Especula-se, no paddock do Troféu, que o XI GP (Bombarral) poderá voltar a ter uma mulher na lista de participantes. Mais pormenores são, por enquanto, desconhecidos.
Fonte ligada à Organização garante que "essa era uma excelente notícia. As mulheres sempre foram bem-vindas no Troféu, e pena que só tenhamos tido três participantes. Aguardamos a confirmação com expectativa."
O Troféu Pedro Chaves não tem participação feminina desde o V GP (Leiria, Outubro 2008.)
segunda-feira, 8 de março de 2010
X GP - a entrevista de Paulo Ribeiro

A @cceleron terminou a corrida no 13º e 14º lugares, posições muito aquém do esperado. O que se passou?
Esta corrida não nos podia ter corrido pior… Foi um autêntico desastre. Não nos conseguimos adaptar às condições da pista, falta-nos técnica e experiência em molhado com slicks. Tentámos rodar depressa, fizemos erros consecutivos, pagámos o preço.
Qual a sua opinião geral da corrida?
A corrida foi boa, embora a luta fosse com a pista, não entre os pilotos. Gostei de ver uma partida limpa. Houve alguns toques a mais mas, nas condições que estavam, são aceitáveis…
Acreditava poder obter uma melhor classificação?
Sem dúvida. Mas quando tive que deixar passar o pelotão, por duas vezes… percebi que a minha corrida tinha acabado ali. Restava-me controlar os danos.
O que achou da pista da Batalha?
Gosto da pista em seco. Em molhado, chega a ser perigosa demais. Não percebo como uma das melhores pistas do país não pode ter os carros equipados com pneus de chuva. Não é por acaso que, na Europa, se desenvolveram os pneus de chuva. Nos States, preferem parar ou adiar. Os karts pareceram-me bastante bons. A ideia dos lastros é que não faz sentido nenhum… Um peso médio por piloto de 80 quilos? Já agora, temos que ter todos 1 metro e 85?… Em Portugal, o peso médio do piloto varia entre os 70 e 75 quilos. É este o valor de referência na maioria dos kartódromos. Fica a nota. Já andamos a arrastar ferro que chegue…
Como reagiu à largada e à primeira volta?
Foi o meu melhor período da corrida! Ganhei lugares na partida ao curvar por dentro e consegui aguentar-me no tráfego. Quando quis ir buscar os primeiros, comecei a minha longa série de “têtes” e pronto, acabou-se…
Sabia em que posição estava?
Nunca soube… É pena que os kartódromos não tenham um totem de classificação a seguir à meta… Era o ideal.
Como estavam as condições de visibilidade?
Aceitáveis durante quase toda a corrida. No final, piorou, a viseira estava toda cheia de terra, lama e embaciado…
Quais as perspectivas para os campeonatos?
Estamos muito expectantes… A nossa pontuação foi mínima e as restantes equipas ganharam uma grande vantagem, difícil de recuperar rapidamente. Só depois da prova no KIRO poderemos aferir melhor a situação. Mas estamos feridos no nosso orgulho. Vamos para o Bombarral para atacar a fundo. É tudo ou nada.
domingo, 7 de março de 2010
X GP - a Crónica de Tiago Capela
Ficamos com alguns excertos da conversa de Tiago Capela com o Blogue:
"...nos treinos tive problemas com o kart; eu acelerava mas o motor morria. Teve de ser substituído."
"... ainda nos treinos, apertei demais na longa esquerda que antecede o gancho interior, e fui parar à valeta. Com isto tudo, praticamente só fiz 2 voltas lançadas! Nem sei como fiz a pole position..."
"As primeiras voltas andei atrás do Ferreira, a estudar as trajectórias dele, até o conseguir passar. Depois, fui-me embora..."
"Ainda estive para largar de último! O que dá gozo são as ultrapassagens..."
"Fazer as curvas por fora, travar nos correctores de cimento, aproveitar o cimento sempre que possível - isto era o que o pessoal deveria fazer..."
"...nos treinos tive problemas com o kart; eu acelerava mas o motor morria. Teve de ser substituído."
"... ainda nos treinos, apertei demais na longa esquerda que antecede o gancho interior, e fui parar à valeta. Com isto tudo, praticamente só fiz 2 voltas lançadas! Nem sei como fiz a pole position..."
"As primeiras voltas andei atrás do Ferreira, a estudar as trajectórias dele, até o conseguir passar. Depois, fui-me embora..."
"Ainda estive para largar de último! O que dá gozo são as ultrapassagens..."
"Fazer as curvas por fora, travar nos correctores de cimento, aproveitar o cimento sempre que possível - isto era o que o pessoal deveria fazer..."
sábado, 6 de março de 2010
X GP - Crónica de Michael Augusto

"Gostei da experiência à chuva, mas tive azar na prova, porque o motor do meu kart engasgou e tive que ir trocar o kart às boxes, fazendo-me perder demasiado tempo. A largada correu-me bastante bem e a primeira volta também, mas a partir da segunda foi um descalabro, fruto da falta de experiência de conduzir à chuva e pelo azar que tive no kart. A prova pode ser bonita à chuva, mas eu prefiro um céu limpo.
Espero melhorar significativamente a minha prestação na próxima prova, até porque os Renegados têm algumas esperanças no seu corredor de eleição...LOL!
Vou fazer tudo para poder comparecer às provas, gostaria é de, com alguma antecedência, saber as datas."
Espero melhorar significativamente a minha prestação na próxima prova, até porque os Renegados têm algumas esperanças no seu corredor de eleição...LOL!
Vou fazer tudo para poder comparecer às provas, gostaria é de, com alguma antecedência, saber as datas."
