sábado, 24 de abril de 2010

Comunicado da Organização

Face à polémica que se tem instalado relativamente à disciplina em pista, a Organização vem esclarecer o seguinte:


- não há motivos para acreditar que o Troféu Pedro Chaves tenha mais indisciplina que qualquer outra modalidade automobilística (excepção aos ralis, onde não existe confronto directo entre pilotos.) Seja a Taça Inter-Troféus, onde há histórias de acidentes perigosos, seja a própria F1, onde Senna e Prost construíram um currículo de manobras arriscadas, há coisas que são próprias do automobilismo.




- o Troféu Pedro Chaves desde sempre primou por um espírito de competição saudável entre os seus participantes e, apesar de tudo, continua a não haver registo de incidentes graves. De resto, os toques nunca são responsabilidade de uma “ovelha” negra; pilotos veteranos, pilotos com algum tempo de casa, estreantes absolutos, e até alguns que se queixam – de todos há algum registo de incidentes.




- Em 2010, o Troféu Pedro Chaves passou a ter mais meios vídeo, e isso tem permitido quase identificar os responsáveis dos “toques” mais “mediáticos”. Contudo, e tal como acontece no futebol profissional, não acreditamos que essa seja uma forma de a Organização se substituir às responsabilidades dos kartódromos – que são os primeiros interessados em manter a integridade dos seus equipamentos.




- O Troféu Pedro Chaves não tem outros meios de influenciar as Organizações dos Kartódromos que não a reclamação posterior à corrida e a penalização em termos de calendário. É sabido que não vamos a Almeirim em 2010 por esse motivo. O calendário de 2011 ainda não está definido e esses critérios continuarão a ser aplicados.




- A Organização, mais uma vez, apela ao espírito desportivo de todos os participantes, presentes e futuros, do Troféu.

RR Sauber confirmada a 100% para Palmela

A Organização do Troféu recebeu um telegrama claro e conciso:

O meu parceiro Ricardo Morgado está IN. RR Sauber rumo ao 2do lugar.

Confirma-se assim o regresso de Morgado às pistas, ele que alcançou o 11º lugar entre os 47 pilotos que pontuaram em 2009. Em reacção à notícia, I. Paulino comentou que
"na 150 SARIP, estamos conscientes que o 3º lugar na tabela de equipas é possível devido aos problemas que têm afectado praticamente todos os nossos rivais. Sem desprimor para o amigo Ferraz, que fez o possível em circunstâncias muito difíceis na Batalha, o Ricardo é um reforço importante. Cá estaremos para dar a luta possível!"

Pedro Ferraz: (ao centro, ao lado da BF Team e atrás do Mister Pragosa)
um resultado honroso na Batalha não impediu o regresso de Morgado


A declaração de Vrielink é igualmente um desafio directo às outras equipas, nomeadamente à campeã em título KXT, que segue no 2º lugar com 44 pontos.

R. Morgado tem como melhor resultado um 10º, no VII GP (Batalha 2009).



Equipamento próprio?
Especula-se também que a RR Sauber poderá, à imagem da BF Team e da 150 SARIP, arranjar um equipamento próprio. Não se sabe ainda se fato de competição, fato macaco ou simplesmente camisola, mas a cor será o laranja, por ser facilmente identificável.

A Organização do Troféu saúda todas as equipas e pilotos que optem por um equipamento próprio e distintivo, para facilitar a identificação de todos, dentro e fora de pista. Se trouxerem capacete próprio, melhor ainda.

sexta-feira, 23 de abril de 2010

XI GP - entrevista c/ João Rodrigues

Em maré de azar, sempre rápido (mais uma pole position!) mas com um toque à Pedro Couceiro, o bicampeão Rodrigues em entrevista.

João, mais um resultado no top ten, mais uma pole position, mas está a 15 pontos da liderança. Qual a sua opinião geral da corrida?
Esta foi a corrida que decididamente frisou que não estou a conseguir manter a eficácia, regularidade e sobretudo a ausência de erros que me permitiu revalidar o título o ano passado. Não tivesse eu cometido um grande erro logo na 2ª ou 3ª volta, julgo que teria capacidade de lutar por lugares mais cimeiros. Foi uma corrida em esforço, para manter contacto com quem seguia à minha frente e para não perder posições para os pilotos que me seguiam, mas apesar de tudo continuo a manter um grande apreço por este kartódromo, pois os declives da pista tornam a condução muito emocionante, colocam um desafio diferente em relação aos demais circuitos do campeonato.


Como reagiu ao aguaceiro que caiu durante os treinos?

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Mais um piloto na calha

O Blogue do Troféu Pedro Chaves teve acesso exclusivo a declarações de um antigo piloto que costumava juntar a pista e a mesa num mesmo ritual gastronómico-automobilístico (dando como exemplo a proximidade geográfica entre o NDML, nos Milagres (Leiria), e o cluster dos leitões na vizinha freguesia da Boavista. Este piloto poderá estar de regresso à competição, estando neste momento a efectuar um intenso programa de preparação física, que inclui, nomeadamente, uma perda drástica de peso. Para sua grande infelicidade, note-se! Mas os rigores do karting assim o exigem.


