Troféu (duas) e está no 3º lugar do campeonato, com 104 pontos, atrás da RR Sauber com 109 e da BF Team com 126.

XIV GP: Previsão de bom tempo

O intenso nevoeiro que se faz sentir a esta hora, na antiga província da Estremadura - hoje região Oeste - é prenúncio de que a chuva - leia-se a depressão -  terá passado e que se aproxima o bom tempo.

E assim o indica também a previsão a 5 dias do Instituto de Meteorologia. Probabilidade de precipitação: 0%.

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Troféu Feminino 2010

Em resposta à questão levantada pela Acceleron Motorsport, a Organização confirmou hoje que a ideia germinada há algum tempo se vai concretizar: o Troféu Pedro Chaves 2010 criou uma classe Feminina reservada às suas participantes, e a vencedora receberá o respectivo troféu no XIV GP (ou quando for possível.)

Como referido anteriormente, a classificação é liderada por Sandra Dias com 8 pontos, e Cátia Mira tudo fará para bater esta marca no próximo GP.

Sandra Dias é a principal candidata à vitória no TPC Feminino 2010

A Organização está a ponderar outras novidades e alterações ao Regulamento para 2011, mas é muito cedo para falar nisso porque ainda só há ideias no ar, que deverão ser discutidas ao pormenor.

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Estreia confirmada: Dallara Gambuzinos no XIV GP

O projecto iniciado há vários meses, e que se chegou a ponderar estrear-se em Fátima, acabou por cumprir os timing inicialmente previstos. Este fim-de-semana, uma nova equipa, a Dallara Gambuzinos, anunciou a sua estreia no Troféu Pedro Chaves, no XIV GP, com dois pilotos com experiência de karting mas absolutamente estreantes no Troféu.

Mesmo sem o leitão da Boavista, prevê-se que a Dallara Gambuzinos venha a acrescentar bastante animação ao paddock.

Dallara
A Dallara é uma das mais famosas equipas mal-sucedidas da F1, tendo corrido em nome próprio entre 1988 e 1992, conseguindo incrivelmente 2 pódios, o que representou 8 dos 15 miseráveis pontos conquistados nesses 5 anos. Após 1992, o construtor manteve-se esporadicamente envolvido em projectos de carros de F1 sem sucesso, como o Honda (abortado) em 1999, e a colaboração com a Midland em 2005, tendo chegado ao cume do insucesso em 2010 ao ser a responsável pelos carros da Hispania Racing Team, a equipa mais fraca do pelotão (onde milita Bruno Senna), mas fraca como não se via desde meados dos anos 90, quando a crise económica varreu as equipas amadores do final do pelotão. A Hispania já chegou a fazer tempos 9 segundos abaixo dos líderes e é a principal responsável por a F1 ir reintroduzir a regra dos 107% para o próximo ano.

Um dos momentos mais célebres da Dallara na Fórmula 1 (Mónaco 89): De Cesaris tenta dobrar o Lotus de Piquet na curva do hotel Loews, mas tocam-se, os carros imobilizam-se e esbracejam um com o outro, causando um verdadeiro engarrafamento atrás de si,  numa cena de autêntico acidente de trânsito.




Gambuzinos
Gambuzinos são, como se sabe, uma espécie animal disseminada por Portugal Continental e de hábitos nocturnos. À falta de melhor, temos aqui uma fonte de informação sobre este simpático bicho.


Objectivos
Embora os objectivos da equipa passem por ganhar ritmo e experiência para encararem 2011 mais a sério, é possível chegar ao Top-Ten do Campeonato de Equipas. Precisariam para tal de 27 pontos, o que equivale a:
7º + 8º
6º + 9º
5º + 10º
4º + 11º
3º + 12º
2º + 15º
1º + 18º

no próximo Sábado veremos do que são capazes!

domingo, 10 de outubro de 2010

Rodrigues prepara intensamente o último GP

Ciente de que uma forma física deficiente foi um dos maiores obstáculos à revalidação dos títulos de 2008 e 2009, J. Rodrigues optou por um programa intenso de treino para lutar pela vitória no último GP da temporada, participando na mini-maratona de Leiria. Incrivelmente, chegou ao fim!