Nota do Blogue: as voltas de M. Augusto comprovam os problemas mecânicos sofridos pelo piloto dos Renegados.
Nota da Organização: foi a pensar nesta necessidade legítima de saber as datas das provas, expressa pelo M. Augusto, que se determinou a publicação em permanência do calendário neste Blogue (no menu do lado direito.)
sexta-feira, 5 de março de 2010
Largada e primeiras 2 voltas
ficamos com o primeiro vídeo do GP de abertura de 2010.
É visível, entre muitos outros pormenores, que Tiago Ferreira liderou o início do GP, que R. Vrielink chegou a estar em terceiro, que I. Paulino perdeu 4 posições na largada, e é visível que M. Augusto teve problemas mecânicos logo à segunda volta.
É visível, entre muitos outros pormenores, que Tiago Ferreira liderou o início do GP, que R. Vrielink chegou a estar em terceiro, que I. Paulino perdeu 4 posições na largada, e é visível que M. Augusto teve problemas mecânicos logo à segunda volta.
X GP - Entrevista com José Figueiredo
(Foto Euroindy) Benvindo ao Troféu Pedro Chaves! Qual a sua opiniao geral da corrida? Como é pilotar à chuva?
É um prazer correr para o troféu Pedro Chaves.
A corrida correu bem, embora não tenha sido uma classificação merecedora de destaque, serviu bastante o seu propósito a nível pessoal, melhorar as performances, em especial com troço tão molhado como o desta prova.
Bem, tenho muito a aprender acerca de condução em piso molhado, em que o nível de confiança ainda não se encontra no seu melhor, afectando directamente as prestações.
Como reagiu à largada e à primeira volta?
No meu ver, não foi um ponto particularmente importante nesta etapa, visto que me propus a melhorar os níveis de confiança em estrada molhada.
E durante a corrida? Muitos piões?
A falta de confiança no piso e no kart devido ao tempo que se fez sentir não permitiu muitos piões, pelo que fiquei sempre com uma margem de segurança. Talvez por isso se explique o lugar por mim alcançado. Mas aconteceram… Oh se aconteceram…
Terminou 30s atrás do seu colega de equipa e 8s à frente de J. Lapão. Foi uma corrida solitária ou teve lutas com alguem?
Tive as minhas lutas, mas erros fatais deram cabo de algumas prestações aceitáveis em voltas isoladas.
Para terminar, quais as perspectivas para as restantes 4 provas do campeonato?
Conseguir o top 10 em piso seco, é esse o meu próximo objectivo e claro, conseguir dar o meu contributo para subir consideravelmente os pontos da equipa.
quinta-feira, 4 de março de 2010
Comunicado da Organizaçao do Troféu
A Organizaçao vem por este meio esclarecer o seguinte:
"Relativamente ao comentário recentemente colocado pelo comentador Um Amigo,
«Venho por este meio chamar à atenção da organização pelo enorme lapso cometido nos agradecimentos...Por ventura n se terão eskecido de agradecer ao nosso reporter de boxes,autor dos flash interviews, Nuno Reis? E já agora também poderiam deixar uma palavrinha de apreço a outro repórter fotográfico de dia, Helder Antunes. Não eskecendo também os agradecimentos aos fãs k se deslocaram em grande número ao kartódromo,apesar das condições atmosféricas nada convidativas...Espero k se faça alguma justiça e k a organização retifike este lapso. »
a Organizaçao vem esclarecer que subscreve inteiramente esta opiniao e que quaisquer responsabilidades pela linha editorial do Blogue do Troféu devem ser assacadas por inteiro ao Blogue, que é uma entidade totalmente independente da Organizaçao, e totalmente impremiável a pressoes - ao invés aquela investigadora que é premiável a pressoes do Governo. Pelo menos foi isto que lemos hoje num rodapé da TVI, à hora do almoço."
Nota do Blogue: também nós subscrevemos esta opiniao do Um Amigo. Aguardávamos apenas que o sr. Reis e o sr. Antunes nos fornecessem o seu material para fazermos a devida vénia. Ao contrário do que Um Amigo pensa, nós nao andamos a dormir - mas temos mais coisas para fazer.
"Relativamente ao comentário recentemente colocado pelo comentador Um Amigo,
«Venho por este meio chamar à atenção da organização pelo enorme lapso cometido nos agradecimentos...Por ventura n se terão eskecido de agradecer ao nosso reporter de boxes,autor dos flash interviews, Nuno Reis? E já agora também poderiam deixar uma palavrinha de apreço a outro repórter fotográfico de dia, Helder Antunes. Não eskecendo também os agradecimentos aos fãs k se deslocaram em grande número ao kartódromo,apesar das condições atmosféricas nada convidativas...Espero k se faça alguma justiça e k a organização retifike este lapso. »
a Organizaçao vem esclarecer que subscreve inteiramente esta opiniao e que quaisquer responsabilidades pela linha editorial do Blogue do Troféu devem ser assacadas por inteiro ao Blogue, que é uma entidade totalmente independente da Organizaçao, e totalmente impremiável a pressoes - ao invés aquela investigadora que é premiável a pressoes do Governo. Pelo menos foi isto que lemos hoje num rodapé da TVI, à hora do almoço."
Nota do Blogue: também nós subscrevemos esta opiniao do Um Amigo. Aguardávamos apenas que o sr. Reis e o sr. Antunes nos fornecessem o seu material para fazermos a devida vénia. Ao contrário do que Um Amigo pensa, nós nao andamos a dormir - mas temos mais coisas para fazer.
quarta-feira, 3 de março de 2010
Alteraçao ao Regulamento: Calendário
Está publicado o calendário do Troféu para 2010, que passará a estar em permanencia no menu lateral deste blogue (à direita). O calendário nao é definitivo e poderá ser alterado.
