quarta-feira, 15 de setembro de 2010

XIII GP: mais fotos publicadas no Facebook

Foram acrescentadas novas fotos no mesmo álbum "XIII GP" na nossa página do Facebook, cortesia dos familiares do Mário Alemão, a quem agradecemos a colaboração.

Uma das novas fotos: o alinhamento da Acceleron Motorsport,
com Sandra Dias e Paulo Ribeiro


terça-feira, 14 de setembro de 2010

BF Team: contratação relâmpago segura 1º lugar

Surpreendida com a ausência de última hora de Luís Bajouco, a BF Team reagiu de imediato e assegurou a contratação de Fábio Godinho, d' A Morte Team, para a corrida de Fátima, tendo seguido as indicações do Regulamento e comunicado as alterações ao alinhamento da equipa à Organização poucos minutos antes do início dos treinos.

Desta feita, com a passagem de Fábio Godinho para a BF Team e a ausência de João Fonseca, A Morte Team não esteve representada neste grande prémio.

A manobra da BF Team será fundamental para o eventual título de equipas, pois os 14 pontos conquistados por Fábio Godinho mantêm a equipa a uma distância relativamente confortável dos adversários.


Campeonato de equipas
1º BF Team 126 pts
2º RR Sauber 109 pts
3º KXT 104 pts


Como estaria o campeonato se a BF não contratasse Godinho para o XIII GP
1º BF Team 112 pts
2º RR Sauber 109 pts
3º KXT 104 pts


segunda-feira, 13 de setembro de 2010

XIII GP - Entrevista com Ismael Paulino (1)

Paulino radiante, após receber a medalha do 9º lugar.
Ismael, passar de 5º para 3º na largada, liderar durante várias voltas, não perder o sangue frio depois de ser ultrapassado e pressionar o novo líder, e estar em 2º a 3 voltas do fim... o 9º lugar só pode ser decepcionante?
Pelo contrário! Foi uma óptima corrida, muito divertida e atingi plenamente os meus objectivos.


Como assim?
O meu objectivo ao iniciar esta prova era terminar no top-ten, pois isso garantia-me, em caso de vitória do Vrielink ou do Ferreira, que não dependeria de ninguém para ser campeão em Leiria. Terminei no 9º lugar e o Vrielink em 2º, pelo que ainda consegui sair de Fátima com um ponto de vantagem!




Mas não é decepcionante perder uma volta numa escapatória devido a um erro alheio?
Há 2 anos, estava o mesmo calor sufocante da tarde de Sábado, e fiz uma prova em esforço e a baixar de 1º para 4º. Desta vez, não só era dos mais rápidos em pista como não me senti cansado, cometi apenas um único erro e estive em condições de atacar quando o Ferreira me passou. Melhor, só se tivesse conseguido descolar do Ferreira, a meio da corrida. além disso, a pista estava muito divertida e desafiante. O que aconteceu com a Sandra foi um mero incidente de percurso; aliás, eu tinha plena consciência de que os rookies estavam a ter muitas dificuldades com a gravilha e poderia ter tido mais precauções.


Vamos ao início. Qual a sua impressão dos treinos?
Decepcionantes. Estava a andar muito bem, ninguém me ultrapassou, mas tive dificuldades em conseguir uma volta limpa. No final dos treinos, o Alemão estava um pouco mais lento que eu mas nunca consegui passá-lo. Creio que poderia ter ficado acima de 5º. Felizmente o Ferreira estava apenas em 3º e o Vrielink atrás de mim, pelo que tinha a situação do campeonato controlada.


Ficou surpreendido com a pole de Pedro Ferraz?
Sim! Tinha perfeita noção que o Ferraz era o "jovem lobo" por excelência, em plena ascensão, como o Schumacher em 1992 ou o Alonso em 2003, mas não pensei que estivesse já em condições de estar tão rápido. Já a primeira linha do Paulo Ribeiro não me surpreendeu. Tanto ele como o Alemão estão a prometer bons resultados.


