domingo, 19 de setembro de 2010

Daniel Ferreira continua com boa cotação

Numa conversa com um adepto anónimo, o Blogue ouviu uma apreciação muito positiva das qualidades do piloto Daniel Ferreira, referido como alguém

"muito rápido e capaz de manter uma trajectória constante e precisa durante toda uma corrida."

Daniel Ferreira, na 2ª fila (o 2º a partir da esquerda, ao lado de Paulo Ribeiro),
no briefing do VI GP (Bombarral 2009)


Infelizmente, contudo, o palmarés de Daniel Ferreira no Troféu Pedro Chaves não orrespondecom a "lenda" que circula em torno do piloto de S. Martinho do Porto. Daniel Ferreira participou apenas em 2 Grandes Prémios, tendo obtido um 9º lugar como melhor classificação. Nos campeonatos, ficou em 24º em 2009 e segue no 32º lugar em 2010.

Resultados possíveis do XIII GP já disponíveis

Já estão disponíveis para consulta os resultados possíveis da corrida de Fátima, na sequência da não entrega dos resultados totais por parte do kartódromo devido a um problema técnico, no respectivo link no menu lateral deste Blogue. O link é este.

XIII GP - Entrevista com Ismael Paulino (2)

Paulino persegue Ferraz, mas não o alcançaria sem os
2 erros do piloto valadense.
Como descreve as primeiras voltas?
A primeira volta foi com pneus frios, como se esperava, e foi de alguma habituação, mas rapidamente os pneus aqueceram e percebi que o Ribeiro estava um pouco mais lento que eu e o Ferraz. O Ferraz passou-o, eu colei-me e após algumas tentativas consegui ultrapassá-lo. Depois tentei seguir o Ferraz, mas ele estava a andar muito forte e a distanciar-se. Algumas voltas depois cometeu um erro no S+Gancho à direita (na parte mais longínqua das boxes) que me permitiu colar-me a ele, mas ele estava definitivamente mais rápido, e se não se tivesse despistado novamente, eu não teria chegado à liderança. O Ferraz foi sem dúvida o mais rápido do dia.




O que pensou quando se viu em 1º?
Ainda faltava mais de meia corrida e pensei apenas que melhor não podia estar, mas tinha de lidar com o calor e o desgaste e sabia que tinha o pessoal muito próximo. Não pensei neles e fiz a minha corrida.


Cometeu algum erro?
Apenas um pequeno desvio, também lá no S+Gancho à direita, mas felizmente sem sair de pista. No entanto, o Ferreira aproximou-se e por volta dos 20 minutos de corrida conseguiu passar-me numa excelente manobra à entrada da recta da meta, depois de eu ter hesitado atrás de um retardatário.


Se estava mais lento que Ferreira, significa que começou depois a perder terreno.
Não. Pelo contrário, nunca deixei de estar colado a ele.


Como explica essa alteração nos andamentos?
A minha única explicação é que nós somos tão amadores e temos tão pouca experiência de karting, que termos à nossa frente um ponto de referência continua a fazer uma grande diferença sobre a melhor trajectória a seguir. Terão de perguntar ao Ferreira se também achou diferente seguir-me e ver a minha trajectória, ou liderar sem nada à sua frente.


Diz-se que tem alguma dificuldade em liderar corridas. Não será um problema seu ao nível da escolha de trajectória?
Não necessariamente, pois já fiz boas corridas sem ter referências à minha frente, nomeadamente nas corridas à chuva, ou em Almeirim onde andei algum tempo sozinho. Mas talvez precise de melhorar nesse particular.


Estava em 2º lugar, o que lhe convinha para o campeonato. Não pensou em segurar a posição?
Não. Noutras circunstâncias, talvez o pudesse ter feito, mas o Ferreira era um adversário directo e eu estava ligeiramente mais rápido que ele. Era impensável não tentar atacá-lo.


Tinha noção de que tinha Ferraz e a RR Sauber colados a si?
Rigorosamente nada! Não fazia ideia. Tinha a vaga impressão de que estavam bem mais para trás. Ao contrário do que me é habitual, perdi essa noção de estratégia geral, o que poderia ter sido mau, pois o Ferraz ou o Vrielink podiam ter aproveitado um ataque falhado meu para me atacarem. O resultado daquela corrida seria incerto até ao fim.


