quinta-feira, 24 de setembro de 2009

VIII GP - Antevisão

Poderíamos ter aqui montes de coisas. Entrevistas, vídeos, fotos de arquivo. Ao invés, não temos nada disso. Amadorismo rules! Ficamos com uma pequena antevisão.


- Os Silva Brawn, agora renomeados com a sua marca oficial como «BMG Brawn», estão de volta, trazem mais dois pilotos da sua casta e prometem, não só atacar a liderança da tabela de equipas, como influenciar poderosamente a tabela de pilotos.


- De regresso está P. Ribeiro, pole e 2º no Bombarral, também a prometer desestabilizar os lugares da frente.


- Mais levezinho e mais em forma (depois de uma sessão de testes), o líder do campeonato e Campeão em título J. Rodrigues parece pronto para fazer esquecer o desastre da Batalha e voltar aos lugares da frente.


- E bem precisa, porque o seu colega de equipa, M. Alemão, está apenas a 4 pontos e parece ser o piloto com mais «garra» do momento, depois de duas fortes recuperações nas duas primeiras corridas do ano.


- O vice-campeão em título, R. Vrielink, ainda não está fora das contas do campeonato e há que contar com ele, bem como com o seu colega de equipa R. Morgado que poderá, à imagem de M. Alemão e JC Costa, começar no miolo do pelotão e passar a ameaçar os lugares da frente.


- por falar em JC Costa, 3º no campeonato e em crescendo de forma, será desta que teremos uma surpresa?


- destaque, acima de tudo, para o regresso (e estreia em 2009) de Daniel Sousa, pronto para mostrar que a ausência não afectou a forma e que a experiência é um trunfo. Um argumento de peso para a 150 SARIP!


- ...150 SARIP cujo outro piloto, I. Paulino, é o mais regular do campeonato (dois 7º lugares) e aposta agora numa melhoria - pena que não chova...


- entretanto, prevê-se luta extremamente animada no meio do pelotão com 6 estreantes (incluindo os "segundos Brawn"), os regressos de M. Roque, T. Martins e R. Gonçalves, e J. Lapão a prometer uma melhoria de forma.



Com isto tudo, 20 pilotos a lutar pela pole position e pela vitória! Salvo alterações de última hora, a pista a utilizar deverá ser esta.

(clicar para aumentar)


Sábado, às 19 horas, em Almeirim!

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

20! Plantel Fechado!

É oficial! Estão fechadas as vagas para o VIII GP Internacional Pedro Chaves, no próximo sábado!


Mais novidades nos próximos dias.

terça-feira, 15 de setembro de 2009

update: 18 inscritos

... e são já 18 os inscritos para para o próximo Grande Prémio. Sobram apenas 2 vagas!



Esta foto não tem nada a ver com o post e serve apenas para criar uma separação visual entre este post e o anterior, por motivos de design/estéticos.

Jenson Button, 1992 (fonte: BathInTime)

domingo, 13 de setembro de 2009

Encontro Informal de Gala Troféu Pedro Chaves

Realizou-se ontem o primeiro Encontro Informal de Gala do Troféu Pedro Chaves, numa luxuosa infra-estrutura especializada para o efeito, situada próximo do kartódromo de Fátima. "De Gala" devido à cicunstância, e "Informal" porque, como é óbvio, se deu por acaso e sem qualquer relação formal com a Organização do Troféu Pedro Chaves.

Na foto temos, da esquerda para a direita, as equipas Netjets Team e 150 SARIP, 3ª e 5ª classificadas do campeonato de equipas 2009. Daniel Sousa, naturalmente, é estreia já confirmada para Almeirim e promete fazer tudo para que a 150 SARIP possa ameaçar o 3º lugar da NetJets e o 4º da MAT.

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

update: 17 inscritos

... e são já 17 os inscritos para para o próximo Grande Prémio. Sobram apenas 3 vagas!

(atenção: o número de inscritos nunca é definitivo e pode reduzir-se a qualquer momento. O blogue estará sempre actualizado com o número de inscrições existentes. Para mais informações, contactar a Organização do Troféu.)



Esta foto não tem nada a ver com o post e serve apenas para criar uma separação visual entre este post e o anterior, por motivos de design/estéticos.
Mick Schumacher, filho de Michael Schumacher, 10 anos de idade.

VIII GP - update: 16 inscritos!

... e são já 16 os inscritos para para o próximo Grande Prémio. Sobram apenas 4 vagas!