Por esse motivo, e para que sejam claras as regras para eventuais alteraçoes de datas, foi acrescentado um ponto ao regulamento do Troféu, relativamente ao calendário, que pode ser consultado aqui.
Por esse motivo, e para que sejam claras as regras para eventuais alteraçoes de datas, foi acrescentado um ponto ao regulamento do Troféu, relativamente ao calendário, que pode ser consultado aqui.
X GP - entrevista c/ Tiago Nunes
![]() |
| Tiago Nunues (foto Euroindy) |
Qual a sua opinião geral da corrida? Como é pilotar um kart à chuva?
Espectacular, fisicamente quer mentalmente muito mais desgastante. Do ponto de vista fisico ao sentir o corpo ensopado, tanto da chuva, como dos pneus que projectavam agua para cima dos concorrentes, o frio nos membros praticamente imoveis e limitados aos movimentos banais de conduçao. Do ponto de vista mental, a incerteza entre o arriscar e o prevenir entre condiçoes climatericas tao adversas, propicias a muitos erros por parte dos pilotos.
Nunca tinha pilotado à chuva, e há 1 ano e meio que nao se sentava num kart. E no entanto, qualificou-se em 13º e terminou em 11º. Pode-se considerar um bom resultado?O bom resultado para mim foi a diversao, e deixar o quotidiano na gaveta. Sabia perfeitamente que era dos pilotos mais inexperientes senao o mais inexperiente do pelotao, desde ja gostava de felicitar a organizaçao na subida clara de qualidade dos pilotos concorrentes, aprendi bastante nesta corrida.
Como reagiu à largada e à primeira volta?
Espectacular, fisicamente quer mentalmente muito mais desgastante. Do ponto de vista fisico ao sentir o corpo ensopado, tanto da chuva, como dos pneus que projectavam agua para cima dos concorrentes, o frio nos membros praticamente imoveis e limitados aos movimentos banais de conduçao. Do ponto de vista mental, a incerteza entre o arriscar e o prevenir entre condiçoes climatericas tao adversas, propicias a muitos erros por parte dos pilotos.
Nunca tinha pilotado à chuva, e há 1 ano e meio que nao se sentava num kart. E no entanto, qualificou-se em 13º e terminou em 11º. Pode-se considerar um bom resultado?O bom resultado para mim foi a diversao, e deixar o quotidiano na gaveta. Sabia perfeitamente que era dos pilotos mais inexperientes senao o mais inexperiente do pelotao, desde ja gostava de felicitar a organizaçao na subida clara de qualidade dos pilotos concorrentes, aprendi bastante nesta corrida.
Como reagiu à largada e à primeira volta?
segunda-feira, 1 de março de 2010
X GP - entrevista c/ Ismael Paulino
![]() |
| I. Paulino (foto Euroindy) |
Como referi na entrevista vídeo, é um resultado que sabe a pouco porque eu tinha andamento para ter ficado em terceiro. No entanto, nao deixa de ser bastante positivo, especialmente para quem tinha apontado ao top ten.
Qual a sua opiniao geral da corrida?
Creio que foi uma das melhores corridas que fizemos, pois nao só não houve - que eu saiba - polémicas negativas, como o pessoal estava genericamente satisfeito. Ao contrario do que aconteceu em Leiria, onde o pessoal nunca tinha andado à chuva nem estava à espera que chovesse e foi apanhado de surpresa, aqui já todos sabíamos ao que íamos depois de todos os temporais e do alerta vermelho. E penso que isso também se reflectiu na atitude que tivemos em pista. Quero, portanto, deixar uma saudacao a todos, e em especial aos pilotos d' A Morte, ao Bajouco e ao Cristovao, com quem andei a lutar durante quase toda a corrida, o que foi um prazer e uma satisfacao enorme. Bem diferente de Leiria, que foi para mim uma corrida extremamente solitária.
Acreditava poder qualificar-se em quarto?
domingo, 28 de fevereiro de 2010
Capela Perfeito na Batalha
Como não podia deixar de ser, e num dia marcado pelos alertas vermelhos e laranjas emitidos pela Protecção Civil em sequência das previsões de mau tempo e pelos danos que infelizmente ocorreram um pouco por todo o País, o "Regenmeister" Tiago Capela voltou a dominar na chuva, começando 2010 como terminara 2009, com uma vitória por grande margem, e obtendo o seu primeiro hat-trick - pole, vitória e volta mais rápida. Os pilotos da BF Team ocuparam os restantes lugares do pódio, com T. Ferreira novamente em segundo lugar.
Destaque para as ausências de JC Costa, na MAT Team, e pela estreia de Pedro Ferraz pela RR Sauber. Destaque ainda para o ambiente de bom desportivismo que reinou, sem que a chuva incomodasse minimamente os pilotos.
Um agradecimento especial à Íris e à Patrícia pelo apoio logístico, essencial ao bom funcionamento administrativo do Grande Prémio.
Os resultados completos já estão disponíveis no site do Euroindy (link para download em pdf), e estarão disponíveis no blogue ao longo dos próximos dias, bem como fotos e vídeos. Ficamos com a classificação da corrida (igual à do campeonato, por ser a primeira prova) e a do campeonato de equipas.