Rodrigues tem possibilidades matemáticas de ser campeão este ano, estando a 19 pontos do líder (sendo que a vitória vale 25), a 17 do 2º e a 10 do 3º, mas o cálculo das possibilidades de isso acontecer é demasiado complexo para o descrevermos aqui. O desafio é outro: voltar às vitórias (ou pelo menos ao pódio, onde ainda não esteve este ano.)

XIV GP: 150 SARIP a 100% com o regresso de Daniel Sousa!

Em press-release, a 150 SARIP concretizou hoje a "surpresa" que havia prometido há algumas semanas, quando foi anunciada a contratação de P. Ferraz pela Acceleron Motorsport: Daniel Sousa está de regresso à competição e vai alinhar à partida para o XIV GP!

A equipa de Coimbra manifestou a sua satisfação: "após uma longa paragem, o Daniel recarregou baterias e vem com bastante espírito de competição para uma corrida que se prevê muito animada. Além de ser óptimo podermos contar com a sua presença, o Daniel vem também na melhor altura em termos desportivos, pois estamos empatados com a Acceleron no 4º lugar do campeonato e, depois da grande contratação anunciada por eles há pouco tempo, este reforço será essencial para abordarmos a última corrida com expectativas realistas de mantermos o 4º lugar. Esperamos fazer uma grande corrida!"


Daniel Sousa (à esquerda) dedicou-se ao andebol de praia para manter a forma física.
Aqui ao lado de dois históricos do Troféu Pedro Chaves: Álvaro André (centro) e Edgar Oliveira (direita)


Relembramos que na temporada passada, os 4 pontos obtidos por Sousa em Almeirim, também na sua única presença, foram essenciais para que a 150 SARIP batesse a MAT Team por 3 pontos, para o 3º lugar do Campeonato de Equipas.

Palmarés de Daniel Sousa
5 GP
4 Top-ten
Melhor resultado: 5º lugar (2 vezes)
6 pontos

sábado, 9 de outubro de 2010

Cátia Mira: "mesmo que chova, estou lá!"

Como previsto, a piloto marinhense Cátia Mira confirmou a sua presença no XIV GP Pedro Chaves, a disputar no próximo Sábado, 16 de Outubro.

Apesar de ainda faltar uma semana e de as previsões meteorológicas apontarem para o bom tempo, a depressão/tempestade que se abateu sobre a Europa Ocidental este fim-de-semana levanta a hipótese de a corrida ser disputada à chuva. Contudo, Cátia Mira assegurou explicitamente que a água não lhe mete medo e que correrá com chuva, se for necessário!

Cátia Mira
É naturalmente uma honra para o Troféu receber uma menina-piloto que não tem medo de uns pingos de chuva!


Defender o prestígio
O Troféu Pedro Chaves já teve 4 participações femininas, e Cátia Mira é a piloto com mais participações e a única a ter conseguido um Top-ten - o 9º lugar no V GP (Leiria 2008.) Contudo, derivado a só ter participado na temporada 2007-08 e ao sistema de pontuação vigente na altura, Mira nunca pontuou.
Logo, derivado à alteração do sistema de pontuação a partir de 2009, Sandra Dias é agora a piloto com mais pontos na história do Troféu, mercê dos 8 conquistados em Fátima. Assim, o regresso de Mira tem o objectivo evidente de defender o prestígio acumulado e voltar a ser a piloto melhor classificada no Troféu, tal como conseguiu em 2008! No próximo Sábado veremos se consegue atingir este objectivo.


Não haverá mais meninas a aventurar-se?
Será que as históricas Paula Gomes e Rolanda Pacheco sentir-se-ão desafiadas pelo regresso de Cátia Mira?...