Como descreve o incidente com Sandra Dias?
Estava já há duas voltas a pressionar o Ferreira, pois a corrida estava a terminar, e vi que vinha um retardatário no horizonte e achei que era a oportunidade para tentar a ultrapassagem. No final da recta da meta, vejo que o retardatário começa a ficar virado ao contrário... até ficarmos em cima dele foi uma fracção de segundo. Só reagi instintivamente, travei um pouco e guinei para a esquerda, mas senti perfeitamente que não ia conseguir ter o kart na pista, e depois senti o kart a afundar-se na gravilha. Quando parou, acelerei, mas era impossível sair dali pelos seus meios. Pensei que as minhas hipóteses para o campeonato tinham terminado... O mais importante é que ninguém se aleijou (tirando o pequeno toque do Ferreira com o joelho.)


Como conseguiu voltar à pista?
Há que agradecer ao pessoal do kartódromo, que respondeu rapidamente ao meu pedido de ajuda. Sem ele não teria conseguido voltar à pista.



Acha que a Sandra teve um comportamento irresponsável?
Claro que não. A Sandra estava a regressar à competição depois de muito tempo, havia muito calor, e todos estávamos a ter dificuldades com o drift, e os rookies em especial. Talvez eu e o Ferreira devêssemos ter sido ligeiramente mais prudentes...


Tinha alguma noção da posição em que estava?
Não, e pensei que já não entraria no top ten. Mas mesmo assim tinha esperança de que, com os pontos dos últimos lugares mais os 10 pontos que trazia de vantagem, as coisas ficariam equilibradas, e ficaram!


Quais as perspectivas para a corrida decisiva?
Vou lutar para ser campeão, e como tenho mais 1 ponto que o Reinold, vou estar sempre de olho nele. Mas estou convencido que ele vai estar muito forte e portanto terei mesmo de lutar pela vitória. Estou ansioso!

sábado, 18 de setembro de 2010

XIII GP - Entrevista c/ Ricardo Morgado

Morgado feliz no 3º lugar, com Ferraz (ao meio, 1º)
e Vrielink (à esquerda, 2º)
Ricardo, parabéns pelo primeiro pódio! Esperava um resultado tão positivo, antes da corrida?
Muito obrigado. Bom, confesso que foi de todo inesperado. Até porque há já muito que não competia e a pista era completamente desconhecida para mim. No entanto, ao longo da corrida, fui ganhando confiança e fui acreditando que era possível fazer qualquer coisa “engraçada”. Acabei por conseguir o 3º lugar e pela primeira vez cheguei ao pódio. Uma experiência que gostava de repetir.



Foi a sua primeira corrida na pista de Fátima. Qual a sua opinião sobre o circuito?
Uma pista rápida, mas bastante desgastante. Talvez seja suspeito dizê-lo agora, após ter conseguido um bom resultado nesta pista, mas acho que Fátima tem tudo para se manter no calendário do próximo ano.


Como reagiu à largada e à primeira volta?
A qualificação foi logo uma surpresa. Partir em 6º lugar foi um resultado positivo. Após a partida consegui ficar bem colocado e a partir daí procurei claramente fazer a minha corrida, evitando toques e sempre procurando não perder o contacto com os da frente.

Morgado fez uma excelente largada e discutia o 4º com Ferreira, depois da curva 2, logo atrás de Paulino.
Ribeiro (1º)
havia surpreendido o pole-sitter Ferraz (2º)


A pergunta impõe-se, e já se tinha colocado aquando da dobradinha da Silva Brawn: tendo em conta que R. Vrielink disputa o título e que o Ricardo estava a estrear-se este ano, será que houve algum jogo de equipa para favorecer o chefe-de-fila? Para mais, porque o Ricardo chegou a estar à frente do seu colega...
Já esperava esta pergunta e eu e o Reinold já havíamos comentado que tal questão ia surgir. Mas a verdade é que em momento algum foi colocada em prática qualquer tipo de estratégia de equipa. Cada um fez a sua corrida, procurando estar o mais na frente possível. Confesso que entre nós, o colectivo prevalece sempre em relação ao individual. Assim, parece-me claro que não fazia qualquer sentido colocar em risco a corrida do meu colega de equipa de forma gratuita. No entanto, e parece-me da mesma forma claro, que eu não enjeitaria a possibilidade de ficar à frente dele, caso fosse claro para mim que estaria muito mais rápido do que ele.