E em 2010, como será?


Espera-se a sua estreia no Troféu Pedro Chaves na última prova deste ano, em Leiria (Outubro). Não se sabe se irá mesmo voltar aos leitões após a corrida.

XI GP - 4ª, 5ª e 6ª voltas

Até ao acidente, que comprometeu a corrida de P. Ribeiro, e estragou totalmente a corrida de M. Alemão (o piloto que se vê em cima da relva, virado ao contrário.)

segunda-feira, 19 de abril de 2010

XI GP - A largada e as primeiras três voltas



Com a colaboração do Paulo Ribeiro, que é quem leva a câmara no capacete. Mais vídeos nos próximos tempos.

Qualifying report - nova experiência à chuva

Depois de uma corrida em que começou a chover durante os treinos e a pista se manteve molhada até ao fim; e outra corrida em que choveu de início a fim; e depois de uma semana bastante chuvosa, havia alguma apreensão durante o dia de Sábado. Visitas ao sites de previsão meteorológica, telefonemas para pilotos mais próximos da pista, de tudo valeu. Pingava quando os pilotos se fizeram à pista, mas havia algum sol.


no pitlane, antes dos treinos


Incrivelmente, S. Pedro fez as coisas a contento de todos: castigou aqueles que não queriam chover, ao obrigá-los a desenvencilharem-se nos treinos; mas poupou-os, dando-lhes uma corrida com piso completamente seco.


Foi inacreditável como uma simples sessão de treinos de 15 minutos começou com piso seco, molhou o suficiente para vários pilotos irem à valeta, e voltar a secar completamente. Voltará isso a acontecer alguma vez no Troféu Pedro Chaves? Para além de – tal como em Leiria – os pilotos terem de lidar com uma pista que se torna escorregadia, aqui houve o desafio extra de perceber quando é que a pista estava a secar, o que começou a acontecer sensivelmente a 3 ou 4 minutos do final, e abandonar a trajectória de chuva para voltar à trajectória normal, que já “agarrava” outra vez.

Não é a largada; é mesmo tráfego difícil, durante os treinos.


Contudo, como a pista secou totalmente, a chave para uma boa qualificação esteve em conseguir que a última volta antes do final dos treinos fosse limpa. Apenas três pilotos não fizeram o melhor tempo na sua última volta; Alemão foi um deles, ele que detinha a pole provisória – mas acabou destronado pelo colega de equipa Rodrigues. Já Hugo Rebelo e L. Bajouco não conseguiram bons tempos na sua última volta.

domingo, 18 de abril de 2010

Bombarral: Mateus estreia-se a vencer

Numa tarde marcada pela chegada de 12 novos pilotos à edição 2010, - 9 dos quais estreantes absolutos no Troféu Pedro Chaves - pela estreia de 6 novas equipas, e depois de uma sessão de treinos marcada por um aguaceiro tão breve que a pista voltou a secar ainda antes do final, dando lugar a uma corrida disputada totalmente em piso seco, Sérgio Mateus repetiu a proeza de Nelson Silva na Batalha 2009 e venceu na sua estreia. I. Paulino ficou no segundo lugar, o que o coloca, pela primeira vez na sua carreira, na liderança do campeonato, e R. Vrielink voltou finalmente aos pódios, com o 3º lugar final.
Em termos de equipas, o excelente resultado de conjunto da BF Team (Bajouco 4º e Ferreira 7º) dá-lhe um avanço de uns incríveis 26 pontos sobre a KXT, apenas à 2ª prova do campeonato.

Os resultados completos, bem como entrevistas, fotos, vídeos, etc., serão publicados brevemente. Por agora, ficamos com a classificação final da corrida, abaixo, e com a classificação dos campeonatos, que pode ser consultada no menu lateral deste blogue.


Bombarral - Classificação Final

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Start your engines!

Na véspera do XI GP Pedro Chaves, deixamos as últimas notas relevantes:


- Apesar dos aguaceiros e das trombas de água dos últimos dias, a previsão do estado do tempo aponta para isso mesmo: aguaceiros. Não se prevê um dia de temporal como no último GP; pode, em vez disso, estar 3 ou 4 horas sem chover, garantindo uma corrida totalmente em piso seco. Relembramos que, no GP Bombarral 2009, ameaçou chover do início ao fim, e chegaram a cair uns pingos - mas sem influência no resultado.
Em todo o caso, a Organização recomenda a todos que estejam preparados para a chuva.


- Confirma-se a ausência de Tiago Capela, por motivos de agenda pessoal. Contudo, o ainda líder do campeonato já garantiu ao nosso Blogue que vai estar presente no XII GP, em Palmela, no dia 5 de Junho.