Este vídeo não tem nada a ver com o post e serve apenas para criar uma separação visual entre este post e o anterior, por motivos de design/estéticos. Foi a última luta entre Senna e Prost, numa corrida de karting em Bercy, França, em Dezembro de 1993.

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

VIII GP - Actualização!

...e são já 12 os pilotos confirmados para o próximo Grande Prémio! Sobram, assim, 8 vagas.

VIII GP - Actualização das inscrições

Neste momento, são já 11 o número de inscrições confirmadas. Existem, portanto, ainda 9 vagas.

Relembramos que o próximo GP se realizará em Almeirim, dia 26 de Setembro (Sábado), pelas 19 horas.

sábado, 29 de agosto de 2009

VIII GP - Almeirim, 26 de Setembro, 19 horas

Como já é do conhecimento geral, está marcada a data, hora e local do próximo GP.

Ao contrário do costume, e para ajudar à transparência, o blogue do Troféu Pedro Chaves vai actualizar regularmente o número de pilotos confirmados (ou seja, que entregaram o sinal de 10€ à Organização do Troféu) que é neste momento de 8.

O máximo de inscrições para o VIII GP é de 20. Existem, portanto, 12 vagas.


Para quem está indeciso, aqui ficamos com algumas imagens.

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Teste bem sucedido de João Rodrigues!

O Campeão em título, J. Rodrigues, procedeu a um teste privado no kartódromo da Batalha, no passado Domingo. O teste consistiu num aluguer simples em karts de 200cc com um conjunto de pilotos de nacionalidades portuguesa e francesa.

Rodrigues foi o vencedor e o mais rápido em pista, tendo no entanto registado um momento de maior aflição ao tentar alcançar o primeiro lugar na curva 3, não evitando um pião que causou uma espécie de carambola com os pilotos que seguiam atrás, sem que no entanto houvesse qualquer toque. Contudo, Rodrigues acabou por se revelar o mais rápido - um boa prova de confiança para o terceiro GP da temporada, que é já no final do próximo mês de Setembro!

sexta-feira, 24 de julho de 2009

VII GP - Análise de Pilotagem

Geralmente, o blogue do Troféu Pedro Chaves é muito activo nos dias seguintes a cada GP, após o que entra em "hibernação" até ao GP seguinte. Contudo, como ainda não dispomos de todas as entrevistas, como se têm sucedido as notícias e como ainda existem conteúdos a abordar, o blogue permanece em actividade por mais algum tempo.

Hoje debruçamo-nos sobre algumas incorrecções de pilotagem verificadas no último GP. No vídeo seguinte, é visível a prelecção que o "mister" Pragosa dá ao Campeão em título (ao segundo 17 do vídeo) sobre a necessidade de inclinar o corpo para o exterior das curvas, nomeadamente na Parabólica.



Ora, sucede que o nosso 2º repórter fotográfico, cujas fotos serão divulgadas brevemente, captou este momento, já durante a corrida, onde é visível a insistência do "mister" Pragosa na necessidade de inclinar o corpo para o exterior e Rodrigues a inclinar-se totalmente para o interior, desrespeitando a postura correcta. (clicar para aumentar)


Certamente que tal terá contribuído para a sua prestação menos conseguida.

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Rodrigues em treino de fitness

J. Rodrigues, o campeão em título, está a preparar-se a todo o vapor para os rigores físicos da segunda metade da temporada. O piloto leiriense está a tratar da forma física e submeteu-se a uma dieta rigorosa que o fez perder 2 kg em cerca de uma semana.

Rodrigues, à direita, com o seu colega de equipa Alemão na KXT

terça-feira, 21 de julho de 2009

VII GP - entrevista com Eugénio Silva

Continuamos a nossa ronda de entrevistas, agora com o pole position e 2º classificado, Eugénio Silva.



Qual a sua opinião geral da corrida?
Em primeiro lugar quero desde já agradecer a possibilidade de participar num troféu / convívio deste género, composto no seu todo por pessoas extraordinárias e, onde tive a oportunidade de constatar, possuir uma excelente organização, proporcionando a todos momentos muito agradáveis.

Aproveito também, para solicitar a todos que retirem o “ Sr. “ junto ao meu nome, pois como sempre diz o povo "o Sr. está no Céu”.