É visível, nas fotos, que próximo do final Pedro Ferraz seguia através da RR Sauber mas que conseguiu ultrapassá-lo e a R. Vrielink. Pode descrever-nos esses momentos?
Confesso que fiquei surpreendido pelo ataque dele. Mas foi de facto um ataque letal e vencedor. O Pedro conseguiu a pole e fez uma corrida com muitos poucos erros. Assenta-lhe muito bem esta vitória.


Fica algum amargo de boca por a RR Sauber ter perdido uma vitória e uma dobradinha para o seu ex-piloto?
O amargo de boca fica sempre que não se vence. Independentemente de quem vença. Parabéns ao Pedro e que na última prova do campeonato possa ser um dos RR Sauber a chegar em primeiro. Tendo em conta a actual classificação, acho que seria justo e merecido ser o meu companheiro de equipa a vencer a última prova. E estou confiante que é isso que vai acontecer. Mas sempre com o integral respeito pelas regras do fair play e da lealdade à modalidade.


Quais as suas expectativas para a última corrida do ano?
A minha primeira prova este ano correspondeu à minha penúltima. Portanto não há nada mais que eu possa fazer a não ser competir, divertir-me e ajudar o meu companheiro naquilo que me for possível. Espero no próximo ano poder estar em boa forma desde o início para estar em igualdade com as grandes figuras da prova.

Um abraço a todos!

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

XIII GP - Entrevista com Pedro Ferraz

Pedro Ferraz, a grande sensação da última corrida, agora em entrevista ao nosso blogue!



Pedro, muitos parabéns pela primeira pole-position, pela primeira vitória e pela primeira volta mais rápida! Qual a sensação? Esperava um resultado tão positivo, antes da corrida?
É obviamente uma boa sensação, nomeadamente porque os meus objectivos consistiam em terminar no top-ten.
No entanto, penso que este hat-trick se tratou de uma situação meramente pontual e que dificilmente se repete.
Tenho que salientar que foram cruciais as dicas que R. Vrielink deu sobre a pista minutos antes da prova.


O olhar duro e determinado do vencedor, Pedro Ferraz,
ao regressar às boxes após a corrida


Melhor ainda: foi a sua primeira corrida na pista de Fátima. Qual a sua opinião sobre o circuito?
Interessante, exigente e divertido.
A cada 3 ou 4 voltas via-me obrigado a fazer pequenas modificações na trajectória: bandeiras amarelas, gravilha e ultrapassagens não faltaram.
Muitos "S" a fundo, muito cansaço e muitas lesões musculares no final, foi sem dúvida o circuito que mais pancada deu no corpo.


Durante os treinos, pensou que poderia chegar à pole position?
Não. É verdade que notava alguns pilotos ligeiramente mais lentos mas cada um adopta a sua estratégia nos minutos de treino a que tem direito.
As constantes bandeiras amarelas e pedidos para abrandar tornaram-se frustrantes para conseguir uma volta limpa.



Como reagiu à largada e à primeira volta? Estava nervoso?
Nada nervoso.A largada correu mal, o tempo de resposta de Paulo Ribeiro foi claramente inferior e abandonei logo a liderança nos primeiros segundos. Ele não perdeu muitos centésimos de segundo entre a luz verde e o arranque.



I. Paulino refere que o Pedro cometeu 2 erros que o levaram a perder aliderança. O que aconteceu? Na verdade penso que foram mais que dois... Trata-se de pura inexperiência nas ultrapassagens e controlo da pressão sentida por quem vai à frente.



Depois, perdeu posições para Ferreira, Vrielink e Morgado... quer descrever? De facto não me recordo como perdi essas posições mas tudo leva a crer que se deveram a mais erros provenientes da inexperiência.



Contudo, o pelotão da frente estava a rodar muito junto, próximo do final da corrida, e o Pedro estava em quinto, conforme mostram as fotos.
Por ordem: Ferreira (1º), Paulino (2º), Vrielink (3º), Morgado (4º), Ferraz (5º).
Note-se que nesta altura ainda os três desafiantes ao título ainda ocupavam as 3 primeiras posições.