XIV GP - Entrevista pré-corrida com Nuno Reis

Olá, Nuno. Qual a sua reacção ao potencial regresso do seu Némesis, Hélder Antunes, à competição?
Olá entidade abstracta e desconhecida que organiza o Troféu Pedro Chaves. É para mim uma surpresa o regresso do H. Antunes à competição. Julguei que tivesse desistido de vez. Mas às tantas é uma coisa como aquele regresso de um piloto de quem já ninguém se lembrava e que ninguém tinha saudades. Como se Estéban Tuero voltasse às pistas.


Némesis é masculino ou feminino? Isto é, a questão deveria ter sido o seu Némesis ou a sua Némesis?
Não vou entrar em polémicas sintácticas sobre essa questão. Cada um é aquilo que quer. E segundo li no Correio da Manhã no outro dia, parece que agora é mais fácil mudar de sexo. Portanto isso é uma falsa questão.


Há anos que se fala no seu regresso às pistas. Quais as razões que o têm mantido afastado do volante?
As razões variam, de falta de tempo a falta de vontade, passando por melhores aplicações a dar aos recursos financeiros. Mas o certo é que eu não quero ser um piloto banal, quero que as minhas participações se façam notar. Não quero ser um Barrichello, prefiro ser um... Pedro Matos Chaves!


Pondera regressar igualmente à competição? Ou não pondera?
Pondero ponderar, como alguém disse aqui há atrasado. Mas, tal como esse senhor não se candidatou, eu também não devo regressar à competição.


Além de "as pistas", "o volante", "a competição", consegue dar-nos mais sinónimos de "conduzir um kart" para utilizarmos nestas entrevistas?
Julgo que poderão utilizar "calçar as luvas", "usar o capacete", "sentir o cheiro da gasolina", "provar o fumo" ou "acelerar com o cu encostado ao chão".


Qual a sua opinião sobre o castigo de uma advertência e mais 250€ de multa aplicado a André Villas-Boas na sequência daquela palermice em Guimarães?
Acho que as advertências e as admoestações estão na moda. E que o futebol também está em crise. Multas de 50 contos? O Izmailov tem uma de 30.000€ por causa de não ter jogado contra o Atlético o ano passado! Ou então foram os senhores do conselho de disciplina que acharam que o senhor é novo e que ia ter que pedir a mesada adiantada se a multa fosse mais alta.


Poderemos contar consigo no XIV GP, em Leiria? Na qualidade de espectador ou de piloto?
No XIV GP estarei firme, no paddock! Como espectador e eventual flash interviewer. Como piloto...  Nem que Cristo desça à Terra. Até porque nesse dia parece que é o Armagedão e os kartódromos devem estar fechados.

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Renegados ainda à espreita

O Blogue teve o prazer de contactar com Tiago Nunes, dos Renegados, que asseguram que as ausências da equipa se devem unicamente a compromissos profissionais mas que poderão regressar a qualquer momento, não estando posta de parte a participação no XIV GP, em Leiria.

Face à previsível ausências das equipas Wind Dummy, uma nova participação dos Renegados colocá-los-ia certamente no Top-Ten do campeonato de equipas.

Os Renegados dedicam-se habitualmente ao andebol de praia.
M. Augusto é  o 3º na fila de trás (em pé);
T. Nunes é o 1º à esquerda na fila de frente (sentados)

Recorde-se que a única participação dos Renegados este ano foi no temporal da Batalha (X GP, Fevereiro 2010), a estreia de ambos à chuvas, onde Tiago Nunes não se intimidou e chegou a discutir posição roda a roda com o bicampeão Rodrigues.




Palmarés de Tiago Nunes
3 GP
2 Top-ten
Melhor resultado: 7º lugar
10 pontos



Palmarés de Michael Augusto
4 GP
3 Top-ten
1 pódio (3º lugar)
9 pontos

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Hélder Antunes poderá regressar ao Troféu Pedro Chaves

À medida que tardam as confirmações, crescem as especulações. Agora fala-se que Hélder Antunes poderá regressar ao Troféu Pedro Chaves, para o XIV GP!