Vamos então à questão colocada:

Considerei uma corrida extraordinária, conseguindo com algum esforço após a partida, liderar à entrada da primeira curva. Também fiquei surpreendido com a brusca passagem do sinal vermelho para verde. Durante toda a prova tentei não cometer erros e respeitar integralmente as trajectórias. Senti após algumas voltas o Nelson com persistência ao meu lado na descida entre a curva 5 e 6, tentando a ultrapassagem, consumando positivamente o facto algum tempo depois. Para dizer a verdade considero essa para mim, uma das curvas mais difíceis de negociar. Após a ultrapassagem preocupei-me não só em não “descolar” muito dele, mas também em não perder tempo possibilitando assim a aproximação por parte dos mais directos perseguidores. Não queria deixar aqui de exprimir o meu agradecimento e apreço pela postura correctíssima que todos os adversários tiveram na altura das dobragens, não facilitando como se pede, mas não dificultando as mesmas, estando sempre com olhar atento às respectivas bandeiras.


A sua pole position deixou o 2º classificado a 4 décimos de segundo – uma autêntica volta-canhão. Esperava estes resultados antes da corrida?
Sinceramente, refiro que me senti um pouco surpreendido pelo facto de ter obtido a “pole-position”, esperando sim conseguir ficar provavelmente nos cinco primeiros, ainda que não conhecendo a maior parte dos adversários. Pelos resultados dos treinos, também pude reparar que fui bastante regular e, penso que foi numa designada “volta limpa”, que consegui obter a melhor marca. Considero este traçado muito exigente e, como o meu filho Nelson já teve oportunidade de referir na sua entrevista, ambos possuímos também algum conhecimento do mesmo, uma vez que efectuamos treinos regulares nesta pista e participamos também em Maio último na longa prova das 500 milhas da Batalha 2009.


Como reagiu à largada e à primeira volta?
Completando o que atrás referi, é fundamental mantermos a posição da largada à entrada da 1ª curva e tentando no decorrer da prova evitar o mais possível as chamadas “escorregadelas”. Depois disso é fundamental procurarmos ser o mais regular possível.


Já aqui foi descrita a luta com o eventual vencedor da corrida, Nelson Silva. Como foi a luta? O que faltou para chegar à vitória?
Depois do Nelson me ter ultrapassado, consegui que a distância para ele não fosse aumentando, mas efectivamente não tive a possibilidade de o voltar a passar, também porque tive oportunidade de observar que ele não cometia o mais pequeno erro e, agravado também pelo calor que se fazia sentir, aumentando assim o cansaço, contribuindo assim para a diminuição gradual das forças.


Quais as perspectivas para a próxima corrida?
Penso que todas as corridas deste género são sempre muito competitivas, uma vez que os karts e pilotos têm andamentos muito idênticos, sendo também fundamental ter como aliada uma pitadinha de sorte, evitando acontecer alguns percalços como foi o caso nesta última prova com alguns concorrentes.


Para finalizar, aproveitamos para abordar um assunto sobre o qual muito se tem falado ultimamente neste blogue: karting em piso molhado. Certamente que já pilotou algumas vezes à chuva. Quais as principais diferenças para o piso seco, e quais os segredos para pilotar um kart em piso molhado, com pneus slicks?
Penso que da ainda pouca experiência que tenho neste tipo de piso é a obrigatoriedade de termos que abordar as curvas pela parte mais “suja”, evitarmos principalmente travar nos limites e sermos também um pouco mais moderados na abordagem às mesmas.

Obrigado, até à próxima, saudações desportivas!!!

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Ribeiro Grand Prix na calha?

Fontes anónimas ligadas ao Conselho Directivo do Troféu Pedro Chaves, o órgão executivo e decisório do Troféu, afirmam que o Conselho Directivo recebeu pedidos de informação relativos à constituição de uma nova equipa para participar no Campeonato de Equipas, ainda em 2009. Ao que se conseguiu apurar, será P. Ribeiro, 2º classificado no Bombarral e 7º da geral, o mentor do projecto. Inclusivamente, a nova estrutura tentou saber se existiria aplicação retroactiva da pontuação do presente campeonato, a que o Conselho, aplicando o regulamento em vigor, respondeu negativamente.

Quanto à identidade do piloto que acompanhará P. Ribeiro no projecto, mantém-se totalmente no segredo dos deuses.

VII GP - entrevista com Nelson Silva

Finalmente, a entrevista mais esperada: Nelson Silva, o vencedor da corrida!