Corrida = Campeonato Pilotos
1. T. Capela 25 pontos
2. T. Ferreira 21 pontos
3. L. Bajouco 18 pontos
4. I. Paulino 17 pontos
5. F. Godinho 16 pontos
6. J. Fonseca 15 pontos
7. R. Vrielink 14 pontos
8. M. Alemão 13 pontos
9. C. Sousa 12 pontos
10. J. Rodrigues 11 pontos
11. T. Nunes 10 pontos
12. R. Capela 9 pontos
13. P. Ribeiro 8 pontos
14. J. Figueiredo 7 pontos
15. J. Lapão 6 pontos
16. P. Ferraz 5 pontos
17. M. Augusto 4 pontos
Equipas
1.BF Team 39 pontos
2. C-Sport 34 pontos
3. A Morte Team 31 pontos
4. KXT 24 pontos
5. RR Sauber 19 pontos
6. 150 SARIP 17 pontos
7. Acceleron Motorsport 15 pontos
8. Renegados 14 pontos
9. MAT Team 6 pontos
Destaque para as ausências de JC Costa, na MAT Team, e pela estreia de Pedro Ferraz pela RR Sauber. Destaque ainda para o ambiente de bom desportivismo que reinou, sem que a chuva incomodasse minimamente os pilotos.
Um agradecimento especial à Íris e à Patrícia pelo apoio logístico, essencial ao bom funcionamento administrativo do Grande Prémio.
Os resultados completos já estão disponíveis no site do Euroindy (link para download em pdf), e estarão disponíveis no blogue ao longo dos próximos dias, bem como fotos e vídeos. Ficamos com a classificação da corrida (igual à do campeonato, por ser a primeira prova) e a do campeonato de equipas.
Corrida = Campeonato Pilotos
1. T. Capela 25 pontos
2. T. Ferreira 21 pontos
3. L. Bajouco 18 pontos
4. I. Paulino 17 pontos
5. F. Godinho 16 pontos
6. J. Fonseca 15 pontos
7. R. Vrielink 14 pontos
8. M. Alemão 13 pontos
9. C. Sousa 12 pontos
10. J. Rodrigues 11 pontos
11. T. Nunes 10 pontos
12. R. Capela 9 pontos
13. P. Ribeiro 8 pontos
14. J. Figueiredo 7 pontos
15. J. Lapão 6 pontos
16. P. Ferraz 5 pontos
17. M. Augusto 4 pontos
Equipas
1.BF Team 39 pontos
2. C-Sport 34 pontos
3. A Morte Team 31 pontos
4. KXT 24 pontos
5. RR Sauber 19 pontos
6. 150 SARIP 17 pontos
7. Acceleron Motorsport 15 pontos
8. Renegados 14 pontos
9. MAT Team 6 pontos
sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010
Comunicado da Organização
"Além de virem preparados para a possibilidade de chuva, a Organização pede a todos os pilotos inscritos que, se possível, levem dinheiro trocado para não demorar o pagamento ao kartódromo. Pede-se ainda, naturalmente, que cheguem a horas para começarmos dentro do horário previsto.
Obrigado a todos pela colaboração e divirtam-se!"
Obrigado a todos pela colaboração e divirtam-se!"
A Pré-Época - Entrevista com N. Silva
Nelson, a comunidade do Troféu Pedro Chaves considera-o o grande outsider da primeira corrida da temporada. Poderemos contar consigo na segunda prova, no Bombarral?
Possivelmente sim, poderei ir a segunda prova; mas, como já tinha dito ao Ismael, este ano vamos estar cheios de provas de troféus. No qual vamos pôr dois juniores a correr no Troféu Euroindy, na categoria junior. Eu irei fazer ou o troféu super rock ou o troféu novo, com os motores swissauto 250, que sao motores a 4t, nova geração. ( www.sa250portugal.com)
Acha que, mesmo assim, terá uma hipótese de chegar ao título?
O Troféu Pedro Chaves tem bons concorrentes. Vamos esperar pelo fim do troféu para ver quem leva o título....
O Troféu Pedro Chaves será, em 2010, disputado nos kartódromos de Batalha, Bombarral, Palmela, Fátima e Leiria. Como analisa a qualidade destas infra-estruturas, face às utilizadas em 2009?
Este ano penso que o Troféu Pedro Chaves vai ser disputado nos melhores kartódromos do país....
E a BMG, terá uma hipótese de chegar ao título de equipas?
Por questóes de publicidade, a nossa equipa muda para albakarting team (www.albakarting.blogspot.com). É sempre uma hipótese, o título, mas vamos esperar pelo apito final...
Para finalizar, qual será o piloto com mais hipóteses de vencer na Batalha... e o campeonato 2010?
Qualquer piloto poderá vencer na Batalha, apenas tem que ser muito regular e não cometer nenhum erro...
Possivelmente sim, poderei ir a segunda prova; mas, como já tinha dito ao Ismael, este ano vamos estar cheios de provas de troféus. No qual vamos pôr dois juniores a correr no Troféu Euroindy, na categoria junior. Eu irei fazer ou o troféu super rock ou o troféu novo, com os motores swissauto 250, que sao motores a 4t, nova geração. ( www.sa250portugal.com)
Acha que, mesmo assim, terá uma hipótese de chegar ao título?
O Troféu Pedro Chaves tem bons concorrentes. Vamos esperar pelo fim do troféu para ver quem leva o título....
O Troféu Pedro Chaves será, em 2010, disputado nos kartódromos de Batalha, Bombarral, Palmela, Fátima e Leiria. Como analisa a qualidade destas infra-estruturas, face às utilizadas em 2009?
Este ano penso que o Troféu Pedro Chaves vai ser disputado nos melhores kartódromos do país....
E a BMG, terá uma hipótese de chegar ao título de equipas?
Por questóes de publicidade, a nossa equipa muda para albakarting team (www.albakarting.blogspot.com). É sempre uma hipótese, o título, mas vamos esperar pelo apito final...
Para finalizar, qual será o piloto com mais hipóteses de vencer na Batalha... e o campeonato 2010?
Qualquer piloto poderá vencer na Batalha, apenas tem que ser muito regular e não cometer nenhum erro...