Foi acusado de ter empurrado os seus adversários na curva 2. Como reage?
Larguei melhor que o Ferreira e que o Rodrigues, e coloquei-me do lado de dentro do Ferreira na curva 1. Logicamente, tentei abordar a travagem para a curva 2 de modo a ficar com o lado de dentro da curva, que é para a direita tal como a curva 1. E tinha plena noção que os pneus tinham ficado frios com o tempo de formarmos a pré-grelha, por isso travei da forma mais cautelosa possível. Agora, acredito que não caibam 3 ou 4 karts lado a lado na curva 2, mas eu estava encostado ao limite do asfalto, e espero que possa haver vídeos que o comprovem...

(continua)

domingo, 12 de setembro de 2010

XIII GP: fotos publicadas no Facebook

A Organização do Troféu Pedro Chaves já publicou, na Página do Troféu (http://www.facebook.com/trofeupedrochaves), as primeiras fotos da prova de Fátima, no álbum XIII GP. A foto de capa do álbum é esta,



Com o vencedor Ferraz ao centro, Vrielink no 2º lugar (esquerda) e Morgado (direita). Agradece-se a quem tiver mais fotos disponíveis, bem como vídeos, que as envie para trofeupedrochaves@gmail.com.

Fátima: Pedro Ferraz vence com autoridade



Nota prévia: o Blogue lamenta os atrasos na actualização dos dados e garante que a normalidade será reposta ao longo da próxima semana.



Depois de um grande prémio com muitas peripécias, Pedro Ferraz conseguiu um feito que se pode considerar inédito pelos padrões do Troféu Pedro Chaves, ao conseguir não só a sua primeira vitória apenas na sua terceira participação, mas também o seu primeiro hat-trick (pole position, vitória e volta mais rápida)! Tendo em conta que apenas J. Rodrigues e R. Vrielink tinham conseguido hat-tricks anteriormente, é um feito absolutamente notável!

Quanto aos campeonatos, Paulino conseguiu segurar a liderança mas permitiu a aproximação de Vrielink, antevendo-se um grande final para a temporada em Leiria!... Nas equipas, a RR Sauber conseguiu um excelente resultado e saltou para o 2º lugar, mantendo ainda ténues esperanças de vencer a BF Team no final.

Destaque ainda para o primeiro pódio de R. Morgado no seu regresso à competição e para a estreia positiva de Sandra Dias no troféu.

Como é hábito, as fotos, o report da corrida e as entrevistas serão colocados gradualmente. Fiquemos por agora com a classificação dos campeonatos.

Corrida
Pilotos pontos obtidos
1º P. Ferraz 25
2º R. Vrielink 21
3º R. Morgado 18
4º P. Ribeiro 17
5º J. Rodrigues 16
6º J. Costa 15
7º F. Godinho 14
8º T. Ferreira 13
9º I. Paulino 12
10º M. Alemão 11
11º C. Mateus 10
12º D. Santos 9
13º S. Dias 8

Campeonato Pilotos (top 15)
1º I. Paulino 75 pts
2º R. Vrielink 74 pts
3º T. Ferreira 66 pts
4º J. Rodrigues 56 pts
5º P. Ribeiro 51 pts
6º M. Alemão 48 pts
7º L. Bajouco 46 pts
8º P. Ferraz 42 pts
9º T. Capela 40 pts
10º F. Godinho 35 pts
11º J. Costa 26 pts
12º S. Mateus 25 pts
13º R. Capela 23 pts
14º R. Morgado 18 pts
15º J. Lapão 17 pts
estão classificados mais 18 pilotos, num total de 33.

Campeonato Equipas
1º BF Team 126 pts
2º RR Sauber 109 pts
3º KXT 104 pts
4º 150 SARIP 75 pts
5º Acceleron Motorsport 75 pts
6º C-Sport 63 pts
7º MAT Team 43 pts
8º A Morte Team 37 pts
9º Wind Dummy 5 26 pts
10º Wind Dummy 2 26 pts
11º Wind Dummy 4 21 pts
12º Renegados 14 pts
13º Wind Dummy 10 pts
14º Wind Dummy 3 5 pts

sábado, 4 de setembro de 2010

Ferraz no mercado: 150 SARIP não avança

Tal como havia sido anunciado, e apesar dos rumores que circularam, a 150 SARIP não avançou para a contratação de Pedro Ferraz para o lugar deixado vago por Daniel Sousa. Pedro Ferraz perdeu o seu lugar na RR Sauber com o regresso do "piloto residente" Ricardo Morgado, que se vai estrear nesta edição 2010.