Qual a sua opinião geral da corrida?
Foi uma corrida como é habitualmente neste traçado, muito exigente, também por ser muito técnico, e onde também o calor que se fazia sentir não se tornou assim no melhor " parceiro ". Considerei uma prova competitiva, falando claro de uma maneira geral, onde todos porventura deram o seu melhor. Nestas provas, embora consideradas de " sprint ", acaba por se tornar um factor importante a regularidade, e na minha opinião para obtermos um bom lugar no final da mesma, é fundamental evitar erros ou excessos. Ascendi à primeira posição, após algumas tentativas, depois de " estudar " o melhor local para a respectiva ultrapassagem, uma vez que o andamento de todos os carros e pilotos foram muito idênticos. Não considero que existiu algum " benefício " entre os 3 primeiros e o restante pelotão, pois o nivel de condução imposto pelos pilotos da frente foi bastante elevado, e para alguns ter sido dificil acompanhar esse ritmo, e ter existido algumas dobragens. Agradeço de uma maneira geral a postura correcta de todos os pilotos em pista, uma vez que, aquando das dobragens não encontrei na maior parte das vezes difilcudades de maior...

Como reagiu à largada e à primeira volta?
Considerei também a exemplo de outros pilotos a partida para a prova algo "traiçoeira" uma vez que não esperava que o semáforo verde caísse repentinamente apenas 2 segundos logo a seguir ao vermelho, facto este não transmitido pelo " mister " Pragosa. Estando na 2ª posição da grelha, estava melhor colocado que o 1º para a abordagem à primeira curva, mas este foi após o arranque mais rápido e rodei em segundo lugar sensivelmente até aos 12, 13 minutos.

Agora que foram publicados alguns resultados da corrida, sabemos que o Nelson fez apenas a 4ª volta mais rápida e o sr. Eugénio a 6ª. Os Silva Brawn andaram a fundo durante toda a corrida ou passaram a velocidade de cruzeiro depois de terem a dobradinha assegurada?
O ritmo nos treinos foi mais reduzido da minha parte, pois estava a poupar-me para a corrida. Porque como toda a gente pode ver eu acelero na mão direita, e tenho mais dificuldade em curvar para a direita e acelerar. E as maos não aguentam tanto tempo. Eu e o meu pai corremos cada um por si. Não estava a espera que o meu pai (Eugénio Silva) fizesse o 1 lugar nos treinos e 2 lugar na corrida. Numa corrida de 30 m o que conta não é fazer a melhor volta da corrida, mas sim ser muito regular e andar sempre no mesmo segundo. Nao é fazer 1 volta super rapida e as outras todas lentas.

Finalmente vamos baixar o véu sobre o momento que decide esta corrida. Quando e como é que o Nelson ultrapassou o sr. Eugénio? Foi uma luta verdadeira ou foi uma vitória oferecida simpaticamente, como esta?


GP Japão 1991. Mais uma vez, Galvão Bueno no seu melhor.

Ultrapassei o Eugénio a sair da curva 3 para a descida da curva 4, pois ele andou cerca de 12 minutos em 1ºlugar, tentei fazer várias ultrapassagens sem risco para nao compremeter a corrida de ambos, e cerca de 12minutos de corrida o Eugénio a sair da curva 3 alargou um pouco mais e meti por dentro na descida até a curva 4, e a partir dai fui sempre ganhando tempo sobre o Eugénio mesmo nas dobragens.

Afinal, e do seu ponto de vista, onde está a diferença entre a sua equipa e o restante pelotão?
A diferença que se fez sentir do 1º e 2º classificado para o restante pelotão está simplesmente no facto de termos participado nas 500 milhas Batalha 2009 pela equipa BMG Kart Racing Team ( www.bmgkarts.pt.vu), no qual fizemos 11h de prova non stop, cerca de 200 e poucas voltas a cada piloto, com kart´s 390cc. Penso que a diferença que nos ajudou a ficar com a dobradinha, foi termos já muitas voltas no kartodromo da Batalha.

A questão é incontornável. Com mais 2 provas para disputar até ao final do ano, será Nelson Silva candidato ao título da edição 2009 do Troféu Pedro Chaves?
Tudo está em aberto. No Troféu Pedro Chaves existem alguns pilotos que são muito bons, como por exemplo, o Mário Alemão , que ao longo da corrida vim a reparar que subiu de posiçao e estava a ganhar terreno ao fim de 20minutos de prova sobre mim e o Eugénio. Nao sei se com mais 5 , 10minutos de prova se nao teria ali uma disputa pelo 1ºlugar com o Mário Alemão... Infelizmente não vou poder fazer a ultima prova do troféu, pois vou ser operado em Outubro e vou ter que estar 2 meses de repouso. Mas nesta próxima prova vou fazer os meus possíveis para ficar bem classificado para tentar ficar nos 5 primeiros lugares no fim do troféu, mesmo só com duas provas...