- Assim, Tiago Ferreira é o piloto mais bem classificado dos presentes no Bombarral, com 21 pontos.


- Estão inscritos 25 pilotos, dos quais cerca de 10 são estreantes. Ainda há a possibilidade de haver mais 3 ou 4 inscrições. Simulemos a pontuação, de acordo com o regulamento em vigor, e de acordo com a lotação máxima do KIRO:

1º 25 pts
2º 21 pts
3º 18 pts
4º 17 pts
5º 16 pts
6º 15 pts
7º 14 pts
8º 13 pts
9º 12 pts
10º 11 pts
11º 10 pts
12º 9 pts
13º 8 pts
14º 7 pts
15º 6 pts
16º 5 pts
17º 4 pts
18º 3 pts
19º 2 pts
20º 1 pt
21º 1 pt
22º 1 pt
23º 1 pt
24º 1 pt
25º 1 pt
26º 1 pt
27º 1 pt
28º 1 pt
29º 1 pt
30º 1 pt


- Pede-se a todos os pilotos que cheguem atempadamente, para não atrasar os procedimentos habituais.


Boa sorte a todos!

domingo, 11 de abril de 2010

Ainda há 5 vagas!

A menos de uma semana do segundo GP da temporada, ainda existem 5 vagas disponíveis para os pilotos de última hora!

quinta-feira, 8 de abril de 2010

150 SARIP estreia novo equipamento

A 150 SARIP anunciou oficialmente que vai estrear um novo equipamento no XI GP, no Bombarral.


A equipa refere que "após 3 anos e 10 Grandes Prémios de competicao regular, e tendo em conta que se avizinha uma temporada longa e complicada [pela primeira vez serao 5 corridas num só ano], decidimos apostar num equipamento proprio e distintivo."


Alem de ser ligeiramente (mas nao muito) mais confortável que o equipamento tradicional, o novo equipamento vem servir para " contrabalancar o jogo psicológico de outras equipas, que já apostaram num equipamento proprio." Trata-se, portanto, de mais um elemento para a estratégia da equipa, a somar ao capacete personalizado e ao logotipo.


Tiago Ferreira e Luis Bajouco, da BF Team, com os equipamentos Sparco


Nao se sabe ainda se ambos os pilotos da equipa envergarao o equipamento, estando para já apenas confirmado para I. Paulino.

A 150 SARIP, com o seu equipamento actual (versao chuva)

As cores do equipamento serao anunciadas somente no proprio dia da corrida.

sábado, 3 de abril de 2010

Acceleron em negociações

Aumentam as possibilidades de a Acceleron estar a 100% no Bombarral! Na sequência da indisponibilidade de agenda de José Figueiredo, a equipa tem mantido negociações com pilotos dentro e fora do seu plantel inicial, chegando ao ponto de receber sugestões de equipas rivais. Segundo apurámos, I. Paulino contactou a Acceleron e sugeriu-lhe o nome de um piloto em substituição de J. Figueiredo.

"Não posso revelar a sua identidade, por motivos óbvios; só posso adiantar que se trata de um bom piloto, e meu conterrâneo", acrescentou Paulino ao Blogue.

A Acceleron adiantou laconicamente que "há negociações com vários pilotos e estamos plenamente confiantes de que conseguiremos um bom substituto para o José."

quinta-feira, 1 de abril de 2010

25 inscritos! 11 estreantes!

O XI GP tem neste momento 25 pilotos inscritos, o que constitui um novo recorde na história do Troféu! Contudo, apenas 22 pilotos estão "confirmados", ou seja, entregaram o respectivo sinal. Sendo que este "apenas" constitui já a garantia da segunda corrida mais participada de sempre!

Os interessados devem despachar-se, pois "só" há 30 vagas disponíveis!

A corrida com mais participações foi o VI GP (precisamente o Bombarral 2009, a 1ª corrida desse ano), onde estiveram presentes 24 pilotos.


Atenção: este é vídeo meramente ilustrativo e
sem qualquer relação com o Troféu Pedro Chaves





Ademais, existem 11 pilotos estreantes inscritos - mas todos eles têm experiência prévia de karting! Este poderá ser o GP mais competitivo da história do Troféu! Entretanto, o paddock agita-se e teremos mais novidades nos próximos dias.

quarta-feira, 31 de março de 2010

terça-feira, 30 de março de 2010

5 estreias!

Por entre a lista de pilotos confirmados para o XI GP Pedro Chaves (e são, neste momento, 18! não estando ainda fechada), existem nada mais, nada menos, que 5 estreias! E mais: nenhum deles vai pilotar um kart pela primeira vez! Adivinha-se, portanto, uma corrida super-competitiva!

O Blogue do Troféu deseja boa sorte a todos os estreantes, e que tenham melhor sorte que a estreia do piloto que se vê neste vídeo, com o carrinho verde da Seven Up, com um problema macânico logo à primeira volta.

segunda-feira, 29 de março de 2010

quinta-feira, 25 de março de 2010