A Pré-Época - Entrevista com T. Capela
Vencedor do último GP e a jogar em casa, está certamente com a moral em alta! Considera-se um candidato ao título?
Claro que sim!
Acredita que poderá chover no Sábado?
Sim.
A C-Sport já está a criar boa impressão no paddock do Troféu. Acha que poderá ser uma aposta para o título de Equipas?
Sim.
Para terminar, o que falta ao Troféu Pedro Chaves?
Mais pit-babes!
Nota: a entrevista foi captada em condições acústicas difíceis e algumas respostas poderão ter sido mal-interpretadas, nomeadamente a primeira.
Claro que sim!
Acredita que poderá chover no Sábado?
Sim.
A C-Sport já está a criar boa impressão no paddock do Troféu. Acha que poderá ser uma aposta para o título de Equipas?
Sim.
Para terminar, o que falta ao Troféu Pedro Chaves?
Mais pit-babes!
Nota: a entrevista foi captada em condições acústicas difíceis e algumas respostas poderão ter sido mal-interpretadas, nomeadamente a primeira.
quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010
A Pré-Época - entrevista com R. Vrielink
Tentámos contactar R. Vrielink, mas estava fora do país e incontactável. Em lugar do testemunho, ficamos com uma curta análise da carreira e um vídeo para encher chouriço.
R. Vrielink foi o vice-campeão da 1ª temporada do Troféu Pedro Chaves, tendo-se batido de igual para igual com J. Rodrigues - as suas duas vitórias, nos I e IV GP, foram ambas alcançadas com grande margem sobre a oposição - e disputado a luta pelo campeonato até ao final. Continua a ser, até hoje, o 2º piloto com mais vitórias na história deste Troféu.
A temporada de 2009 não foi brilhante para o piloto neerlandês. A um resultado no meio do pelotão no Bombarral, seguiu-se uma forte reacção na Batalha, para uma performance algo errática em Almeirim, que o arredou de qualquer disputa pelos lugares cimeiros e terá influenciado a não participação na última prova da temporada, terminando assim num desapontar 9º lugar. Da mesma forma, a não participação da sua equipa na última prova foi decisiva para a perda de posições para a 150 SARIP e a MAT Team.
R. Vrielink é o piloto que alcançou mais segundos lugares (2) e um dos dois únicos (com J. Rodrigues) a alcançar um hat-trick (pole, vitória e volta mais rápida), no IV GP, em Fátima (Junho 2008). Essa foi também a sua última vitória.
Em 2010 espera-se que Vrielink venha novamente com fome de vitórias.
Terminamos com um vídeo de Jos Verstappen, ex-piloto de holandês de F1.
R. Vrielink foi o vice-campeão da 1ª temporada do Troféu Pedro Chaves, tendo-se batido de igual para igual com J. Rodrigues - as suas duas vitórias, nos I e IV GP, foram ambas alcançadas com grande margem sobre a oposição - e disputado a luta pelo campeonato até ao final. Continua a ser, até hoje, o 2º piloto com mais vitórias na história deste Troféu.
A temporada de 2009 não foi brilhante para o piloto neerlandês. A um resultado no meio do pelotão no Bombarral, seguiu-se uma forte reacção na Batalha, para uma performance algo errática em Almeirim, que o arredou de qualquer disputa pelos lugares cimeiros e terá influenciado a não participação na última prova da temporada, terminando assim num desapontar 9º lugar. Da mesma forma, a não participação da sua equipa na última prova foi decisiva para a perda de posições para a 150 SARIP e a MAT Team.
R. Vrielink é o piloto que alcançou mais segundos lugares (2) e um dos dois únicos (com J. Rodrigues) a alcançar um hat-trick (pole, vitória e volta mais rápida), no IV GP, em Fátima (Junho 2008). Essa foi também a sua última vitória.
Em 2010 espera-se que Vrielink venha novamente com fome de vitórias.
Terminamos com um vídeo de Jos Verstappen, ex-piloto de holandês de F1.
A Pré-Época - entrevista com P. Ribeiro
Qual a sua expectativa para esta terceira temporada?
As minhas expectativas são enormes. O TPC está cada vez mais competitivo, em termos de pilotos e de equipas. Direi mesmo que é difícil fazer previsões e o mais prudente será fazer prognósticos apenas depois das provas... Pessoalmente, tenho esperança de poder lutar sempre por um lugar no pódio. Quanto à @cceleron, tenho as maiores esperanças. O José Figueiredo é um piloto rapidíssimo e um candidato às vitórias. Temos um óptimo relacionamento e sabemos trabalhar em equipa, vamos sempre zelar pelo interesse da equipa e defender o que estiver melhor classificado. Na @cceleron, não só não há primeiros e segundos pilotos como não veremos duelos fratricidas ou jogadas de muro...
Em 2009, a primeira vitória não andou longe. Embora ainda lhe falte esse passo, considera-se um candidato ao título?
Sou sempre um candidato ao título, mesmo quando não corro! Agora mais a sério, luto sempre pela melhor classificação possível, o que nem sempre é a vitória. Considero-me um corredor de fundo e sou um piloto muito frio e calculista. Sei que posso melhorar, espero melhorar bastante ao longo da temporada e penso que isso contribuirá para melhores classificações. O passo que falta, chegará, no momento certo. A regularidade é o mais importante. Logo a seguir, o espírito de equipa. Mas se quero o título? Sem dúvida, sim.
Até onde poderá ir a nóvel @cceleron Motorsport?
Nóvel, nóvel,não será... Nova no TPC, porque a @cceleron motorsport é um projecto já com três anos. Só que, inicialmente, estava mais envolvida em provas de resistência por equipas e, depois de duas provas, hibernou até renascer no início de 2009. Agora, com uma equipa muito motivada e com uma grande vontade de participar em todas as provas do TPC, o objectivo é pontuar sempre, pontuar bem e obter uma classificação nos três primeiros lugares do campeonato de equipas.