Pensou que ainda poderia ganhar a corrida ou estava apenas concentrado na luta?
Na verdade, a determinada altura pensei que chegar à liderança seria praticamente impossível, não fazia ideia em que lugar estava e apenas me concentrava em recuperar posições.
Quando ultrapassei R. Vrielink não tinha a certeza se estava a passar para 1º, só na recta final é que me apercebi.



Como é que voltou a ultrapassar os 2 pilotos da RR Sauber?
Pouco depois, por ordem: Ferreira (1º), Paulino (2º), Ferraz (3º), Vrielink (4º), Morgado (5º),
depois do piloto valadense ter deixado a RR Sauber para trás.

A ultrapassagem de Ricardo Morgado não me recordo, mas a de R. Vrielink foi na saída da curva apertada à direita depois do "S".
Sabia que no "S", R. Vrielink não tirava o pé do fundo e que atacava esta curva de forma distinta.
Depois de me aproximar, travei ligeiramente mais cedo e consegui colocar-me lado a lado logo após a saída da curva.





Qual a sensação quando viu Paulino e Ferreira afastados? Sentiu-se nervoso por estar tão próximo da vitória? Nervoso não, na verdade fiquei preocupado a pensar na forma como iria entrar na curva na volta seguinte, a quantidade de gravilha seria considerável com o reposicionamento dos karts em pista.
Não pensava muito na vitória, só em conseguir dar o meu melhor a cada volta.



E agora, qual o objectivo para a última corrida da temporada, em Leiria?
Se puder estar presente, espero conseguir ficar novamente no top-ten.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Correção

No post "Fátima: Pedro Ferraz vence com autoridade" havíamos afirmado, a propósito do hat-trick de Ferraz, que "apenas J. Rodrigues e R. Vrielink haviam obtido hat-tricks anteriormente."

Contudo, Tiago Capela também já obteve um hat-trick, no X GP (Batalha 2010).


Tiago Capela, quiçá insatisfeito pelo nosso engano.


Ao piloto endereçamos as nossas desculpas pelo lapso.

Paulino reage à entrevista de Rodrigues

Na sequência da publicação da entrevista de João Rodrigues neste Blogue, relativa ao último GP (link), I. Paulino emitiu um comunicado em resposta.


"(...) há 2 pontos que gostaria de esclarecer:

1- Não fica muito bem a um Bicampeão e totalista do Troféu, do alto dos seus 13 GP e respectivas 10 horas de experiência em karting, atirar-se desta forma a um rookie ainda a dar os seus primeiros passos na categoria. Faz lembrar o Senna quando agrediu o Irvine após o GP Japão 93. O David Santos é, na minha opinião, um piloto com grande margem de progressão e, embora não vá certamente vencer à terceira tentativa como o Ferraz, tem um grande potencial, mas precisa de ser orientado e auxiliado a aprender os truques básicos e as normas deste desporto. Esse é o espírito do Troféu Pedro Chaves e se há alguém que deve tomar a iniciativa nesse sentido, é o Bicampeão.


2- Creio que o incidente da 1ª curva está razoavelmente esclarecido. Mantenho o meu ponto: ao abordar a curva 2, encostei-me à direita para não empurrar o Ferreira para fora da pista, e descrevi a curva 2 da mesma forma. De qualquer forma, já sabemos desde o GP Brasil 89 que não cabem 3 carros lado a lado numa curva."

XIII GP - Entrevista com João Rodrigues

Qual a sua opinião geral da corrida?
As expectativas eram, tal como em todas as provas, muito altas mas estava também um pouco apreensivo. Esta época tem sido muito disputada por um grande leque de pilotos, e os bons resultados não têm aparecido, no entanto a ideia era lutar para estar na frente.

Já antes da corrida, Rodrigues estava de facto vagamente apreensivo.


