sábado, 12 de junho de 2010

XII GP - entrevista com Reinold Vrielink

O amadorismo do Troféu, associado às deficientes condições de imagem e ao vento que se fazia sentir em Palmela, impossibilitam que consigamos ouvir as declarações do piloto holandês. É tanto mais pena porque o vice-campeão de 2008 é habitualmente parco em palavras e desta vez até se fartou de falar.



Contamos ter uma entrevista em texto com Vrielink assim que possível, para remediar esta situação. Não deixamos de agradecer a Nuno Reis, que tem feito um excelente trabalho dadas as condições possíveis.

sexta-feira, 11 de junho de 2010

XII GP - Entrevista vídeo com João Rodrigues




E se tivesse terminado 3 voltas antes?
O campeonato está assim:

Paulino 63 pontos
Vrielink 53 pontos
Ferreira 53 pontos
Bajouco 46 pontos
Capela 40 pontos
Rodrigues 40 pontos




Se a corrida de Palmela tivesse terminado 3 voltas antes, estaria assim:

Paulino 55 pontos
Vrielink 53 pontos
Ferreira 53 pontos
Rodrigues 48 pontos
Bajouco 46 pontos
Capela 40 pontos

Se Rodrigues perdeu realmente as suas hipóteses para o tricampeonato, foi nestas últimas 3 voltas. Se tivesse aguentado o ritmo, estaria a apenas 7 pontos da liderança e tudo seria diferente. No entanto, o bicampeão continua extremamente rápido e será certamente um factor capaz de desestabilizar os contendores ao título (que ainda está ao seu alcance, de qualquer forma) nas duas últimas provas.

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Dário Pedro pondera regresso à competição

Em entrevista ao blogue do Troféu Pedro Chaves, Pedro recordou a sua participação no Troféu e a sua luta com Vítor Pedrosa. Embora esteja consciente de que não terá condições para obter resultados de monta, manifestou abertura para participar no último GP da temporada, em Leiria.


Palmarés no Troféu Pedro Chaves
Dário Pedro conta com 1 participação no TPC, no VII GP (Batalha 2009), tendo terminado na 15ª posição (6 pontos.)

XII GP: Danish Latif falha Tony Carreira para ser piloto-reserva

O piloto moçambicano Danish Latif acedeu ao pedido da Organização do Troféu Pedro Chaves e compareceu em Palmela, pronto a participar se fosse necessário. Confrontada com a possibilidade da não presença do número de pilotos mínimo exigido pelo KIP, a Organização solicitou a Latif que viesse equipado a rigor.
Afinal, a confirmação da participação de Jorge Lapão acabou por tornar desnecessária a participação do piloto moçambicano, que terá afirmado "e perdi eu o Tony Carreira para estar aqui..."



Caso tivesse participado, Latif teria sido inscrito pela 150 SARIP em substituição de Daniel Sousa. I. Paulino, da 150 SARIP, afirmou em entrevista ao Blogue que "o Danish mostrou grande espírito desportivo e o seu apoio foi essencial para o bom resultado que a equipa conseguiu. Obrigado, pá! E espero que estejas mesmo presente nos 2 últimos GP da temporada!


Palmarés no Troféu Pedro Chaves
Danish Latif ainda não fez a sua estreia no Troféu.

terça-feira, 8 de junho de 2010

XII GP - As primeiras voltas

Mais uma vez, o Paulo Ribeiro permite-nos uma perspectiva privilegiada da corrida. Aqui com a largada e as primeiras voltas.

domingo, 6 de junho de 2010

Resultados do XII GP já disponíveis

Já estão disponíveis para consulta os resultados da corrida de ontem, no respectivo link no menu lateral deste Blogue. O link é este.

KIP: fantástico!

Boa pista;

Material rolante em muito boas condições, tanto em termos mecânicos e de condução como até em termos visuais;

Boas instalações (embora o vestiário pudesse ser um bocadinho maior);

Boa organização, na secretaria e nas pista, com recursos suficientes e até com definição clara, em
termos desportivos, do que constitui uma incorrecção, e não apenas o "penalizamos toques porque isso sai-nos caro";

Colocação atempada de lastros - sem sequer pedir aos pilotos para o fazer!

E, até, espumante para os 3 primeiros;



Enfim, resta-nos indicar o KIP - Kartódromo Internacional de Palmela como um dos melhores onde já estivemos, e recomendá-lo a todos os leitores e interessados em karting que passem pelo nosso Blogue!