domingo, 19 de julho de 2009

VII GP - entrevista com Reinold Vrielink

Qual a sua opinião geral da corrida? Em particular, como avalia a luta dos cinco pilotos do “segundo pelotão”?
Pareceu-me uma corrida bastante competitiva, num traçado interessante em que os tempos por volta do segundo pelotão foram sempre idênticos. A corrida iria sempre ser uma prova de regularidade. O segundo pelotão é composto por pilotos de grande qualidade. A grande desilusão acabou por ser o campeão em título que me pareceu completamente fora desta corrida.


Como reagiu à largada e à primeira volta?
Infelizmente o pião logo na 1a volta deitou tudo a perder (erro de rookie). Depois foi recuperar de antepenúltimo para 8º em 5 voltas. Nessa altura, embora a diferença fosse curta, teria forçosamente que andar muito mais depressa que os pilotos que se encontravam à minha frente.


Onde estará a diferença entre o “segundo pelotão” e os “Silva Brawn”?
Os Silva Brawn beneficiaram da luta entre os pilotos do segundo pelotão para ganharem vantagem. A diferença de andamento não foi assim tão grande. O segundo pelotão perdeu demasiado tempo na luta de posições. Penso que eu poderia ter acompanhado os Silva Brawn não fosse o pião. Tendo feito a volta mais rápida da corrida, penso que tinha legitimidade para competir com o duo da frente.


Há 3 corridas consecutivas que está afastado do pódio. Baixa de forma ou a qualidade do pelotão do Troféu Pedro Chaves aumentou?
A competitividade aumentou, o que só favorece este Troféu. Isso só me dá mais força e motivação para as próximas provas. Penso que nesta última corrida evoluí bastante e na próxima prova tentarei voltar ao podium.


A 11 pontos do líder, ainda há esperanças para o campeonato?
Sim, ainda existem muitas provas para disputar. O facto de haver tanta competitividade deixa tudo em aberto. Repare-se no campeão em título, ganhou uma prova e na seguinte conseguiu apenas um 9º lugar. Tudo farei para encurtar a distância.

sábado, 18 de julho de 2009

Correr com chuva?

P. Ribeiro, numa das caixas de comentários deste blogue, afirma:

" (...) P.S.: também gosto de correr com chuva, só que ainda não aprendi como se faz..."

Ficamos aqui com uma pequena inspiração.


(As narrativas do Galvão Bueno são fabulosas!)

Novidades! Ora prestem muita atenção...



Em primeiro lugar, anunciar que o Euroindy já disponibilizou os resultados da corrida, embora falte ainda o ficheiro com todas as voltas de todos os pilotos, na corrida. Além do site do Euroindy, também já estão disponíveis neste blogue, no respectivo link do menu lateral.



Sem prejuízo de virem mais tarde a ser utilizadas em postagens avulso, ou eventualmente retiradas para protecção de privacidade (pois gradualmente vão-se colocando questões de privacidade online), já estão disponíveis fotos do 7º GP Internacional Pedro Chaves. Podem ser consultadas neste álbum do Picasa:

7º GP In. Pedro Chaves



Já estão disponíveis também os vídeos relativos ao 7º GP. Sem prejuízo de virem a ser mais tarde utilizados em postagens avulso, para ter acesso a todos basta consultar a conta Youtube do Troféu Pedro Chaves, podendo também inscrever-se como "follower" da conta Troféu Pedro Chaves,


ou simplesmente seguir as sugestões do Youtube. Ficamos com um dos momentos-chave dos treinos, quando J. Rodrigues ficou parado devido a um problema mecânico.