Como reagiu à largada e à primeira volta?
Depois de ter conseguido um bom lugar na grelha, algo que me surpreendeu, pois rodei sozinho durante os treinos e não tinha ideia do meu andamento em comparação com os demais, estava preocupado pois saía do lado de fora em relação à primeira curva, o que me poderia dificultar no posicionamento para uma 2ª curva muito apertada...Infelizmente esse receio tinha fundamento, não fiz um bom arranque, não consegui ter espaço para ir para o interior da 1ª curva e,

De facto, na largada Rodrigues (vermelho) não só está atrás de Ferreira e Paulino
como até já está lado a lado com Morgado (todos no amarelo.) (clicar para aumentar)


para piorar, o Tiago Ferreira que ficou ao meu lado na grelha estava a ser pressionado pelo Ismael, o que o levou a alargar a trajectória para o meu lado o que me obrigou a sair ainda mais para fora impossibilitando-me de proteger a posição que ocupava, sendo aí ultrapassado por muitos pilotos, pois tentei evitar incidentes ao máximo. Tudo isto somado fez-me cair para um muito desagradável 11º lugar, salvo erro...

Com efeito, à saída da curva 2 Rodrigues já está no 11º lugar.
(clicar para aumentar)


Qual a sua estratégia daí em diante?
A partir desse momento só podia tentar atacar o máximo, mas inesperadamente tive muitas dificuldades em ultrapassar nas primeiras voltas. O 1º piloto que criou dificuldades foi o D. Santos, que se veio a verificar um obstáculo não só no inicio como em outros momentos nas dobragens... Este piloto tinha trajectórias imprevisíveis, o que me impedia de ter segurança numa ultrapassagem, que ao correr mal me poderia fazer cair ainda mais na classificação... Depois de algumas tentativas e aproveitando um erro lá consegui passá-lo, o que me permitiu uma aproximação rápida ao João Costa que seguia um pouco mais à frente, e aí, mais uma vez, tive inesperadas dificuldades, não por pensar que ele n tenha qualidades, que as tem, mas tendo as posições na grelha julguei que teria um ritmo superior...Apesar de me ter aproximado com relativa facilidade não me consegui desenvencilhar tão rapidamente como esperaria, houve duas ou três ultrapassagens mútuas ao longo de 2 voltas, o que me fez perder segundos preciosos para o pelotão de frente que seguia muito junto...A partir daí dei o máximo para chegar aos da frente mas julgo que o ritmo era muito semelhante, os segundos perdidos nas ultrapassagens vieram a revelar-se fatais.


Qual a sua opinião sobre as condições particulares da corrida e da pista, nomeadamente o calor e a gravilha?
Antes da corrida veio-me muitas vezes à memória a última corrida ali realizada, onde todos sofremos com o muito calor que se fazia sentir na altura; pois bem, apesar do receio que tinha duma repetição dessas dificuldades, surpreendentemente estive sempre muito à vontade, e julgo que consegui manter sempre um bom ritmo e constante sempre que tinha pista livre à minha frente. Quanto à gravilha, não me causou muitos problemas de início, mas depois de alguns incidentes, houve cada vez mais gravilha em curvas de travagem forte, o que numa ou noutra situação dificultou a abordagem da melhor trajectória, mas não tive problemas de maior.


É um dos 5 pilotos com hipóteses matemáticas de lutar pelo título na última prova, mas para tal precisará certamente da vitória que ainda não alcançou este ano. É esse o seu objectivo para o XIV GP?
Pois, realmente matematicamente é possível, mas é muito pouco provável pois dependo de resultados que dificilmente se poderão verificar...Mas como é óbvio, e sendo este um traçado que muito me agrada, irei lutar pela vitória que me escapa desde a temporada transacta...


Poderá a KXT revalidar o título de equipas?

KXT, a equipa campeã em título

Depois desta corrida em que, muito bem, a BF utilizou as regras a seu favor, fazendo uma substituição no seu elenco, julgo que será muito difícil perderem o título. E não podemos esquecer a RR Sauber que teve um excelente desempenho em Fátima, fazendo 39 pontos dos possíveis 46, tendo-se colocado na luta pela vitória final...

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Queixa dos fãs: "pilotos têm tiques de vedeta"

A fama terá subido à cabeça de alguns dos pilotos do Troféu Pedro Chaves? Um dos adeptos mais genuínos e sinceros do Troféu sentiu-se defraudado nas suas expectativas. A pequena C., de 4 anos de idade, após o final da corrida, colocou-se no ponto da plataforma (que serve de tecto às boxes) por cima do pit lane, de onde podia ver os pilotos que deixavam a pista e recolhiam às boxes, e saudou-os com um aceno de mão. Contudo, como a pequena fã contou ao nosso Blogue, "eles não me diziam adeus."