Em comunicado, a equipa reiterou o que já havia anunciado:

"o Pedro [Ferraz] é sem dúvida uma das rising stars deste Troféu, e talvez o piloto com maior margem de progressão. Embora fosse uma hipótese interessante, acreditamos que a 150 SARIP deve continuar a manter vivo o espírito da Coloni de Pedro Chaves e, na ausência do seu piloto residente, manter-se com um único kart em pista.


Não deixamos de desejar a melhor sorte ao Pedro e, aliás, incentivamo-lo a criar a Ferraz Grand Prix ou qualquer coisa do género."


O regresso de Daniel Sousa à competição, na última prova de 2010, não está fora de hipótese.


Palmarés de Pedro Ferraz
2 GP
melhor qualificação: 4º
melhor corrida: 9º

XIII GP - o local da acção

Com um vídeo produzido pelos nossos camaradas da BMG.



O título deste post não foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Lista de pesos

A Organização vem por este meio divulgar a lista de pesos por piloto a utilizar na corrida de amanhã.

> Christian Mateus - 90 kg
> David Santos - 58 kg
> Fábio Godinho - 90kg
> Ismael Paulino - 64 kg
> João Costa - 68 Kg
> João Rodrigues - 74kg
> Luís Bajouco - 70kg
> Mário Alemão - 73 Kg
> Paulo Ribeiro - 71 kg
> Pedro Ferraz - 82 kg
> Reinold Vrielink - 84 kg
> Ricardo Morgado - 82 kg
> Sandra Dias - não leva lastro
> Tiago Ferreira - 78kg



Sandra Dias sem lastro
A Organização deliberou por unanimidade, num gesto de bom acolhimento e de agradecimento pela participação, presentear a estreante Sandra Dias com a ausência de lastro no Grande Prémio.
Inclusivamente, o peso da piloto permanece uma incógnita para a Organização, e assim deverá permanecer!

Tiago Capela incerto para o XIII GP

Tiago Capela, vencedor da corrida inaugural da edição 2010 e um dos pilotos mais cotados do plantel, irá provavelmente estar ausente da corrida de Fátima, comprometendo desta forma não só a sua classificação no campeonato, mas também a prestação da C-Sport no campeonato de equipas.

Além disso, Tiago Capela perde assim uma boa oportunidade de vencer, pela primeira vez, uma corrida em piso seco (as suas duas vitórias foram obtidas à chuva.)


Ao vencer em Fátima e se chovesse na corrida de Leiria (em Outubro), Capela poderia até ter hipóteses de vencer o Troféu 2010!


Vê lá se apareces, pá!





Equipa-surpresa não vai aparecer
Afinal, a surpresa não se vai materializar. No entanto, a presença destes pilotos mistério em Leiria não está posta de parte.

Acceleron Motorsport garante Sandra "Danica" Dias

A Acceleron Motorsport anunciou oficialmente a contratação de Sandra "Danica" Dias, estreante no Troféu Pedro Chaves, para se tornar no segundo piloto de substituição da equipa, na ausência de José Figueiredo, o piloto oficial.

Sandra Dias, em declarações obtidas através de várias fontes, declarou estar "extremamente confiante" num bom resultado e pretende mesmo obter o melhor resultado feminino de sempre no troféu.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Regresso de férias!

Estamos a menos de 48h do regresso do Troféu Pedro Chaves e da entrada na recta final da edição 2010! Para além da grande luta no topo da classificação de pilotos, com Paulino a defender uma vantagem de 10 pontos para os rivais Vrielink e Ferreira e 17 sobre Bajouco (sendo que vários pilotos ainda têm hipóteses matemáticas), há a registar a chegada de dois estreantes: David Santos e Sandra Dias - é verdade, pela primeira vez em quase dois anos, o Troféu volta a ter uma participação feminina!


A última vez que o Troféu esteve em Fátima (IV GP, 2008) resultou num hat-trick para R. Vrielink, que se posiciona assim como forte candidato à vitória neste GP. Contudo, essa é também a sua vitória mais recente.