No campeonato de equipas, quem serão os principais adversários da @cceleron?
O TPC está fortíssimo, as equipas são compostas por pilotos rápidos e motivados, sinceramente, não posso, honestamente, dizer quem serão os nossos principais adversários. Filosoficamente, posso afirmar que somos nós próprios. Mas desportivamente, só depois de analisar os tempos da primeira corrida poderei estabelecer comparações e definir um escalonamento provisório.
Faltam poucos dias para o início da temporada 2010. Acha que poderá chover?
Tudo aponta para que sim. Mas o meu joanete "não-tecnológico" e o meu optimismo proverbial dizem-me que poderemos ter uma aberta providencial. De qualquer maneira, desta vez o fato de chuva vai ficar mesmo à mão e não vou hesitar em vesti-lo se as nuvens ameaçarem chuva. Até sábado e que seja uma boa corrida para todos!
As minhas expectativas são enormes. O TPC está cada vez mais competitivo, em termos de pilotos e de equipas. Direi mesmo que é difícil fazer previsões e o mais prudente será fazer prognósticos apenas depois das provas... Pessoalmente, tenho esperança de poder lutar sempre por um lugar no pódio. Quanto à @cceleron, tenho as maiores esperanças. O José Figueiredo é um piloto rapidíssimo e um candidato às vitórias. Temos um óptimo relacionamento e sabemos trabalhar em equipa, vamos sempre zelar pelo interesse da equipa e defender o que estiver melhor classificado. Na @cceleron, não só não há primeiros e segundos pilotos como não veremos duelos fratricidas ou jogadas de muro...
Em 2009, a primeira vitória não andou longe. Embora ainda lhe falte esse passo, considera-se um candidato ao título?
Sou sempre um candidato ao título, mesmo quando não corro! Agora mais a sério, luto sempre pela melhor classificação possível, o que nem sempre é a vitória. Considero-me um corredor de fundo e sou um piloto muito frio e calculista. Sei que posso melhorar, espero melhorar bastante ao longo da temporada e penso que isso contribuirá para melhores classificações. O passo que falta, chegará, no momento certo. A regularidade é o mais importante. Logo a seguir, o espírito de equipa. Mas se quero o título? Sem dúvida, sim.
Até onde poderá ir a nóvel @cceleron Motorsport?
Nóvel, nóvel,não será... Nova no TPC, porque a @cceleron motorsport é um projecto já com três anos. Só que, inicialmente, estava mais envolvida em provas de resistência por equipas e, depois de duas provas, hibernou até renascer no início de 2009. Agora, com uma equipa muito motivada e com uma grande vontade de participar em todas as provas do TPC, o objectivo é pontuar sempre, pontuar bem e obter uma classificação nos três primeiros lugares do campeonato de equipas.
No campeonato de equipas, quem serão os principais adversários da @cceleron?
O TPC está fortíssimo, as equipas são compostas por pilotos rápidos e motivados, sinceramente, não posso, honestamente, dizer quem serão os nossos principais adversários. Filosoficamente, posso afirmar que somos nós próprios. Mas desportivamente, só depois de analisar os tempos da primeira corrida poderei estabelecer comparações e definir um escalonamento provisório.
Faltam poucos dias para o início da temporada 2010. Acha que poderá chover?
Tudo aponta para que sim. Mas o meu joanete "não-tecnológico" e o meu optimismo proverbial dizem-me que poderemos ter uma aberta providencial. De qualquer maneira, desta vez o fato de chuva vai ficar mesmo à mão e não vou hesitar em vesti-lo se as nuvens ameaçarem chuva. Até sábado e que seja uma boa corrida para todos!
quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010
A Pré-Época - entrevista com M. Alemão
Qual a sua expectativa para esta terceira temporada?
Continuar a correr e a evoluir. Decerto que irá ser fundamental para nesta nova temporada poder, quer a nível individual quer pela equipa KXT, continuarmos na luta dos Troféus.
Em 2009, a primeira vitória não andou longe. embora ainda lhe falte esse passo, considera-se um candidato ao título?
Com as recentes entradas/regressos de pilotos, tenho de estar ciente que se torna mais difícil estar nos da frente. Mas nada como começar a correr para nos apercebermos dos andamentos e, aí sim, criar expectativas.
Não acha que aquela coisa do logotipo da 150 SARIP é uma parvoíce?
Cada um defende por aquilo que mais sente. É um logótipo deles, e mostram ter grande orgulho nele. Deixa por isso, de ser qualquer parvoíce.
No campeonato de equipas, quem serão os principais adversários da KXT?
Impossível prever, mas já temos noção de que os BMG são bons e garantidos candidatos.
Faltam poucos dias para o início da temporada 2010. Acha que poderá chover?
Probabilidade de chover é elevada, mas espero que não!!
Boa sorte a todos os participantes desta temporada, esperando que se divirtam.
Continuar a correr e a evoluir. Decerto que irá ser fundamental para nesta nova temporada poder, quer a nível individual quer pela equipa KXT, continuarmos na luta dos Troféus.
Em 2009, a primeira vitória não andou longe. embora ainda lhe falte esse passo, considera-se um candidato ao título?
Com as recentes entradas/regressos de pilotos, tenho de estar ciente que se torna mais difícil estar nos da frente. Mas nada como começar a correr para nos apercebermos dos andamentos e, aí sim, criar expectativas.
Não acha que aquela coisa do logotipo da 150 SARIP é uma parvoíce?