Finalmente, a não perder, amanhã, a entrevista com Reinold Vrielink, vice-campeão em título, autor da Volta Mais Rápida no 7º GP Pedro Chaves e provavelmente também da melhor "recuperação" da corrida!

sexta-feira, 17 de julho de 2009

VII GP - entrevista c/ I. Paulino

Qual a sua opinião geral da corrida? Foi mais uma corrida muito interessante, num dia de bastante calor (tal como em Fátima, o ano passado), e numa pista que acabou por se revelar mais exigente do que alguns previam, também precisamente por causa do calor. Houve bastantes estreantes, o que é sempre positivo, e até poderemos aprender alguma coisa com eles.
Quim Batinas, o célebre veterano da praxe coimbrã, é adepto da Toyota, na Fórmula 1. Algumas das minhas provas fazem lembrar o desempenho do Trulli: boas qualificações, depois uma corrida da frente para trás, a olhar para os espelhos – que neste caso não há! Bem falta me faziam…



A fazer lembrar a prova de Fátima, onde liderou as primeiras voltas e terminou em 4º. Não se torna um pouco frustrante?

quinta-feira, 16 de julho de 2009

VII GP - entrevista com João Rodrigues

8º nos treinos e 9º na corrida, o campeão em título esteve muitos furos abaixo do que lhe é habitual e efectuou sem dúvida a pior corrida da sua carreira.


9º é o pior resultado da sua carreira. O que aconteceu?
Na realidade não consigo encontrar explicação para o desempenho pouco conseguido durante este GP; nunca senti que tivesse condições para lutar por um lugar melhor. Tudo começou mal; mesmo antes de começar a 1ª volta lançada nos treinos, fiquei "apeado", o kart começou a engasgar e pouco depois morreu. Se já estava pouco confiante num bom resultado, posso dizer que esse terá sido o momento em que fiquei com menos confiança e que talvez me tenha posto mais apreensivo.


Qual a sua opinião geral da corrida?
Tendo em conta o resultado, não poderei dizer que sentirei a falta desta pista, mas durante toda a corrida foram poucos os momentos em que senti que poderia estar competitivo; isso, mais que o resultado, terá sido o factor que me leva a dizer que foi uma corrida muito má em termos pessoais, obviamente.

Na grelha, o semblante carregado do campeão em título deixava antever o desastre.


Como reagiu à largada e à primeira volta?
Provavelmente esse foi o ponto alto de todo o GP para mim. Fiz um bom arranque, mesmo tendo sido tapado pelo mau arranque do piloto k se situava à minha frente na grelha… [o 6º nos treinos Tiago Capela, N.A.] Apesar disso julgo que consegui chegar à 3ª curva em 5º, mas a falta de competitividade era notória e não consegui evitar ser ultrapassado por 2 ou 3 pilotos antes do final da volta.


Não houve sequer hipótese de lutar com o estreante Bajouco?
Depois de toda a adrenalina e confusão da 1ª volta e devido ao ritmo imposto pelos pilotos da frente, rapidamente me vi numa corrida isolada durante grande parte da corrida, mas a cerca de 8/10 voltas do fim comecei a ser acossado por um pequeno grupo que seguia atrás de mim. Desse grupo saíu o Luis Bajouco que se mostrava bastante mais rápido que eu, e daí ter sido natural que me tivesse passado pouco depois, juntamente com mais um piloto que lhe seguia na roda... Mas 2 ou 3 voltas depois deparei-me com um incidente que terá ocorrido entre esses dois pilotos, em que o Bajouco terá sido o maior prejudicado, ficando para trás e permitindo-me subir uma posição na classificação.
No entanto, devido à minha notória falta de competitividade, juntamente com algum cansaço, fui novamente alcançado por Bajouco a 3 voltas do fim, e embora tivesse tentado de tudo para evitar a ultrapassagem e depois recuperar dela, todos os meus esforços foram em vão acabando o estreante por conseguir o 8º lugar na tabela.


5 – Onde estará a diferença entre o “segundo pelotão” e os “Silva Brawn”?
Tendo em conta a minha falta de conhecimento dessa equipa e baseando-me somente em comentários de outros pilotos, diria que a grande diferença está na experiência que essa dupla tem, diria que serão 1 equipa semi-profissional enquanto que o resto do pelotão é nitidamente amador. No entanto não se pode tirar o mérito a quem o tem, por tal os meus parabéns aos vencedores.


6 – Mário Alemão está só a 4 pontos. Será o seu colega de equipa o principal adversário na renovação do título?
Julgo que ainda é cedo para tirar grandes conclusões sobre candidaturas ao título...Como se viu nestas 2 provas, qualquer resultado é possível a qualquer piloto. Veja-se o meu caso: depois de uma vitória, um nono lugar. Por tal, não faz sentido responder a essa questão... Posso, isso sim, garantir que o Mário e eu temos fortes pretensões a conquistar o titulo de equipas, e tudo faremos para que na luta por esse objectivo um de nós possa erguer também o troféu de pilotos no fim do campeonato. Se não conseguir revalidar o título, espero que o meu companheiro de equipa o consiga arrebatar.