João Costa fugiu à regra e sorriu aos adeptos e às câmaras.


Por mais importante e glamour que seja o Troféu, esperemos que os pilotos mantenham os pés bem assentes na terra e não adoptem este tipo de atitudes que demonstram falta de respeito pelo público que os segue e os aplaude.



XIII GP: mais fotos publicadas no Facebook

Foram acrescentadas novas fotos no mesmo álbum "XIII GP" na nossa página do Facebook, cortesia dos familiares do Mário Alemão, a quem agradecemos a colaboração.

Uma das novas fotos: o alinhamento da Acceleron Motorsport,
com Sandra Dias e Paulo Ribeiro


terça-feira, 14 de setembro de 2010

BF Team: contratação relâmpago segura 1º lugar

Surpreendida com a ausência de última hora de Luís Bajouco, a BF Team reagiu de imediato e assegurou a contratação de Fábio Godinho, d' A Morte Team, para a corrida de Fátima, tendo seguido as indicações do Regulamento e comunicado as alterações ao alinhamento da equipa à Organização poucos minutos antes do início dos treinos.

Desta feita, com a passagem de Fábio Godinho para a BF Team e a ausência de João Fonseca, A Morte Team não esteve representada neste grande prémio.

A manobra da BF Team será fundamental para o eventual título de equipas, pois os 14 pontos conquistados por Fábio Godinho mantêm a equipa a uma distância relativamente confortável dos adversários.


Campeonato de equipas
1º BF Team 126 pts
2º RR Sauber 109 pts
3º KXT 104 pts


Como estaria o campeonato se a BF não contratasse Godinho para o XIII GP
1º BF Team 112 pts
2º RR Sauber 109 pts
3º KXT 104 pts


segunda-feira, 13 de setembro de 2010

XIII GP - Entrevista com Ismael Paulino (1)

Paulino radiante, após receber a medalha do 9º lugar.
Ismael, passar de 5º para 3º na largada, liderar durante várias voltas, não perder o sangue frio depois de ser ultrapassado e pressionar o novo líder, e estar em 2º a 3 voltas do fim... o 9º lugar só pode ser decepcionante?
Pelo contrário! Foi uma óptima corrida, muito divertida e atingi plenamente os meus objectivos.


Como assim?
O meu objectivo ao iniciar esta prova era terminar no top-ten, pois isso garantia-me, em caso de vitória do Vrielink ou do Ferreira, que não dependeria de ninguém para ser campeão em Leiria. Terminei no 9º lugar e o Vrielink em 2º, pelo que ainda consegui sair de Fátima com um ponto de vantagem!




Mas não é decepcionante perder uma volta numa escapatória devido a um erro alheio?
Há 2 anos, estava o mesmo calor sufocante da tarde de Sábado, e fiz uma prova em esforço e a baixar de 1º para 4º. Desta vez, não só era dos mais rápidos em pista como não me senti cansado, cometi apenas um único erro e estive em condições de atacar quando o Ferreira me passou. Melhor, só se tivesse conseguido descolar do Ferreira, a meio da corrida. além disso, a pista estava muito divertida e desafiante. O que aconteceu com a Sandra foi um mero incidente de percurso; aliás, eu tinha plena consciência de que os rookies estavam a ter muitas dificuldades com a gravilha e poderia ter tido mais precauções.


Vamos ao início. Qual a sua impressão dos treinos?
Decepcionantes. Estava a andar muito bem, ninguém me ultrapassou, mas tive dificuldades em conseguir uma volta limpa. No final dos treinos, o Alemão estava um pouco mais lento que eu mas nunca consegui passá-lo. Creio que poderia ter ficado acima de 5º. Felizmente o Ferreira estava apenas em 3º e o Vrielink atrás de mim, pelo que tinha a situação do campeonato controlada.


Ficou surpreendido com a pole de Pedro Ferraz?
Sim! Tinha perfeita noção que o Ferraz era o "jovem lobo" por excelência, em plena ascensão, como o Schumacher em 1992 ou o Alonso em 2003, mas não pensei que estivesse já em condições de estar tão rápido. Já a primeira linha do Paulo Ribeiro não me surpreendeu. Tanto ele como o Alemão estão a prometer bons resultados.