Cada um defende por aquilo que mais sente. É um logótipo deles, e mostram ter grande orgulho nele. Deixa por isso, de ser qualquer parvoíce.
No campeonato de equipas, quem serão os principais adversários da KXT?
Impossível prever, mas já temos noção de que os BMG são bons e garantidos candidatos.
Faltam poucos dias para o início da temporada 2010. Acha que poderá chover?
Probabilidade de chover é elevada, mas espero que não!!
Boa sorte a todos os participantes desta temporada, esperando que se divirtam.
Será que vai chover no Sábado?...
Será que este inverno rigoroso como poucos não vai dar tréguas?...
terça-feira, 23 de fevereiro de 2010
A Pré-Época - entrevista com J. Rodrigues
1 - Dois campeonatos colocam as expectativas muito altas. Coloca a hipótese de falhar o tricampeonato?
Obviamente, tenho de colocar essa hipótese; aliás,julgo que nunca antes essa hipótese esteve tão perto. Este ano a avaliar pelos inscritos na 1ª corrida, vamos ter um pelotão de grande nível,contando com os candidatos do costume, o regresso de bons valores ao troféu e alguns pilotos que na edição anterior deixaram no ar a sensação de poderem ser uma séria ameaça para os mais "experientes"...
2 - Quem poderá ser o seu principal adversário, ou principais adversários?
Sinceramente não posso nomear um ou outro em particular, pois como disse anteriormente vai ser um plantel bastante forte, de muita qualidade e principalmente muito equiparado. Penso que este ano poderá ser o mais renhido de sempre... Mas obviamente vou lutar sempre pelos lugares da frente.
3 - E no campeonato de equipas, quem poderá impedir a KXT de revalidar o título?
Embora concorde em parte com o Ismael, que deu o seu favoritismo à BMG, julgo que o leque de candidatos será mais alargado. Temos por exemplo a @cceleron,com a experiência e qualidade do Paulo Ribeiro, a C-Sport dos irmãos Capela, a RR Sauber com o regresso do Reinold à competição e chamo também a atenção para a BF Team que poderá causar algumas surpresas...
4 - A BMG vai estar ausente da corrida inaugural de 2010. Acha que Nelson Silva poderá ainda aspirar a vitória no campeonato?
Embora lhe reconheça muita qualidade, julgo que devido à qualidade do plantel do troféu este ano, falhar um GP poderá ser fatal às suas aspirações... Mas compete-lhe a ele mostrar o seu valor e provar que estou enganado..
5 - O circuito da Batalha é, para si, agridoce. Qual a sua expectiva para o Grande Prémio de abertura de 2010?
Sinceramente nem eu próprio sei o que hei-de esperar, pois antes de mais temos a possibilidade de ter chuva, e depois temos todo um pelotão a tentar surpreender na primeira corrida do ano; por tal, só espero ter uma corrida sem acidentes e problemas mecânicos, ou seja, que seja a perícia dos pilotos a ditar o resultado final.
Obviamente, tenho de colocar essa hipótese; aliás,julgo que nunca antes essa hipótese esteve tão perto. Este ano a avaliar pelos inscritos na 1ª corrida, vamos ter um pelotão de grande nível,contando com os candidatos do costume, o regresso de bons valores ao troféu e alguns pilotos que na edição anterior deixaram no ar a sensação de poderem ser uma séria ameaça para os mais "experientes"...
2 - Quem poderá ser o seu principal adversário, ou principais adversários?
Sinceramente não posso nomear um ou outro em particular, pois como disse anteriormente vai ser um plantel bastante forte, de muita qualidade e principalmente muito equiparado. Penso que este ano poderá ser o mais renhido de sempre... Mas obviamente vou lutar sempre pelos lugares da frente.
3 - E no campeonato de equipas, quem poderá impedir a KXT de revalidar o título?
Embora concorde em parte com o Ismael, que deu o seu favoritismo à BMG, julgo que o leque de candidatos será mais alargado. Temos por exemplo a @cceleron,com a experiência e qualidade do Paulo Ribeiro, a C-Sport dos irmãos Capela, a RR Sauber com o regresso do Reinold à competição e chamo também a atenção para a BF Team que poderá causar algumas surpresas...
4 - A BMG vai estar ausente da corrida inaugural de 2010. Acha que Nelson Silva poderá ainda aspirar a vitória no campeonato?
Embora lhe reconheça muita qualidade, julgo que devido à qualidade do plantel do troféu este ano, falhar um GP poderá ser fatal às suas aspirações... Mas compete-lhe a ele mostrar o seu valor e provar que estou enganado..
5 - O circuito da Batalha é, para si, agridoce. Qual a sua expectiva para o Grande Prémio de abertura de 2010?
Sinceramente nem eu próprio sei o que hei-de esperar, pois antes de mais temos a possibilidade de ter chuva, e depois temos todo um pelotão a tentar surpreender na primeira corrida do ano; por tal, só espero ter uma corrida sem acidentes e problemas mecânicos, ou seja, que seja a perícia dos pilotos a ditar o resultado final.
A Pré-Época - entrevista com I. Paulino
Vice-campeão 2009, um dos 2 únicos totalistas entre os 79 que já participaram no Troféu, vem de uma série de 2 pódios consecutivos, a sua melhor série de sempre. Temos candidato ao título?
Pelo contrário. Os meus dois pódios, que me garantiram o vice-campeonato, derivaram de condições desportivas que não se verificam em todos os Grandes Prémios. Ao chegar a esta corrida de estreia, as cartas são baralhadas, tal como em 2007 e 2009, e sinto-me como me sentia nessas estreias. O meu objectivo é o top-ten.
Top-ten? Isso não revela falta de ambição?