Hélder Antunes participou apenas num só GP - o 1º (Leiria 2007) e esteve envolvido naquele episódio rocambolesco com Nuno Reis, outro piloto que também só participou nesse GP.

Antunes, no I GP (Leiria 2007).  Naturalmente não dispomos de foto melhor.

As circunstâncias nunca foram inteiramente esclarecidas, mas o facto é que o choque entre estes estreantes foi de tal forma violento que Hélder Antunes ficou em 3 rodas. Antunes teve o seu kart substituído e continuou em pista até terminar no 17º lugar, com 4 voltas de atraso. (Nuno Reis também foi prejudicado pelo incidente, e terminou em 16º, com duas voltas de atraso.)
Até hoje, esta foi a única situação em que um piloto do Troféu Pedro Chaves teve um problema mecânico devido a acidente, o que diz bem do espírito são de convívio e da civilidade que caracterizam o Troféu.

É de crer que o "bichinho" da competição tenha voltado a atacar e que Antunes se sinta finalmente pronto para regressar às pistas.

Reis e Antunes têm sido colaboradores habituais do Troféu (na qualidade de repórteres) e, no paddock, muitos são os que gostariam de ver os 2 pilotos a alinhar uma equipa, nem que fosse para o último GP da temporada, num espírito de total reconciliação. Contudo, esta é uma hipótese bastante mais remota.

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Capela (provavelmente) ausente

Tiago Capela, vencedor da corrida de abertura de 2010 e actual 9º classificado do campeonato, poderá não voltar a participar este ano. Em causa estarão os vários compromissos desportivos do piloto da Batalha e também a sua extrema vontade de vencer, pois o facto de já não ter hipóteses de vencer o campeonato de 2010 retira-lhe algum espírito de competição.

Esperemos que o rumor não se confirme, pois no Troféu Pedro Chaves ganhar não é tudo e, além disso, Capela ainda tem de provar os seus pergaminhos de piloto em pista seca.

sábado, 2 de outubro de 2010

BF Team recorre das sanções aplicadas

Os pilotos da BF Team consideraram uma injustiça as sanções que a Organização deu hoje a conhecer e pediu recurso da mesma. Em causa está o facto de coisas como estas terem sucedido em outras ocasiões sem ter havido penalizações e, no caso de Fábio Godinho, o facto de se tratar de uma gestão ponderada, consoante tinha ou não outros pilotos à sua frente. A Organização irá decidir do recurso o mais rapidamente possível.






Nota: o blog serve para nos divertirmos e é um pouco estranho o tom utilizado nos comentários, pois ficamos com a ideia de que levaram esta coisa das sanções como se fosse uma coisa séria. Nós aqui nunca aplicámos sanções nenhumas - quem somos nós para o fazer? - e mesmo assim, uma... "admoestação"? Que raio de sanção é essa? Simplesmente pegámos numa fotografia e fizemos disso um "facto" que não existe...
De qualquer forma isto é bom, porque é uma forma de os pilotos que não respondem às entrevistas também participarem no blog. Vamos lá com calma e na boa que não estamos aqui para nos chatearmos, ok?

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Comunicado Oficial da Organização

A Organização do Troféu Pedro Chaves deliberou o seguinte:

O Regulamento afirma, no seu ponto 1.2,
1.2 Respeito pelo Regulamento e pelos Kartódromos
(...) O troféu será igualmente disputado de acordo com as indicações dos Kartódromos, que se sobrepõem às do Regulamento, e que todos os participantes, pelo simples facto de se inscreverem, se comprometem a respeitar.

e, no ponto 3.2,
3.2 Funcionamento Geral
O funcionamento das corridas obedece ao funcionamento geral das corridas de acordo com os regulamentos dos kartódromos (...) Os pilotos deverão sempre acatar as indicações dos elementos dos Kartódromos.


É sabido que todos os kartódromos, e o de Fátima não é excepção, proíbem aos pilotos correr de viseira levantada.