Foi acusado de ter empurrado os seus adversários na curva 2. Como reage?
Larguei melhor que o Ferreira e que o Rodrigues, e coloquei-me do lado de dentro do Ferreira na curva 1. Logicamente, tentei abordar a travagem para a curva 2 de modo a ficar com o lado de dentro da curva, que é para a direita tal como a curva 1. E tinha plena noção que os pneus tinham ficado frios com o tempo de formarmos a pré-grelha, por isso travei da forma mais cautelosa possível. Agora, acredito que não caibam 3 ou 4 karts lado a lado na curva 2, mas eu estava encostado ao limite do asfalto, e espero que possa haver vídeos que o comprovem...

(continua)

domingo, 12 de setembro de 2010

XIII GP: fotos publicadas no Facebook

A Organização do Troféu Pedro Chaves já publicou, na Página do Troféu (http://www.facebook.com/trofeupedrochaves), as primeiras fotos da prova de Fátima, no álbum XIII GP. A foto de capa do álbum é esta,



Com o vencedor Ferraz ao centro, Vrielink no 2º lugar (esquerda) e Morgado (direita). Agradece-se a quem tiver mais fotos disponíveis, bem como vídeos, que as envie para trofeupedrochaves@gmail.com.

Fátima: Pedro Ferraz vence com autoridade



Nota prévia: o Blogue lamenta os atrasos na actualização dos dados e garante que a normalidade será reposta ao longo da próxima semana.



Depois de um grande prémio com muitas peripécias, Pedro Ferraz conseguiu um feito que se pode considerar inédito pelos padrões do Troféu Pedro Chaves, ao conseguir não só a sua primeira vitória apenas na sua terceira participação, mas também o seu primeiro hat-trick (pole position, vitória e volta mais rápida)! Tendo em conta que apenas J. Rodrigues e R. Vrielink tinham conseguido hat-tricks anteriormente, é um feito absolutamente notável!

Quanto aos campeonatos, Paulino conseguiu segurar a liderança mas permitiu a aproximação de Vrielink, antevendo-se um grande final para a temporada em Leiria!... Nas equipas, a RR Sauber conseguiu um excelente resultado e saltou para o 2º lugar, mantendo ainda ténues esperanças de vencer a BF Team no final.

Destaque ainda para o primeiro pódio de R. Morgado no seu regresso à competição e para a estreia positiva de Sandra Dias no troféu.

Como é hábito, as fotos, o report da corrida e as entrevistas serão colocados gradualmente. Fiquemos por agora com a classificação dos campeonatos.

Corrida
Pilotos pontos obtidos
1º P. Ferraz 25
2º R. Vrielink 21
3º R. Morgado 18
4º P. Ribeiro 17
5º J. Rodrigues 16
6º J. Costa 15
7º F. Godinho 14
8º T. Ferreira 13
9º I. Paulino 12
10º M. Alemão 11
11º C. Mateus 10
12º D. Santos 9
13º S. Dias 8

Campeonato Pilotos (top 15)
1º I. Paulino 75 pts
2º R. Vrielink 74 pts
3º T. Ferreira 66 pts
4º J. Rodrigues 56 pts
5º P. Ribeiro 51 pts
6º M. Alemão 48 pts
7º L. Bajouco 46 pts
8º P. Ferraz 42 pts
9º T. Capela 40 pts
10º F. Godinho 35 pts
11º J. Costa 26 pts
12º S. Mateus 25 pts
13º R. Capela 23 pts
14º R. Morgado 18 pts
15º J. Lapão 17 pts
estão classificados mais 18 pilotos, num total de 33.

Campeonato Equipas
1º BF Team 126 pts
2º RR Sauber 109 pts
3º KXT 104 pts
4º 150 SARIP 75 pts
5º Acceleron Motorsport 75 pts
6º C-Sport 63 pts
7º MAT Team 43 pts
8º A Morte Team 37 pts
9º Wind Dummy 5 26 pts
10º Wind Dummy 2 26 pts
11º Wind Dummy 4 21 pts
12º Renegados 14 pts
13º Wind Dummy 10 pts
14º Wind Dummy 3 5 pts

sábado, 4 de setembro de 2010

Ferraz no mercado: 150 SARIP não avança

Tal como havia sido anunciado, e apesar dos rumores que circularam, a 150 SARIP não avançou para a contratação de Pedro Ferraz para o lugar deixado vago por Daniel Sousa. Pedro Ferraz perdeu o seu lugar na RR Sauber com o regresso do "piloto residente" Ricardo Morgado, que se vai estrear nesta edição 2010.