Palmela: Paulino vence e reforça liderança

Naquela que foi provavelmente a corrida mais "apertada" em termos de resultados finais (1,5s entre o 1º e o 4º; 9s entre o 1º e o 6º; apenas 1 retardatário; 7 pilotos a fazerem as suas voltas mais rápidas a menos de 1 segundo da volta mais rápida, etc.), I. Paulino venceu pela primeira vez na sua carreira e aumentou a sua liderança no campeonato 2010 para 10 pontos sobre o 2º classificado, que é agora R. Vrielink, com os mesmos pontos de Tiago Ferreira. Vrielink e Ferreira completaram o pódio por esta ordem, com o bicampeão J. Rodrigues a quedar-se pelo 4º lugar depois de muitas voltas na liderança.

A corrida foi decidida na penúltima volta, quando se deram as últimas trocas de posições entre o grupo dos 4 primeiros classificados, que rolaram colados durante toda a corrida.

Todas as informações serão colocadas muito brevemente. Por agora ficamos com os resultados principais:

Corrida
1º I. Paulino
2º R. Vrielink
3º T. Ferreira
4º J. Rodrigues
5º M. Alemão
6º T. Capela
7º R. Capela
8º P. Ribeiro
9º P. Ferraz
10º L. Bajouco
11º J. Bajouco
12º J. Lapão

Campeonato Pilotos (top 15)
1º I. Paulino 63 pts
2º R. Vrielink 53 pts
3º T. Ferreira 53 pts
4º L. Bajouco 46 pts
5º T. Capela 40 pts
6º J. Rodrigues 40 pts
7º M. Alemão 37 pts
8º P. Ribeiro 34 pts
9º S. Mateus 25 pts
10º R. Capela 23 pts
11º F. Godinho 21 pts
12º P. Ferraz 17 pts
13º J. Lapão 17 pts
14º N. Rebelo 16 pts
15º J. Fonseca 16 pts
Estão classificados mais 15 pilotos, num total de 30.


Campeonato Equipas
1º BF Team 99 pts
2º KXT 77 pts
3º RR Sauber 70 pts
4º 150 SARIP 63 pts
5º C-Sport 63 pts
6º Acceleron Motorsport 50 pts
7º A Morte Team 37 pts
8º MAT Team 28 pts
9º Wind Dummy 5 26 pts
10º Wind Dummy 2 26 pts
11º Wind Dummy 4 21 pts
12º Renegados 14 pts
13º Wind Dummy 10 pts
14º Wind Dummy 3 5 pts

sábado, 5 de junho de 2010

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Os duelos do XII GP

Tiago Capela vs Ismael Paulino
O piloto batalhense, 5º classificado do campeonato 2010 e 2º ex aequo na lista de pilotos com mais vitórias na história do Troféu, já afirmou que a sua luta é terminar à frente do actual líder do campeonato e provar que consegue batê-lo em piso seco. Já Paulino defende que "o Capela já ficou à minha frente uma vez em piso seco; o que ele tem de provar é que consegue vencer uma corrida em piso seco!"


João Rodrigues vs Luís Bajouco
O bicampeão está há 3 corridas sem vencer e sem sequer ir ao pódio. Passe os seus problemas com a chuva e a corrida atribulada no Bombarral, está na hora de provar que ainda tem o que é preciso para vencer uma corrida. Mas, acima de tudo, está na hora de conseguir bater Luís Bajouco em corrida. Esta é a 5ª participação de Bajouco, que nas 4 anteriores terminou sempre na frente do bicampeão. Já agora, Bajouco está a 3 pontos da liderança...


BF Team vs KXT
A equipa campeã em título conseguirá recuperar o atraso pontual para a líder do campeonato?


150 SARIP vs Acceleron Motorsport
O regresso da C-Sport, a presença da RR Sauber com 2 pilotos e a ausência d' A Morte Team deixa à 150 SARIP e à Acceleron, ambas com um só piloto, a mais que provável luta pelo 5º lugar da geral. Mas cuidado com a MAT, que pode estar a preparar uma surpresa...

XI GP Pedro Chaves - a largada

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Como será o próximo pódio?