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Estamos no defeso (2)

3º Convívio Loja do Kart - 1ª Manga

terça-feira, 20 de julho de 2010

Estamos no defeso

...portanto, gozai todos as vossas férias enquanto ficamos com o último duelo entre Senna e Prost, na corrida de karting de Bercy, no final de 1993.

segunda-feira, 19 de julho de 2010

RR Sauber confirmada a 100%

Assim que viu a Laranja Mecânica perder a final do Campeonato do Mundo de Futebol FIFA 2010, R. Vrielink não perdeu tempo, encheu-se de brios e confirmou a presença da RR Sauber em Fátima, finalmente com o regresso de R. Morgado (1ª vez em 2010), a quem se coloca, desde já, o desafio de fazer esquecer o piloto de substituição, o valadense Pedro Ferraz.

A RR Sauber segue no 3º lugar do campeonato de equipas, com 70 pontos.

domingo, 27 de junho de 2010

Vrielink faz testes em Fátima

O vice-campeão de 2008 e actual 2º classificado do campeonato efectuou na tarde de hoje uma sessão de testes privados no kartódromo de Fátima, palco do próximo GP. Fiquemos com o seu relatório, enviado por SMS para a redacção deste Blogue:

1º teste em Fátima concluído, resultados positivos e com uma boa equipa de mecânicos para ultimar alguns pormenores. Pista suja que dificultou ao princípio. Para o fim melhores trajectórias. Bom teste.

Vrielink no Funpark, no IV GP (Junho 2008), onde alcançou o hat-trick.


O XIII GP Pedro Chaves realiza-se no Funpark, a 4 de Setembro.


Palmarés de R. Vrielink
11 GP
vice-campeão 2008
2 vitórias

3 "pole-positions"
3 VMR
6 pódios
10 corridas no Top-Ten
2 "Pole+Vitória"
1 Hat-Trick (Pole+Vitória+VMR)

sábado, 26 de junho de 2010

150 SARIP desmente aproximação a Ferraz

O anunciado regresso de Ricardo Morgado à RR Sauber, aliado à disponibilidade de Pedro Ferraz para continuar a sua participação no Troféu, estão a levantar alguma agitação no paddock. Dadas as boas prestações do piloto oriundo de Valado dos Frades, algumas equipas - nomeadamente aquelas com mais dificuldades em assegurar a participação a 100% - viram-se para a possibilidade de assegurarem a contratação desta jovem estrela em ascensão.

Contudo, nada é oficial. Do lado da Acceleron Motorsport, mencionar a hipótese seria pura especulação, pois nada foi possível confirmar. Do lado da 150 SARIP, fonte oficial da equipa mencionou que "Daniel Sousa continua a ser o piloto da equipa, mesmo que ainda não tenha participado oficialmente este ano." Sobre a plausível participação de Danish Latif, a equipa ripostou: "a participação do Danish estaria sempre enquadrada na situação de excepção provocada pelo baixo número de inscritos e em coordenação com a Organização do Troféu. Não está prevista a sua participação noutras corridas." Conseguimos, contudo, arrancar uma opinião sobre a performance de Ferraz: "Trata-se de um piloto rápido e com grande margem de progressão, que qualquer equipa gostaria de contar. No entanto, isso não interfere com a nossa estratégia."


Palmarés de Pedro Ferraz
2 GP
melhor qualificação: 4º
melhor corrida: 9º

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Piloto cada vez mais na calha

O piloto referido nesta ocasião voltou a ser contactado pelo Troféu Pedro Chaves. O programa de perda de peso progride a bom ritmo e uma participação nos 2 últimos GP desta temporada, em vez da presença apenas em Leiria, não está de posta de parte. Mais ainda: poderá mesmo estar em curso a constituição de uma nova equipa com budget para participar nas duas últimas corridas, o que lhe daria fortes possibilidades de alcançar o top10 no campeonato de equipas. Um caso a acompanhar.

quinta-feira, 24 de junho de 2010

XII GP - pelotão intermédio

Jorge Bajouco (35), Ricardo Capela (30) e Paulo Ribeiro (18). Mais uma vez, os nossos agradecimentos a Lídia Silvestre, autora das fotos.

domingo, 20 de junho de 2010

12º GP - quinto e sexto

Mário Alemão na frente de Tiago Capela. A segunda de três fotos de alta resolução e qualidade. Autoria de Lídia Silvestre.

(clicar para aumentar)