quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Corrida nº 3 - Leiria (23-02-08)

O terceiro GP do Troféu Pedro Chaves teve lugar no Kartódromo Internacional de Leiria - Núcleo de Desportos Motorizados de Leiria, no passado dia 23 de Fevereiro.
A organização desta corrida foi bastante atribulada. Esperava-se que não existisse o número de pilotos suficiente para uma corrida completa (10m treino ­+ 30m corrida); a hora passou das 16 para as 18 horas; depois, o kartódromo indicou novamente as 16 horas e uma corrida conjunta com um outro grupo que também tinha pilotos em número insuficiente; afinal, o mais inesperado – o GP Pedro Chaves teve 12 pilotos e o outro grupo não apareceu.
Dias depois das cheias na região de Lisboa, e com o alerta amarelo da Protecção Civil, esperava-se chuva para a hora da corrida, e o céu estava de facto bastante ameaçador.


O estreante Jorge Lapão e o eventual vencedor João Rodrigues, durante o briefing.


Após o habitual briefing inicial (onde o líder do campeonato provocou uma gargalhada geral ao ter dado o nome de “Jos Verstappen”) e depois de observarem um fulano a fazer umas voltas de “aquecimento” e a experimentar a trajectória de piso molhado, os pilotos dirigiram-se à garagem de arrumação e de lá partiram para os treinos. Sendo apenas 12, a confusão foi muito menor que no ano anterior, quando foram quase 20, e houve mais espaço para todos experimentarem devidamente o seu equipamento. Os tempos por volta foram bastante inferiores aos dos treinos do ano anterior, reflectindo a ligeira humidade que se abatia sobre a pista. Os treinos foram decididos apenas na última volta, na qual João Rodrigues e Ismael Paulino ocuparam os lugares da primeira fila. Destaque para a pole de Rodrigues a conseguir uma vantagem de 1,2s em relação a Paulino. Nota muito positiva para Daniel Sousa, a conseguir um excelente terceiro lugar na grelha, especialmente tendo em conta que a corrida, infelizmente, decorreu sem lastro. O líder do campeonato, Reinold Vrielink, quedou-se por uma modesta 4ª posição.

Duas pit babes/box team.


A largada decorreu sem problemas. Reinold Vrielink ocupou imediatamente o 3º posto e a partir daí a liderança da corrida teve o despique mais interessante deste campeonato. Paulino e Vrielink fizeram os possíveis por acompanhar Rodrigues e este, sem ter sido pressionado, nunca conseguiu acumular uma vantagem superior a 5s. Um dos momentos quentes da corrida ocorreu à primeira dobragem da concorrente Cátia Mira, a fazer um pião na curva do Pinhal (curva 6) e a tentar regressar à pista, o que um calafrio aos três primeiros. Ismael Paulino viria a perder posição para Vrielink aquando da dobragem a um retardatário, e tentou mais tarde retomá-la em outra dobragem, no que constituiu um dos momentos mais belos da corrida com o holandês e o português lado a lado deste a curva 10 até à curva 5, com vantagem final para Vrielink.
Próximo do final da corrida, a chuva caiu com um pouco mais de força, afastando a equipa de pit babes que dava informação aos pilotos no muro das boxes e tornando a pista um pouco mais escorregadia. Apesar de alguns deslizes, a água foi insuficiente para tornar a pista verdadeiramente molhada, pelo que João Rodrigues acabou por conseguir a sua segunda vitória com toda a justiça, embora os seus dois adversários terminassem a apenas 6 segundos, provando o equilíbrio que, apesar de tudo, se verificou nesta prova.
Destaque para Michael Augusto que tornou a pontuar e que poderia ter ameaçado o 3º lugar de Paulino; para André Ramos, o estreante que capitalizou o seu peso pluma para conseguir um bom quinto lugar; e para o também estreante Duílio Pedro, uma boa prova a conseguir o último ponto. Para Daniel Sousa, a ausência de lastro foi incontornável e determinante no 7º lugar final, não deixando de mostrar a sua experiência. Tiago Nunes voltou igualmente a fazer uma corrida regular e é já o melhor dos que não pontuaram neste campeonato.
Uma excelente prova fez Cátia Mira, a perder apenas 4 voltas para o líder e a mostrar-se com bastante correcção, apesar dos piões efectuados, especialmente se comparada com a outra presença feminina neste troféu. Mira fez uma óptima corrida e o seu resultado será analisado com mais detalhe brevemente.

Tio e sobrinha. Daniel Sousa e Cátia Mira, concentrando-se na pré-grelha.

No final não houve cerimónia devido à ausência de troféus, champanhe e hino. Decidiu-se que a esta cerimónia seria no dia da próxima corrida, que está marcada para Junho, em data a combinar.

Oportunamente, publicaremos as entrevistas aos pilotos após a corrida.

domingo, 24 de fevereiro de 2008

Já foi disputada a Corrida nº 3!

O relatório completo estará pronto dentro de alguns dias. Por agora, basta congratular João Rodrigues pela sua segunda vitória a apresentar os resultados da corrida e do campeonato.

Classificação Final
1º João Rodrigues
2º Reinold Vrielink
3º Ismael Paulino
4º Michael Augusto
5º André Ramos
6º Duílio Pedro
7º Daniel Sousa
8º Tiago Nunes
9º Nuno Castro
10º João Ribeiro
11º Jorge Lapão
12º Cátia Mira

Campeonato após 3 corridas
1º João Rodrigues 21 pontos
2º Reinold Vrielink 19 pontos
3º Ismael Paulino 8,5 pontos
4º Michael Augusto 5 pontos
5º Luís Agostinho 3 pontos
6º Daniel Sousa 3 pontos
7º André Ramos 2 pontos
8º Rui Borges 1,5 pontos
9º Duílio Pedro 1 ponto
10º Edgar Oliveira 1 ponto