Ribeiro, Ferraz, Paulino, Morgado, Ferreira, Godinho e Vrielink


Foram detectadas infracções a esta regra por parte dos pilotos Ricardo Morgado, Tiago Ferreira,

Morgado e Ferreira de viseira levantada

e Fábio Godinho:

Godinho de viseira levantada

Esta infracção, moderadamente grave em corridas normais, revela-se de elevada gravidade numa corrida como esta, em que existia uma quantidade de gravilha superior ao normal, e em que vários pilotos relataram terem sido atingidos no kart e no corpo com pedras lançadas inadvertidamente por adversários.

Não obstante, o Regulamento não prevê uma sanção específica para esta infracção. E, conquanto o acto se tenha revestido de grande periculosidade para os próprios pilotos, não colocou grandemente em causa a segurança de outros pilotos.
Assim, a Organização deliberou atribuir uma Admoestação aos três pilotos, que passa a executar:

Ricardo Morgado,
Tiago Ferreira,
Fábio Godinho,


considerem-se admoestados.

A Organização poderá agravar as penas em caso de reincidência.    ...Ou não.

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

As boas práticas no karting amador

Hoje contamos com a colaboração do Paulo Ribeiro sobre as boas práticas de pilotagem no karting amador, nomeadamente sobre a necessidade de inclinar o corpo para o lado contrário à curva que se descreve. Conscientemente ou não, vários pilotos continuam a adoptar uma postura incorrecta. Ficamos com esta análise ao momento da largada para o XIII GP, em Fátima.





quarta-feira, 29 de setembro de 2010

150 SARIP: "Ferraz na Acceleron não é problema"

A contratação de Pedro Ferraz pela Acceleron Motorsport, para a última prova de 2010, parece atingir de modo claro e directo a rival 150 SARIP, visto que ambas estão empatadas no 4º lugar da tabela de equipas com 75 pontos, e ambas têm hipóteses muito remotas de chegar ao pódio. Contudo, a notícia não parece ter causado grande agitação na equipa sedeada espiritualmente em Coimbra.

"Damos os parabéns à Acceleron pela contratação. Já tínhamos referido que o Pedro é um excelente piloto e estamos certos que farão um óptimo trabalho na próxima corrida", foi a reacção imediata da equipa. Sobre as perspectivas para a próxima corrida, "apesar de por enquanto ainda só contarmos com um piloto, estamos a preparar afincadamente a última prova e talvez possamos contar com surpresas que possam fazer a diferença."

Perspectivas para 2011?
Na 150 SARIP, o futuro é agora. "A 150 SARIP está 100% focada no XIV GP e não tem quaisquer planos para 2011. Fala-se num calendário diferente, em mudanças nos regulamentos, e é demasiado cedo para estarmos a ponderar outros cenários. Só por volta do Natal teremos qualquer coisa a dizer sobre o assunto."

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Sanções para Morgado, Ferreira e Godinho

Uma fonte totalmente anónima, ligada à Organização, informou que se tratou de uma infracção ao regulamento e que os pilotos "apanhados" foram R. Morgado, T. Ferreira e F. Godinho. Infelizmente, a fonte não adiantou qual a infracção nem qual a sanção a ser aplicada aos três pilotos em questão.

T. Ferreira (ao centro) e F. Godinho (à direita) são 2 dos pilotos que arriscam sanções por parte da Organização. À esquerda, o Bicampeão J. Rodrigues.

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Cátia Mira prepara regresso à competição?

Fontes anónimas citam que Cátia Mira, quiçá inspirada pela presença de Sandra Dias no último GP, poderá estar a preparar o regresso à competição, pelo menos para o próximo Grande Prémio, em Leiria.
 
Com a possível presença de Dias e Mira, este poderia ser o primeiro GP a contar com 2 mulheres desde o IV GP (Fátima, Junho 2008.)




Palmarés de Cátia Mira
A histórica piloto da Marinha Grande é a mulher com mais participações no Troféu - três - e a que obteve melhores resultados, tendo sido a única a obter um Top Ten - o 9º lugar no V GP (Leiria 2008), no qual participaram 12 pilotos.