Pódio da última corrida, o XI GP Pedro Chaves, com Sérgio Mateus (1º), I. Paulino (2º) e Reinold Vrielink (3º).

domingo, 30 de maio de 2010

Falta apenas uma semana

Falta apenas uma semana para a 3ª corrida da temporada, e embora os níveis de amadorismo tenham crescido ao ponto de vários conteúdos relativos à 2ª prova não terem ainda sido publicados, ao longo desta semana iremos fazer a antevisão da estreia do Troféu Pedro Chaves no circuito de Palmela! Para começar, com a confirmação do regresso a 100% da C-Sport ao campeonato, com Tiago Capela a tentar recuperar o tempo perdido com a sua ausência no Bombarral. Em declarações ao nosso blogue, Capela elegeu o actual líder do campeonato, I. Paulino, como o alvo a abater! Não exactamente para tentar regressar à liderança do campeonato, mas apenas para provar a Paulino que consegue batê-lo em pista seca!
(Como, de resto, até já aconteceu no VII GP, Batalha 2009, pelo que na verdade será a vez de I. Paulino se bater com Capela em pista seca e provar que pode vencer!)

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Resultados do XI GP

Já foram postados, no respectivo menu na lateral deste blogue, os resultados completos da segunda corrida de 2010.
Para visualizar melhor, basta clicar para aumentar as imagens.


Em breve, e se os responsáveis deste Blogue tiverem tempo, será acrescentada uma tabela com as voltas mais rápidas (da corrida) ordenadas. Se houver algum voluntário entre os leitores para o fazer, agradecemos. Basta colocar num ficheiro Excel e aplicar um filtro. Em todo o caso, foi Mário Alemão que fez a 2ª VMR, a apenas 0,15s de Vrielink.

domingo, 2 de maio de 2010

XI GP - Entrevista com Mário Alemão

Qual a sua opinião geral da corrida?
Mais uma corrida extremamente competitiva, o que é bom para o Troféu. Infelizmente, não foi o que esperava pois parti na 1ª linha da grelha da partida e tal como aconteceu no ano anterior, cai para os últimos lugares. Tenho as melhores experiências neste kartódromo, mas também as piores…


Como reagiu ao aguaceiro que caiu durante os treinos?
Nada que já não nos vamos habituando [aguaceiros nas provas]… mas obrigou a estudar a pista por nunca ter corrido neste kartódromo nessas condições.


Percebeu que a pista estava a secar rapidamente?
Percebi que poderia secar, mas não era de uma forma uniforme ao longo do traçado. Felizmente que secou!


Esta foi a sua melhor qualificação de sempre – mesmo sem ter conseguido melhorar na última volta, como fizeram quase todos os pilotos. O que aconteceu na sua última volta? Acha que poderia ter feito a pole position?
Não havia motivos para arriscar em condições diversas ao longo da pista (ora seco, ora molhado), quando tinha apostado tudo logo no inicio que foi o que valeu a 2ª volta mais rápida. Talvez se tivesse tido a pista seca por mais tempo, a pole position fosse minha. Ainda assim, tenho que dar o mérito ao meu colega João Rodrigues pois conseguiu ter a pole position nas ditas condições diversas.


Como reagiu à largada e à primeira volta?
Largada sempre rápida mas com cautela pela “avalanche” que vinha atrás. A KXT conseguiu andar num bom ritmo e sem problemas desde o arranque e durante a 1ª volta.


Parece que teve um acidente à 6ª volta. Conte-nos o que aconteceu?
Encontrava-me em 7º (se não estou em erro) quando de entre o grupo de 4/5 pilotos que se encontravam à minha frente, o Paulo Ribeiro foge de traseira por subida à escapatória/toque adversário e acaba por ficar atravessado [já apresentado num vídeo]. Como vinha com trajectória alargada e sem tempo para me meter pelo lado interior da pista, ou batia no Paulo ou também eu subia à escapatória. Optando pela escapatória, acabei por não ter muito terreno para me meter de volta à pista e assim fui “pastar” na relva. Fosse pela inclinação da relva, fosse pela relva se encontrar muito crescida (lol), fosse pela demora na ajuda do comissário, acabei por perder mais de 1 minuto antes de conseguir voltar à pista.

Alemão, imobilizado sobre a relva.

Conseguiu atacar, até ao final da corrida?
Nada que já não tivesse acontecido neste mesmo kartódromo na edição anterior do Troféu, depois do meu regresso à pista tive muito espaço livre à minha frente para poder recuperar. Assim foi, até ao 13º lugar.


9º, a 17 pontos da liderança. Vê razões para desistir da luta pelo título, num campeonato tão apertado e com tão pouca diferença entre os contendores? Falta-lhe ainda a primeira vitória, tal como ao líder do campeonato…
É favor não encomendar faixas de campeão pois ainda nem sequer chegámos a meio da edição deste ano. Há inúmeros pilotos capazes de lutar pelo título este ano. Falta de facto a 1ª vitória, mas como se pode ver pela edição deste ano, isso não é sinónimo de liderança.