Pelo contrário. Por um lado, tendo em conta que vamos ter apenas dois estreantes, e nenhum deles é inexperiente em karting, o nível de competição está bastante elevado - o que não significa menos amadorismo, mas essa é outra questão. Por outro, porque seria a minha 10ª conclusão de uma corrida no top-ten, facto só igualado pelo J. Rodrigues. E caso ele termine abaixo do top-ten, passarei a deter esse recorde. É, portanto, um objectivo ambicioso.
Mas não deveria estar a lutar pela vitória?
Já viu quantos são os candidatos à vitória? Os da KXT, o JC Costa, os da C-Sport, os da Acceleron, os da BF, o Michael, o Reinold... só aqui estão 11, e fora as surpresas, que podem sempre acontecer e trocar as voltas a palpites e diagnósticos! Não, o meu objectivo é mesmo o top-ten.
Quais serão os principais candidatos ao título?
Vou, eventualmente, repetir a lista que indiquei na pergunta anterior... em todo o caso, se aquele atleta de sofá chegar ao tricampeonato, será a prova acabada de que somos o mais amador dos troféus de karting do panorama nacional.
Acha que poderá chover, na prova de abertura?
Durante bastante tempo tal nem me passou pela cabeça, visto que chove quase todos os dias desde o início de Novembro e haveria de parar. Agora, confesso que começo a encarar a possibilidade... em todo o caso, para que a corrida se faça em pista seca basta 2 horas sem chover. Um aguaceiro como o de Leiria [Novembro 2009, n.a.] é mesmo um grande galo.
Para o campeonato de equipas, qual a sua aposta?
BMG.
Mesmo ausente da primeira corrida?
Especialmente por isso, porque quando vierem, será com "a pica toda." Em todo o caso, estou extremamente curioso em relação a todas as equipas, mas em especial às novas.
A 150 SARIP corre desfalcada. Poderá ser um obstáculo?
De maneira alguma. Como já referi bastas vezes, o 3º lugar de 2009 foi conseguido através de trabalho de equipa, e assim será em 2010.
Há sempre rumores de que Daniel Sousa poderá substituído...
A 150 SARIP é uma das equipas mais coesas do campeonato, e a mais antiga, visto que há cerca de 7 anos que corremos juntos. Esse é, aliás, o significado dos dois volantes do logotipo - há sempre 2 lugares.
Que raio de estupidez foi essa de criar um logotipo?
Manias...
Para terminar, o que falta ao Troféu Pedro Chaves?
Uma equipa revelação, composta por aqueles dois cavalheiros que bateram um no outro no I GP, em Leiria (Fevereiro 2007), chamada Joper Grand Prix, ou algo assim. Seria perfeito.
Pelo contrário. Os meus dois pódios, que me garantiram o vice-campeonato, derivaram de condições desportivas que não se verificam em todos os Grandes Prémios. Ao chegar a esta corrida de estreia, as cartas são baralhadas, tal como em 2007 e 2009, e sinto-me como me sentia nessas estreias. O meu objectivo é o top-ten.
Top-ten? Isso não revela falta de ambição?
Pelo contrário. Por um lado, tendo em conta que vamos ter apenas dois estreantes, e nenhum deles é inexperiente em karting, o nível de competição está bastante elevado - o que não significa menos amadorismo, mas essa é outra questão. Por outro, porque seria a minha 10ª conclusão de uma corrida no top-ten, facto só igualado pelo J. Rodrigues. E caso ele termine abaixo do top-ten, passarei a deter esse recorde. É, portanto, um objectivo ambicioso.
Mas não deveria estar a lutar pela vitória?
Já viu quantos são os candidatos à vitória? Os da KXT, o JC Costa, os da C-Sport, os da Acceleron, os da BF, o Michael, o Reinold... só aqui estão 11, e fora as surpresas, que podem sempre acontecer e trocar as voltas a palpites e diagnósticos! Não, o meu objectivo é mesmo o top-ten.
Quais serão os principais candidatos ao título?
Vou, eventualmente, repetir a lista que indiquei na pergunta anterior... em todo o caso, se aquele atleta de sofá chegar ao tricampeonato, será a prova acabada de que somos o mais amador dos troféus de karting do panorama nacional.
Acha que poderá chover, na prova de abertura?
Durante bastante tempo tal nem me passou pela cabeça, visto que chove quase todos os dias desde o início de Novembro e haveria de parar. Agora, confesso que começo a encarar a possibilidade... em todo o caso, para que a corrida se faça em pista seca basta 2 horas sem chover. Um aguaceiro como o de Leiria [Novembro 2009, n.a.] é mesmo um grande galo.
Para o campeonato de equipas, qual a sua aposta?
BMG.
Mesmo ausente da primeira corrida?
Especialmente por isso, porque quando vierem, será com "a pica toda." Em todo o caso, estou extremamente curioso em relação a todas as equipas, mas em especial às novas.
A 150 SARIP corre desfalcada. Poderá ser um obstáculo?
De maneira alguma. Como já referi bastas vezes, o 3º lugar de 2009 foi conseguido através de trabalho de equipa, e assim será em 2010.
Há sempre rumores de que Daniel Sousa poderá substituído...
A 150 SARIP é uma das equipas mais coesas do campeonato, e a mais antiga, visto que há cerca de 7 anos que corremos juntos. Esse é, aliás, o significado dos dois volantes do logotipo - há sempre 2 lugares.
Que raio de estupidez foi essa de criar um logotipo?
Manias...
Para terminar, o que falta ao Troféu Pedro Chaves?
Uma equipa revelação, composta por aqueles dois cavalheiros que bateram um no outro no I GP, em Leiria (Fevereiro 2007), chamada Joper Grand Prix, ou algo assim. Seria perfeito.
Subscrever:
Mensagens (Atom)