Em comunicado, a equipa reiterou o que já havia anunciado:

"o Pedro [Ferraz] é sem dúvida uma das rising stars deste Troféu, e talvez o piloto com maior margem de progressão. Embora fosse uma hipótese interessante, acreditamos que a 150 SARIP deve continuar a manter vivo o espírito da Coloni de Pedro Chaves e, na ausência do seu piloto residente, manter-se com um único kart em pista.


Não deixamos de desejar a melhor sorte ao Pedro e, aliás, incentivamo-lo a criar a Ferraz Grand Prix ou qualquer coisa do género."


O regresso de Daniel Sousa à competição, na última prova de 2010, não está fora de hipótese.


Palmarés de Pedro Ferraz
2 GP
melhor qualificação: 4º
melhor corrida: 9º

XIII GP - o local da acção

Com um vídeo produzido pelos nossos camaradas da BMG.



O título deste post não foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Lista de pesos

A Organização vem por este meio divulgar a lista de pesos por piloto a utilizar na corrida de amanhã.

> Christian Mateus - 90 kg
> David Santos - 58 kg
> Fábio Godinho - 90kg
> Ismael Paulino - 64 kg
> João Costa - 68 Kg
> João Rodrigues - 74kg
> Luís Bajouco - 70kg
> Mário Alemão - 73 Kg
> Paulo Ribeiro - 71 kg
> Pedro Ferraz - 82 kg
> Reinold Vrielink - 84 kg
> Ricardo Morgado - 82 kg
> Sandra Dias - não leva lastro
> Tiago Ferreira - 78kg



Sandra Dias sem lastro
A Organização deliberou por unanimidade, num gesto de bom acolhimento e de agradecimento pela participação, presentear a estreante Sandra Dias com a ausência de lastro no Grande Prémio.
Inclusivamente, o peso da piloto permanece uma incógnita para a Organização, e assim deverá permanecer!

Tiago Capela incerto para o XIII GP

Tiago Capela, vencedor da corrida inaugural da edição 2010 e um dos pilotos mais cotados do plantel, irá provavelmente estar ausente da corrida de Fátima, comprometendo desta forma não só a sua classificação no campeonato, mas também a prestação da C-Sport no campeonato de equipas.

Além disso, Tiago Capela perde assim uma boa oportunidade de vencer, pela primeira vez, uma corrida em piso seco (as suas duas vitórias foram obtidas à chuva.)


Ao vencer em Fátima e se chovesse na corrida de Leiria (em Outubro), Capela poderia até ter hipóteses de vencer o Troféu 2010!


Vê lá se apareces, pá!





Equipa-surpresa não vai aparecer
Afinal, a surpresa não se vai materializar. No entanto, a presença destes pilotos mistério em Leiria não está posta de parte.

Acceleron Motorsport garante Sandra "Danica" Dias

A Acceleron Motorsport anunciou oficialmente a contratação de Sandra "Danica" Dias, estreante no Troféu Pedro Chaves, para se tornar no segundo piloto de substituição da equipa, na ausência de José Figueiredo, o piloto oficial.

Sandra Dias, em declarações obtidas através de várias fontes, declarou estar "extremamente confiante" num bom resultado e pretende mesmo obter o melhor resultado feminino de sempre no troféu.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Regresso de férias!

Estamos a menos de 48h do regresso do Troféu Pedro Chaves e da entrada na recta final da edição 2010! Para além da grande luta no topo da classificação de pilotos, com Paulino a defender uma vantagem de 10 pontos para os rivais Vrielink e Ferreira e 17 sobre Bajouco (sendo que vários pilotos ainda têm hipóteses matemáticas), há a registar a chegada de dois estreantes: David Santos e Sandra Dias - é verdade, pela primeira vez em quase dois anos, o Troféu volta a ter uma participação feminina!


A última vez que o Troféu esteve em Fátima (IV GP, 2008) resultou num hat-trick para R. Vrielink, que se posiciona assim como forte candidato à vitória neste GP. Contudo, essa é também a sua vitória mais recente.